Pular para o conteúdo principal

Mãe de ateu egípcio afirma que filho é vítima de tortura na prisão

Alber Saber
Saber é filho de cristã, o que pesou na acusação de blasfêmia
A egípcia cristã coopta que é mãe do estudante de ciência da computação Aber Saber (foto) disse ter informação de que seu filho foi submetido na prisão a uma sessão de torturas que durou três dias. Não se sabe se os algozes foram os detentos ou os policiais. A mulher ainda não teve autorização das autoridades para visitá-lo.

Saber, que é ateu, foi preso no dia 13 de setembro sob a acusação de blasfêmia por ter postado em sua página no Facebook o trailer de 14 minutos do filme anti-islã Innocence of Muslims ("A Inocência dos Muçulmanos").(ver vídeo abaixo com legenda em português).

Por causa da postagem, muçulmanos cercaram a casa de Saber pedindo que saísse para agredi-lo. A mãe chamou a polícia, que livrou o jovem da fúria popular [ver vídeo abaixo], mas o deteve por ter ofendido Maomé.

Antes de a mãe falar da sessão de torturas, já tinha vazado a informação de que o jovem teria sido atacado por detentos com uma lâmina de barbear, o que seria a explicação de ele estar com um corte no pescoço.

Mesmo após a prisão de Saber, a cristã teve de se mudar de casa, porque continuaram as ameaças de linchamento. No Egito, os cristãos cooptas também são perseguidos por muçulmanos fundamentalistas.

As ameaças de morte se estenderem aos advogados que inicialmente aceitaram defender o jovem. Pelas informações mais recentes, do mês passado, Saber estaria sem advogado por causa da desistência dos profissionais.

O jovem tem recebido apoio de organizações como a AAI (Atheist Alliance International). No Facebook foi criada a página Free Alber Saber. Há também na internet uma petição para que o governo liberte o ateu.

Como foi a prisão de Saber



Trailer do 'A inocência dos muçulmanos'

Comentários

Luiz Paulo disse…
Isso me faz pensar, se a maioria do Ocidente continuasse a seguir direitinho o que a Biblia ensina e não a só considerar o que é conveniente, poderiamos ter esse mesmo tipo de coisa com frequência também.

