Pular para o conteúdo principal

Ateus de 25 cidades confirmam participação em encontro

2º Encontro Nacional de Ateus
Encontro também se destina a agnósticos e humanistas em geral
Até o momento, jovens ateus, agnósticos e humanistas de 25 cidades de diferentes regiões do Brasil já confirmaram participação no 2º Encontro Nacional de Ateus.

O encontro será realizado no dia 17 de fevereiro de 2013 em cada uma das cidades inscritas, sob a coordenação da SR (Sociedade Racionalista). Trata-se de uma entidade que defende os princípios do laicismo, mas não é antirreligiosa, até porque, de acordo com seu site, cultiva o pluralismo de ideias.

O vídeo institucional do evento reproduz áudio de uma entrevista onde Drauzio Varella diz que os ateus hoje estão tendo a coragem de “sair do armário”.

Também destaca uma famosa frase do cientista britânico Richard Dawkins segundo a qual todos são ateus em relação ao deus ou deuses dos outros. Segundo ele, a diferença em relação aos que se assumem como ateus é que estes não acreditam em deus algum.

Segue a relação das cidades já confirmadas, com seus respectivos organizadores.


NORTE

Manaus (Amazonas)
Contatos: Sandro Marandueira e Yara Laiz de Souza
http://www.facebook.com/groups/477126508974567/

Rio Branco (Acre)
Contato: Felipe Zanon
https://www.facebook.com/groups/ateusacre

Macapá (Amapá)
Contato: Arleson Coelho
https://www.facebook.com/groups/427307103993942/

Belém (Pará)
Contatos: Ábia Costa, Luiz Michel e Ricardo Silva Oliveira
Contato: http://www.facebook.com/groups/470526926320778/

Porto Velho (Rondônia)
Contatos: Rbs Silva e Evangelista Araújo
https://www.facebook.com/groups/239192112874085/


CENTRO-OESTE

Cuiabá (Mato Grosso)
Contatos: Daniel Dias e Kíssila Campos
http://www.facebook.com/groups/263685697085895/

Campo Grande (Mato Grosso do Sul)
Contatos: Gabrielle de Castro, Sergio Azevedo Capille e Fernanda Fogolari
http://www.facebook.com/groups/475912279095784/

Goiânia (Goiás)
Contatos: Caio Siquieroli e Nilsivan Santos Moreira
http://www.facebook.com/groups/270433356392610/

Brasília ([DF)
Contatos: João Paulo Amâncio, Glorinha Silva e Ingrid Lenny
http://www.facebook.com/groups/391603897578541/ 


NORDESTE

São Luís (Maranhão)
Contato: Thiago Santos
http://www.facebook.com/groups/152778218199620/

Fortaleza (Ceará)
Contato: Alexandre Lima
http://www.facebook.com/groups/401601503240551/

Teresina (Piauí)
Contato: Edward Montenegro
https://www.facebook.com/groups/134074133411434/

Recife (Pernambuco)
Contatos: Paulo de Tarso e Liam Junior
https://www.facebook.com/groups/235810766544813/

João Pessoa (Paraíba)
Contatos: Laureano Junior e Reybson Almeida Nóbrega
https://www.facebook.com/groups/268814189905253/

Natal (Rio Grande do Norte)
Contatos: Wilson César e Halleson Melo.
http://www.facebook.com/groups/423834257681568/

Maceió (Alagoas)
Contatos: Jamerson André e João Flavio Lins
http://www.facebook.com/groups/451283478243265/

Aracaju (Sergipe)
Contato: Ariel de Oliveira
http://www.facebook.com/groups/429205977137121/

Salvador (Bahia)
Contatos: Gerlon Magalhães, Marcus Teixeira e Leon Monteiro Sampaio
http://www.facebook.com/groups/452204604821191/


SUDESTE

São Paulo (São Paulo)
Contatos: Eder Baum. Fernando Amaral, Washington Alan, Marcelo Rodrigues e Anderson Araújo
http://www.facebook.com/groups/355553211202738

Itapetininga (São Paulo)
Contato: José Roberto Rodrigues
http://www.facebook.com/groups/355553211202738

Rio de Janeio (Rio)
Contato: Sergio Ortiga
http://www.facebook.com/groups/504524296227541/

Volta Redonda (Rio]
Contato: Leonan Claro
http://www.facebook.com/groups/224892000878355/

Belo Horizonte (Minas Gerais)
Contato: Vagner Magnani, Rafael Andrade e Areli Nogueira Jr.
http://www.facebook.com/groups/188436637958258/

Belo Horizonte (Minas Gerais)


SUL

Curitiba (Paraná)
Contatos: Antônio Junior, Vinícius Santana e Rafael Ricardo
http://www.facebook.com/groups/428284003896249/

Porto Alegre (Rio Grande do Sul)
Contatos: Lisiane Pohlmann e Paulo Henrique Bock
http://www.facebook.com/groups/194768757324336/


"Hoje temos coragem de
dizer que somos ateus"


Com informação da Sociedade Racionalista.

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução
por Rodrigo César Dias em novembro de 2012

Encontro de Ateus    Ateísmo

Comentários

Unknown disse…
Acho que sou o único ATEU declarado de Uberaba-MG
Anônimo disse…
Essa de "os ateus hoje estão tendo a coragem de “sair do armário”." ficou esquisita, haeuhaeuhaeuhae
Unknown disse…
olha o grupo de Piauí para o evento da sociedade racionalista esta aqui neste link https://www.facebook.com/groups/134074133411434/
Anônimo disse…
Vão precisar de proteção da tropa de choque.

Afinal, o Brasil é um país cristão.

Att.,

Espancador de Pastores
Anônimo disse…
somos um país laico onde os cristãos pensam que são donos.
Anônimo disse…
Que horror!

