Pular para o conteúdo principal

Capela em centro espacial é absurdo, afirma estudante

do leitor Sérgio

Capela do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)
"Este prédio da capela poderia
abrigar um bom laboratório"
Sou físico e aluno de doutorado do INPE [Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais] em São José dos Campos (SP) e gostaria de fazer um breve comentário.

Há 5 anos, quando ingressei no mestrado no instituto, fique fascinado com a estrutura física/financeira oferecida ao desenvolvimento da pesquisa. Sinceramente não tenho do que me queixar, mas uma coisa  chama muito atenção (não só a minha, claro). É que dentro do INPE (um centro de pesquisa principalmente física), acreditem, tem uma capela para oração.

No local que é considerado o maior centro de pesquisa tecnológica da America Latina (a Nasa brasileira, como muitos dizem) existe tal absurdo. Esse prédio poderia, por exemplo, abrigar um bom laboratório ou coisa mais útil.

O INPE (englobando todas as áreas – astrofísica, meteorologia, sensoriamento, engenharia de materiais, etc.) é formado por pesquisadores/cientistas de várias partes do mundo (índia, USA, Israel..etc). Às vezes me pergunto como em um ambiente cosmopolita desse é possível ter uma capela.

Sou ateu e não escondo isso de ninguém e sempre entro em discussões com alguns defensores do design inteligente, e isso é aqui mesmo. O pior é que eles são doutores que, durante uma defesa de tese, por exemplo, exigem que, caso não explique com o maior rigor a sua “descoberta ou feito”, o aluno de doutorado não terá direito ao título. E, no entanto, esses doutores acreditam em cobra falante, jumento falante, homenzinho invisível e outras baboseiras.

Outro dia, discutindo um trabalho numa roda de pesquisadores, cheguei a um resultado lá inédito. Aí um colega virou pra mim e perguntou: "Como você conseguiu enxergar isso?" Sarcasticamente respondi: “Foi Deus que me mostrou”. Se eu, em vez de virar noites no laboratório,  fosse à capela pedir ao Papai do Céu, nada conseguiria.

Quero reforçar acho o maior absurdo um local de pesquisa como é o INPE (não é nem universidade, aqui é um centro puramente de pesquisa) ter um local de adoração de homenzinho invisível, sem contar que existem, por exemplo, pessoas de outras religiões (muitos hindus, por exemplo).

Absurdo...





Bióloga evolutiva põe poema religioso em dissertação
julho de 2012

Ciência versus religião   Religião no Estado laico   Posts de leitor


Comentários

Anônimo disse…
Completamente preconcituoso. Você tem direito de lutar por aquilo que acredita, mas sem denegrir a imagem ou crença de ninguém. DESNECESSÁRIO/LAMENTÁVEL.
Anônimo disse…
e a capela nao é preconceito contra as outras religioes ? por que nao tem uma mesquita tambem ?
hmarcio disse…
Imagem pessoal sim, crença não!
Unknown disse…
e os budistas? pais de santo? judeus? espíritas? aqui o paulinismo romano é mais privilegiado que qualquer outra crença
teodorO disse…
Achei o argumento do físico/aluno muito vago. Desnecessário.
Mauricio Fellini disse…
Isso ai , no lugar desta estrutura inútil poderia ter um belo LAB. :)
Anônimo disse…
Absurdo é em pleno século XXI, pessoas terem preguiça de ler a CF e pagarem de racionais.
Na boa, tem ateu que ta parecendo evangélico.
Anônimo disse…
Querido Deus: por favor, elimine todos os chatos da Terra. Tá IMPOSSÍVEL conviver com tanta boçalidade. Se o cidadão não gosta de batata, ele simplesmente deveria IGNORÁ-LA, e não falar mal dela. Mundo, por favor, ACABE LOGO.
Unknown disse…
sei como é isso, sou das antigas como nietzsche.

Aqui no Círculo Militar de Campinas estão construindo uma capela para são pedro, padroeiro dos pescadores, nas proximidades do lago. Já havia uma pequena imagem do cristo redentor, em uma das alamedas. Dinheiro de todos os sócios jogado fora.

Quanto ao INPE, realmente essa capela é algo impensável, pelos dogmas que ela representa, absolutamente contrários à própria essência científica, que é ir sempre em busca da verdade, sem tolerar mistificações! Absurdo!
Anônimo disse…
Aos analfabetos funcionais que não entenderam a reclamação do rapaz: A capela ocupa um espaço físico e financeiro que poderia ser ocupado por um laboratório, já que aquilo é um centro de pesquisa seria algo lógico.
Anônimo disse…
Não um absurdo vc estudar numa cidade que tem o nome de São Jose dos Campos?


Faz o seguinte dotozinho de física vai fazer uns exercícios físicos, ocupar sua mente com outras coisas, by the way, já pensou qual vai ser o tema do seu dotorado?

Se preocupe com isto, pra quem sabe um dia, vc se torna presidente do Brasil ou diretor do INPE e manda demolir a capela, enquanto isto cala a boca Zé Ruela e vai chorar escondido atras da capela.

A arquitetura da Capela foi inspirada no 1º satélite lançado pelo INPE.

No dia 02/08/1999 foi inaugurada a Capela com uma celebração Ecumênica presidida pelos celebrantes Frei José Carlos da Capelania do CTA e pelo Pastor Ernani Rõpke da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil.

Atividades da Capela

Todos os dias: Oração da Manhã Ecumênica das 08:00 às 08:10hs

4ª feira - Grupo de Oração Shalom-INPE, com Terço, Missa do Mês, Louvor e Adoração ao Santíssimo na última 4ª feira do mês.

Enquanto o dotozinho n vira presidente ou direto do INPE, vcs estão convidados a visitar e orar na Capela do INPE.

Chora ateu, chora

Unknown disse…
esses olavistas me dão nos nervos...
Perguntar ofende (os cristãos) disse…
A Capela do INPE (órgão público) é mantida (gastos com limpeza, reforma, etc.) com o dinheiro de nossos impostos?
Unknown disse…
para inumeras pesquisas importantes para a astronomia, fisíca e outras matérias.
Anônimo disse…
Mesmo quando as batatas são financiadas com nossos míseros impostos, ou forçadas goela abaixo?
Anônimo disse…
isto mesmo! assim como sou obrigado a pagar cirurgia de mudança de sexo, vagas para cotistas, distribuição de camisinhas e pílulas do dia seguinte para jovens inconsequentes,
parada gay, estadio de futebol, copa e olimpíadas, bolsa familia vitalícia, salário para presidiários.
Anônimo disse…
Morrigan Aensland8 de novembro de 2012 22:09


O que vc tem contra alguém que prova que 2+2 é 4?

Vai lá escute o que ele fala, ele n inventa noticia ele apenas faz o que 99,9% n fazem, ou seja pesquisa as informações e as interpreta de forma clara.

