Templo da Mundial em Maputo, capital de Moçambique |
O país africano é uma ex-colônia portuguesa e tem cerca de 20 milhões de habitantes. Além da Mundial, outras “seitas brasileiras” (expressão usada pela imprensa local), como a Igreja Universal, têm templos em Moçambique.
A adoção de metas para arrecadação de dízimo é comum no Brasil por parte de igrejas neopentecostais. Um vídeo que vazou para a imprensa em meados 2010 mostra Romualdo Panceiro, o segundo na hierarquia da Universal, dizendo que os sete pastores que mais arrecadaram dízimo iam receber como prêmio uma viagem para Israel.
Em Moçambique, a igreja de Valdemiro Santiago também é acusada de dar calote no Instituto Nacional de Segurança Social, embora o percentual de contribuição ao órgão seja descontado do salário dos pastores. Outra acusação é de que os pastores africanos ganham menos do que os brasileiros que para lá foram enviados.
Recentemente, dois pastores africanos em litígio com a Mundial fizeram um acordo em troca de uma indenização cujo valor não foi divulgado.
Valdemiro Santiago vai com frequência a Moçambique |
Tweet
Com informação do site moçambicano Verdade.
Universal dá prêmio aos pastores que mais arrecadam dízimo
junho de 2010
Fiéis morrem na abertura de templo da Universal em Maputo
março de 2011
Valdemiro Santiago.
Comentários
Ô, Brasil, quando é que teu povo vai deixar de ser tão besta?
Att.,
Espancador de Pastores
O Ministério Público deveria se preocupar com problemas realmente importantes, e não em promover perseguições contra essa gente que é livre para acreditar naquilo que quiser e da forma que quiser!
Não é por que não concordamos com as crenças dessas pessoas, que devemos agir com intolerância contra o direito delas exercerem sua fé!
O caipira que comprou o viaduto do xá, tambem tinha fé que estava fazendo um bom negocio.
Na verdade, criamos lendas que nos confortam, para que quando chegar a hora de vestir o 'Paletó de madeira' estaremos certos de ter um futuro feliz
Contudo, o Ministério Público deve ficar atento em relação aos crimes que essas igrejas, por ventura, cometam.
É claro que ficamos indignados quando vemos pessoas sendo feitas de idiotas. Ser idiota não é crime. Fazer os outros de idiota pode, ou não, ser crime.
Depende.
Depois esses tais pastores ameaçaram-se nem pareciam homens De DEUS. Pff
(... E pensar que a pessoa que me colocou neste mundo cão frequenta tal igreja... Quando simplesmente explicitei meu ceticismo com relação a "deus", tive que ouvir um discurso - papagaiado e em tom afetado de pregação - totalmente ridículo. Lembrei das palavras de César, mas em outro sentido: Tu quoque, Brute!)
Postar um comentário