Pular para o conteúdo principal

EUA têm 13 milhões de ateus e agnósticos, revela pesquisa

Ateus americanos
Número de descrentes é maior entre os jovens
Nos últimos cinco anos, o número de americanos não afiliados a nenhuma religião cresceu 25%, o que significa um a cada cinco indivíduos. Ou seja, 33 milhões. Desse total, 13 milhões se declararam ateus ou agnósticos. A pesquisa é do Fórum Pew Research Center sobre Religião e Vida Pública.

A pesquisa mostra que há uma forte tendência de o número de descrentes continuar em elevação nos próximos anos porque, do total deles, a maioria (42%) se encontra na faixa dos jovens, de 18 a 29 anos. Nesta mesma etária, apenas 18% dos não filiados à religião são cristãos.

Os números do Pew foram recebidos com “euforia” pelos líderes de organizações ateístas como Jesse Galef, diretor de comunicações da Aliança Secular de Estudantes, informou a CNN. Galef disse esperar que, a partir de pesquisas como esta, os políticos passem a dar mais atenção aos interesses seculares.

Ele afirmou que quanto mais eleitores se declararem não afiliados a nenhuma igreja e quanto mais pessoas revelarem que são ateias ou agnósticas, mais os políticos terão de corresponder às expectativas deles. "Não vamos mais ser ignorados."

De acordo com a Pew, 68% dos não afiliados a nenhuma crença acreditam em Deus, enquanto 37% deles se descrevem como “espiritual”. Uma a cada cinco pessoas entrevistadas disse que ora todos os dias.

John Green, responsável pela pesquisa, classificou os religiosos não filiados a nenhuma igreja em três grupos: 1º) os dos que foram criados longe de uma religião organizada, 2º) os que abandonaram uma denominação, e 3º) os que nunca tiveram envolvimento com crenças, mesmo sendo de famílias religiosas.

Ele afirmou que as pessoas dos terceiro grupo afirmam sem constrangimento que não seguem qualquer denominação, o que não ocorria até recentemente. “Antes, a pessoa dizia 'eu sou católico, sou batista', embora de fato não fosse.”

Hoje, as pessoas não religiosas são menos estigmatizadas, disse Green. É, segundo ele, o que explica, em parte, o aumento de número de pessoas não atreladas a uma crença organizada. “Muitas pessoas que nunca foram religiosas agora se sentem confortáveis em dizer que não têm nenhuma filiação religiosa.”

As gerações mais novas apresentam os maiores percentuais de não filiados. Do total das pessoas nascidas entre 1990 e 1994, 34% não têm nenhuma ligação com religião organizada. Em relação aos nascidos entre 1981 e 1989, o percentual é menor, de 30%, mas ainda assim significativo.

Os não afiliados constituem hoje um grupo distinto, disse Green. “[Isso] faz parte de uma ampla mudança da sociedade americana.”





Fontes: íntegra da pesquisa do Pew e CNN.

Com queda de 22%, desaba o número de religiosos na Irlanda
agosto de 2012

Estatística das religiões.    Ateísmo.

Comentários

Anônimo disse…
É uma pena que não é nem 10% da pop...
Unknown disse…
A descrença em deuses sempre será uma exceção.
Este comentário foi removido pelo autor.
Levando em consideração que os EUA têm 2,6 milhões de muçulmanos, 6,5 milhões de judeus e 6,1 milhões de mórmons, os ateus e agnósticos já são uma minoria considerável e mais influente que essas minorias apontadas anteriormente. Os EUA (assim como o Brasil) chegarão, um dia, no patamar de uma Suécia, Japão ou China no quesito (ir)religião.

Os dados são da Wikipedia em inglês.
Anônimo disse…
Só podia ser os mais novos e bobos.
Anônimo disse…
Para desespero dos cristãos!!!
Diego disse…
Bobo é quem com mais de 12 anos nas costas ainda possui amigo imaginario, acredita no conto da cobra falante e apoia seitas pedofilas.
Alan disse…
Quem sabe no futuro, isso não mude.
J. Tadeu disse…
Willian Papp, assim como é exceção quem (realmente) consome E COMPREENDE arte superior (Shakespeare, Beethoven, Monet, Kubrick). Assim como é exceção quem costuma pensar por si mesmo. Assim como é exceção ter um grande intelecto.

"Onde há muitos convidados, há muita gentalha, ainda que todos carreguem estrelas no peito. Com efeito, a verdadeira boa sociedade em todo lugar é necessariamente muito restrita." Schopenhauer
Unknown disse…
J. Tadeu

Primeiramente, sou ateu.