Vc só n gosta dele, porque ele n é ateu se fosse assim vc também n era para gostar de sua mãe.
http://www.blogtalkradio.com/olavo
Unknown disse…
que esse reacionarismo babaca tem a ver coma matéria, esses malditos olavólatras sempre defecam as mesmas tolices em tudo que é matéria, isso parece atática de goebbels, da mentira repetida a exaustão vira verdade, primeiro fala nessa ladainha, primeiro quer convencer a si mesmo, e depois esperar que algum otário compactue com essa ideia.
Unknown disse…
facepalm...
Anônimo disse…
Morrigan Aensland8 de novembro de 2012 22:27

Me fale então qual noticia que ele disse e era mentira?

estou esperando ok?

Anônimo disse…
Não se esqueça DA MARCHA DE JESUS , que você e eu também bancamos.
Anônimo disse…
Morrigan Aensland8 de novembro de 2012 22:28

Vc sabe porque a maioria dos ateus tem país religiosos?
Anônimo disse…
Olha realmente esses argumentos ad infinitum desses olavistas já encheram todos os sacos do mundo.
Anônimo disse…
O Estado é laico, e NÃO deve e nem pode coibir, tão pouco fomentar religião... Se não construído ou mantido com dinheiro público, seria aceitável, mas não é o caso pelo visto. Fere a lei de um estado laico! E privilegia uma religião em particular (cristã). O aluno tem razão e não está errado. Agora, muito pior, é o crucifixo na sala do Superior Tribunal de Justiça. Não deveria estar lá! Ou, em contrário, os simbolos de todas as religiões as quais haja ao menos um adepto no Brasil lá deveriam igualmente figurar. Afinal, o papel do Estado e das leis não é justamente garantir a ordem e o respeito à minoria mais indefesa? Nesse caso, seria o primeiro a solicitar a adição do símbolo do pastafarianismo lá! Incrustado na parede, igual ao crucifixo, que por sinal está mais incrustado e destacado do que o próprio brasão da república. E mesmo assim haveria problema sério quanto aos ateus, que já contam com expressiva representação no país. Estaria-se a discriminá-los explicitamente. Outra coisa terrível é o "Deus seja louvado" nas cédulas. Por que não "Os DeusES sejaM louvadoS!!". Muito mais justo, não. O certo é REMOVER. Em respeito a todos, Estado laico NÁO deve ostentar símbolos religiosos, quaisquer que sejam. Lugar deles é nos templos, os quais não pagam sequer impostos, segundo a prórpia lei. Lugar de símbolo religioso não é nas universidades, não é nas escolas, não é nos tribunais, e não é em qualquer lugar que seja de acesso público e compulsório a ao menos um cidadão brasileiro dados trâmites cotidianos legais. No caso da cédula, fica a sujestão:"A NATUREZA seja louvada!" Agradaria a todos, certamente! Mas de um governo que caminha para uma teocracia, com bancada religiosa no congresso capaz de chantagear a presidente a ponto de colocar o Crivela, uma analfabeto científico, como ministro da pesca, e tudo o mais, esperar o quê? Só espero que em breve não resolvam queimar, eu e o estudante, em praça pública novamente, como outrora ocorrera, acusando-nos de heresia! É um querendo levar o país para frente, e um monte querendo nos levar direto de volta à idade média, literalmente.... Como disse alguém um dia em uma música: "Brasil! Esse é um país que vai pra frente..." Bem! Ao fim, que o Grande Espaguete tenha misericórdia de nossas almas, e não nos deixe ficar eternamente tomando cerveja choca! Que ele abençoe todos e todas, e que nos dê, doando o seu corpo em sacrifício por nós, a energia e força necessárias em cada almoço. Ramém!
Anônimo disse…
Anônimo8 de novembro de 2012 22:32

Quantos são vcs no Brasil? quantos são os religiosos?

Só por aí dá para ver que seus dinheiro não significa nadaaaaaaaaaaa! é um cisquinho no "Imbigo".

Se alguém vive as custa de alguém este alguém é vc
Anônimo disse…
Anônimo8 de novembro de 2012 22:33

Não quer saber porque a maioria dos ateus tem pais religiosos?

putz tô loco pra contar.
B.en disse…
Eu acho um absurdo isto do cristianismo querer infiltrar em todos os lugares.

Acreditar por acreditar você pode acreditar em qualquer coisa, o difícil é provar isto cientificamante.

Se deus existe ele tem materia? Se sim ,divida com todos como que ficaram sabendo disso. Se não tem materia explica também para todos como que ficaram sabendo disso.
Anônimo disse…
Absurdo é a União Europeia querer proibir fotos de família pai, mãe e filhos por considerar ofensivo e homofóbico. a Raça superior superior mandando na maioria.

não lembra o arianismo?
B.en disse…
Eu ainda não sei quem é pior e mais fraco ,os trolls ou quem os alimenta.
Anônimo disse…
Erratum: escrevi "Superior Tribunal de Justiça" contudo queria referir-me ao "Supremo Tribunal Federal". Contudo, no primeiro a coisa não deve ser muito diferente!
Anônimo disse…
Não esquenta, na Teocracia Cristã do Brasil em breve haverá cura psicológica compulsória para os homossexuais!!!!
Anônimo disse…
Esqueci: na realidade o homossexual poderá escolher também uma entre as duas outras opções: câmara de gás ou fogueira. Brasil. Um país de um só Deus! Amém!
Anônimo disse…
Denegrindo a imagem de quem? Ele só diz que não podem haver capelas de certas religiões em detrimento de outras nesse tipo de ambiente. Ou colocam capelas de todas as religiões então (loucura) ou colocam nenhuma e não fazem apologia a nenhuma religião.
Anônimo disse…
Capelas é que são desnecessárias, ocupando espaço inútil.
Anônimo disse…
Até em partido politico com mais coligações tem mais verba partidária e tempo na tv.
Num condomínio se a maioria quer pintar o predio de marrom celeste vai ser pintado de marrom celeste pô.

Se uma maioria em um país islamico decide queimar cristão vivos, eles vão queimar cristão vivos.

Anônimo disse…
comentei no lugar errado
Anônimo disse…
Capelas é que são desnecessárias, ocupando espaço inútil.
Anônimo disse…
Quando vc pediu para eliminar os chatos, olhou para o espelho?
Anônimo disse…
Se foi construído com dinheiro público é mesmo.

Winston Smith
Anônimo disse…
Pq estatisticamente existem mais religiosos do que ateus, então é muito provável.
Já quem é cristão, filho de pais cristãos, é pq todos escolheram ser burros até morrerem.
Anônimo disse…
Essa capela é um laboratório de efeito placebo do instituto hahaha, poderia ser convertido a algo mais util como jaula para os macacos que vão para o espaço hahahaha
Anônimo disse…
Não é assim que as coisas funcionam não amigo. O mundo inteiro querendo que papai noel com rena voadora entregando presentes para todas as crianças em uma noita não vai fazer dele realidade!!!!! O mundo inteiro querendo que um grito cure um câncer não vai fazer disso uma realidade!!! Quando se trata de ciências naturais a coisa NÁO funciona assim. E o INPE opera justamente nessa área. Em verdade, nem nas ciências políticas a coisa é assim. Uma classe inteira de trabalhadores em educação em greve em Minas Gerais por mais de quatro meses, apoiados por pais, alunos, e a maioria absoluta da população, e ainda um governo federal soberano, não foram e nem vão ser capazes de fazer vossa magestade das Minas Gerais, o excelentíssimo Aécio Neves, e o seu designado direto, o governador de Minas, respeitarem o estado de direito previsto em carta magna e as leis federais. Acredite! Acredite não, Verifique po si só!!!! E mesmo se fôssemos considerar a democracia ao pé da letra, a rigor a democracia prevê que as decisões devem ser tomadas em discussão à LUZ DA RAZÃO e da ÉTICA! Busca-se via DEBATE RACIONAL a melhor solução para cada problema. Democracia NÁO significa satisfazer sempre a vontada de maioria em detrimento, e por vezes literal extinção da minoria, seja qual for.
Anônimo disse…
De qual macaco você fala? Desse aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=oaiVQODrbQY

