Pela primeira vez, protestantes deixam de ser maioria nos EUA |
Pela primeira vez, os protestantes deixaram de ser maioria nos Estados Unidos, caindo de 53% para 48%. A maioria deles não migrou para nenhuma outra religião, adensando um grupo que já representa 20% da população, o que não é pouco se for levado em consideração que se trata de um país que está entre os mais religiosos do mundo.
De acordo com o mais recente estudo do Fórum Pew sobre Religião e Vida Pública, o segundo maior grupo de religiosos continua sendo o dos católicos, com 22%, seguidos pelos mórmons (2%), ortodoxos (1%) e pelos que são fiéis de outras denominações (6%).
Não foram apenas os protestantes liberais, como metodistas e episcopais, que deixaram o credo, mas também os conservadores. A queda ocorreu somente entre os brancos, e não em relação aos negros e a outras minorias.
Os índices mostram estar havendo um significativo aumento no número de não religiosos entre os mais jovens. Na faixa de 18 a 22 anos, mais de um terço declarou não ter qualquer filiação religiosa. Do total da população, 19,6% (quase 1 em cada 5) são ateus, agnósticos ou neutros.
Para alguns analistas, o estudo mostra que finalmente os Estados Unidos estão seguindo a tendência de secularização que se verifica em países desenvolvidos europeus, entre outros, como a Austrália e o Canadá.
Essa tendência parte de pessoas estáveis financeiramente ou seguras o suficiente para se libertar da religião como necessidade existencial.
Tweet
Fontes: Fórum Pew e agências.
Estados Unidos têm 13 milhões de ateus e agnósticos, diz pesquisa
outubro de 2012
Estatística das religiões.
Comentários
.
Daí que todo discurso libertário teria um "Deus" no meio, nunca a ausência dele justamente por essa linha histórica de importância da crença no divino, independente da filiação religiosa.
O ateísmo ou a não filiação religiosa apareceriam apenas mais recentemente, com a velha história do "acesso à Internet e informações".
Essa é uma das justificativas, há inúmeras outras mais complexas e dinâmicas, mas essa basta para uma noção do motivo que fez com que o país mais forte militar e economicamente do mundo, logo mais "avançado", seja tão religioso... coisa que felizmente está mudando.
A sensibilidade para o sagrado e o transcendente fazem parte do humano. Consciência, inteligência e a experiência existencial causam esse efeito. Mas também não há como levar em consideração todas as produções humanas que se originaram disso, como por exemplo, as religiões.
Desse modo, o "enxugamento" do supersticioso e irracional é um processo contínuo e lento, vindo a desembocar, nessa nossa atual condição, no secularismo. Porém, a mesma condição (transcendencia relacionada a existência) vai continuar sendo parte do humano. É muito provável que seja exatamente isso que o torna "especial" no meio de tantos outros animais.
Minha conclusão é de que esse fenômeno ficará mais sofisticado, mas não irá desaparecer. Sabe-se lá como serão as produções originadas dessa situação futura, mas o elemento "espiritual" será refinado e mais racional. Um dos exemplos que temos registrado em nossa história é o deísmo.
http://www.youtube.com/watch?v=kly-yrS2BbI&feature=related
Eu imagino que toda essa onda de ateísmo e secularismo seja apenas um "efeito-desabafo". Há tempos a religião oprime o livre-pensamento. O que vemos hoje não é senão algo que esteve contido por muito tempo nas entranhas das sociedades.
O interessante é que o elemento ao qual me referi (a experiência existencial humana como um todo) é a cereja do bolo da experiência humana. Não acho que ficaremos confinados a somente matéria. Não creio que um mecanicismo frio terá muitas chances de se desenvolver de maneira geral.
Foi este povo quem criou a tese de que todas as coisas tem partes quentes (Fogo) e frias (Ar), secas (Terra) e úmidas (Água).
http://www.youtube.com/watch?v=PSKQ3ZNQ_O8
_
Mas na Europa pelo menos a islamização em alguns lugares é algo a se notar.
vão chorar sangue esta raça de americanos otários.
vão ver a miséria q vai ficar os EUA, alias já esta.
E o anonimo: é obviamente um troll querendo chamar atenção.
Disgusting!!!
ele o anonimo esta certo seu cavalo, os americanos vão ficar igual a vc... analfabetos.
Postar um comentário