Em segundo lugar, nem toda exceção carrega o status de bom, de melhor, de superior. Há exceções boas e exceções ruins.
Anônimo disse…
A religião não irá sumir, mas pode diminuir muito, como aconteceu na Noruega ou Suécia e outros países europeus, lá cristãos já não são mas maioria da população, e mesmo os cristãos não são tão radicais como os evangélicos daqui por exemplo, dessa forma os fanáticos religiosos já não podem mais impor os seus dogmas por força de lei, para mim um país assim já está ótimo.
Anônimo disse…
Willian, um moleque de 12 anos consegue refutar todo discurso teísta lendo somente 2 horas sobre falácias lógicas. Sim e isso inclui os fodões da teologia, como Agostinho, Craig e etc.

Vc esta esquecendo que o teísmo sempre teve monopólio da mídia, com a internet isso acaba. Então pode apostar quanto mais Internet cresce, mais o teísmo cai.

E se vc não reparou um dos pilares da religião esta sendo quebrado, o medo “inferno” esta cada vez mais vergonhoso de ser defendido na grande mídia. É hilário ouvir padres, e pastores dizendo que pessoas que acreditam em outros deuses e ateus não vão automaticamente para o inferno. Em debates isso acontece, mas na igreja e templos o terror ainda come solto.
Rodrigo*
Anônimo disse…
Como o USA são referencia em muitas coisas a tendencia é que isso se repita no Brasil! Com a internet td mudou! Essa gente não tem mais o domínio sobre a informação casos que eram abafados por igrejas e pastores são divulgados e vem a tona toda a sujeira, mentiras, golpes que essas instituições estão envolvidas. Com isso as pessoas começam a ver a verdadeira face dessas instituições.
Unknown disse…
Anônimo9 de outubro de 2012 21:35

"...um moleque de 12 anos consegue refutar todo discurso teísta lendo somente 2 horas sobre falácias lógicas. Sim e isso inclui os fodões da teologia, como Agostinho, Craig e etc."

Não se iluda com isso. Moleques de doze anos não sabem nem mijar sem se molharem.

Ademais, argumentos lógicos não servem para "provar" que Deus exista ou inexista.

A CRENÇA em Deus não precisa ser baseada em lógica.

O grande problema da humanidade não é se Deus existe ou não. O problema é o que as pessoas (que existem)fazem com essa crença. Se destroem ou constroem. Se atrapalham ou ajudam. Devemos ser práticos.

Acreditar que existe um Deus não tem problema. Acreditar que existe um Deus E esse Deus não gosta de homossexuais e quer que eles sejam mortos, aí sim, temos um problema. Consegue entender isso?
Anônimo disse…
Lindo de ver o progresso chegando aos Estados Unidos da América, q há muito estavam atrás da Europa em termos de secularização e pensamento livre das amarras das religiões organizadas. O problema, não é nem a ideia de deus, mas sim das crenças inquestionadas, da fé irracional q é um suicídio intelectual. Mesmo q a maior parte da populaçao continue acreditando em religiosidades moderninhas como "força maior", energia positiva, orientalismos etc, não ligo pra isso, oq me preocupa é o fundamentalismo cristão e muçulmano. Tirando isso da jogada, já fica mt melhor.
Anônimo disse…
Vai virar um COREIA do NORTE esta p... de USA.

atraso total.

Alias...já esta uma merda é só ver a situação cultural e economica.

juventude viciada, tudo ateuzinhos e blasfemos.
Anônimo disse…
vc não gosta de Deus só porque ele não criou a gayzaiada?

pqp...Deus é maravilhoso cara....ele criou a mulherada meu q coisa boa.


DEUS EXISTEEEEEEEEEEE.


Anônimo disse…
Papai Noel também e site, pela sua 'lógica'...
Unknown disse…
Anônimo10 de outubro de 2012 20:23

Se você é teísta você deveria pensar que Deus criou TUDO e dentro do tudo encontra-se a "gayzaiada".

Não consigo imaginar, segundo a visão teísta, algo que não tenha sido criado, direta ou indiretamente, por Deus.
Anônimo disse…
Pois é, se até no reino animal existe homossexualismo como não haveria de ter sido Jeova o criador.

A desonestidade intelectual dos teístas é espantosa.
Anônimo disse…
Coreia do N. um estado ateu que cultua um semi-deus, faz todo o sentido.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/12/111222_kim_natureza_luto_bg.shtml


Juventude viciada igual os teístas drogados ofendidos dessa noticia.