Crentes, nem vendo dá para crer que existem!
Alan disse…
Se eu construo um templo da religiao x, estou desrespeitando q religião y ? Acho não cara. Se o INPE é uma instituição particular, não sei se é ou não, ele constroi o que ele quer. Se adeptos de outra do islam( so como exemplo) forem numerosos e conseguirem reunir apoio para uma mesquita que o façam, simples.
Anônimo disse…
Puta merda! Quando foi que papai noel deu presentes para todas as crianças no mundo?

Isto não é palpável, agora um país 90% da população se diz cristã 60% católicos e 30 % evangélicos e vc vem fazer um merda de comparação destas ?

Se estes 90% resolvessem votar em políticos religiosos vc n teria a mínima chance de evitar, porque vc acha que a PL122 n foi votada até agora?

papai noel... puta merda!

O cara vem com argumento de papai noel?
Anônimo disse…
Aonde eu contruo uma pequena capela para o Grande Monstro do Espaguete Voador no INPE. Só informar como solicitar, e o estou fazendo segunda feira. A capela tem de ser, conforme exige nossos ritos, em uma réplica de barco pirata! Em qual prédio poderei colocá-lo. Tão logo informado, mandamos levá-lo. No aguardo.
_Se o "cara" é ateu..., problema dele! _Se acha tudo uma grande baboseira..., problema dele! _Há quem discorde! _E daí? _Vai bater de frente e colocar para fora, toda a sua ira?
_Não dá para entender! _O "cara" é ao mesmo tempo, tão inteligente e tão..., vazio!
_Qual é o problema da capela? _Se é tão penoso e absurdo para ele..., que não passe nem perto!_É no mínimo, desejo de puxar uma briga! _Se fosse realmente inteligente(e não só de casca), não cometeria tamanha estupidez e procuraria ficar "na dele", sem criar caso!
Anônimo disse…
Cara! @#$%@$%@#$% digo eu! Releia o seu comentário anterior, o que gerou o meu! Ajuda ai, né!!!!
Anônimo disse…
Quantos gostam de futebol? Quantos gostam de copa do mundo de futebol e a querem no Brasil? Quantos gostam de Olimpíadas ? Quantos querem os jogos olímpicos no Brasil? Quantos gostam da Fórmula 1? Quantos querem a F1 no Brasil? Quantos gostam do Carnaval? Quantos gostam das paradas gays? Quantos gostam da farra do boi? Quantos gostam do PT, PMDB ou PSDB? Quantos gostam das micaretas e trios elétricos? Quantos gostam das escolas de samba? Quem financia tudo isso? Quantos gostam da estátua de São Jorge nos arredores do novo Estádio do Corinthians? Os mesmos da marcha para Jesus ou as festas católicas país a fora? Então não reclama, tá todo mundo no mesmo saco.
Anônimo disse…
Anônimo8 de novembro de 2012 23:00

Não, não é isto. Se isto fosse verdade em 70 anos de comunismo, não haveria um só religioso na russia, china ou korea do Norte.

E n é nada estatístico n.

tenta de novo seu jumento.

quer saber, não vou falar.

A n ser que a menina Morrigam me pergunte
Anônimo disse…
Exato! De igreja, não passo nem perto! Nela, VAI QUEM QUER! E a lei prevê exatamente isso. O problema é que ele está em um lugar onde todos os estudantes são por situação legal compulsória obrigados a passar! E depois da missa tem-se que ficar debatento desenho inteligente, onde tudo é feito aa base de varinha mágica, em uma instituição de pesquisa científica, onde essa ideia já deveria, segundo a ciência, ter ficado lá trás, quando do julgamento de Galileu! Está errado.
Anônimo disse…
O LOCAL ESTÁ ERRADO. Ali NÁO é lugar para uma capela!!!!!!
Anônimo disse…
Por que você acha que a lei proíbe o vínculo de candidato eleitoral com representantes religiosos e suas instituições??????? Para evitar a MERDA que você está cogitando!
Anônimo disse…
Erratum: escrevi "Superior Tribunal de Justiça" contudo queria referir-me ao "Supremo Tribunal Federal". Contudo, no primeiro a coisa não deve ser muito diferente!
Anônimo disse…
Evangélicos não são nem 20 por cento da população! Pentecostais? Menos ainda! E o cara inflaciona para 30% . A MAIORIA É CATÓLICA, MEU FILHO. E o cara vem com esse papo de PL122 de novo? De novo? Pergunta o porquê de não ter sido votada? É CÍNICO. NÃO FOI VOTADA PORQUE A BANCADA MAFIOSA EVANGÉLICA FICA OBSTUINDO, NÃO VEM FODER COM ESSE PAPO DE A GRANDE MAIORIA DA SOCIEDADE NÃO QUER PORQUE VOCÊ NÃO NOS ENGANA, POIS, ISSO É M-E-N-T-I-R-A. O POVO, EM SUA ESMAGADORA MAIORIA, NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA ISSO COM NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA KIT GAYS OU QUALQUER MERDA DO TIPO E VOCÊ SABE DISSO. AS URNAS TE DERAM UMA BOA RESPOSTA PARA ISSO.
Anônimo disse…
Quando eu vejo um ateu na minha frente eu tenho vontade de cuspir na cara do desgraçado, mas n faço porque respeito a crença dele.
Satanás o Único e Verdadeiro .Eu Sou. disse…
_Os deuses do caminho da mão direita guerrearam e disputaram uma antiga época do Terra.
_Cada uma
dessas divindades e seus respectivos ministros tentaram encontrar esperança em suas próprias mentiras.
_A idade de pedra do pensamento religioso pôs um tempo limitado ao grande plano da existência humana.
_Os deuses da esperança garganteada tiveram a sua saga, e seu milênio quase se tornou uma realidade.
Cada um, com seu próprio caminho "divino" para o Paraíso,acusou o outro de heresias e falsa espiritualidade.

Salamandra minha satanista preferida.
Anônimo disse…
Anônimo8 de novembro de 2012 23:45

Oh nervosinho, a PL122 já foi votada? desde quando ela fica no vai e volta.?

Eu n tenho dúvida que uma ora esta merda passa, porque a ONU vai impor isto.

