Fazil Say é pianista de prestígio internacional |
Em um deles, o pianista comentou a duração de 22 segundos de uma recitação de um muezzin (puxador de oração em mesquita): “Por que tanta pressa? Ele tem uma amante a sua espera ou um raki em cima da mesa?”. Raki é uma bebida proibida pelo Islã, com qualquer outra que tenha álcool.
Em outro tweet, Say transcreveu um verso de Omar Khayyám, do século 11: “Você diz que rios de vinho fluem no céu/, o céu é uma taverna para você?/ Você diz que duas virgens esperam cada crente lá/, o céu então é um bordel para você?”
Say compareceu nesta quinta-feira (18) ao Tribunal e pediu a anulação do processo, o que foi recusado. A Justiça manteve a acusação da Promotoria de que o pianista foi insultuoso para com os “valores religiosos”, além de incitar o ódio e promover a desordem pública.
O pianista conseguiu ser dispensado de comparecer às audiências judiciais até que se realize o julgamento, de modo que ele possa cumprir a sua agenda de concertos.
Representantes de entidades dos direitos humanos protestaram diante do tribunal contra a falta de liberdade de expressão na Turquia.
Se for condenado, Say poderá ficar preso até 18 meses.
Fonte: agências.
Justiça da Turquia condena pianista ateu por blasfêmia
abril de 2013
Religião contra liberdade de expressão.
Comentários
Pela constituição turca me parece que ele não cometeu crime algum.
http://www.servat.unibe.ch/icl/tu00000_.html
"Agora, o negócio é o seguinte. A minha descrença não me impede de ver a importância da religião na formação da sociedade moderna. Estudar é difícil, mas, com um pouco de esforço, os anencéfalos neo-ateus que, nem sequer possuem a coragem de mostrar a cara e nome, poderiam aprender com a História o quão errados estão sobre a religião.
Criticas às religiões são muito importantes e esse blogue se encarrega de fazer circular informações sobre elas que não encontramos em abundância em outras mídias.
Mas, acredito que essas sejam palavras que não surtirão efeitos. Afinal, o objetivo dos anônimos neo-ateus retardados que cagam nesse blogue não é o de aprender. Contudo, para os outros anônimos honestos, talvez, sirvam."
Willian Papp
Tem certeza que eu disse isso?
Já os "ateus maduros" que concordarem com suas posturas conservadoras, defendendo a "moral e bons costumes", esses ele não intitula como "neo-ateus retardados que cagam nesse blogue" que precisariam "aprender" as "verdades" que ele apresenta.
Ainda não. Com pouco mais de atenção você consegue.
Calma, daqui a pouco chega algum companheiro carismático para lhe afagar o ego...
Melhor você se informar ao meu respeito. Vou lhe dar uma dica: eu sou ateu.
Vou lhe dar mais uma: sou a favor que as pessoas acreditem no que quiserem, façam o que quiserem, desde que, não contrariem as Leis dos homens baseadas em institutos como a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A manifestação religiosa tem um limite: a Lei.
Estuprar mulheres, matar, induzir ao suicídio são crimes. Logo, sou contra.
Acreditar que a Terra tem 6.000 anos, que mulas e cobras falam, não é crime. Cada um acredita no que quiser e tem o direito constitucional de fazê-lo.
“Não concordo com o que dizes, mas defendo até a morte o direito de o dizeres” (Voltaire)
Ser ateu é um mero detalhe.
Ser honesto e respeitador é o que conta.
Ao mesmo tempo, defende o enriquecimento de líderes religiosos [Edir Macedo] através de palestras multi-milionárias que contam com isenção fiscal mesmo não se tratando de culto religioso.
Defende que religiosos devem ter privilégios sobre demais cidadãos ao descumprirem deveres civis, como exemplo, o uso de adereços religiosos que cubram seus rostos em fotografias de identificação!
Defende os valores morais e costumes tradicionais de base judaico-cristã em nome da "boa sociedade" em detrimento das liberdades individuais do ser humano.
Sob o discurso de que não se deve ser intolerante com pessoas/ações intolerantes, ataca ateus e secularistas que não concordam em se manter passivos diante dos abusos de religiosos sobre o estado laico e a vida privada alheia.
Defende valores e costumes de culturas religiosas acima da dignidade humana (como no caso de países islâmicos).
Mas, no final das contas, é apenas um "ateu" cheio de "maturidade", "bom senso" e "respeito" com ações religiosas anti-humanitárias que se sustentam pelo tradicionalismo cultural, afinal, ele sabe da "importância da religião na sociedade moderna".
Francamente, é de uma hipocrisia nauseante...
De duas uma: ou você entendeu tudo errado ou é falacioso e desonesto.
Tá difícil.
Mais tarde eu te explico.
Winston Smith
Eu sei que minha identificação é precária, mas é a forma que eu encontro de ser identificado por meus comentários. Até o presente momento vinham respeitando isso. Peço que mostre respeito e pare de colocar meu nickname em posts que não são meus.
Se quer participar do blog de verdade, dê sua opinião, seja ético e aproveite um espaço raro para anônimos comentarem. Trollando dessa maneira você prejudica o blog, os anônimos responsáveis e também a mim.
Se não tem nada pra fazer, durma ou faça qualquer outra coisa que não envolva ninguém, pois isso é falta de respeito.
Winston Smith
What a fuck is this? What's going on here?
LOL XD
Eu acho que você se enganou (ou não), de qualquer maneira levei na boa (ou não).
LOL XD (ou não)
Winston Smith (Sim, eu mesmo, sem essa de "ou não")
Se esse engraçadinho desocupado continuar com isso, acredito que a nossa única saída será nos cadastrar em algum dos serviços que o Paulo Lopes aceita para fazer login em seu blog. Infelizmente é o preço que teremos de pagar pela falta de respeito e ética de algumas pessoas.
Tenho os meus motivos pessoais para não querer realizar esse tipo de registro, mas não vejo outra alternativa. Todavia, ainda espero que o anônimo troll repense sua atitude, embora pareça improvável diante desses episódios recorrentes.
Winston Smith
Se você não tem respeito e honestidade pra levar esse blog a sério que não o utilize. De qualquer maneira já estou pensando mesmo em criar um login pra mim pra evitar que essas coisas possam acontecer novamente.
Por enquanto é só, vou parar de postar por aqui pra não poluir o post com inutilidades, vou fazer minha parte enquanto usuário responsável.
Winston Smith
Foi apenas uma brincadeirinha inofensiva, porém, infeliz de minha parte. Gosto da participação de ambos, embora eu tenha opinião discordante - em inúmeros aspectos - com algum de vocês.
Procurarei não repetir o ato, no entanto, não posso assegurar que quaisquer outras pessoas não o fariam ou não o farão. Penso que, de fato, é um risco que sempre iremos correr enquanto postamos de forma anônima e, por isso mesmo, ao postarmos sob tal condição, torna-se mais interessante que nossas exposições se deem de forma mais impessoal (no sentido da autoria) possível.
Novamente, peço que desculpem-me pela desagradável brincadeira! Espero que permaneçam participando ativamente do blog.
Um grande abraço!
Winston Smith
Postar um comentário