Esse encontro de ateus só serve pra agradar Satanas!
é ele quem está por tras disso!

Mas DEUS todo poderoso vai mostrar pra todos vocês ateus o poder dele! ele vai castigar todos vocês por zombarem dele!!! e ai vcs vao aprender e se arrepemder!

Só de ler isso sinto o terrivel mau na alma dos ateus.
pobres seres vendidos pra Satanas.

Não sei como o governo permite essa zombaria contra DEUS e JESUS!

torco pra DEUS punir voces!
Anônimo disse…
Aposto que há muitos outros que também pensam ser os únicos.

É a mesma situação da homossexualidade, ou seja, a invisibilidade!

Talvez agora alguns ateus percebam o quão importante é a VISIBILIDADE social, pois isso faz com que milhares de outras pessoas, especialmente as mais jovens, percebam que não estão sozinhas e que não são "aberração" ou "patinho feio" e, portanto, não precisam se ver como seres "problemáticos", mas sim, como uma pessoa que compõe a diversidade.

A Parada Gay é, acima de tudo, um evento social que se destina a prover essa visibilidade, para que muitos jovens que se vêem "sozinhos" percebam que não estão sozinhos e que existem outras pessoas como ele e que estão dispostas a reivindicar seu direito de ser como são.

Eventos que expressem o orgulho Ateu, assim como o Orgulho Negro e Orgulho Gay, são MUITO importantes numa sociedade tirana como a nossa e que tenta sufocar, isolar, marginalizar determinadas pessoas em função de suas características individuais.
Anônimo disse…
Homofobic act detected.
Anônimo disse…
Como é lindo o amor cristão!
KIyone Makibi disse…
igrorem esse crentroll ele tá usando Ad Terrorem.
juliantaroco disse…
Se tiver pessoas interessadas em fazer um encontro em MG Juiz de Fora e região. Vamos lá.
Anônimo disse…
No final do evento, haverá uma missa para Sto Expeditou

padroeiro das causas IMPOSSÍVEIS

uahahahahahahahahaahahahahah uahahahahahahahahhh


Anônimo disse…
Não é isso, é que aqui no Brasil a expressão "sair do armário" ainda é muito associada a homossexuais, não é que nem lá nos EUA por exemplo, onde "coming out of closet" pode significar de qualquer grupo. Até os wiccans (bruxos) usam isso.
Vinicius Cruz disse…
Quer ver como esse aí é um ateu trollando?
Anônimo disse…
Em resumo: o anônimo das 14:20 ou é homofóbico ou é muito mal informado. Ou ambas as coisas.
Kiyone Makibi disse…
talvez, quem sabe
Anônimo disse…
Acho que foi ironia
Anônimo disse…
Errado.

O país (Estado) é laico. A sociedade desse país é de maioria cristã.
Anônimo disse…
Acho uma boa iniciativa.
Anônimo disse…
Ademais, as polícias são formadas por pessoas que, em sua grande maioria, são cristãs.
Anônimo disse…
Esse evento tem algum patrocínio?
Anônimo disse…
Anônimo25 de novembro de 2012 17:34

sim

Casa de produtos naturais TONINHO DO DIABO

uahahahahahahahahaahahahahah uahahahahahahahahhh
Anônimo disse…
Não tem nada de ironia, ora bolas!
Agora fica fácil se livrar de vexames alegando que foi ironia ou que foi alguém do outro grupo trollando, né? Até parece!

Estão iguais os cristão tentando justificar asneiras e/ou atrocidades bíblicas dizendo que tal versículo era uma "parábola". Francamente...
Anônimo disse…
Exatamente.
O pior é quando aparece um babaca querendo comparar o orgulho característico de cidadãos socialmente perseguidos por tal característica, como negros, gays, mulheres, ateus... com o "orgulho" de uma característica socialmente super valorizada, como branco, hétero, homens, cristãos. Algumas pessoas se superam em estupidez!
Unknown disse…
Aqui em Divinópolis - MG, cidade com cerca de 220.000 habitantes, só sei de dois ateus declarados, que não escondem nem negam sua convicção: eu e um amigo.
Anônimo disse…
eu sou contra esse encontro e não irei nele,tirando a descrença em deuses na mais une os ateus uns aos outros,eu já fui em um encontro e eu não gostei e não recomendo que ninguém vá nesse encontro
Anônimo disse…
Anônimo25 de novembro de 2012 18:30

Explica para nós porque, o que vc viu lá que te chateou?
Anônimo disse…
Ti gacinha, u bebezinho foi nu inconto e num gostô, tadinhu deli, ki dó, ki dó, ki dó...
Anônimo disse…
Tinha um montaum di genti gandi falando assunto xatu de genti gandi, num tinha sorveti i nem pipoca i tava muito xatu!
Anônimo disse…
Foi u meu padasto ateu ki mi levo i eu num gostei naum, ta bom?
Anônimo disse…
Crianças...
Anônimo disse…
Não tem nenhum patrocínio.
Anônimo disse…
blllllll
Anônimo disse…
Na igueza tem musica i otas genti da minha idadi
e mto mas legau
Anônimo disse…
da uma pesquisada no youtube sobre vídeos do encontro desse ano do rio de janeiro para ver se você entende
Mumm Ra disse…
jeová não é páreo pra Mumm Rá, o de vida eterna, rahh
Diabo disse…
Minha maior descrença é quanto à Raça Humana!

Vejo o anúncio de um encontro em que comparecerão ateus, agnósticos e humanistas. No entanto embrulham tudo num pacote só e chamam de ENCONTRO DE ATEUS. Por que será?

Agnóstico é igual a Atéu?

Humanista é igual a Ateu?

Todos se afirmam descrentes? Ou será que existem aqueles que não se sentem à vontade em fazer afirmações categóricas sobre a inexistência de Deus e o Sobrenatural?