Parece que os muçulmanos são melhores religiosos mesmo, esse infelizmente é o problema.
Anônimo disse…
Não sei qual a necessidade desse jovem em se afirmar ateu, ele sabe onde vive e como é o fundamentalismo islâmico. Deveria ter pensado nas consequências de seus atos. Não conseguiu imaginar que isso lhe causaria tantos problemas, além de trazer problemas para a família, a mãe provavelmente nem poderá viver mais naquele país, e ele também quando for solto, isso se não acontecer algo pior. Muito triste essa situação.
Anônimo disse…
Esse caso mostra como religião é coisa de desocupado, mesmo: sair de casa para agredir alguém só porque esse alguém não compartilha de sua crença e manifestou seu pensamento. Teocracias são antros de fezes, mesmo.
Nosferatuzod disse…
É muito "Amor"...
Anônimo disse…
Que tal colonizar outro planeta só com ateus?
Unknown disse…
Isso mostra que a evolução humana não ocorre no mesmo ritmo em todos os lugares. Há ainda civilizações que vivem como se estivessem na idade do bronze.
Anônimo disse…
Seguindo esse raciocinio, estaríamos ainda na idade das trevas, onde o cristianismo torturava e queimava pessoas ainda vivas.
Algumas pessoas nascem com a indole da ousadia, da não obediencia escrava, ainda que paguem um preço doloroso por isso.
Por isso me considero um humanista ateu combatente, por honra aos que me permitiram ter esse pouco de liberdade de consciencia de que hoje disponho.
Eles pagaram muito caro poe esse meu direito.
Anônimo disse…
Concordo que hoje usufruímos de liberdades e direitos conquistados pela ousadia de outros, mas envolver outras pessoas nos nossos atos (principalmente quando elas sofrem as consequências me parece precipitado. Que sentido há nisso? Sem contar, algo de extrema importância, podemos estar errados. Aí a ousadia será em vão.
Anônimo disse…
Mas se todos seguissem essa lógica, o mundo não seria o que é hoje. O mundo só deu passos pra frente porque existiram muitas pessoas ousadas o suficiente para contestar os antigos valores morais. Mas é uma pena que isso só valeu para alguns lugares.
Anônimo disse…
E a propósito, nada disso justifica o que fizeram com o coitado; devendo ou não ter "saído do armário do conhecimento", ninguém tinha o direito de linchar ele como fizeram.
Anônimo disse…
Pra quem usufrui de privilégios gratuitamente, sim, pode não se achar sentido.
Mas pra quem ta la vivendo nos grilhões do escravismo, faz toda diferença (considerando a indole do individuo, é claro).
E sim o cara pode estar errado em acreditar que o Ser Humano tenha o direito de ser livre. Mas pra sorte do humanismo ele acreitou estar certo em sua conduta e foi muito homem (virtuosamente falando) de enfrentar tudo e todos.
Merece meu respeito.
Unknown disse…
esse povo ainda vive na idade média. nem precisa estudar história, é só acompanhar esses casos.
Anônimo disse…
Concordo (de novo,rs), que talvez seja fácil pra eu falar isso, já que vivo em uma democracia (que tem suas pendengas e falhas, mas vá lá), por isso talvez não compreenda a situação da perspectiva dele. Mas, o que estou chamando atenção é pelo fato de envolver a família dele, particularmente, a mãe. E nada justifica o que fizeram com ele. O caso da paquistanesa Malala Yousafzai também é lamentável.
Anônimo disse…
Acho que te entendo. Mas penso que o envolvimento de pessoas nesse caso deve ser visto como efeito colateral. Um preço acrescido de juros que lhe foi imposto.
Em tudo que fazemos , envolvemos de alguma forma os outros, principalmente os mais próximos que invariavelmente são os que amamos...
Posso perceber na carne a angustia desse pobre rapaz.
Ansyse disse…
Muito complicado citar algum consideração sobre esse caso porque envolve crenças e não crenças, filosofia de vida e religiões.Sorte a nossa viver em um país Laico. Vi uma parte do filme, que é uma sátira. Não gosto de nada que possa ferir a religião das pessoas,isso é um desrespeito a fé alheia. Mas, por outro lado, é uma maneira de fazer refletir sobre a fé cega. Acredito que o rapaz foi corajoso e parece ter um pensamento livre que não foi induzido pela religião majoritária do seu país.Há lugares no planeta, como bem escreveu o Willian Papp, que vivem sobre a égide da intolerância religiosa e do livre pensamento, não conseguem conviver com as diferenças e com as escolhas, até porque todos nós somos diferentes e temos direito de acreditar ou não em algo,por isso parecem viver ainda na idade do bronze.
Ansyse disse…
Muito complicado citar algum consideração sobre esse caso porque envolve crenças e não crenças, filosofia de vida e religiões.Sorte a nossa viver em um país Laico. Vi uma parte do filme, que é uma sátira. Não gosto de nada que possa ferir a religião das pessoas,isso é um desrespeito a fé alheia. Mas, por outro lado, é uma maneira de fazer refletir sobre a fé cega. Acredito que o rapaz foi corajoso e parece ter um pensamento livre que não foi induzido pela religião majoritária do seu país.Há lugares no planeta, como bem escreveu o Willian Papp, que vivem sobre a égide da intolerância religiosa e do livre pensamento, não conseguem conviver com as diferenças e com as escolhas, até porque todos nós somos diferentes e temos direito de acreditar ou não em algo,por isso parecem viver ainda na idade do bronze.
Carlos Andino disse…
Mas o pior é que o pensamento primitivo e reacionário dessa gente se nurte na ignorância e na desonestidade moral e intelectual de muitos. Não é preciso ir tão longe pra se ter prova disso. Por exemplo, eu que sou profesosr de história, discuti com um desses defensores do "mercado" e da doutrina conservadora e eis que o mesmo me desqualifica me chamando de "professorzinho frustrado" e que "estudar história é perder tempo, a história está pronta é só decorar" e isso pq o dito cujo de acha um intelectual e letrado versado. Se ele fosse mais um burro e ignorante como esses aí do Egito eu teria sido morto apenas por empunhar um livro!
Torço muito pra que não cheguemos a esse nível de barbárie!
Unknown disse…
eu tenho medo...
André disse…
todos os religiosos que fazem coisas destas dever-ião arder em lume brando!!!
isto não é coisa que se faça a uma pessoa que defende as suas crenças sendo elas ou não religiosas sem sofrer descriminação por isso!
Joao Marinho disse…
Sinceramente? Tem mais é que postar esse filme mesmo. Ainda mais nós, que vivemos em um país livre. Chega dessa m... de Islã!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Conar cede a religiosos e veta Jesus de anúncio da Red Bull

