Pular para o conteúdo principal

Padres russos podem entrar na política para combater apóstatas

do Religión Digital

Patriarca Kirill já faz política
ao apoiar o governo de Putin
A Igreja Ortodoxa Russa permitiu que seus sacerdotes  apresentem suas candidaturas para as eleições para proteger a Igreja das campanhas anticlericais. “Em casos excepcionais, por motivos de extrema necessidade eclesiástica ou quando for necessário enfrentar forças apóstatas ou de outras confissões, que querem utilizar o poder eleitoral para a luta contra a Igreja ortodoxa russa”, informou o Sínodo da Igreja, num comunicado feito pelas agências russas.

A nota aponta que será a Igreja que escolherá e abençoará as pessoas que aspirarem cargos públicos, embora advirta que esses candidatos não terão “direito a serem membros de partidos políticos”.

“Se qualquer força política diz que um de seus objetivos é combater a Igreja ortodoxa russa e utiliza o poder eleitoral para isso, nesse caso”, uma pessoa pode aspirar ser eleito para um cargo de responsabilidade na administração pública, assinala.

No resto dos casos, acrescenta, a Igreja russa mantém a sua oposição para que os sacerdotes assumam cargos políticos, sejam em órgãos de poder ou partidos ao uso.

Nesse caso, o interessado, seja um hierarca da Igreja, um simples clérigo ou um modesto monge, “deve apresentar uma solicitação em nome do Patriarca, o Santo Sínodo (...), em que justifique com argumentos a necessidade de ser candidato a um órgão legislativo ou executivo”, indica.

O candidato, que deve apresentar essa solicitação antes do início da campanha eleitoral, deve especificar os planos que essas forças cismáticas preveem colocar em prática contra a Igreja ortodoxa.

No caso do Patriarca ou o Sínodo concluir que o candidato não é a pessoa adequada para exercer tal cargo político, a qualquer momento podem lhe retirar a bênção. “Nesse caso, o clérigo eleito para um cargo legislativo ou executivo será obrigado a renunciar tal função”, diz.

O Patriarca ortodoxo Kirill (foto) afirmou que nos últimos tempos a Igreja ortodoxa russa tem sido vítima da maior campanha anticlerical, desde a queda da União Soviética.

A Igreja russa começou a denunciar os ataques justamente depois de receber numerosas críticas pelo apoio aberto dado ao então primeiro-ministro russo Vladimir Putin, nas vésperas das eleições presidenciais de março passado.

Foi por este motivo que o grupo punk russo Pussy Riot, do qual três componentes foram condenadas a dois anos de prisão por “vandalismo motivado por ódio religioso”, decidiu cantar na catedral de Cristo Salvador.

“Eu pensava que a Igreja amava todos os seus filhos, mas parece que a Igreja ama apenas aqueles que querem Putin”, manifestou uma das integrantes do grupo que foi presa, Maria Aliójina.

A Igreja ortodoxa russa cresceu em sua influência, desde a chegada de Putin ao poder, que devolveu para a instituição as propriedades expropriadas durante a União Soviética, incentivando seu proselitismo pelo mundo e não ouvindo as denúncias sobre seu duvidoso financiamento.

A Igreja se converteu num dos pilares do sistema estatal russo, em que os sacerdotes desempenham um papel cada vez mais importante, o que tem valido a aversão de liberais e comunistas, defensores em sua maioria de uma sociedade secular.

Rússia está a um passo de se transformar em Estado clerical.
setembro de 2012

Religião na política.

Comentários

romulo disse…
Do comunismo à teocracia... deve ter alguma coisa nos genes russos que os tornam mais propensos ao dogma.
Apocalipse 17 disse…
A prostituição da igreja é geral de ponta a ponta , estão lambendo as botas dos estatais, seja aqui no brasil seja lá na rússia.
Anônimo disse…
Se este é o povo de deus da pra imaginar quão mesquinho é o deus deles.
Diabo Cristão disse…
Eu preciso de um salvador!

Quero que ele sofra por mim. Que suas vestes sejam arrancadas, que ele seja chicoteado à exaustão! Ele deve receber chutes, bofetões, cusparadas na cara! O meu salvador deve gritar e chorar copiosamente e humilhantemente. Seu sangue deve jorrar por todos os poros.