Se eu fosse agnóstico ou humanista, eu não iria nesse encontro.
Luiz Paulo disse…
E Santa Catarina? ...
Anônimo disse…
Quanto à raça humana?! Isso quer dizer que acreditas mais em "amigos imaginários" que na raça humana? Carinha, então, além de não ir a esse encontro, você não devia nem vir a este site...
LEGIÃO disse…
Governo australiano anuncia inquérito nacional sobre abuso sexual de menores

A primeira-ministra australiana, Julia Gillard, anunciou a abertura de um inquérito público nacional sobre a resposta das instituições às numerosas queixas de abusos sexuais de crianças, depois de uma série de escândalos envolvendo padres católicos.

O anúncio surge dias depois de ser anunciada a abertura de um inquérito em Nova Gales do Sul, onde o inspector-chefe Peter Fox acusou a hierarquia da Igreja Católica de ter tentado encobrir e de destruir provas de uma série de casos de abusos de menores envolvendo padres.

“Foi revelado que os agressores foram mudados de um lugar para o outro, em vez de ter sido denunciada a natureza dos seus crimes”, disse Julia Gillard numa conferência de imprensa esta segunda-feira.

“Houve muitos adultos que se recusaram a ver este mal” e “eu penso que nestas circunstâncias é apropriado propor uma resposta nacional através de uma comissão real”, disse a primeira-ministra sobre o inquérito que não se cingirá apenas à Igreja. Na Austrália, uma comissão real é a autoridade que conduz um inquérito deste género por iniciativa do Governo.

Peter Fox, que investiga casos de abusos sexuais há 35 anos e fez esse pedido numa carta aberta, diz ter provas “irrefutáveis” de que um arcebispo, um bispo e um sacerdote encobriram casos de pedofilia no vale de Hunter, uma região de Nova Gales do Sul, a 170 quilómetros de Sydney. Por causa destas acusações já tinha sido aberto um inquérito naquele estado há uma semana.

Um outro inquérito semelhante a este está a decorrer no estado de Victoria, onde em Setembro a Igreja reconheceu que desde a década de 1930 pelo menos 620 crianças tinham sido vítimas de abusos por padres católicos.

Nos últimos anos a Igreja Católica surgiu associada a uma série de escândalos de pedofilia noutros países como a Áustria, a Bélgica, a Irlanda, a Alemanha e os Estados Unidos.

Referência: http://www.publico.pt/mundo/noticia/governo-australiano-anuncia-inquerito-nacional-sobre-abuso-sexual-de-menores-1572085
Anônimo disse…
A que ponto chegaram os trolls daqui, até criança eles imitam.
Anônimo disse…
Troll fail. Vai pra igreja dr o dizimo ,vai.
Anônimo disse…
Quero saber se vai rolar o Çurrasco do Arrebatamento, no dia 21 de dezembro.
Anônimo disse…
É igual ao Espírito Santo.
Coincidência?
Anônimo disse…
E o que isso tem a ver com o tópico?
LEGIÃO disse…
Serve de comparativo subjetivo: enquanto a Mãe das Religiões Organizadas se desfacela, os blocos da descrença se organizam.
Anônimo disse…
Virou comediante?
Anônimo disse…
E santa catarina?
Anônimo disse…
Não vamos zombar. Estaremos lá apenas para reafirmar nossa descrença. Isso é sério, não zombaria.
Anônimo disse…
Igual o Espírito Santo.

O único estado com nome religioso que vai participar é São Paulo.

2x1
Lia de Souza disse…
Sou de SC, conheço vários ateus/agnósticos como eu, mas não tem encontro aqui e não teria interesse em ir mesmo que tivesse.

Já começa que tem mimimi de 'faixa etária', coisa mais tosca!
Anônimo disse…
Sou do ES e concordo contigo.
Anônimo disse…
não vale a pena ir da uma olhada no video do encontro dos outros estados para você ver como é ruim
Sou ateu, mas um encontro de ateus deve mesmo ser algo bem chato e sem sentido, isso é coisa desses neoateus, desses ateuzinhoa de boutique.
Mais:
http://amarretadoazarao.blogspot.com.br/2012/11/2-encontro-nacional-de-ateus.html
Anônimo disse…
Vai lavar uma roupa vai. Que frescura
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Esta gente é laica mesmo, hahaha!
Unknown disse…
Claro que é um ateu trollando, se fosse um cristão fanático o texto estaria cheios de erros. =)
Mumm Ra disse…
pois é. XD
Anônimo disse…
Vale a pena ir sim, não ligue pra esse crentrolha
Anônimo disse…
Ateu de verdade é ateu que fica quietinho e sozinho, né? Vai lavar umas cuecas, trouxa.
Anônimo disse…
é estranho mesmo. Sair do armario é coisa de homossexual, nossa cultura ainda entende esse termo assim.


da a entender que é um ateu gay que vai sair do armário...








ihihihihhihi
Michelle disse…
Anônimo (26 de novembro de 2012 04:21)

Se vc foi no primeiro encontro de ateus e não gostou, ok. Mas deixa as pessoas escolherem se elas querem ir ou não.

E tb só pq - na sua opinião - o encontro de ateus que vc foi estava ruim, não significa que todos os encontros serão ruins tb.

Às vezes o encontro que vc foi no seu estado não foi do seu agrado, mas - a não ser que vc tenha poderes mutantes de estar em 25 cidades diferentes ao mesmo tempo e/ou de prever com exatidão o que vai acontecer daqui há 3 meses em cada encontro nessas 25 cidades (o que eu duvido) - não significa que todos os encontros serão ruins.