Não adianta ficar nervosinho a PL122 não foi aprovada e pronto!
Anônimo disse…
Satanás o Único e Verdadeiro .Eu Sou.8 de novembro de 2012 23:54

Eu cuspo na cara também! e ainda jogo água benta pra ver o bicho sair pulando.
Anônimo disse…
O local está errado, SIM. A Salamandra não reconhece porque a convém.
KKKKK! _Você é muito idiota mesmo garoto!
_Sem comentários!
_Boa noite!
Falar com crente é perda de tempo. disse…
O fato do haddad ter sido eleito foi o maior tapa na cara desses obscurantista . Esta parcela cristã é insignificante e politicos que se unirem a este obscurantismo estarão fadados ao fracasso como foi o caso do josé serra que acreditou que silas era um crente querido e respeitado no meio evangélico e que podia fazer ele ganhar a eleiÇão..Eu acredito que politicos que tem fé jà deve estar orando pra que o silas malamerda não coloque o rabo dele em suas campanhas.
Anônimo disse…
Anônimo8 de novembro de 2012 23:42

Caso vc n saiba tem um padre que é do PT ganhou a eleição para prefeito no amazonas

Vai se informar zéruela
Agora esses ateus se achão com o direito de creticar a fé do povo como eles se fossem donos da verdede a palavra de Deus cabe em qualquer canto pode ser no laboratorio onde for Deus tem que esta presente em qualquer canto isso e um absordo da ouvidos a ateus inuteis mentes vazias como ese otario que reclamou da Capela o unico que esta no lugar errado e esse ateu nogento.
Gastando o latim disse…
"Quantos são vcs no Brasil? quantos são os religiosos?"

Argumentum ad populum.
Anônimo disse…
Anônimo8 de novembro de 2012 23:57

Sim esta errado mesmo, a princípio era para ser construída ao lado do prédio da geo fisica mas resolveram construir ao lado do prédio do inter americam institute.

Vão chorar na cama o prédio ta la e vai continuar lá cacete.

Nem sei porque perco tempo com PEEERDEDOORES, tem mais um pouquinho: PEEERDEDOORES.
Anônimo disse…
Gastando o latim9 de novembro de 2012 00:14

Exaquitum est chorasquis na camis ques lugarest quent.
Satanás o Único e Verdadeiro .Eu Sou. disse…
_Ame os seus inimigos e faça o bem aos que o odeiam e o usam - não é a desprezível filosofia da pessoa
servil que vira as costas quando chutado?

_Odeie seus inimigos na totalidade do seu coração, e se um homem lhe dá uma bofetada, dê-lhe outra!;
atinja-o dilacerando e desmembrando-o, pois autopreservação é a lei suprema.

Foi perfeita fazendo julgamento de valores , dia após dia você tem se rendido mais e mais aos meus conceitos.

_Eu Sou verdadeiro eu sou real , o maldito judeu lutou contra todos meus preceitos que dominam o mundo, mais Eu pravaleci , meus preceitos prevaleceram .Eu Sou o SEnhor do mundo e do Universo.

obrigado pela adoração que me preza vou te recompensar.

_Basta você continuar assim acreditando em mim.
Anônimo disse…
Satanás o Único e Verdadeiro .Eu Sou.9 de novembro de 2012 00:20

Quando vc se cansar de suas diabrites o Judeu estará pronto pra te receber, mas antes vc vai fazer um estagio no purgatório. beleza?
Anônimo disse…
Não quero pagar cirurgia de mudança de sexo para transsexuais, afinal, eu não sou transsexual.

Hum... e por que eu tenho que pagar cirurgias de coração, se eu não sofro do coração?
Por que tenho que pagar transplante de fígado, se eu não tenho problema de fígado?

Por que tenho que pagar partos, se eu escolhi não ter ter filhos???

É... não faz sentido pagar cirurgia de mudança de sexo para pessoas que dela necessitam. Agora faz todo sentindo!

Oh wait... esqueci que vivo numa sociedade (que apesar da administração ser laica, ou seja, separada da religião, concede uma infinidade de regalias às instituições religiosas).
Anônimo disse…
Nossa, o cara quer comparar Amazonas com a cidade de São Paulo... PQP!!!
Anônimo disse…
Suponhamos que não tenha sido construído com dinheiro público, ok. Mas está num terreno da união. Por acaso, quem paga o aluguel (que deve ser caríssimo, tendo em vista que está ocupando um espaço físico super valorizado, pois é destinado a uso científico do INPE). E, além do aluguel, quem é que paga a manutenção (água, luz, iptu)?
Anônimo disse…
Se a religião não fosse tão historicamente (e atualmente) invasiva em todas as esferas da vida de todas as pessoas, provavelmente poderíamos ser muito mais amistosos e tolerantes com as práticas religiosas alheias, no entanto, nem se começarmos a dinamitar templos religiosos será algo equiparável à INTROMISSÃO DA RELIGIÃO na vida de cada um!

Deveriam criar uma lei proibindo qualquer expressão religiosa até o fim do planeta Terra!
Anônimo disse…
Por que temos de pagar impostos para compensar isenção tributária de igrejas? Religiosos( não necessariamente igrejistas ) e irreligiosos( não necessariamente ateus ) pagam impostos para o governo arrecadar dinheiro que será usado por deputado-pastor, que cria emenda ao orçamento com falsos pretextos, para construção de templos cujo o pastor é ele mesmo. Isso é muito justo, não é?
Anônimo disse…
Sua ortografia já diz tudo a seu respeito. Troll teísta 'a ultima potência.
Anônimo disse…
Ta'. O que você quer e' que fiquemos quietinhos e coniventes com a intromissão crentoide onde não são chamados nem necessários...
Anônimo disse…
Estas feridas so serão curadas com o tempo.
Anônimo disse…
volta pra escola paulinho
Anônimo disse…
Ui o crentelhao ficou bravinho agora!
Ed disse…
"Nossa, como você enxergou isso?"
"Foi deus quem me mostrou!"

Lendo o texto vejo que o cara só fez uma pergunta de cunho científico, puxando papo, curioso sobre procedimentos e etc. e recebeu uma patada dessas, foi isso?
Se foi, que tristeza...

Arrogância level 1000.
Casoy Bóris disse…
Boa noite, Boooaa Noiite, Boooooa Noiiiite.
Anônimo disse…
Será que no INPE os capelães cristãos são pagos com dinheiro público, como os das Forças Armadas?
Anônimo disse…
Prezado Paulo, nos anos em que trabalhei no INPE esta capela também me intrigou. Então, diferente do aluno em questão, fui conhecer sua história, e descobri que foi construída com recursos doados pelos funcionários interessados, ou seja, na sua obra não foram gastos recursos públicos destinados à pesquisa científica. Do ponto de vista institucional, ela está lá da mesma forma que as churrasqueiras: são centros de convivência importantes para parte da comunidade que trabalha ali dentro. Apesar de não ser importante para mim, vi ocasiões em que a capela se encheu, como foi quando aconteceu a explosão do foguete VLS em Alcântara, onde conhecidos de todos nós morreram. Não acho que a sua presença desqualifique o INPE, apenas mostra que ele é constituído por pessoas de diferentes visões de mundo, e que até onde consegui enxergar, convivem bem, no que diz respeito à religiosidade. Lá você encontra ateus, cristãos, hindus, mulçumanos e etc que trabalham objetivando excelência acadêmica.
Anônimo disse…
Ateus que se debatem com alguem que não existe... rs
Anônimo disse…
Paulo Lopes publique que a Capela não foi feita com dinheiro público... A verdade está acima das crenças ou descrenças.. rs
Anônimo disse…
"Lá você encontra ateus, cristãos, hindus, mulçumanos e etc que trabalham objetivando excelência acadêmica."... Mas a capela é cristã!!!!!! Pergunte ao mulçumano o que ele acha disso!!!! Por ele, lhe garanto, averia uma mesquita ali! Um ateu não concorda com ela lá também! Pergunte!!!!
Anônimo disse…
Mas é assim mesmo, sendo uma instituição nacional ele precisa de recursos que vem de bolsas para o desenvolvimento tecnologico, é provável que quem manda no dinheiro que vai para o instituto deva ser bem religiosinho e exigiu que essa capela exista em meio ao ambiente de pesquisa, é o mesmo que capelas dentro de escolas confessionais, mas ai entra a escolha dos pais coloco meu filho num lugar onde vão encher de medo e doutrinar para adorar deuses e seres invisiveis, com promessa de paraisos e salvação, é de onde sai o transtorno da sociedade e todo o preconceito.
Unknown disse…
NINGUÉM que acredite na Teoria do Design Inteligente merece qualquer forma de respeito. Se a pessoa que acreditar nas insanidade religiosas, ok. A gente interna e pronto.

Mas não me venha dizer que encontrou explições racionais para a Bíblia
Unknown disse…
Por mais que eu não veja muito mal na existência da Capela (desde que ela não seja de forma alguma subsidiada pelo dinheiro do instituto)...

...concordo que o espaço poderia ser aproveitado para algo mais útil do que um templo religioso...


...como, por exemplo, uma lanchonete (não precisamos ir tão longe a ponto de falar de centro de pesquisas)
#Sarcasmo
Unknown disse…
Paulo nós não criticariamos tanto sua (e as outras) fé se elas não fossem total e absolutamente estúpidas e se não fizessem tanto, mas TANTO mal para o ser humano

"a palavra de Deus cabe em qualquer canto"
Exceto em qualquer canto que use lógica, razão ou ciência, mas blz

"onde for Deus tem que esta presente em qualquer canto"
Ele não é onipresente? Não é necessário templos para isso.

"ateus inuteis mentes vazias"
O mais assustador de um louco é o fato dele achar que é normal. Um escravo da fé vindo criticar quem é livre para pensar

Unknown disse…
Concordo com o "Anônimo8 de novembro de 2012 22:12"

Não estariamos reclamando se não tivesse gente querendo enfiar batatas em todo mundo nem se elas fossem cultivadas com o nosso dinheiro
Unknown disse…
A unica diferença entre um delírante e um religioso é a aceitação social
Unknown disse…
As religiões não morrem porque o ser humano é burro e covarde. Ele precisa de algo para explicar TUDO. Quando não tem uma resposta, ele inventa. Todas as religiões e mitologias são apenas isso: mitos para explicar coisas e doutrinar massas ignorantes do passado
Anônimo disse…
Sergio, na boa.

Vivemos em um país dominado por cristãos.

Do jeito que você postou aqui, não é muito difícil alguém do INPE deduzir sua verdadeira identidade, e é possível você sofrer represárias pelo resto da vida. Cristãos costumam ser muito vingativos.

Att.,

Espancador de Pastores
Anônimo disse…
Largatixa crente: já foi procurar trabalho na Mundial? Parece que lá pagam mais!

:)
Anônimo disse…
Não! Eles apenas não aceitam que alguém que não existe lhes seja enfiado goela abaixo por alguns que não sabem a diferença entre realidade e alucinação!!!!
Anônimo disse…
Concordo com você em parte. Deve-se atacar as ideias, não as pessoas. Como seres humanos, merecem respeito. Suas ideias, concordo, absolutamente não! E por isso sou contra a capela lá!
Fernando disse…
mimimi tem uma capela no Inpe, mimimi a NASA brasileira acredita em Deus, mimimi quem não é ateu é errado, mimimi quem tem religião é tudo bobo, feio e chato.

Você é daqueles Sheldon Coopers da vida que chegam ao mestrado com 12 anos? Porque esse post parece de bebê chorão que se não for como ele quer abre um berreiro...

Para de chorar por causa de uma capela que, se não te ajuda não te atrapalha e gasta essa energia na sua pesquisa para aumentar seu sucesso.
Anônimo disse…
Mesmo que a capela não tenha sido construída com dinheiro público, ela foi levantada em em terreno de bem comum e a sua manutenção está sendo custeada pela caixa do instituto. Mas independentemente de qualquer coisa, instituto de pesquisas não é lugar de oração.
Alan disse…
Então reuna os seguidores do espaguete voador e faça um abaixo assinado, ou pesquise quais sao os procedimentos internos desse INPE e faça sua petição. Só se certifique antes que os discipulos do espaguete voador sejam em numero consideravel para para que seu projeto siga em frente
Anônimo disse…
Se você ataca as idéias religiosas dos cristãos, ele revidam atacando a sua pessoa, e não estou falando de ataques apenas verbais não!
Anônimo disse…
Isso é verdade.

Aliás, ateus não "atacam" as idéias dos religiosos. Na verdade, ateus apenas revidam as investidas dos religiosos, que, por sua vez, fazem tréplicas (verbais e físicas).

Lamentável essa gente intolerante e irracional (religiosos).
Anônimo disse…
A Capela, além de não ajudar, atrapalha, e muito!
A propósito, por que esse seu chororô todo, sr. Fernando? Lhe tem faltado ocupações mais importantes? Por que não utiliza esta sua energia para orar???

Anônimo 9 de novembro de 2012 21:51

_Não, não, não!!! _As coisas não são assim, não!
_Quer dizer que ateus apenas fazem o revide de ataques provenientes de religiosos?
_De onde tirou isso?
_Quantas vezes escreveram as mais absurdas tolices e insultos e ainda tiveram a indecência de acusar cristãos de intolerantes?
_Eu sei muito bem acerca de quer estou escrevendo pois, o bombardeio é grande!
_A questão do revide, foi algo que eu defendi a algumas postagens anteriores!
_Não vou generalizar como fez porque isso é burrice e tenho escrito a respeito, sempre que há oportunidade para tal mas..., irracional é você! _Irracional e completamente..., tolo(a)!
Tem um detalhe, INPE foi construído com dinheiro público, e se o estado é laico não pode usar recursos para financiar religiões.
muito disse…
A capela "atrapalha, e muito!" os ateus inúteis que gostam de caçar pêlo em ovo, chifre em cabeça de cavalo e fazer tempestade em copo d'água.
Anônimo disse…
"_Quer dizer que ateus apenas fazem o revide de ataques provenientes de religiosos?
_De onde tirou isso?"


#TrollFace XL Size

"_Não vou generalizar como fez porque isso é burrice e tenho escrito a respeito, sempre que há oportunidade para tal mas..., irracional é você! _Irracional e completamente..., tolo(a)!"

Tentativa arrogante de se passar por ponderada, seguida de desqualificação do adversário.

WillPapp fazendo escola...
Anônimo disse…
Lamentável é sim o seu comentário, talvez você não conheça o termo "Laicismo". Porque não colocar uma imagem de Ganesha lá também? Outro coisa aqui é um centro de pesquisa(repito centro de pesquisa), mantido com o meu e o seu dinheiro, é uma instituição federal. Procura saber mais sobre Estado Laico. Não sei se você conhece o "meio de pesquisa", mas talvez você não nem noção do quanto é difícil fazer pesquisa nesse Brasil com pouca verba. Fazer pesquisa é muito caro, e ainda ficamos jogando dinheiro fora com "isso".

Ps. Paulo meu caro obrigado por transformar meu comentário em POST.

Ass: Sergio (Aluno do INPE)
absurdo disse…
Eu acho absurdo haver ateístas infantis e desocupados (alguns matriculados em renomadas instituiçoes de ensino superior) dedicados a caçar chifre em cabeça de cavalo e reclamar de capelas.
Anônimo disse…
"[...]então os macacos constrõem os seus deuses e os idolatram, então os macacos começam a discutir quem fez o deus melhor, e os macacos ficam irritados, e é quando geralmente os macacos decidem que é a hora certa de começarem a matar uns aos outros[...]"
(video "Dancem macacos, dancem")

Concordo com o colega Tales que a religião de hoje é a mitologia de amanhã, afinal, Zeus, Rá, Odín... as pessoas acreditavam tanto quanto. Entretando, penso que a afirmação de que o ser humano é burro e covarde por querer acreditar eleva o ateísmo a um status de "proximo passo na evolução", o que me parece meio exagerado... afinal, é uma crença... Alguns acreditam em deuses, outros em politicos, times de futebol... INPE...
No fim das contas, em se tratando de racionalidade, nas palavras de Nietzsche: "Não existem fatos, só interpretações"

O outro colega fala do espaço físico (capéla), mas ditou como tema da discução o embate "religião versus ateísmo"

"[...]O prédio é um símbolo, assim como o ato de destruí-lo. ... Sozinho um símbolo não tem significado, mas com bastante gente, explodir um prédio pode mudar o mundo[...]"
(filme "V de Vingança")

A ambos os lados da moeda:

"Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las...." de Voltaire.

Edson
Anônimo disse…
absurdo10 de novembro de 2012 01:25

Você está dizendo que a capela é imaginária?
Anônimo disse…
E enquanto ficam todos discutindo, fazendo abaixo assinados e exigindo a construção de capelas para diversas religiões no INPE, a PEQUISA ESPACIAL que se foda.
Anônimo disse…
Não ofenda os crentes da "Grande Batata Branca" viu.
Anônimo disse…
É verdade, um padre foi eleito prefeito da cidade de Maués, a 276 quilômetros da capital(Manaus) com fabulosos 7.621 votos(perto disso, os 3.387.720 de Haddad não são nada), o estranho é que o próprio pai do padre apoiou outro candidato, dai se pode medir a cofiança no padre, em quem nem o pai acredita.
Anônimo disse…
muito10 de novembro de 2012 00:19

Então a capela é imaginária???
Anônimo disse…
Pois é, não haveria esta perda de tempo com polêmicas se os religiosos simplesmente respeitassem a laicidade estatal determinada na Constituição Federal.

Religião, sempre uma pedra no caminho do progresso social!
Anônimo disse…
Depois, esse tipo critica ateus secularistas, é o mesmo que aparece reclamando quando os religiosos, após "comer pelas bordas", utilizam as casas legislativas para impor dogmas religiosos à toda sociedade.

Antes ser considerado "neo-ateu", "ateu modinha" ou "ateu fanático", do que ser um ateu "bonzinho", leviano e conivente com os abusos cometidos pelos religiosos!
Anônimo disse…
Se o cara é crente, problema é dele. O estado brasileiro e laico, não pode subvencionar capelas e nenhum tipo de símbolo ou evento religioso e ponto final.
Anônimo disse…
Religiosos tiranos não existem? Então quem é que vive tentando transformar o país numa teocracia? Papai Noel? Fada do dente? Deus?
Anônimo 10 de novembro de 2012 08:36

Só para constar:
_Jamais se coloca um ponto final em um debate e isso, por conta de duas razões não tão difíceis de entender:
1ª o ponto final configura o fim da linha, o ponto de chegada, o consenso! (não é o que está clarificado nesta questão/dependerá totalmente, da maneira como é conduzida a conversa);
2ª Quando a opinião é, categoricamente imposta, sem que haja margem para discordâncias..., lamento mas..., você não tem a mínima noção do que vem a ser um debate!
Iago disse…
Cara,eu achei tempestade em um copo de água,sou teista mas não tenho religião definida, sou aluno pesquisador de uma UF, e cara, se tivesse uma capela na minha universidade é bem provável que eu não fosse nem notar,o custo para manter uma capela é pouco, e ainda vem grande parte da diocese e da doação de fieis, e lendo os comentários, achei que para gente que se intitula de "olhos abertos" e tal, vocês estão sendo bem fundamentalistas, cada um tem sua crença legal, respeite, se você não compartilha você não pode criticar,livre escolha.
Anônimo disse…
Em vez de pedir que o mundo acabe logo, não é melhor você se matar? Por que os outros têm que morrer junto? Aliás... você não é aquele pedófilo suicida de um outro post, né?
Anônimo disse…
Para um cristão, realmente não existe problema nenhum em existir capelas e capelães sustentados por dinheiro público.

Agora se fosse um centro de alguma religião africana, adivinha quem seriam os primeiros a reclamarem?
Anônimo disse…
A questão é: por que TODOS os espaços públicos têm que ser ocupados com capelas, crucifixos etcetera e tal? Não bastam as (trocentas) igrejas espalhadas por aí? O que me alivia é que apesar dessas imposições cristãs o Cristianismo é um Boeing estolado, em contagem regressiva pra se espatifar no solo.
Anônimo disse…
O problema é que os ateístas procuram chifres na cabeça de cavalos e não encontram... Os teístas não só encontram, como dizem que esses são os chifres mágicos de cavalos que falam haramaico!!!!
Iago disse…
Não sou cristão, acredito em verdades históricas não na bíblia, nem acredito na divindade de cristo, eu particularmente ia gostar de centro de any religões, como graduando e pesquisador de Psicologia é algo importante para compreender um ser e sua sociedade, eu só acho que agente devia primar pela liberdade, e pelo bom senso, somos um país de maioria cristã católica,na verdade o ocidente como um todo é mais cristão, então é difícil não associar nossa comunidade e seus segmentos da religião da maioria, então qual engradecimento tem, ficar brigando por uma coisa tão besta como uma capela ou crucifixos em repartições públicas? garanto que mal nenhum faz, o cara é doutorando no INPE invés de ficar se preocupando com uma capela me poupe, devia se preocupar em fazer sua pesquisa, buscar seus resultados e seu engradecimento, ateus estão ficando tão intolerantes quanto evangélicos
Paulo disse…
Liberdade Religiosa, todos tem o direito de expressar sua crença. Você gostando ou não ao menos respeite a fé alheia.
Anônimo disse…
O problema é que os ateístas procuram chifres na cabeça de cavalos, pelo em ovo, e não encontram... Os teístas não só encontram, como dizem que esses são os chifres mágicos de cavalos que falam haramaico, e que a galinha vem de um ovo não fertilizado saído direto da cartola, esse ali materializado na base do da varinha mágica: plim plim!!!! Crentes, nem vendo dá para crer que existem!
Anônimo disse…
Você já parou para se perguntar por que somos um país de maioria, quase a totalidade, católica? Ai reside o problema!!! Há 600 anos atrás, não havia um católico sequer no Brasil!
Anônimo disse…
Desde que ele respeite a minha ausência de fé! Quando entrar em uma repartição pública a fim de cumprir minhas obrigações legalmente impostas, não quero ter a sensação de que as leis que ali vigoram não são as de um estado laico, como certamente ocorrerá com alguém que vir aquele crucifixo mais encravado do que o brasão da república no Supremo Tribunal Federal. Imagine como se sente um ateu sendo julgado lá. Quer comprara: pergunte a um protestante mais ortodoxo, daqueles que aboninam imagens, o que ele acharia de, em toda repartição pública de acesso compulsório dado os trâmites cotidianos de qualquer cidadão, ao ir ali protocolar documentos ou cumprir suas obrigações legais, ou mesmo ser julgado pela lei, ter de fazê-lo sob a imagem e à luz dos santos católicos!!!! Pergunte para algum deles ai oue ele acha do crucifixo, e depois pergunta sobre a imagem, e analise as respostas! Falou!
Iago disse…
mas hoje tem a maioria, nossa que novela mexicana gente, deixa o povo ser cristão em paz, misericórdia,do mesmo modo que eu defendo a posição dos cristãos defendo tbm a dos ateus, dos agnósticos, dos umbandistas, cara Brasil é plural tem seus símbolos religiosos e tal faz parte da sociedade, infelizmente pela maioria ser cristã os símbolos do cristianismo estão mais em evidência, agora to cercado por 2 grupos, ateus extremistas e religiosos extremistas, onde fica a liberdade nisso tudo? onde fica a cultura, a identidade, cada religião tem seu folclore suas razões, seus mitos, pq não deixar uma manifestação saudável disso tudo?
Iago disse…
Sinceramente,acho frescura isso, um crucifixo uma estrela de davi, um quadro de ganesh só tem seu significado para aqueles que acreditam, no mais é apenas uma ornamentação
Paulo disse…
Se você como ateu se sente prejudicado diante de um crucifixo, tem alguma coisa errada ai. Ter um simbolo religioso ou não vai estar ferindo alguém de algum modo, se você quer que só o que você acredite seja pleno não é um pouco egoísta? Com crucifixo ou não a vontade de alguém será prejudicada. Você reclama que o Estado é laico e por isso não devia ter essas coisas, a Alemanha também é um Estado laico e ainda assim eles tem uma forte ligação com varias religiões e não vejo problemas lá como por exemplo, jovens fazem intercâmbios através de Instituições religiosas, no pagamento dos impostos você pode escolher para qual igreja doar o dízimo -ou não doar-.
Anônimo disse…
Deixar os cristãos em paz?!?!

Seria muito bom se eles ficassem berrando apenas lá em suas igrejas.

Mas são eles que querem sempre interferir na vida íntima dos outros.

E você querendo ou não, o Estado deve ser laico, e não deve financiar a religião da maioria.

Pagar salários de capelães é um absurdo!
Priscila disse…
Sou agnóstica e não tenho crenças, mas não vejo mal algum na presença da capela.

"Ah, a capela poderia abrigar um laboratório ou alguma coisa mais útil". Em primeiro lugar, tenho medo, mas muito medo mesmo de quem só se interessa por coisas "úteis". A arte é inútil, a filosofia é inútil, o amor é inútil.

Além disso, o próprio aluno se disse fascinado pela qualidade da infraestrutura do instituto e enfatizou que não tem de que se queixar. Suponho então que o lugar já disponha de bons laboratórios e equipamentos e que espaço não seja exatamente um problema.

Imagino, ainda, que a capela sequer teria sido construída se nenhum membro da instituição tivesse crenças religiosas. Ele, eu, você podemos não ter nenhuma, mas, se existe uma capela ali, ela não caiu do céu. Alguém teve o esforço de mandar construí-la porque achava isso importante. Não cabe a nós julgar as motivações dos outros.

"Ah, mas então tinha de ter templos de outras religiões também, senão é ditadura religiosa". Não, não necessariamente. Vivemos num país de predominância cristã. Se vivêssemos num país de maioria judaica, por exemplo, provavelmente haveria uma sinagoga no lugar. Qualquer pesquisador estrangeiro de outra religião que venha participar de algum projeto no INPE vai entender que temos uma capela e não uma sinagoga porque nossa história e cultura têm maiores influências cristãs do que judaicas. Ele teria de ser muito, muito fanático para se sentir ofendido ou discriminado. E nesse caso, de qualquer forma, não deveria ser levado a sério.

Por fim, capelas não servem só para rezar. Muitas têm uma acústica excelente para concertos, por exemplo. :) Tem também gente que vai para a capela só por ser um lugar quietinho onde se pode ficar em paz e em silêncio, ou onde se pode chorar sem ter de dar satisfações a ninguém.

Entendo a preocupação do aluno com a laicidade, mas sinceramente não consigo ver ameaça à laicidade na simples presença de uma capela. Pode ser que ela não fizesse falta se não existisse, mas também não está por si só causando problemas. Precisamos tomar cuidado para não cair numa tecnocracia utilitarista onde só o que é "útil" tem razão de ser.

Podem criticar, estou aberta a críticas. Só por favor critique educadamente. :)
_Muito bom seu comentário, Priscila!
_Seria muito bom se tivéssemos mais pessoas que soubessem separar as coisas por aqui!
__Gostei também das suas duas últimas frases, em especial..., da última palavra!
Anônimo disse…
Eu acho difícil esse menino ser pesquisador viu! Meu esposo é físico e não tem esse tempo todo pra ficar reivindicando bobagens na internet. Ele está mais para cristão frustrado. Acho que ser ateu virou uma crença, uma religião! Vejam a paixão com que ele defende sua fé. Tanta dedicação de tempo falando de Jesus, a qual eles dizem não existir! Ah os ateus... e depois dizem que nós os cristãos somos intolerantes!
Anônimo disse…
Não tem de ser em número considerável! BASTA UM! O Estado NÃO pode coibir religião! E se uma tem direito de ser, a outra também, qualquer que seja a crença! Só falar onde vou protocolar o pedido, que vou lá amanhã!
Anônimo disse…
Se tem ligação e submissão à religião, não é laico! O Brasil é laico só no papel (por enquanto)! E é isso que o povo está reclamando aqui! Você quer chamar de laico um país em que em cada biblioteca pública que entra tem uma bíblia destacada com pedestal luxuoso na entrada, em cada tribunal tem uma cruz, em cada escola tem uma cruz, etc??? Por que enchem então a paciência e criticam tanto o irã. Ele também é, no seu conceito, um país laico (onde só há muçulmano...)! Aqui também, uma país laico onde fazem de tudo para só haver cristãos, não é mesmo? País laico com bancada religiosa no congresso, e onde, no início da sessão de cada câmara lê-se a bíblia? Ajuda ai amigo! Efetivamente o nome do país é Teocracia Cristã do Brasil, herança histórica ainda da idade média e de seu descobrimento. O que se luta aqui e para impedir que isso continue...
Anônimo disse…
Ele é pesquisador... O problema é que os crentes não conhecem esse conceito. Tá tudo prontinho, perfeito e divino, na bíblia (ou no seu livro sagrado, revelado e divino preferido). Pesquisar o que, não é mesmo? O pessoal vem com essa estorinha de que ciência e religião não estão em guerra, e que podem conviver harmoniosamente. Tá na hora de parar de tentar tapar o sol com a peneira, não é mesmo. Ciência derruba, dia após dia, as crenças alucinogênicas desse povo. Os dois estão em guerra, porque suas metodologias NÃO são compatíveis! Dogma não combina com ceticismo! Então, deixemos cada coisa em seu lugar! Vá lá para a igreja estudar desenho inteligente, e deixa a pesquisa científica para os descendentes primatas nos centros destinados a tal. Se você quer realmente pesquisar, vai lá para a sua igreja tentar achar na bíblia ou ver como o desenho inteligente explica isso aqui: um projetista perfeito que não sabe a menor distância entre dois pontos? Um homem, à imagem e semelhança de deus, com um rabo, igual a um macaco???? AHHH. Deus era um mamífero primata, não é isso? Crentes, nem vendo dá para crer que existem.