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/07/imagem-de-nossa-senhora-do-crack-causa-polemica-em-sp.html
Diabo disse…
Eu tenho uma visão crítica sobre o Ateísmo como algo alcançável somente aos altamente dotados e privilegiados! Entretanto, penso também nas consequências de uma massa sem freios.

Queiramos ou não, o bem e o mal é feito pelo Religioso segundo A VONTADE DE DEUS; o Descrente, por sua vez, faz o bem ou o mal segundo a SUA VONTADE. É a dicotomia do controle externo versus auto-controle!

Quais as garantias, para a Coletividade, de que o auto-controle pode ser mantido para o bem e todos? Mas, também, qual a garantia de que o controle externo não vai ser usado para demonstrações criminosas (ou, no mínimo, questionáveis) de Poder? Um bom exemplo é o processo eleitoral, em que líderes religiosos manobram suas igrejas a favor de um ou outro candidato ou ideologia.

A dita VONTADE DE DEUS está nos livros sagrados, permitindo que geração após geração possa seguir princípios que não mudam de acordo com as condições do indivíduo. Assim, o rico que fica pobre, o sadio que fica doente não mudam de idéia com relação à vida sua e dos outros. Já a VONTADE DO HOMEM, sem o lastro de um controle externo, pode mudar de acordo com os ventos do destino e os temporais de emoções.

Talvez, a melhor solução é permitir que aqueles com menos poder sobre os outros pautem-se pelo auto-controle; aqueles que tem poder sobre os outros devem ser submetidos a estatutos, inclusive de caráter moral, que os impeçam de transformar suas desgraças pessoais em um Holocausto da Humanidade.

Anônimo disse…
o HERETIC vc é tão arrogante que passa até burrice, nem todos os ateus são racionais e inteligentes, nem preciso postar aqui os nomes dos burros.


MURMURADOR
Anônimo disse…
Sou arrogante sim, mas não chego nem perto da maioria dos crentes que só sabem xingar e lançar calúnias como o sujeito do inicio.

Agora me mostre onde eu disse que TODO ateu é inteligente e racional, foi uma conclusão SUA.
J. Tadeu disse…
Diabo (eitcha!),

você escreveu: "Já a VONTADE DO HOMEM, sem o lastro de um controle externo, pode mudar de acordo com os ventos do destino e os temporais de emoções."

Na prática, pela experiência, digo que está errado este seu raciocínio. As pessoas são, em geral, egoístas, pragmáticas e conservadoras. Se não fosse a crença no Deus judaico-cristão, seria nas "forças do Destino", na astrologia ou qualquer outra coisa. Raramente alguém já adulto muda de caráter ou de opiniões já cristalizadas. Por isso nenhuma "pregação ateísta" é capaz de mudar o pensamento (ou a falta dele) nas massas, mas o pensamento dogmático religioso deve ser combatido de ser ensinado às crianças, que estão formando o caráter, e substituído pelo ensino da Ética e cidadania puras, sem dogmas desnecessários e ridículos. Claro, nem todas as crianças apreenderão tal proposta, assim como nem todas têm talento para a Matemática ou para as Artes. Mas as poucas com potencial não ficarão presas a dogmas desnecessários e ridículos.


Anônimo 10 de outubro de 2012 20:23
que escreveu: "pqp...Deus é maravilhoso cara....ele criou a mulherada meu q coisa boa."

Eu compartilho com você meu gosto pelo mesmo gênero humano, mas (pessoalmente) não preciso gritar como um primata no cio por causa disso.
Anônimo disse…
Tem o link?
spreadtruth disse…
Mas representa muita coisa!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Psicóloga defende Feliciano e afirma que monstro é a Xuxa

Marisa Lobo fez referência ao filme de Xuxa com garoto de 12 anos A “psicóloga cristã” Marisa Lobo (foto) gravou um vídeo [ver abaixo] de 2 minutos para defender o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) da crítica da Xuxa segundo a qual ele é um “monstro” por propagar que a África é amaldiçoada e a Aids é uma “doença gay”. A apresentadora, em sua página no Facebook, pediu mobilização de seus fãs para que Feliciano seja destituído da presidência da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias da Câmara. Lobo disse que “monstro é quem faz filme pornô com criança de 12 anos”. Foi uma referência ao filme “Amor Estranho Amor”, lançado em 1982, no qual Xuxa faz o papel de uma prostituta. Há uma cena em que a personagem, nua, seduz um garoto, filho de outra mulher do bordel. A psicóloga evangélica disse ter ficado “a-pa-vo-ra-da” por ter visto nas redes sociais que Xuxa, uma personalidade, ter incitado ódio contra um pastor. Ela disse que as filhas (adolescentes) do pastor são fãs

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias