Pular para o conteúdo principal

Estudante denuncia escola por promover proselitismo católico

Estudantes foram obrigados a participar
de atividades como preces e clamores
O estudante Mustafa Jean Muksen, entre outros, denunciou a direção do tradicional Colégio Estadual Regente Feijó, de Ponta Grossa (PR), ao Núcleo Regional de Educação por promover proselitismo católico disfarçado de atividade pedagógica. A cidade tem mais de 300 mil habitantes e fica a 103 km de Curitiba.

Muksen disse que na semana passada e em parte desta a direção da escola obrigou os estudantes a assistirem às palestras da “Semana do Secretariado”. A atividade foi usada para uma lavagem cerebral, porque o que se apresentou foi   uma visão de mundo apenas do ponto de vista religioso, algo incompatível com a natureza de uma estabelecimento de ensino público.

“Se fosse apenas uma palestra, eu não reclamaria, mas foram todos os dias”, disse Muksen. “E tudo pela ótica cristã. Não houve representação de outras religiões.”

Pelo relato que o estudante fez ao Núcleo Regional, as atividades incluíram, além das palestras, orações, preces e clamores, em desacordo com a laicidade do Estado brasileiro.

Muksen. afirmou que, além do proselitismo religioso, um palestrante difundiu discriminação por gênero, ao rebaixar as mulheres em relação aos homens, como se elas fossem as culpadas por uma suposta decadência da juventude.

“A mulherada está perdendo seu valor, tem menina com 12, 13 anos que já beijou muito”, disse o palestrante, que foi gravado pelo celular de Muksen.

O palestrante, cujo nome não foi divulgado, argumentou: “Por que as mulheres querem se igualar aos homens, se o homem tem direito a pegar menina por que eu não posso ficar com quem eu quero? Não, não é assim gente”.

O Colégio Regente Feijó foi fundado em fevereiro de 1927. Oferece ensino médio e profissionalizante. Ele leva o nome do padre e político Diogo Antonio Feijó (1784-1843).

O Jornal da Manhã, de Ponta Grossa, informou que a direção do colégio não tinha se manifestado até quarta-feira (17) sobre a denúncia de proselitismo religioso. Cleozi Santos, diretora-auxiliar, disse ao jornal que ainda não tinha sido notificada pelo Núcleo Regional de Educação, e Claiton Antônio Bentivenha, o diretor, não foi localizado.

Com informação do Jornal da Manhã.

Professores impõem suas crenças em escolas laicas.
por Lenne Ferreira em julho de 2012

Religião no Estado laico.

Comentários

Anônimo disse…
É a "igregização" de tudo. Realmente, é o fim dos tempos HAHAHAHA. Bora correr pra algum país europeu antes que nos excluam totalmente da sociedade brasileira. Mas isso não vai acontecer, é claro. O ateísmo também tá crescendo muito no Brasil.
Pry Foxy . disse…
Mais um pouco e vamos ser queimados em fogueiras como na santa inquisição.
Anônimo disse…
é sempre a mesma merda
Egeu disse…
Eu estudei em Londrina (PR), na década de 80, em escola pública. Também fui obrigado a rezar a fé cristã na aula de "religião". É triste...
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Nenhuma novidade ai. vale do paraíba em peso... Pratica isto.
Principalmente nas cidades onde a canção nova elegeu ou reelegeu prefeitos.
Afinal. O Brasil assinou o bendito tratado delegando ao vaticano a prerrogativa de controlar o ensino religioso no brasil com o público
Lia de Souza disse…
Mustafá, Mustafá, Mustafá, abre-te, Sésamo!