Se não quer ir, não vai. Direito seu. Mas tb é direito dos outros ateus escolherem se eles querem ir ou não.
Anônimo disse…
a tropa de choque é a primeira a largar cacetada na cabeça...


obs: ops! cacetada, sair do armário...







conversa estranha é essa?...



hihihihihih
Anônimo disse…
num dianta. Se houver um inferno, os ateus serão os primeiros.


é fato que o ateísmo é imoral e pecaminoso. Ao menos assumam isso!
Anônimo disse…
eu vi um video de um encontro desses e num gostei não. No video passava as pessoas tipo discursando. E só saía groselha.
Anônimo disse…
nesses encontros dá muito pseudo. A turminha que leu meia duzia de livros e se acha o matusalem da sabedoria.


é de um tédio sem igual quando eles começam a falar. Duas coisas que não irei nunca: show de funk e encontro de ateus. Terrível.
Anônimo disse…
ateu de verdade é ateu solitário. Aquele que faz do niilismo sua razão de ser. Quem vai em encontrinhos é gente carente, fraca.
Mumm Ra disse…
isso é pura besteira, ser torturado por não adorar à um velho invisível, essas ameaças não surtem efeito em Mumm Ra o de vida eterna, rahh.
Anônimo disse…
Não, não dá a entender isso não.
Mas e se desse, qual é o problema?
Por acaso, você acha que gays seriam "esquisitos" ou "estranhos", é isso?
Anônimo disse…
Anônimo 26 de novembro de 2012 21:04

Homofóbico miserável!
Anônimo disse…
Esse Anônimo 26 de novembro de 2012 21:06 é o mesmo troll homofóbico desgraçado que está destilando seus preconceitos em várias postagens deste tópico.
Anônimo disse…
Anônimo 26 de novembro de 2012 21:08

Então se mate, seu troll homofóbico miserável!
Anônimo disse…
Esse Azarão já tinha perdido o meu respeito quando fez uma postagem com teor homofóbico num outro tópico. Agora então, o considero apenas um lixo, especialmente quando utiliza este termo "neoateu" que é uma forma pejorativa que os crentes encontraram pra tentar desqualificar ateus militantes que não ficam calados enquanto os religiosos tomam conta do poder público.

É só mais um daqueles babaquinhas machistas e homofóbicos (homofóbico masculino, bem típico, pois tem um "calendário" lésbico no blog dele) reacionário que vive resmungando e lamentando a respeito das conquistas alheias.

É um verme, com todas as letras. Um legítimo e desgraçado azarão!
Anônimo disse…
Sim, crentroll homofóbico!

Tu és persona non grata, será que ainda não percebeu?
Anônimo disse…
É nada, meu jovem! Aí, como em qualquer lugar, tá cheio! É que o pessoal não se declara para família, amigos, colegas de trabalho etc.
Anônimo disse…
Por que? Nos EUA ateus fazem seu coming out(saída do armário) , por que não poderiam fazer aqui?
Anônimo disse…
Estou sentindo o cheiro de olavete fingindo-se de ateu.
Anônimo disse…
"Neoateu" é um termo pejorativo que a CRENTALHADA criou para ridicularizar os ateus.
carlosqevedo disse…
Fico feliz por saber que os ateus estão se organizando. moro numa cidadezinha do Rio Grande do Sul, chamada São Borja. cidade de 60 mil habitantes comandada pela maldita maçonaria e se tiver uns dez ateus é muito. nos domingos os catófilos e evanjegues se engravatam tudo pra irem aos seus templos igual zumbis adorarem seu "deus invisível judeu", com as crianças a cabresto, meio que na marra eles as levam junto. Fui demitido da empresa onde trabalhava porque "ousei" entrar na faculdade, a empresa não gosta porque dizem que universitários são cheios de saber de leis e de fazer reivindicações e por aí vai. Um dia a coisa vai mudar, mas até lá fico muito feliz de saber que que ateus de atitude estão fazendo o começo. a mudança já começou, e a propósito, NEO ATEU é um dos maiores elogios que alguem poderia direcionar a mim. o contrário seria FROUXO ATEU. Boa sorte pessoal. Vou fazendo a minha parte aqui numa cidade pequena e numa familia de religiosos bitolados, através do pouco conhecimento que possuo e principalmente com a minha atitude. Voces estão de parabéns.
Anônimo disse…
se o primeiro encontro foi ruim,então pode se supor que o próximo também vai ruim,eu estou me baseando no encontro do meu estado para dar um visão geral do encontro dos ateus que nem é encontro dos ateus já que vai aparecer não ateus,eu não estou impedindo ninguém de ir,eu estou apenas dando a minha opinião que não vale a pena ir nesse encontro
Anônimo disse…
não existe essa coisa de ateu de verdade,ou a pessoa não acredita em deus e é ateu ou acredita em deus e não é ateu
Michelle disse…
Anônimo (26 de novembro de 2012 21:15)

>> "ateu de verdade é ateu solitário. Aquele que faz do niilismo sua razão de ser. Quem vai em encontrinhos é gente carente, fraca."

Falácia do escocês. Larga de ser burro, niilismo e ateísmo não são mutuamente exclusivos.
Embora todo niilista é ateu, nem todo ateu é niilista.