Mostrar Jesus andando no rio é uma 'ofensa ' O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) se curvou diante da censura religiosa e suspendeu o anúncio da Red Bull que apresenta uma versão bem humorada de um dos milagres de Jesus. Ao analisar cerca de 200 reclamações, o órgão concluiu que o anúncio “desrespeita um objeto da fé religiosa”. O “desrespeito” foi Jesus ter dito que, na verdade, ele não andou sobre as águas, mas sobre as pedras que estavam no rio. Religiosos creem em milagres, mas impor essa crença a um anúncio é atentar contra a liberdade de expressão de uma sociedade constituída pela diversidade cultural e religiosa. O pior é que, pela decisão do Conar, a censura se estende aos futuros anúncios da Red Bull, os quais não poderão “seguir a mesma linha criativa”. Ou seja, a censura religiosa adotada pelo Conar “matou”, nesse caso, a criatividade antes mesmo de sua concepção — medida típica de regimes teocráticos. "Jesus...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Verdades absolutas da religião são incompatíveis com a política

por Marcelo Semer para o Terra Magazine   Dogmas religiosos não estão sob o  escrutínio popular No afã de defender Marco Feliciano das críticas recebidas por amplos setores da sociedade, o blogueiro de Veja, Reinaldo Azevedo, disse que era puro preconceito o fato de ele ser constantemente chamado de pastor. Infelizmente não é. Pastor Marco Feliciano é o nome regimental do deputado, como está inscrito na Câmara e com o qual disputou as últimas eleições. Há vários casos de candidatos que acrescentam a sua profissão como forma de maior identificação com o eleitorado, como o Professor Luizinho ou ainda a Juíza Denise Frossard. Marco Feliciano não está na mesma situação –sua evocação é um claro chamado para o ingresso da religião na política, que arrepia a quem quer que ainda guarde a esperança de manter intacta a noção de estado laico. A religião pode até ser um veículo para a celebração do bem comum, mas seu espaço é nitidamente diverso. Na democracia, ...

Bolsonaro quer que hospitais identifiquem sangue de doador gay

Deputado disse que  gays  correm  mais risco de ter doenças O deputado Jair Bolsonaro (foto), do PP-RJ, informou que apresentará um projeto de lei que, se aprovado, obrigará os hospitais a identificar nas bolsas de sangue a opção sexual do doador, de modo que o paciente possa recusá-lo quando for de gay, se assim ele quiser. Ele justificou o projeto de lei com a informação do Ministério da Saúde segundo a qual os homossexuais correm o risco de contrair doenças de transmissíveis pelo sangue 17 vezes a mais do que os heterossexuais -- a mais grave delas é a síndrome causada pelo vírus HIV. Até o mês passado, homossexuais estavam proibidos de doar sangue. Agora, de acordo com novas regras do ministério, gays com parceiro estável ou que não tenham tido nenhuma relação sexual nos últimos doze meses estão liberados para a doação. Bolsonaro afirmou que os hospitais deixam “tudo misturado” no banco de sangue, não distinguindo os doadores homossexuais, o que, segun...

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Val Kilmer, ator do Batman, acreditava que podia curar com orações câncer no pescoço