Abre aí, Musta, uploada' (risos) o vídeo no YouTube para gente se divertir com eles.
Anônimo disse…
O colégio onde eu estudei da 1ª à 6ª série era uma porcaria no quesito violência, sem falar que só alguns professores de lá realmente prestavam, mas pelo menos o proselitismo religioso não era tão acentuado como nesse aí.
Anônimo disse…
Que todos alunos tomen a atitude dele
Nao deixe o brasil voltar a era do domincao das trevas da igreja catolica.
Anônimo disse…
No Paraná tem um cara que se chama Bidu, ele é do movimento carismático da Igreja Católica, o sujeito fica fazendo palestras nas escolas de religião, fazendo proselitismo. Tem diretores que pagam pela palestra e a estadia e hospedagem. Essa prática proselitista é muito comum no estado do Paraná.
Se observarem as denúncias esse estado é campeão e o governo não faz nada para pararem com isso.
O secretário da educação é um religioso carola da família de religiosos Arns, nunca fará nada para pararem com esses abusos.


Henrique, professor de escola pública do Paraná
Anônimo disse…
O brasil é laico, é necessário respeitar a constituição doa a quem doer chega de camaradismo com os religiosos.
Anônimo disse…
Para mim, esses proselitistas não passam de criminosos que atacam o Estatuto da Criança e do Adolescente, com suas táticas de doutrinação e lavagem cerebral. São um insulto ao ensino no Brasil.
_Só se pronuncia algo acerca de alguma coisa, estando-se devidamente bem informado do fato e, a matéria não deixa claras todas as falas dos envolvidos.
_Uma coisa é certa: se alguém se sente constrangido em algum lugar e se for seu desejo..., mude-se! Nem todos pensam dessa forma..., claro: é melhor polemizar e chamar atenção sobre si, especialmente quando não se tem a capacidade de se destacar por sua simples presença!
Gustavo disse…
Ótima descrição dos crentes-propagandísticos. Obrigado.
Anônimo disse…
Aposto q agora o coitado do aluno vai ser perseguido. Se a Escola faz paletras focalizando somente os pensamentos da religiao catolica, pode-se imaginar a mentalidade dos q trabalham alì.. O Aluno vai ser crucificado pra dar exemplos aos outros a nao criticarem!
E estou sendo, embora tenhamos denunciado em 4 alunos de diferentes segmentos teológicos...

Concordo que na matéria deu-se enfase ao meu nome,algo que não me agradou muito, por todos os oficios que enviei ao Núcleo Regional de Educação estarem findados com nomes de 4 pessoas diferentes.. mas vá la, não vou morrer por isso...

Os professores fiscais do núcleo foram absurdamente competentes, me surpreendendo pela agilidade, afinal, levou menos de 24 horas para comparecerem ao colégio... e em menos de 2 dias ja tinha sido tudo esclarecido ^^

Com as promessas de que a direção tomará mais cuidado ao "escolher" palestrantes, para não fugir das diretrizes pedagógicas.... tomara, né?

lembrando que houve uma certa confusão quanto aos nomes dos eventos, sendo que a "Semana do Secretariado" é um, e a "semana da integração" é outro, mas como foi um atras do outro, acredito que minhas colegas tenham se confundido na hora de falar sobre... ^^

M.J, Muksen
hahahahaha então você está sugerindo que 10% dos alunos deve se mudar do colégio por ter um credo diferente dos de matriz cristã (nem estou considerando os ateístas)e que eles tem menos direito de qualquer coisa?

Quer novamente que o mundo todo desse blog explique o que é um estado LAICO?

e a matéria tem videos. pra que mais que isso né...queria o que? 3 horas de depoimentos??


Mas me abstenho de mais, IURD é isso mesmo ;)

daqui uns dias vão fazer o mesmo que os nazistas fizeram com os judeus..
Anônimo disse…
O que não me mata, me fortalece, escreveu o Nietzsche... ;-)
Anônimo disse…
Mustafa, a título de curiosidade: houve entre tantos "ousados" defensores e propagadores do cristandade, pelo menos um ou dois que resolveram sair do rebanho e apoiar sua determinação?
paulo disse…
Quero saber qual e o problemar de ensina a palavra de Deus nas escolas se não acredita problemar de quem não acredita pena que essa presedantar Dilmar não represnta cristianismo nenhum a Igreja Católica e a verdadeira Igreja de Cristo,as outras são para en ganar os ignorantes a palavra de cristo tem quer entra nas escolas nas casas de que quem for não devemos deixar ateus tomar lugar de cristãos isso seria muito ruim para todos.
Coberto de razão, a denuncia tem que ir para o MP, responsabilizando o governo pela cumplicidade.
deus, qual deus ? Estado laico, sabe o que isto significa ? Vamos ensinar o alcorão, tudo bem pra você ?
Anônimo disse…
O que me deixa pasmo é que os religiosos sempre dizem que suas determinadas religiões são as certas e as outras uma mentira.