Vai procurar o que é niilismo primeiro.
Anônimo disse…
escocês nada. Os ateus que não são niilistas ainda é porque ainda não caiu a ficha. São pseudo-ateus.



atente para o que você mesma constatou. Todo niilista é ateu porque no final das contas o niilismo e ateísmo são correlatos inevitáveis.


ta aí um outro problema que eu vejo em debates, desde aquele guia das falacias do stephen: tudo é ensacado em um título de falácia e pronto, tá explicado. E nao é assim, tem que raciocinar também.
Anônimo disse…
veja por si mesmo. O youtube tem os videos.
Anônimo disse…
essa negação e indignação pela opinião e gosto contrários se dá por causa da síndrome da ideologia maravilhosa e fantastica.

tudo que for contra o tema é retaliado de pronto. É fogo, a história se repete com panos de fundo diferentes.
Ribamar Bezerra disse…
"Em comemoração ao dia do Orgulho Ateu". Eu não consigo gostar dessa frase. Participei da 1ª edição. À esta não irei. Já me desvinculei da equipe que organizaria em minha cidade. Mas aconselho aos demais a participarem, é uma experiência interessante, para mim valeu a pena.
Anônimo disse…
também acho.

tenho medo de ateus desse tipo.
Anônimo disse…
é moda ser do contra, fazer passeata, organizar movimentos com orgulho no nome, etc.


eca!
Michelle disse…
Anônimo (27 de novembro de 2012 09:53)

Deixa eu te explicar o significado dessas duas palavras:

- ateu: aquele que não acredita em deuses.

- niilista: é aquele que não acredita em nada. Para um niilista, dar sentido às coisas não é importante. A vida não tem um motivo, sentido ou finalidade.

Viu a diferença?

Vc esqueceu - ou preferiu ignorar - tirando de contexto o que eu disse. Na verdade que eu coloquei que todo niilista é ateu, mas nem todo ateu é niilista e que eu disse que que ateísmo e niilismo não são mutuamente exclusivos. Eu sou atéia e não sou niilista. Nunca fui.

Vc parece cometer o erro de achar que quem não crê em deuses não crê em nada como se deuses fossem td, como se deuses fossem o centro de td, como se fossem eles quem dessem sentido e finalidade pra nossas vidas. Não é bem assim. Tem várias coisas que podem substituir deuses nisso.

Pra mim, o que dá sentido e importância à minha vida é a minha família, amizade, música, os poemas que escrevo, amizade, o meu trabalho, etc.

Sobre a falácia do escocês. Vc a cometeu sim. Vc usou da mesma tática falha que já vi mtos religiosos ao dizer que "religioso de verdade não faz isso ou no seu caso "ateu de verdade é ateu solitário. Aquele que faz do niilismo sua razão de ser." por não ter como argumentar um determinado assunto.

Se vc é ateu solitário e niilista e não gosta de compartilhar idéias com ninguém, blz. Direito seu. Mas vc não pode usar um critério pessoal seu como parâmetro pra definir todos os ateus que existem no mundo e colocá-los td no mesmo saco e rotular como "ateu de verdade é niilista. Se vc não é niilista, então vc não é ateu de verdade". Isso é "argumento" de peidorreiro e duvido mto que vc conheça todos os ateus do mundo pra afirmar tal coisa.

A única coisa em comum entre ateus é a falta de crença em divindades. Pronto. Agora se eles são niilistas ou ateus agnósticos ou ateus fortes ou ateus fracos ou apateístas, etc, isso vai de cada um.

Não cometa a cagada de generalizar as coisas ao usar o seu critério pessoal de ateu niilista como parâmetro universal de como um "ateu de verdade" deve ser.
Anônimo disse…
Ser ateu não faz medo, medo faz é viver em uma sociedade tão ignorante!!!!
Anônimo disse…
"Opinião e gosto contrários"?

Como assim, do tipo "não gosto", "discordo" e pronto?
Cadê os argumentos que embasariam a opinião e o gosto contrário???

Dizer simplesmente "não gosto" ou "sou contra" e não expor objetivamente os motivos, não passa de trollagem, e da mais chinfrim que pode existir!

Sejam trolls, mas não sejam tão patéticos!
Anônimo disse…
Sim, a MODA REAÇA é ser contra os movimentos e reivindicações sociais, dizendo que é algo inútil, modinha, falta do que fazer, coisa de perdedores, etc.

Dizer "sou contra dia do orgulho X" é frase clichê nas bocas reacionárias!
Anônimo disse…
O que teve de ruim no encontro, especificamente?
Anônimo disse…
tibum.
Anônimo disse…
...zzzZZZZ
Anônimo disse…
michelle, nada a ver isso que você falou. Ateismo e niilismo estão lado a lado. O ateísmo não tem base filosófica para sentido e propósito, portanto é até mesmo um tipo de niilismo. O ateu, hora ou outra, vai virar niilista assumido (e o que pode ser pior, prático).

você é atéia e logo se tornará niilista. O ateísmo não tem base nenhuma para a significação, tudo é suspenso e ao gosto do "freguês".

não tirei nada de contexto. Todo niilista é ateu por causa de suas correlações inerentes. O ateu que ainda não é niilista assumido, é porque ainda não se deu conta do problema que tem em mãos. É pseudo-ateu que vive ainda da esperança em significados abstratos que a religiosidade plantou na sociedade religiosa. Os pseudo-ateus de hoje vivem desse vestígio de crença de significação ainda.

a falacia do escocês não se aplica ao caso que trouxe à tona. Até mesmo reclamei da preguiça que alguns ateus tem de raciocinar o que pensa sem recorrer a manuais de falacias. O manual é parâmetro e só. Tem ateu rotulando tudo de falácia sem sequer raciocinar sobre o que é discutido. É claro que isso vai tornar a argumentação muito pobre e fora da realidade.

todo niilista é ateu pela forte correlação que um tem com o outro. O ateu está condenado ao niilismo por causa dessa forte correlação. O ateísmo, como já disse, carece de bases onde fundamentar significados existenciais.

o ateu de verdade já amadureceu e viu a falta de significados sólidos. Já percebeu que vive num eco de tentativas de esperança baseada em crenças geralmente espiritualistas. Acabou o vestígio, a ficha cai.


ir nesses encontros é como esperar que haja algum significado latente nas coisas que possa justificar o próprio encontro. Até mesmo a construção social (e tudo que implica ela) está baseada nessas abstrações de significado que os religiosos sempre se apoiaram. O ateu é um falso ateu, ou no mínimo um ateu ingenuo, pois não amadureceu pra realidade das coisas ainda.


e já sobre o ambiente do encontro, cá entre nós, ô povinho pra falar groselha. Dá vontade de dormir.


Anônimo disse…
num é isso não. É que tem um pessoal, tanto ateu quanto religioso, que diz que não gosta do encontro. É gosto pessoal.

e mesmo assim é tirado, esculachado como se tivesse ofendendo um ídolo, um santo, algo nessa linha.

esse é um dos poderes das ideologias. Qualquer contrário, até mesmo um gosto pessoal, se torna perigoso, digno de esculacho e retaliação. É um povo histérico.
Anônimo disse…
ah, mas isso causaria uma regressão infinita. Fora o termo reacionário (algum rótulo-livre-estereotipado) que também já é moda, tipo nazista, nazifemi, capitalista, gay, homofóbico, etc.


birutice.
Anônimo disse…
histeria, eis a palavra certa, que define a situação.
Nano Falcão disse…
Nunca entendi essa expressão "sair do armário", já que na mitologia popular, quem fica no armário é o amante da esposa... Logo quem tem que sair do armário são os "ricardões"...
Nano Falcão disse…
Luiz Paulo, a gente mora no "TEXAS BRASILEIRO". Fundamentalismo e conservadorismo político é o que não falta por aqui, nem igrejas diferentes a cada esquina.
Nano Falcão disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Nano Falcão disse…
Anônimo, agora você quem falou bobagens, há várias correntes de pensamento filosófico que são adeptas do ateísmo, como o marxismo e o existêncialismo, e portanto não são niilistas. (nietzch inclusive, o criador do niilismo, era anti-comunista de carteirinha). Eu particularmente sou EXISTENCIALISTA, e portanto, o total contrário do niilismo, e ATEU, como eram Jean Paul Sartre e Albert Camus. Sinto te dizer mas Nietzch (e os niilistas) não tem o monopólio do ateísmo.

E FRACO são vocês deístas que TEM UM MEDO DANADO DA MORTE e não aceitam o fim, construíndo histórias de contos de fada pra se sentirem melhor. Seu bando de CHORÕES! Crianças mimadas que precisam rezar para um "pai" resolver seus problemas porque não são ADULTOS pra resolverem por si mesmos. Bando de OVELHAS que precisam de PASTORES para os guiarem aos matadouros.

O ateísmo sim é para os FORTES. Ficamos doentes e contamos só com nós mesmos, precisamos de dinheiro e só contamos com nós mesmos, e não nos iludismo diante da morte. Pelo contrário, e por saber que a vida é finita que a valorizamos e sabemos que ela vale a pena. Bem ao contrário de vocês COVARDES que precisam se ajoelhar diante de um Deus invisível porque tem medo de encarar a responsabilidade da consciência e do livre-arbítrio.
Michelle disse…
Anônimo (28 de novembro de 2012 14:36)

>> "michelle, nada a ver isso que você falou. Ateismo e niilismo estão lado a lado. O ateísmo não tem base filosófica para sentido e propósito, portanto é até mesmo um tipo de niilismo. O ateu, hora ou outra, vai virar niilista assumido."

De novo...eu falei que niilismo e ateísmo não são mutuamente exclusivos. Ou seja: todo niilista é ateu, mas nem todo ateu é niilista.

>> "você é atéia e logo se tornará niilista."

Não. Niilismo não é exatamente minha praia. Tem mta coisa no niilismo que não concordo e não tem como eu me tornar algo de que discordo (embora um dos meus filósofos favoritos era ateu e niilista). Se tem duas correntes filosóficas com as quais eu me identifico mais são o existencialismo e o humanismo.


>> "Todo niilista é ateu por causa de suas correlações inerentes. O ateu que ainda não é niilista assumido, é porque ainda não se deu conta do problema que tem em mãos. É pseudo-ateu que vive ainda da esperança em significados abstratos que a religiosidade plantou na sociedade religiosa. Os pseudo-ateus de hoje vivem desse vestígio de crença de significação ainda."


De novo vc está apelando para a falácia do escocês. Ateu é aquele que não acredita em divindades. Só isso. Não tem que obrigatoriamente ser niilista como vc acha que deve. Isso é um critério pessoal seu. Um ateu se tornar niilista não é uma regra, onde um "ateu só se torna ateu de verdade qdo deixa de ver sentido nas coisas e passa à acreditar em nada". Isso vai do critério de cada um.

Pode ser que vc - se for ateu - acha que niilismo é uma consequencia inevitável pra quem é ateu. Pra mim não. Sou atéia há anos e nunca nem sequer pensei em ser niilista. Simplesmente não é a minha. E vc falar que logo me tornarei niilista, detesto te desapontar (talvez nem tanto) mas isso não vai acontecer. Eu não me vejo como niilista. Ao contrário de um niilista, eu vejo sentido e importância na nossa vida. Só que o indíviduo que é responsável por dar sentido e importância à própria vida (lembra do existencialismo?). Ao contrário de um niilista eu acredito em mtas coisas (só não acredito no sobrenatural).

>> "Até mesmo reclamei da preguiça que alguns ateus tem de raciocinar o que pensa sem recorrer a manuais de falacias. O manual é parâmetro e só. Tem ateu rotulando tudo de falácia sem sequer raciocinar sobre o que é discutido. É claro que isso vai tornar a argumentação muito pobre e fora da realidade."

E como eu te expliquei, essa falácia aplica à vc. Vc apelou pra essa falácia ao dizer "que ateu de verdade é niilista" e que "ateu que não é niilista é pseudo-ateu". O que vc não quer entender que o único critério para uma pessoa ser atéia é não crer em divindades. Um ateu pode crer em outras coisas e ver sentido na sua vida. Um niilista acredita em nada e não vê sentido em nada. Essa é a diferença.

Um ateu pode ser niilista ou existencialista ou humanista ou um seguidor de Schopenhauer, por aí vai.

>> "todo niilista é ateu pela forte correlação que um tem com o outro."

E a correlação está em que - como eu disse antes - que todo niilista é ateu mas nem todo ateu é niilista. Acontece que vc está confundindo correlação com causalidade x consequencia. Ou seja, pra vc o niilismo é a consequencia inevitável de se tornar ateu e isso não acontece com todo ateu.
Michelle disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Michelle disse…
Anônimo (28 de novembro de 2012 14:36)

>> "ir nesses encontros é como esperar que haja algum significado latente nas coisas que possa justificar o próprio encontro. Até mesmo a construção social (e tudo que implica ela) está baseada nessas abstrações de significado que os religiosos sempre se apoiaram. O ateu é um falso ateu, ou no mínimo um ateu ingenuo, pois não amadureceu pra realidade das coisas ainda."

Pra mim ir nesse encontro é apenas conhecer pessoas que tem algo em comum - no caso o ateísmo - pra compartilhar idéias e fazer novos amigos.

Depende de como vc percebe e entende por realidade. A percepção, entendimento e o processo da realidade são subjetivos. Obviamente a forma como percebo, entendo e processo a realidade não são iguais à forma como vc percebe, entende e processa a realidade.



>> "e já sobre o ambiente do encontro, cá entre nós, ô povinho pra falar groselha. Dá vontade de dormir."

Então não vai. Simples assim.

>> O seu erro consiste em:

- pegar ateísmo e niilismo e colocá-los como obrigatoriamente exclusivos como se isso fosse uma regra e quem não a segue não é ateu de verdade;
- em apelar para a falácia do escocês;
- confundir correlação com causalidade x consequencia. Correlação não implica causalidade e consequencia.

Anônimo disse…
Quando eu não gosto de algo, eu tenho um motivo para tal, logo, se eu digo que não gosto, torna-se coerente eu dizer o por que, principalmente por que não estamos falando em gosto sexual ou de paladar, mas sim, de uma questão ideológica.

Se você manifesta que não gostou do encontro mas não pontua o que o desagradou, logo, podemos concluir que você não foi a encontro nenhum e só está trollando.

Eu não fui ao encontro, logo, não posso dizer se gosto ou não gosto, se aprovo ou desaprovo.

Depois, vocês que dizem "não gosto por que não gosto e pronto" ainda querem ser levados a sério. Francamente...
Anônimo disse…
Além de ateus sao atoa...

Sera a maior concentração de tolos ja reunida !
Michelle disse…
O encontro de ateus tem o mesmo princípio que eventos como a Comic-Con e o Campus Party. A Comic-Con reune pessoas que gostam de filmes, séries, ficção científica, hq's, super-heróis,etc. A Campus Party reúne pessoas que curtem inovações em informática, jogos, engenharia eletrônica, etc.

O encontro de ateus é apenas um evento onde pessoas que são atéias se reunem pra trocar idéias e fazer novas amizades. Não há nenhum problema nisso.

O auê que alguns religiosos e alguns ateus fazem em relação às esses encontros é apenas por ser um evento recente. Com o tempo, se acostumam com a idéia e param com o mimimi.

Até hj todas as críticas negativas vindas por parte de ateus são de pessoas que nunca foram à esse encontro. Sempre baseiam suas opiniões de algum video que viram no YT ou simplesmente fazem isso pra causar.

Falam que e ruim e não explicam pq acharam ruim. E qdo - raramente - explicam, falam que viram em algum video.

Antes de formar uma opinião é mais fácil vcs irem ao encontro (se quiserem) e ver como é com seus próprios olhos em vez de se basearem na visão de terceiros.
Ribamar Bezerra disse…
Tolos não sr anônimo. Tolos são vcs que acreditam em amigos imaginários ;-)
val.x disse…
Quantas kombis para carregar os "semdeus"?????kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Anônimo disse…
A cultura ateia:

http://www.anti-ateismo.blogspot.pt/2012/12/a-cultura-suicida-do-ateismo.html
Wallas Soledade disse…
Faltou ES -
Dia: 17/02/2013

Local: Parque Pedra da Cebola – Endereço: Rua João Baptista Celestino (MAPA) – Ponto de referência é em frente à Ufes

Hora: 15h

Eventos: Confraternização.

Organizadores:

Wagner Kirmse

Wallas Tonoli Soledade
Confirme sua presença no evento: http://www.facebook.com/events/401517703257545

Associação apoiadora do Encontro Nacional no Espírito Santo:

Ateus ES
Anônimo disse…
Tolo é quem acredita em cobra falante.

kkkkkkkkkkkkkkkkk
Anônimo disse…
Tem eu e meu namorado, + 2 então. Vc tem facebook?
Anônimo disse…

Anônimo27 de novembro de 2012 19:38
É, a ignorância popular desse pais é tão grande (sim eu sei que não são todos) que eu também sinto medo de dizer que sou ateu.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Adventistas vão intensificar divulgação do criacionismo

Consórcio vai investir em pesquisa na área criacionista A Igreja Adventista do Sétimo Dia anunciou o lançamento de um consórcio para intensificar a divulgação do criacionismo no Brasil e em outros países sul-americanos. Na quinta-feira (13), em Brasília, entidades como Sociedade Criacionista Brasileira, Núcleo de Estudos das Origens e Museu de Geociências das Faculdades Adventistas da Bahia assinaram um protocolo para dar mais destaque à pesquisa criacionista e às publicações sobre o tema. Os adventistas informaram que o consórcio vai produzir vídeos para adolescentes e jovens explicando a criação e como ocorreu o dilúvio e um plano piloto de capacitação de professores. O professor Edgard Luz, da Rede de Educação Adventistas para oitos países sul-americanos, disse que o lançamento do consórcio é um “passo muito importante”, porque “o criacionismo está ligado à primeira mensagem angélica da Bíblia”. Com informação do site da Igreja Adventista . Colégio adventista de ...

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo...

Fé não pode influenciar decisões de Estado, afirma Mello

Mello: "Deuses e césares têm espaços apartados" Antes de anunciar o seu voto favorável ao fim da criminalização do aborto de fetos anencéfalos, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello (foto) fez hoje (11) uma enfática defesa do Estado laico. “Os dogmas de fé não podem determinar o conteúdo dos atos estatais”, disse, em uma referência à campanha de religiosos pela manutenção da criminalização desse tipo de aborto. Mello é o relator do processo sobre essa questão que tramita no STF há quatro anos. Ele afirmou que as concepções morais religiosas — unânimes, majoritárias ou minoritárias — não podem guiar as decisões de Estado, devendo, portanto, se limitar às esferas privadas. “Paixões religiosas de toda ordem hão de ser colocadas à parte da condução do Estado”, disse. Ele fez uma menção à Bíblia: "Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. [...] Deuses e césares tem espaços apartados”. Ao ressaltar que o preâmbulo “s...

Russas podem pegar até 7 anos de prisão por protesto em catedral

Protesto das roqueiras Y ekaterina Samutsevich, Nadezhda  Tolokonnikova  e Maria Alyokhina durou apenas 1m52 por Juliana Sayuri para Estadão Um protesto de 1 minuto e 52 segundos no dia 21 de fevereiro [vídeo abaixo]. Por esse fato três roqueiras russas podem pagar até 7 anos de prisão. Isso porque o palco escolhido para a performance foi a Catedral de Cristo Salvador de Moscou. No altar, as garotas da banda Pussy Riot tocaram a prece punk Holy Shit , que intercala hinos religiosos com versos diabólicos como Virgin Mary, hash Putin away . Enquanto umas arranhavam nervosos riffs de guitarra, outras saltitavam, faziam o sinal da cruz e dançavam cancã como possuídas. As freiras ficaram escandalizadas. Os guardas, perdidos. Agora as rebeldes Yekaterina Samutsevich  (foto), Nadezhda Tolokonnikova (foto) e  Maria Alyokhina (foto) e  ocupam o banco dos réus no tribunal Khamovnichesky de Moscou, acusadas de vandalismo e ódio religioso. Na catedral, as...

Religiosos criticam revista que mostra Neymar em uma cruz

Revista "crucificou" jogador para defendê-lo da pecha de "cai-cai" Católicos e evangélicos criticaram nas redes sociais a capa da Placar onde Neymar aparece crucificado. A acusação é de que a revista foi desrespeitosa e sensacionalista para com a religião ao fazer uma comparação entre o jogador e Jesus. Placar “crucificou” o jogador em uma fotomontagem para defendê-lo da pecha de “cai-cai”, uma crítica injusta, segundo a revista, porque no futebol brasileiro “todos jogam sujo”. Placar publicou em seu site uma nota pedindo desculpas a quem se sentiu ofendido, mas ressaltou que se trata de uma ilustração sem conotação religiosa. “A crucificação é um método histórico de execução pública”, diz. A revista foi, sim, oportunista ao colocar o jogador em uma cruz, porque a sua intenção é surfar na onda mediática envolvendo a religião. Quanto aos ofendidos, trata-se de uma postura de quem se coloca como vítima da liberdade de expressão — uma tendência retrô de com...

Icar queixa-se de que é tratada apenas como mais uma crença

Bispos do Sínodo para as Américas elaboraram um relatório onde acusam autoridades governamentais de países do continente americano de darem à Igreja Católica um tratamento como se ela fosse apenas mais uma crença entre tantas outras, desconsiderando o seu “papel histórico inegável”. Jesuíta convertendo índios do Brasil Os bispos das Américas discutiram essa questão ao final de outubro em Roma, onde elaboraram o relatório que agora foi divulgado pela imprensa. No relatório, eles apontam a “interferência estatal” como a responsável por minimizar a importância que teve a evangelização católica na formação da identidade das nações do continente. Eles afirmaram que há uma “estratégia” para considerar a Igreja Católica apenas pela sua “natureza espiritual”,  deixando de lado o aspecto histórico. O relatório, onde não há a nomeação de nenhum país, tratou também dos grupos de evangélicos pentecostais, que são um “desafio” por estarem se espalhando “através de um proselitism...

Psicóloga cristã afirma que tolerância religiosa é falta de fé

Marisa Lobo prega no Twitter a intolerância religiosa A psicóloga cristã Marisa Lobo escreveu ontem em seu perfil no Twitter que “nada é mais lógico do que a perseguição. A tolerância religiosa é uma espécie de falta de fé. #Prossigamos fazendo o bem.”  A evangélica Marisa Lobo se tornou uma subcelebridade da internet por misturar crença religiosa com a ciência da psicologia — com intensidade, ela é elogiada por uns e criticada por outros. Depois de ter sido advertida pelo Conselho Regional de Psicologia do Paraná, ela passou a se apresentar na internet como “psicóloga e cristã”. No Twitter, Lobo não diz por que defende a perseguição e a intolerância religiosa. Talvez seja porque, de acordo suas postagens posteriores, tenha resolvido recorrer à polícia contra as ofensas das quais é alvo na internet. “Estou processando diretamente na delegacia de crimes virtuais uma cambada que passou dos limites comigo”, escreveu. “Ontem fui na delegacia e abri 17 processos contra afron...