Pular para o conteúdo principal

Mãe de ateu egípcio afirma que filho é vítima de tortura na prisão

Alber Saber
Saber é filho de cristã, o que pesou na acusação de blasfêmia
A egípcia cristã coopta que é mãe do estudante de ciência da computação Aber Saber (foto) disse ter informação de que seu filho foi submetido na prisão a uma sessão de torturas que durou três dias. Não se sabe se os algozes foram os detentos ou os policiais. A mulher ainda não teve autorização das autoridades para visitá-lo.

Saber, que é ateu, foi preso no dia 13 de setembro sob a acusação de blasfêmia por ter postado em sua página no Facebook o trailer de 14 minutos do filme anti-islã Innocence of Muslims ("A Inocência dos Muçulmanos").(ver vídeo abaixo com legenda em português).

Por causa da postagem, muçulmanos cercaram a casa de Saber pedindo que saísse para agredi-lo. A mãe chamou a polícia, que livrou o jovem da fúria popular [ver vídeo abaixo], mas o deteve por ter ofendido Maomé.

Antes de a mãe falar da sessão de torturas, já tinha vazado a informação de que o jovem teria sido atacado por detentos com uma lâmina de barbear, o que seria a explicação de ele estar com um corte no pescoço.

Mesmo após a prisão de Saber, a cristã teve de se mudar de casa, porque continuaram as ameaças de linchamento. No Egito, os cristãos cooptas também são perseguidos por muçulmanos fundamentalistas.

As ameaças de morte se estenderem aos advogados que inicialmente aceitaram defender o jovem. Pelas informações mais recentes, do mês passado, Saber estaria sem advogado por causa da desistência dos profissionais.

O jovem tem recebido apoio de organizações como a AAI (Atheist Alliance International). No Facebook foi criada a página Free Alber Saber. Há também na internet uma petição para que o governo liberte o ateu.

Como foi a prisão de Saber



Trailer do 'A inocência dos muçulmanos'

Comentários

Luiz Paulo disse…
Isso me faz pensar, se a maioria do Ocidente continuasse a seguir direitinho o que a Biblia ensina e não a só considerar o que é conveniente, poderiamos ter esse mesmo tipo de coisa com frequência também.