Mas que saco!







pior que duas garotas amigas minhas, cristãs, também não concordaram..

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Cristianismo é a religião que mais perseguiu o conhecimento científico

Cristãos foram os inventores da queima de livros LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião As epidemias e pandemias durante milhares de anos antes do cristianismo tiveram as mais estapafúrdias explicações dos deuses. Algumas mentes brilhantes da antiguidade, tais como Imhotep (2686-2613 a.C.) e Hipócrates (460-377 a.C.) tentaram passar explicações científicas para as massas de fanáticos religiosos, ignorantes, bestas humanas. Com a chegada ao mundo das feras cristãs, mergulhamos numa era de 2000 anos de trevas e ignorância. Os cristãos foram os inventores da queima de livros e bibliotecas. O cristianismo foi a religião que mais perseguiu o conhecimento científico e os cientistas. O Serapeu foi destruído em 342 d.C. por ordem de um bispo cristão de Alexandria, sob a proteção de Teodósio I.  Morte de Hipatia de Alexandrina em ilustração de um livro do século 19 A grande cientista Hipátia de Alexandria (351/370) foi despida em praça pública e dilacerada viva pelas feras e bestas imundas cristãs. So

Estudante expulsa acusa escola adventista de homofobia

Arianne disse ter pedido outra com chance, mas a escola negou com atualização Arianne Pacheco Rodrigues (foto), 19, está acusando o Instituto Adventista Brasil Central — uma escola interna em Planalmira (GO) — de tê-la expulsada em novembro de 2010 por motivo homofóbico. Marilda Pacheco, a mãe da estudante, está processando a escola com o pedido de indenização de R$ 50 mil por danos morais. A primeira audiência na Justiça ocorreu na semana passada. A jovem contou que a punição foi decidida por uma comissão disciplinar que analisou a troca de cartas entre ela e outra garota, sua namorada na época. Na ata da reunião da comissão consta que a causa da expulsão das duas alunas foi “postura homossexual reincidente”. O pastor  Weslei Zukowski (na foto abaixo), diretor da escola, negou ter havido homofobia e disse que a expulsão ocorreu em consequência de “intimidade sexual” (contato físico), o que, disse, é expressamente proibido pelo regulamento do estabelecimento. Consel

Roger tenta anular 1ª união para se casar com Larissa Sacco

Médico é acusado de ter estuprado pacientes Roger Abdelmassih (foto), 66, médico que está preso sob a acusação de ter estuprado 56 pacientes, solicitou à Justiça autorização  para comparecer ao Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de São Paulo de modo a apresentar pedido de anulação religiosa do seu primeiro casamento. Sônia, a sua segunda mulher, morreu de câncer em agosto de 2008. Antes dessa união de 40 anos, Abdelmassih já tinha sido casado no cartório e no religioso com mulher cujo nome ele nunca menciona. Esse casamento durou pouco. Agora, o médico quer anular o primeiro casamento  para que possa se casar na Igreja Católica com a sua noiva Larissa Maria Sacco (foto abaixo), procuradora afastada do Ministério Público Federal. Médico acusado de estupro vai se casar com procuradora de Justiça 28 de janeiro de 2010 Pelo Tribunal Eclesiástico, é possível anular um casamento, mas a tramitação do processo leva anos. A juíza Kenarik Boujikian Felippe,  da 16ª

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Bíblia diz que pastor tem de ganhar bem, afirma Malafaia