Todas as vezes que eu me lembrar destas cenas, minha boca vai salivar e matarei minha vontade de ser salvo fingindo que como a carne e bebo o sangue dele.

Depois, quero que contem estórias sobre ele. Digam que isto tudo já estava escrito, que deveria acontecer e que não foi fruto da minha imaginação ou de um prazer doentio advindo do gosto por sacrifício e morte!

Reis, Homens das Letras, das Artes e das Ciências, compartilhem comigo a visão desse moribundo!

Guerreiem em nome do Mendigo! Queimem, torturem, arranquem os membros das bruxas! PROMOVAM O TERROOOOOOORRRRRR!!!

Quem não for salvo será alvo!

Anônimo disse…
Crentes é tudo débil mental eles bebem e comem o que seria a representação real de um sacrifício humano ofertado a uma divindade furiosa para liberta-los do castigo que o mesmo inflingiu à raça humana.
Anônimo disse…
Vishhhhh imagine se o cenário mundial fosse outro o que iria acontecer lá na rússia, nessas altura as integrantes de pussy riot já teriam virado churrasquinho pra deus cheirar já que ele solta fogo e fumaça pelo nariz(dragão hahaha) e adora sentir o cheiro "agradavel" de seres vivos queimados pra compensar a sua honra.
Anônimo disse…
Mas que mania esses cristaños pentecostelhos ortobrochas tem de querer virar islã! O Palpatine, digo, o Ratz quer voltar a rezar na páscoa "Morte aos Judeus", o livro "Dos Judeus e suas Mentiras", de Lutero, está sendo reimpresso pela MalaFail Press, os cornos dos comedores de fimose de Israel querem gastar seu estoque de bombas nucleares no Irã, aliás estoque fabricado nos EUA, com muito amor cristão.
Três religiões se matando por ordem de três livros de três messias escritos pelo mesmo YHVH1, QUE DEVE ESTAR SE CAGANDO DE RIR!!! Mas tem mesmo, é melhor que assistir Fra-Flu na Grobo!
Good bye Russia!!!
Anônimo disse…
A grande MERDA está se alastrando novamente pelo mundo.
A Rússia proibiu por 100 anos a parada do orgulho LGBT, e também proibiu (CENSURA PRÉVIA) em São Petesburgo que se faça publicamente qualquer tipo de "propaganda" (menção) positiva à homossexualidade. A Ucrania também está para aprovar uma lei similar!

A Rússia é o Brasil de amanhã.

Viva o BRICS:

Brasil
Rússia
India
China
South Africa
Anônimo disse…
As similaridades não são apenas econômicas. No fundo são todos farinhas do mesmo saco!

Mas o povo de cada um desses países acredita piamente que em sua pátria a situação ainda está "menos pior", e que estariam progredindo não apenas economicamente, mas culturalmente...

Então tá.
O que eles tem que combater é esse senso de moda medonho. Puta figurino escroto.
Anônimo disse…
Ex obreira da IURD revela esquema de manipulação pró votos Russomano


http://brasilmobilizado.blogspot.com.br/2012/10/ex-obreira-da-iurd-revela-esquema-de.html
Anônimo disse…
Russomanno reabilita ícones da Máfia dos Fiscais

http://brasilmobilizado.blogspot.com.br/2012/10/russomanno-reabilita-icones-da-mafia.html
Anônimo disse…
Ai bee, isso era pra ser piada é? Clodovil ficaria orgulhoso, já o Alan Turing, Oscar Wilde, Santos Dumont... aí eu tenho minhas dúvidas!
Maravilhosa disse…
Ai chá, o senso de moda deles é o mais importante que viste na reportagem?

CRUZES!
Anônimo disse…
Enquanto uns se preocupam com a questão dos direitos e dignidade humana, outros demonstram muito mais preocupação com o "figurino" dos clérigos, não é mesmo, Luan Felipe Cunha?
Anônimo disse…
A crentelhada esta desesperada com toda esperança na política kakaka eles tem mais fé na política do que eu dos políticos espero justiça eles esperam favores .
Paulo Carvalho disse…
Tenho grandes suspeitas de que Putin será canonizado pela Igreja Ortodoxa. Ele tem trabalhado arduamente por isso. E viva São Putin.
Anônimo disse…
Um estado que já combateu a religião agora está se deixando dominar por ela, sei nem o que dizer...
Felipe... disse…
O carinha na foto diz:

Eu não gosto de ouro
Sergio disse…
Pobres russos vem mais um regime opressor por ai
Anônimo disse…
kkkkkkk putin olha o nome do cara
Queer eye for the religious guy disse…
Dourado na roupa é tao OUT!
Guilherme disse…
O Stálin mandava quem discordava dele pros gulags, mas não foi ele quem inventou essas prisões. Sabe quem foi? Foi a Igreja Ortodoxa Russa, financiada pelo czar e que mantinha os camponeses russos em um estado de servidão. Czar e Igreja se apoiavam um no outro. Depois veio o comunismo, agora vem o "czar negro" Putin(ha) ressucitar os velhos gulags que a Igreja Ortodoxa Russa não comandava à muito tempo.
Anônimo disse…
A igreja ortodoxa e Stalin eram mancomunados. Stalin era "tão ateu" que tinha uma capelinha onde orava todos os dias e teve um funeral com ritual dessa igreja ortodoxa. Outro fato é que aplicou na sua gestão de governo os artifícios de delação e trairagem aprendidos nos seus tempos de monastério.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Cristianismo é a religião que mais perseguiu o conhecimento científico

Cristãos foram os inventores da queima de livros LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião As epidemias e pandemias durante milhares de anos antes do cristianismo tiveram as mais estapafúrdias explicações dos deuses. Algumas mentes brilhantes da antiguidade, tais como Imhotep (2686-2613 a.C.) e Hipócrates (460-377 a.C.) tentaram passar explicações científicas para as massas de fanáticos religiosos, ignorantes, bestas humanas. Com a chegada ao mundo das feras cristãs, mergulhamos numa era de 2000 anos de trevas e ignorância. Os cristãos foram os inventores da queima de livros e bibliotecas. O cristianismo foi a religião que mais perseguiu o conhecimento científico e os cientistas. O Serapeu foi destruído em 342 d.C. por ordem de um bispo cristão de Alexandria, sob a proteção de Teodósio I.  Morte de Hipatia de Alexandrina em ilustração de um livro do século 19 A grande cientista Hipátia de Alexandria (351/370) foi despida em praça pública e dilacerada viva pelas feras e bestas imundas cristãs. So

Estudante expulsa acusa escola adventista de homofobia

Arianne disse ter pedido outra com chance, mas a escola negou com atualização Arianne Pacheco Rodrigues (foto), 19, está acusando o Instituto Adventista Brasil Central — uma escola interna em Planalmira (GO) — de tê-la expulsada em novembro de 2010 por motivo homofóbico. Marilda Pacheco, a mãe da estudante, está processando a escola com o pedido de indenização de R$ 50 mil por danos morais. A primeira audiência na Justiça ocorreu na semana passada. A jovem contou que a punição foi decidida por uma comissão disciplinar que analisou a troca de cartas entre ela e outra garota, sua namorada na época. Na ata da reunião da comissão consta que a causa da expulsão das duas alunas foi “postura homossexual reincidente”. O pastor  Weslei Zukowski (na foto abaixo), diretor da escola, negou ter havido homofobia e disse que a expulsão ocorreu em consequência de “intimidade sexual” (contato físico), o que, disse, é expressamente proibido pelo regulamento do estabelecimento. Consel

Roger tenta anular 1ª união para se casar com Larissa Sacco

Médico é acusado de ter estuprado pacientes Roger Abdelmassih (foto), 66, médico que está preso sob a acusação de ter estuprado 56 pacientes, solicitou à Justiça autorização  para comparecer ao Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de São Paulo de modo a apresentar pedido de anulação religiosa do seu primeiro casamento. Sônia, a sua segunda mulher, morreu de câncer em agosto de 2008. Antes dessa união de 40 anos, Abdelmassih já tinha sido casado no cartório e no religioso com mulher cujo nome ele nunca menciona. Esse casamento durou pouco. Agora, o médico quer anular o primeiro casamento  para que possa se casar na Igreja Católica com a sua noiva Larissa Maria Sacco (foto abaixo), procuradora afastada do Ministério Público Federal. Médico acusado de estupro vai se casar com procuradora de Justiça 28 de janeiro de 2010 Pelo Tribunal Eclesiástico, é possível anular um casamento, mas a tramitação do processo leva anos. A juíza Kenarik Boujikian Felippe,  da 16ª