http://www.youtube.com/watch?v=oaiVQODrbQY

http://www.youtube.com/watch?v=cO1a1Ek-HD0

Anônimo disse…
Um físico "de verdade" não tem tempo para reivindicar nada, pois ele não é um cidadão, ele é apenas uma máquina de calcular...

Que saudade que os crentelhos têm dos ateus de antigamente, que nunca se manifestavam contra os abusos dos religiosos...
Anônimo disse…
Agora a fé é necessária para não se crer em Deus (ou será deuses), e não o contrário... Crentes, nem vendo dá para crer que existem!!!!
Anônimo disse…
Este artigo só prova que:
1) Ele não sabe português; 2) Ele não tem o que fazer; 3) Ele não conhece o INPE, seus funcionários e muito menos as atividades da capela, já que são feitos cultos ecumênicos lá e não missas; 4) Ele tem um profundo desrespeito por seus professores ("..E, no entanto, esses doutores acreditam em cobra falante, jumento falante, homenzinho invisível e outras baboseiras... "); 5) Ele tem um profundo desrespeito pelas pessoas e suas crenças; 6) Ele não conhece a constituição brasileira; 7) Nunca ouviu falar do Paradoxo de Russell; 8) Ele não sabe o que significa a palavra Doutorado...... 9) Não sabe o que é filosofia; 10) Não conhece o que é Religião;

Entre outras coisas q eu poderia ficar o dia inteiro citando para atestar a ignorância do escritor....

Já houve e existem correntes para demolir a capela.. Nunca conseguiram, pensem o porque....

E outra coisa, para que outro prédio se a atual estrutura do INPE tem espaço sobrando, dado o deficit de no mínimo 500 funcionários..

Burrice deveria doer, assim eu não precisaria ler artigos como esse...
Anônimo disse…
Esse Paulo Lopes está deveras ocupado com o dôtórado dele, né não?

Me impressiona como ele estrebucha e desperdiça dinheiro público, querendo bancar uma de think-tank e tomando a inocente capela como vítima.

Eu que sou mais a toa que ele gastei 5 minutos para ler esse textículo infértil e opiniar em seguida.

Imaginem o brilhante (sic!) assoberbado Paulo Lopes, para parir seu tratado de indignação anti-religiosa.

Paulo Lopes, esse texto vai entrar em qual capítulo da tua tese?

Vai trabalhar Paulo Lopes e deixar a capela em paz, oh seu abestado desocupado!!!
Fernando disse…
Prezado anônimo da primeira resposta:
Por que a capela atrapalha, e muito?

Não vale dizer porque ela está ali e você não gosta de passar em frente a igrejas. Aliás, como você e o autor do post fazem quando estão andando na rua e tem uma igreja? atravessam a rua só pra não passar na frente?
Esse mimimi só envergonha o nome dos ateus. Ateu sério acharia a existência dessa capela apenas curiosa e engraçada. Mesmo porque já foi provado que não foi gasto dinheiro público nela e ninguém é obrigado a frequentá-la.
Anônimo disse…
Mas nós existimos e sempre, sempre, sempre existiremos... Sabe o que é legal? Fazendo isso vocês estão cumprindo mais uma parte da bíblia. Os ateus são tão previsíveis!!!
Anônimo disse…
Cristão estúpido(desculpem-me pela redundância), o texto não é de Paulo Lopes, o texto foi escrito por um doutorando chamado Sérgio.

Se você gosta de torrar seu dinheiro com "inocentes" igrejas, o problema é seu. Agora, não venha querer que o Estado banque igrejas e salários de capelães.
Anônimo disse…
Se a capela e o salário dos capelães não forem bancados com dinheiro público, e se ainda houver muito espaço de sobra no INPE, eu também não vejo problema algum.
Anônimo disse…
1) Você também não sabe, pois "esqueceu" de acentuar algumas palavras.

2) Você também não tem, pois está perdendo seu "precioso" tempo para criticar o artigo.

3) Culto e missa são as mesmas merdas religiosas.

4) E você é muito “respeitoso” com quem pensa diferente de você.

5) Você tem um profundo desrespeito por quem não acredita nas baboseiras bíblicas.

6) Você conhece menos ainda.

7) Você nem sabe do que está falando.

8) mi-mi estúpido religioso

9) mi-mi estúpido religioso

10) mi-mi estúpido religioso

Diga-nos você, o motivo de não conseguirem demolir a capela...

Se burrice doesse, você teria que fazer lobotomia para se livrar da sua esquizofrenia religiosa e da terrível dor que você viria a ter.
Anônimo disse…
Mas eu não creio que retardados podem existir... Algum problema!!!! O Fato de você existir e ser retardado não importa para mim! Não afeta a minha fé! Crentes... Esquecem que os outros podem valer-se também dos mesmos argumentos que usam para debater com os outros... Crentes, nem vendo dá para crer que existem!
problema disse…
Capelofobia.
Paulo disse…
Teocracia Cristã? conte-me mais sobre o quanto você é perseguido por ser ateu no Brasil?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Basílica atrai 10 milhões de fiéis anualmente O Santuário de Nossa Senhora de Aparecida é uma empresa da Igreja Católica – tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) – que fatura R$ 100 milhões por ano. Tudo começou em 1717, quando três pescadores acharam uma imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul, formando-se no local uma vila que se tornou na cidade de Aparecida, a 168 km de São Paulo. Em 1984, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu à nova basílica de Aparecida o status de santuário, que hoje é uma empresa em franca expansão, beneficiando-se do embalo da economia e do fortalecimento do poder aquisitivo da população dos extratos B e C. O produto dessa empresa é o “acolhimento”, disse o padre Darci José Nicioli, reitor do santuário, ao repórter Carlos Prieto, do jornal Valor Econômico. Para acolher cerca de 10 milhões de fiéis por ano, a empresa está investindo R$ 60 milhões na construção da Cidade do Romeiro, que será constituída por trê