Pular para o conteúdo principal

Ex-protestantes americanos não optam por outra religião

Pela primeira vez,  protestantes deixam de ser maioria nos EUA
Pela primeira vez, os protestantes deixaram de ser maioria nos Estados Unidos, caindo de 53% para 48%. A maioria deles não migrou para nenhuma outra religião, adensando um grupo que já representa 20% da população, o que não é pouco se for levado em consideração que se trata de um país que está entre os mais religiosos do mundo.

De acordo com o mais recente estudo do Fórum Pew sobre Religião e Vida Pública, o segundo maior grupo de religiosos continua sendo o dos católicos, com 22%, seguidos pelos mórmons (2%), ortodoxos (1%) e pelos que são fiéis de outras denominações (6%).

Não foram apenas os protestantes liberais, como metodistas e episcopais, que deixaram o credo, mas também os conservadores. A queda ocorreu somente entre os brancos, e não em relação aos negros e a outras minorias.

Os índices mostram estar havendo um significativo aumento no número de não religiosos entre os mais jovens. Na faixa de 18 a 22 anos, mais de um terço declarou não ter qualquer filiação religiosa. Do total da população, 19,6% (quase 1 em cada 5) são ateus, agnósticos ou neutros.

Para alguns analistas, o estudo mostra que finalmente os Estados Unidos estão seguindo a tendência de secularização que se verifica em países desenvolvidos europeus, entre outros, como a Austrália e o Canadá.

Essa tendência parte de pessoas estáveis financeiramente ou seguras o suficiente para se libertar da religião como necessidade existencial.





Fontes:  Fórum Pew e agências.

Estados Unidos têm 13 milhões de ateus e agnósticos, diz pesquisa
outubro de 2012

Estatística das religiões.


Comentários

Anônimo disse…
Eu só queria entender porque os EUA, apesar de serem bastante ricos, ainda são bastante ligados à religião
Anônimo disse…
a matéria fala exatamente q essa ligação esta se desfazendo...
Pirula disse…
Ainda bem que estabilidade financeira foi levada em conta.
Kelvin Paul disse…
Os EUA foram fundados com a ideia da liberdade de religião e expressão; os protestantes que fugiram do Império Britânico tinham a forte necessidade de criar uma proteção generalizada para suas crenças
.
Daí que todo discurso libertário teria um "Deus" no meio, nunca a ausência dele justamente por essa linha histórica de importância da crença no divino, independente da filiação religiosa.

O ateísmo ou a não filiação religiosa apareceriam apenas mais recentemente, com a velha história do "acesso à Internet e informações".

Essa é uma das justificativas, há inúmeras outras mais complexas e dinâmicas, mas essa basta para uma noção do motivo que fez com que o país mais forte militar e economicamente do mundo, logo mais "avançado", seja tão religioso... coisa que felizmente está mudando.
Anônimo disse…
Felizmente está mudando mesmo! Como os países emergentes sempre procuram seguir os movimentos dos desenvolvidos, certamente esse movimento também chegará ao Brasil, apesar de, neste momento, estarmos seguindo na contra-mão com o avanço dos "jumengélicos". Mas isso é pontual, logo isso se reverterá.
Anônimo disse…
De todas as idéias tolas ou simples dos humanos, Deus é a que mais desperta a nossa simpatia...
Anônimo disse…
Minha especulação filosófica é:

A sensibilidade para o sagrado e o transcendente fazem parte do humano. Consciência, inteligência e a experiência existencial causam esse efeito. Mas também não há como levar em consideração todas as produções humanas que se originaram disso, como por exemplo, as religiões.

Desse modo, o "enxugamento" do supersticioso e irracional é um processo contínuo e lento, vindo a desembocar, nessa nossa atual condição, no secularismo. Porém, a mesma condição (transcendencia relacionada a existência) vai continuar sendo parte do humano. É muito provável que seja exatamente isso que o torna "especial" no meio de tantos outros animais.

Minha conclusão é de que esse fenômeno ficará mais sofisticado, mas não irá desaparecer. Sabe-se lá como serão as produções originadas dessa situação futura, mas o elemento "espiritual" será refinado e mais racional. Um dos exemplos que temos registrado em nossa história é o deísmo.
Anônimo disse…
Aleluia!
Anônimo disse…
Já existia ateismo na grecia antiga, muito antes da internet, sabia disto?
Novo Post disse…
UFOS do Tamanho da Terra utilizam nosso Sol como Portal (LEGENDADO)
http://www.youtube.com/watch?v=kly-yrS2BbI&feature=related
Roger disse…
Muito boa sua teoria! Acho que é por aí mesmo! Além do deísmo, já existem outras manifestações espiritualistas que convivem muito bem e pacificamente com a evolução da sociedade e da ciência. Talvez, a teosofia, o espiritualismo universalista, o budismo ocidental, até mesmo algumas vertentes do cristianismo sejam algumas delas!
Anônimo disse…
Sim.

Eu imagino que toda essa onda de ateísmo e secularismo seja apenas um "efeito-desabafo". Há tempos a religião oprime o livre-pensamento. O que vemos hoje não é senão algo que esteve contido por muito tempo nas entranhas das sociedades.

O interessante é que o elemento ao qual me referi (a experiência existencial humana como um todo) é a cereja do bolo da experiência humana. Não acho que ficaremos confinados a somente matéria. Não creio que um mecanicismo frio terá muitas chances de se desenvolver de maneira geral.
Anônimo disse…
Quando os ingleses criaram as 12 colônias, vários grupos puritanos (protestantes fervorosos) de toda a Europa foram para lá para escapar das perseguições da ICAR. Isso se deu após a contra-reforma.
Anônimo disse…
A primeira notícia de ateísmo vem da Índia, de um povo chamado Charavaca que, para fugir so controle dos vedas, diziam que só acreditavam naquilo que podiam ver.
Foi este povo quem criou a tese de que todas as coisas tem partes quentes (Fogo) e frias (Ar), secas (Terra) e úmidas (Água).
Anônimo disse…
O cristianismo foi criao bem depois do fim da mitologia grega. Desta forma, os mitos não poderiam ser baseados em forças da natureza (como os titãs) ou na psiqué humana (posterior aos titãs). Assim foi criada uma mitologia tendo por base um mito escatológico (início e fim) tendo por base a ideia de infinto da geometria, de forma a não deixar margem a questionamentos (ninguém esteve lá, então deve ser assim mesmo).
Anônimo disse…
Diversos UFOS surgindo do nada de um lago repleto de pessoas (o ruído é ensurdecedor)!!!

http://www.youtube.com/watch?v=PSKQ3ZNQ_O8
Anônimo disse…
A pesquisa que vai dizer alguma coisa é se cre ou não em Deus. Aqui no Brasil está também tendo essa mobilidade da religião tradicional para os sem religião, porém ainda acreditam em Deus. Muitos estão desiludidos com a religião, não com Deus, tendência essa que se verifica por aqui e também nos EUA e países europeus. Agora quando o percentual de descrentes em Deus for comprovado que está subindo, ai sim pode se falar em uma possível secularização da sociedade.
Unknown disse…
sei muito bem disso, por exemplo eu nunca segui igreja alguma, mas acreditava em algum deus, mas como passar do tempo vi a verdade sobre deus e deuses, eram explicações primitivas para fenômenos naturais que antes eram inexplicáveis, mas infelizmente alguns espertalhões se aproveitaram desse conceito de ser supremo para utilizar para aterrorizar e controlar pessoas de baixa intrução.
J. Tadeu disse…
Fico imaginando um futu(uuu)ro Brasil com maioria espírita (praticante ou não), ou de algum sincretismo similar... Sei lá se seria boa coisa.
_

Mas na Europa pelo menos a islamização em alguns lugares é algo a se notar.
Anônimo disse…
este EUA vai virar uma coreia do norte cheio de ateus e agnosticos, isto é um atraso, se fosse bom os países comunistas seriam excelentes.

vão chorar sangue esta raça de americanos otários.
Anônimo disse…
é rico porque tinham uma excelente religião, o protestantismo, que colocou o povo pra ler e estudar ao contrário das outras religioes e ateísmo que é um atraso.



vão ver a miséria q vai ficar os EUA, alias já esta.
Bia Alencar disse…
Porque na Europa, o Movimento Protestante não tinha espaço por causa da dominância católica; Como não conseguia muitos adeptos na Europa por causa do catolicismo, os missionários se focaram no novo mundo, pregando o evangelho em todas as treze colonias na época. O que explica porque a maioria da população é protestante.

E o anonimo: é obviamente um troll querendo chamar atenção.
Plum! disse…
Querias, não queres mais.
Anônimo disse…
Anônimo15 de outubro de 2012 18:35
Disgusting!!!
Anônimo disse…
O homem sair da igreja é fácil, difícil é a igreja sair do homem!
Abraço por trás disse…
O Anônimo 15 de outubro de 2012 21:32 é um troll ou então pensa com a bunda.
Spike disse…
Discordo desse "efeito-desabafo". As pessoas podem se afastar da religião não apenas por causa de opressão, mas por se dar conta de que um sistema religioso já não faz sentido, já não convençe mais.
Spike disse…
@Novo Post 15 de outubro de 2012 16:03: Nassim Haramein é um doido. Ninguém da comunidade científica (que seja sério) leva as idéias desse barbudo a sério.
Anônimo disse…
Devagar e sempre.
Anônimo disse…
Meu caro, a maioria crê em Deus, mas a diferença que os cristãos americanos na maioria não são fundamentalistas, ou seja, mais liberais.
Anônimo disse…
Sim, spike. Mas me refiro a uma maior abertura da expressão de idéias sem a opressão (efetiva) por parte da maioria. Essa oportunidade é muito maior hoje do que foi antes.
Novo Post disse…
Spike, e por que não?
Anônimo disse…
Abraço por trás16 de outubro de 2012 04:20


ele o anonimo esta certo seu cavalo, os americanos vão ficar igual a vc... analfabetos.

Unknown disse…
eu sempre pensei assim

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Seleção de vôlei sequestrou palco olímpico para expor crença cristã

Título original: Oração da vitória por Daniel Sottomaior (foto) para Folha de S.Paulo Um hipotético sujeito poderoso o suficiente para fraudar uma competição olímpica merece ser enaltecido publicamente? A se julgar pela ostensiva prece de agradecimento da seleção brasileira de vôlei pela medalha de ouro nas Olimpíadas, a resposta é um entusiástico sim! Sagrado é o direito de se crer em qualquer mitologia e dá-la como verdadeira. Professar uma religião em público também não é crime nenhum, embora costume ser desagradável para quem está em volta. Os problemas começam quando a prática religiosa se torna coercitiva, como é a tradição das religiões abraâmicas. Os membros da seleção de vôlei poderiam ter realizado seus rituais em local mais apropriado. É de se imaginar que uma entidade infinita e onibenevolente não se importaria em esperar 15 minutos até que o time saísse da quadra. Mas uma crescente parcela dos cristãos brasileiros não se contenta com a prática privada: para

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Basílica atrai 10 milhões de fiéis anualmente O Santuário de Nossa Senhora de Aparecida é uma empresa da Igreja Católica – tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) – que fatura R$ 100 milhões por ano. Tudo começou em 1717, quando três pescadores acharam uma imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul, formando-se no local uma vila que se tornou na cidade de Aparecida, a 168 km de São Paulo. Em 1984, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu à nova basílica de Aparecida o status de santuário, que hoje é uma empresa em franca expansão, beneficiando-se do embalo da economia e do fortalecimento do poder aquisitivo da população dos extratos B e C. O produto dessa empresa é o “acolhimento”, disse o padre Darci José Nicioli, reitor do santuário, ao repórter Carlos Prieto, do jornal Valor Econômico. Para acolher cerca de 10 milhões de fiéis por ano, a empresa está investindo R$ 60 milhões na construção da Cidade do Romeiro, que será constituída por trê

Psicóloga defende Feliciano e afirma que monstro é a Xuxa

Marisa Lobo fez referência ao filme de Xuxa com garoto de 12 anos A “psicóloga cristã” Marisa Lobo (foto) gravou um vídeo [ver abaixo] de 2 minutos para defender o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) da crítica da Xuxa segundo a qual ele é um “monstro” por propagar que a África é amaldiçoada e a Aids é uma “doença gay”. A apresentadora, em sua página no Facebook, pediu mobilização de seus fãs para que Feliciano seja destituído da presidência da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias da Câmara. Lobo disse que “monstro é quem faz filme pornô com criança de 12 anos”. Foi uma referência ao filme “Amor Estranho Amor”, lançado em 1982, no qual Xuxa faz o papel de uma prostituta. Há uma cena em que a personagem, nua, seduz um garoto, filho de outra mulher do bordel. A psicóloga evangélica disse ter ficado “a-pa-vo-ra-da” por ter visto nas redes sociais que Xuxa, uma personalidade, ter incitado ódio contra um pastor. Ela disse que as filhas (adolescentes) do pastor são fãs