"Tudo sobre os males do monoteísmo é bem-vindo" |
A revista Época perguntou se é ele “um cético ou se é só um jogo de linguagem”. Resposta: “Sou um cético total, mas aberto a revelações”.
Veríssimo respondeu por escrito e com seu característico humor à entrevista que a revista publicou esta semana.
O escritor disse, por exemplo, que, se houvesse, aceitaria a reencarnação. “Principalmente se as encarnações anteriores contassem tempo para o INPS.”
A revista quis saber, caso ele acreditasse no cristianismo descrito por Dante, onde se encaixaria melhor, no Inferno, no Paraíso ou no Purgatório. Resposta: “No Paraíso. Desde que pudesse passar os fins de semana no Inferno.”
Sobre o que nunca fez e gostaria de fazer, disse: “Sexo oral com Angelina Jolie. Pode ser por telefone”.
Tweet
Livrar tribunais do crucifixo é ato de liberdade, diz Verissimo
março de 2012
Verissimo, ateu famoso. Ateísmo
O escritor disse, por exemplo, que, se houvesse, aceitaria a reencarnação. “Principalmente se as encarnações anteriores contassem tempo para o INPS.”
A revista quis saber, caso ele acreditasse no cristianismo descrito por Dante, onde se encaixaria melhor, no Inferno, no Paraíso ou no Purgatório. Resposta: “No Paraíso. Desde que pudesse passar os fins de semana no Inferno.”
Sobre o que nunca fez e gostaria de fazer, disse: “Sexo oral com Angelina Jolie. Pode ser por telefone”.
Tweet
Livrar tribunais do crucifixo é ato de liberdade, diz Verissimo
março de 2012
Verissimo, ateu famoso. Ateísmo
Comentários
Ps: Sua última frase é compartilhada por quase toda a humanidade, kkkk!
Winston Smith
E desde quando existe crítica às religiões que não seja em sentido religioso?
Sistema religioso pode ser sócio-político e/ou econômico e/ou filosófico e/ou espiritual. Portanto, criticar a religião em qualquer um destes "sentidos", é criticá-la no sentido religioso.
Isso tem um nome: Desonestidade intelectual!
Como eu sou gay, analogamente eu ficaria com seu atual marido, Brad Pitt!
não é ateismo , é critica as religiões , WTF \0/
Mas who cares, não tenho que conviver com ele mesmo : )
http://3.bp.blogspot.com/-eOnPP4Y_kzs/T0O2y70m24I/AAAAAAAAAs4/FIsDGr0Jjhk/s400/mae-deus-meme1.jpg
É só mais um defensor do "ateísmo" de verdade, bem como daquilo que ele considera "religião" de verdade, a despeito da REALIDADE PRÁTICA.
Ora, ora, isso não se faz!
PAPPo Furado
Um camarada que fala com o invisivel chamando as pessoas lucidas de loucas.
Guilherme meus pesames espero que voce seja jovem e tenha tempo de se recuperar.
Assim como os religiosos, ele já usa o termo 'neo-ateísta' pra tentar diminuir os ateus que criticam a religião. Agora já está insinuando fanatismo no ateísmo. Só está faltando começar a dizer que ateístas, ou melhor, 'neo-ateístas' seguiriam dogmas do 'neo-ateísmo'.
Francamente, se ele não for um tremendo TROLL, ninguém mais é.
O pior de tudo é demonstrar ser um troll intelectualóide, pois é o tipo mais perigoso que existe!
Está utilizando até os mesmos termos daquele TROLL nominal e pseudo-intelectualóide do blog.
Infelizmente são casos perdidos. No máximo, pessoas como você e seu ídolo, poderão se converter e se transformar em beatos defensores da religião!
Observem se isso é pergunta que se faça a um escritor da estirpe do Verissimo: "Sua timidez parece fora de moda. Não é hora de soltar a franga para brilhar ainda mais nos festivais literários?"...
Esse é o conceito de Literatura da Época: ser alegórico para "brilhar" em festivais literários, evidenciando que isso já virou quermesse. Época deve estar confundindo LFV com o... bem, deixa para lá.
O importante é que Verissimo é um dos maiores expoentes da crônica brasileiras das últimas quatro décadas. Agnóstico assumido desde quando os bichos falavam.
O curioso é que LFV é uma das maiores vítimas - senão a maior - de textos apócrifos que circulam na web com frases do tipo "Deus te ama"¹, "A natureza é perfeita"², "A vida é bela"³ e outras fanfarrices cristãs.
Isso aliás revela duas tragédias: primeiro, pela pessoa achar relevância em frases vãs e ficar replicando isso a esmo; segundo, pela criatura ser tão ignorante em matéria de literatura a ponto de não se dar conta de que Verissimo jamais escreveria lugares-comuns desse tipo (e de nenhum tipo).