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Bíblia diz que pastor tem de ganhar bem, afirma Malafaia

Malafaia disse  a Gabi  que ama os  gays como  ama os bandidos   Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, afirmou que a “Bíblia diz que pastor deve ganhar muito bem”. Ainda assim, afirmou ao ser entrevistado por Marília Gabriela , faz 25 anos que ele abriu mão do salário da igreja. Falou que seus rendimentos vêm de palestras e da venda de livros e CDS de sua editora, a Central Gospel. O pastor levou a sua declaração do Imposto de Renda ao  programa "De Frente com Gabi", apresentado ontem pelo SBT, para mostrar que seus bens dão o total de R$ 4,5 milhões, em valores atualizados. Afirmou que, por isso, vai processar a revista americana Forbes por ter lhe atribuído uma fortuna de R$ 300 milhões, quantia que o colocaria na terceira posição na lista de pastores mais ricos do Brasil, abaixo apenas de Edir Macedo e Valdemiro Santiago. Malafaia chamou o jornalista que escreveu a reportagem de “safado, sem vergonha, caluniador”, porque, disse, que

Suposto ativista do Anonymous declara guerra a Malafaia

Grupo Anonymous critica o enriquecimento de pastores O braço brasileiro dos ativistas digitais Anonymous (ou alguém que está se passando por eles) declarou guerra ao Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e aos demais pastores que pregam "mentiras" e “a prosperidade usando a Bíblia” para enriquecimento próprio. “Vamos buscar a fé verdadeira e a religião”, promete uma voz feminina gerada por um soft, de acordo com um vídeo de 14,5 minutos. As imagens reproduzem cenas de programas antigos do pastor pedindo aos fiéis, por exemplo, contribuição no valor de um aluguel, inclusive dos desempregados. Em contraposição, o vídeo apresenta o depoimento de alguns pastores que criticam a “teologia da prosperidade”. Resgata uma gravação onde Malafaia chama de “palhaço” um pastor cearense que critica a exploração dos fiéis. Como quase sempre, é difícil confirmar a autenticidade de mensagem dos Anonymous. Neste vídeo, o curioso é que os ativistas estão preocup

Malafaia diz que Feliciano é vítima do PT, gays e ateus

Para pastor Malafaia,  há um  complô  contra seu colega Silas Malafaia (foto) afirmou que são os petistas, gays e ateus que estão movendo uma campanha de descrédito contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP). Em uma nota de alerta aos pastores para que não assinem uma carta pedindo o afastamento de Feliciano da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, Malafaia disse estar em jogo, nesse caso, o interesse dos petistas que querem desviar a atenção da opinião pública para a posse de dois de seus integrantes condenados pelo crime do mensalão em uma das mais importantes comissões da Câmara. Trata-se dos deputados José Genoíno e João Paulo Cunha, que agora fazem parte da Comissão de Constituição e Justiça. “Eles [os petistas] precisavam desviar da sociedade o foco deste fato”, afirmou Malafaia. Outro motivo, segundo ele, é que Feliciano é “um ferrenho opositor dos privilégios” defendidos pelos ativistas gays, além de combater, por exemplo, a legaliza

Com 44% de ateus, Holanda usa igrejas como livrarias e cafés

Livraria Selexyz, em Maastricht Café Olivier, em Utrecht As igrejas e templos da Holanda estão cada vez mais vazios e as ordens religiosas não têm recursos para mantê-los. Por isso esses edifícios estão sendo utilizados por livrarias, cafés, salão de cabeleireiro, pistas de dança, restaurantes, casas de show e por aí vai. De acordo com pesquisa de 2007, a mais recente, os ateus compõem 44% da população holandesa; os católicos, 28%; os protestantes, 19%; os muçulmanos, 5%, e os fiéis das demais religiões, 4%. A maioria da população ainda acredita em alguma crença, mas, como ocorre em outros países, nem todos são assíduos frequentadores de celebrações e cultos religiosos. Algumas adaptações de igrejas têm sido elogiadas, como a de Maastricht, onde hoje funciona a livraria Selexyz (primeira foto acima). A arquitetura realmente impressiona. O Café Olivier (a segunda foto), em Utrecht, também ficou bonito e agradável. Ao fundo, em um mezanino, se destaca o órgão da antiga ig