Malafaia disse  a Gabi  que ama os  gays como  ama os bandidos   Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, afirmou que a “Bíblia diz que pastor deve ganhar muito bem”. Ainda assim, afirmou ao ser entrevistado por Marília Gabriela , faz 25 anos que ele abriu mão do salário da igreja. Falou que seus rendimentos vêm de palestras e da venda de livros e CDS de sua editora, a Central Gospel. O pastor levou a sua declaração do Imposto de Renda ao  programa "De Frente com Gabi", apresentado ontem pelo SBT, para mostrar que seus bens dão o total de R$ 4,5 milhões, em valores atualizados. Afirmou que, por isso, vai processar a revista americana Forbes por ter lhe atribuído uma fortuna de R$ 300 milhões, quantia que o colocaria na terceira posição na lista de pastores mais ricos do Brasil, abaixo apenas de Edir Macedo e Valdemiro Santiago. Malafaia chamou o jornalista que escreveu a reportagem de “safado, sem vergonha, caluniador”, porque, disse, que

Suposto ativista do Anonymous declara guerra a Malafaia

Grupo Anonymous critica o enriquecimento de pastores O braço brasileiro dos ativistas digitais Anonymous (ou alguém que está se passando por eles) declarou guerra ao Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e aos demais pastores que pregam "mentiras" e “a prosperidade usando a Bíblia” para enriquecimento próprio. “Vamos buscar a fé verdadeira e a religião”, promete uma voz feminina gerada por um soft, de acordo com um vídeo de 14,5 minutos. As imagens reproduzem cenas de programas antigos do pastor pedindo aos fiéis, por exemplo, contribuição no valor de um aluguel, inclusive dos desempregados. Em contraposição, o vídeo apresenta o depoimento de alguns pastores que criticam a “teologia da prosperidade”. Resgata uma gravação onde Malafaia chama de “palhaço” um pastor cearense que critica a exploração dos fiéis. Como quase sempre, é difícil confirmar a autenticidade de mensagem dos Anonymous. Neste vídeo, o curioso é que os ativistas estão preocup

Malafaia diz que Feliciano é vítima do PT, gays e ateus

Para pastor Malafaia,  há um  complô  contra seu colega Silas Malafaia (foto) afirmou que são os petistas, gays e ateus que estão movendo uma campanha de descrédito contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP). Em uma nota de alerta aos pastores para que não assinem uma carta pedindo o afastamento de Feliciano da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, Malafaia disse estar em jogo, nesse caso, o interesse dos petistas que querem desviar a atenção da opinião pública para a posse de dois de seus integrantes condenados pelo crime do mensalão em uma das mais importantes comissões da Câmara. Trata-se dos deputados José Genoíno e João Paulo Cunha, que agora fazem parte da Comissão de Constituição e Justiça. “Eles [os petistas] precisavam desviar da sociedade o foco deste fato”, afirmou Malafaia. Outro motivo, segundo ele, é que Feliciano é “um ferrenho opositor dos privilégios” defendidos pelos ativistas gays, além de combater, por exemplo, a legaliza

Com 44% de ateus, Holanda usa igrejas como livrarias e cafés

Livraria Selexyz, em Maastricht Café Olivier, em Utrecht As igrejas e templos da Holanda estão cada vez mais vazios e as ordens religiosas não têm recursos para mantê-los. Por isso esses edifícios estão sendo utilizados por livrarias, cafés, salão de cabeleireiro, pistas de dança, restaurantes, casas de show e por aí vai. De acordo com pesquisa de 2007, a mais recente, os ateus compõem 44% da população holandesa; os católicos, 28%; os protestantes, 19%; os muçulmanos, 5%, e os fiéis das demais religiões, 4%. A maioria da população ainda acredita em alguma crença, mas, como ocorre em outros países, nem todos são assíduos frequentadores de celebrações e cultos religiosos. Algumas adaptações de igrejas têm sido elogiadas, como a de Maastricht, onde hoje funciona a livraria Selexyz (primeira foto acima). A arquitetura realmente impressiona. O Café Olivier (a segunda foto), em Utrecht, também ficou bonito e agradável. Ao fundo, em um mezanino, se destaca o órgão da antiga ig