Pior do que isso só mesmo um cristão dizendo que Verissimo não é genial - só porque ele é agnóstico.
(¹) Exceto se você for gay ou ateu.
(²) Furacões, terremotos e tsunamis not included.
(³) Se você não tem R$ 600 mil em dívidas e/ou se teu filho não tem leucemia.
O que o ateísmo seria além de não crer em Deus (es)?
1 - uma crítica às religiões?
Isso significa que somente os ateus podem criticar as religiões? Teístas não podem?
2 - um importante aliado na manutenção do Estado laico?
Isso significa que só os ateus querem um Estado laico? Teístas não querem?
3 - um forte divulgador e incentivador da Ciência?
Isso significa que somente os ateus promovem e fomentam a Ciência? Teístas não fazem isso?
Você esta conseguindo vislumbrar aonde isso leva?
Vamos começar a raciocinar, gente. Já está começando a ficar vergonhoso.
Isso me lembrou um poema infame (!) atribuído - erroneamente - a Jorge Luis Borges, "Instantes", que fala de arrependimentos no "melhor" estilo "cristão com um pé na cova".
Saudades de quando o cristianismo inspirava belas obras de arte (Dante, Bach, Michelangelo)... Apesar de todo o resto. Mas Deus está enterrado no mesmo cemitério dos semideuses. E sobra vagas de túmulos à farta...
As religiões são apenas superstições mais elaboradas. Mais elaboradas porque ao longo de sua formação seus criadores foram incorporando seus rituais, suas narrativas, primeiro orais, depois escritas, forjaram seus livros, sua doutrina, teologia, sua literatura, etc. As crenças foram perpetuadas através da doutrinação, repetição, usos, costumes e tradições.
Os livros sagrados de todos os credos são coleções de fábulas, mitologias, lendas e fragmentos de culturas antigas. A prova de que esses livros são mitologias está em seu próprio conteúdo fabulesco. Eram narrativas sujeitas àquela regra: quem conta um conto lhe acrescenta um ponto. Além das supressões, adições, reinterpretações e recriações que esses textos foram recebendo. Não houve nenhuma revelação.
"O Deus é um ser da mesma natureza dos deuses, semideuses, divindades, fetiches, xamãs, toténs, etc, etc, e todos são criações humanas. Todos os salvadores, messias, profetas e pregadores são os precursores dos atuais exploradores de nossa credulidade. Ainda assim, afastar de nossas mentes o Deus herdado desde o colo da mãe é uma tarefa quase impossível. [...]" Assis Utsch ( www.divinamagia.com.br )
Achei seu texto engraçadinho, diria mesmo, interessante, bem escrito. Mas, no fim, termina em nada: é apenas um amontoado de palavras. Triste, não é? Não ter a Revelação dada por Deus deixa um texto, mesmo interessante, sem sentido algum; ainda que, aparentemente, pareça trazer um apanhado de conjeturações reveladoras -- digo, pela ótica do racionalismo.
Que o Senhor tenha misericórdia de você. Quando ouvir a sua voz, espero que esteja bem atento para escutar.
Loucos são os outros!
Meu caro, eu não acredito em lendas, como disse; mas, sim, no sobrenatural de Deus. E, mesmo que você não creia, eu respeito seu ponto de vista, mas ao que vejo o oposto não ocorre com você. Afinal, adjetivos como'crentelho' e 'louco', não caracterizam respeito por alguém -- estou errado? Senão, vejamos o que diz a Palavra de Deus sobre esse tema:
"Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
(2 Timóteo 4:3)"
Logo, é isso que vocês fazem: não suportam a sã doutrina, preferem as falácias racionais, pois assim as suas cuncupiscêcias são atendias e não têm nenhum remorso. Então podem bater no peito e dizer: -- A minha razão é tudo!
Todo tipo de certeza de ser dono da verdade é tolice, mas entre alguem que fundamenta suas verdades na razão, e alguem que fundamenta suas verdades na emoção do ardor religioso, baseado num livro escrito por homens, compilado pela igreja, repleto de passagens contraditórias e de péssimo gosto, sou muito mais o primeiro.
As suas verdades fanáticas são de uma arrogancia e desonestidade intelectual assustadoras, pois se fundamentam em premissas de fracas ou sem nenhuma evidencia concreta.
>>"Todo tipo de certeza de ser dono da verdade é tolice,.."
Felizmente, meu caro, e para honra e glória do Senhor, não sou o único a ter essa certeza; iguais a mim existem muitos. Graças a Deus!
Postar um comentário