Parece que os muçulmanos são melhores religiosos mesmo, esse infelizmente é o problema.
Anônimo disse…
Não sei qual a necessidade desse jovem em se afirmar ateu, ele sabe onde vive e como é o fundamentalismo islâmico. Deveria ter pensado nas consequências de seus atos. Não conseguiu imaginar que isso lhe causaria tantos problemas, além de trazer problemas para a família, a mãe provavelmente nem poderá viver mais naquele país, e ele também quando for solto, isso se não acontecer algo pior. Muito triste essa situação.
Anônimo disse…
Esse caso mostra como religião é coisa de desocupado, mesmo: sair de casa para agredir alguém só porque esse alguém não compartilha de sua crença e manifestou seu pensamento. Teocracias são antros de fezes, mesmo.
Nosferatuzod disse…
É muito "Amor"...
Anônimo disse…
Que tal colonizar outro planeta só com ateus?
Unknown disse…
Isso mostra que a evolução humana não ocorre no mesmo ritmo em todos os lugares. Há ainda civilizações que vivem como se estivessem na idade do bronze.
Anônimo disse…
Seguindo esse raciocinio, estaríamos ainda na idade das trevas, onde o cristianismo torturava e queimava pessoas ainda vivas.
Algumas pessoas nascem com a indole da ousadia, da não obediencia escrava, ainda que paguem um preço doloroso por isso.
Por isso me considero um humanista ateu combatente, por honra aos que me permitiram ter esse pouco de liberdade de consciencia de que hoje disponho.
Eles pagaram muito caro poe esse meu direito.
Anônimo disse…
Concordo que hoje usufruímos de liberdades e direitos conquistados pela ousadia de outros, mas envolver outras pessoas nos nossos atos (principalmente quando elas sofrem as consequências me parece precipitado. Que sentido há nisso? Sem contar, algo de extrema importância, podemos estar errados. Aí a ousadia será em vão.
Anônimo disse…
Mas se todos seguissem essa lógica, o mundo não seria o que é hoje. O mundo só deu passos pra frente porque existiram muitas pessoas ousadas o suficiente para contestar os antigos valores morais. Mas é uma pena que isso só valeu para alguns lugares.
Anônimo disse…
E a propósito, nada disso justifica o que fizeram com o coitado; devendo ou não ter "saído do armário do conhecimento", ninguém tinha o direito de linchar ele como fizeram.
Anônimo disse…
Pra quem usufrui de privilégios gratuitamente, sim, pode não se achar sentido.
Mas pra quem ta la vivendo nos grilhões do escravismo, faz toda diferença (considerando a indole do individuo, é claro).
E sim o cara pode estar errado em acreditar que o Ser Humano tenha o direito de ser livre. Mas pra sorte do humanismo ele acreitou estar certo em sua conduta e foi muito homem (virtuosamente falando) de enfrentar tudo e todos.
Merece meu respeito.
Unknown disse…
esse povo ainda vive na idade média. nem precisa estudar história, é só acompanhar esses casos.
Anônimo disse…
Concordo (de novo,rs), que talvez seja fácil pra eu falar isso, já que vivo em uma democracia (que tem suas pendengas e falhas, mas vá lá), por isso talvez não compreenda a situação da perspectiva dele. Mas, o que estou chamando atenção é pelo fato de envolver a família dele, particularmente, a mãe. E nada justifica o que fizeram com ele. O caso da paquistanesa Malala Yousafzai também é lamentável.
Anônimo disse…
Acho que te entendo. Mas penso que o envolvimento de pessoas nesse caso deve ser visto como efeito colateral. Um preço acrescido de juros que lhe foi imposto.
Em tudo que fazemos , envolvemos de alguma forma os outros, principalmente os mais próximos que invariavelmente são os que amamos...
Posso perceber na carne a angustia desse pobre rapaz.
Ansyse disse…
Muito complicado citar algum consideração sobre esse caso porque envolve crenças e não crenças, filosofia de vida e religiões.Sorte a nossa viver em um país Laico. Vi uma parte do filme, que é uma sátira. Não gosto de nada que possa ferir a religião das pessoas,isso é um desrespeito a fé alheia. Mas, por outro lado, é uma maneira de fazer refletir sobre a fé cega. Acredito que o rapaz foi corajoso e parece ter um pensamento livre que não foi induzido pela religião majoritária do seu país.Há lugares no planeta, como bem escreveu o Willian Papp, que vivem sobre a égide da intolerância religiosa e do livre pensamento, não conseguem conviver com as diferenças e com as escolhas, até porque todos nós somos diferentes e temos direito de acreditar ou não em algo,por isso parecem viver ainda na idade do bronze.
Ansyse disse…
Muito complicado citar algum consideração sobre esse caso porque envolve crenças e não crenças, filosofia de vida e religiões.Sorte a nossa viver em um país Laico. Vi uma parte do filme, que é uma sátira. Não gosto de nada que possa ferir a religião das pessoas,isso é um desrespeito a fé alheia. Mas, por outro lado, é uma maneira de fazer refletir sobre a fé cega. Acredito que o rapaz foi corajoso e parece ter um pensamento livre que não foi induzido pela religião majoritária do seu país.Há lugares no planeta, como bem escreveu o Willian Papp, que vivem sobre a égide da intolerância religiosa e do livre pensamento, não conseguem conviver com as diferenças e com as escolhas, até porque todos nós somos diferentes e temos direito de acreditar ou não em algo,por isso parecem viver ainda na idade do bronze.
Carlos Andino disse…
Mas o pior é que o pensamento primitivo e reacionário dessa gente se nurte na ignorância e na desonestidade moral e intelectual de muitos. Não é preciso ir tão longe pra se ter prova disso. Por exemplo, eu que sou profesosr de história, discuti com um desses defensores do "mercado" e da doutrina conservadora e eis que o mesmo me desqualifica me chamando de "professorzinho frustrado" e que "estudar história é perder tempo, a história está pronta é só decorar" e isso pq o dito cujo de acha um intelectual e letrado versado. Se ele fosse mais um burro e ignorante como esses aí do Egito eu teria sido morto apenas por empunhar um livro!
Torço muito pra que não cheguemos a esse nível de barbárie!
Unknown disse…
eu tenho medo...
André disse…
todos os religiosos que fazem coisas destas dever-ião arder em lume brando!!!
isto não é coisa que se faça a uma pessoa que defende as suas crenças sendo elas ou não religiosas sem sofrer descriminação por isso!
Joao Marinho disse…
Sinceramente? Tem mais é que postar esse filme mesmo. Ainda mais nós, que vivemos em um país livre. Chega dessa m... de Islã!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Santuários europeus escondem mosaicos de padre abusador. Aparecida, não. É constrangedor

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...

Livro mostra o que a Bíblia tem de bizarro, hilário e perturbador

O jornalista americano David Plotz ficou surpreso ao descobrir na Bíblia que Deus tem obsessão por carecas.