Dom Scherer diz que descrentes não deveriam se importar |
Em nota, Scherer disse: "Questiono por que se deveria tirar a referência a Deus nas notas de real. Qual seria o problema se as notas continuassem com essa alusão a Deus?"
Argumentou que, “para quem não crê em Deus, ter ou não ter essa referência não deveria fazer diferença. E, para quem crê em Deus, isso significa algo”.
O promotor Jefferson Aparecido Dias, autor da ação, defendeu a supressão da expressão porque o Estado brasileiro é laico e, por isso, não pode ter envolvimento com nenhuma religião, mesmo as cristãs, que são professadas pela maioria da população.
Scherer, em sua nota, não fez menção ao Estado laico, que está previsto na Constituição. Ele preferiu ressaltar que os que “creem em Deus também pagam impostos e são a maior parte da população brasileira".
No entendimento de Dias, a expressão “Deus seja louvado” nas cédulas é tão descabida como seriam “Deus não Existe”, 'Alá seja louvado', 'Buda seja louvado', 'Salve Oxossi', e 'Salve Lord Ganesha'.
Tweet
Com informação das agências.
MPF pede à Justiça que mande tirar do real ‘Deus seja Louvado’
novembro de 2012
Religião no Estado laico
Comentários
Quanta babaquice e ignorância em uma pessoa só --'
Mas eu sou muçulmano e defendo "Allah seja louvado" nas cédulas em apoio à minha crença
Eu sou hindu e também quero "Brahma/Sheeva/Ganesh sejam louvados" nas cédulas em apoio à minha crença
Eu cresci numa tribo indígena sou brasileiro e exijo "Tupã seja louvado" nas cédulas em apoio à minha crença
- Já eu não tenho crença e prefiro que as cédulas não tenham inscrições religiosas, pra que se respeite todos as crenças ou a falta dela, seja em maior ou menor número
Isso só reforça o perigo que é essa crença das pessoas de que se fazem parte de uma maioria eles possuem razão mesmo que não tenham.
Isso só reforça o perigo que é essa crença das pessoas de que se fazem parte de uma maioria eles possuem razão mesmo que não tenham.
E repito a pergunta feita acima: qual a relação com o artigo?
* Quem é descrente não deveria se importar? Se estivesse escrito "Alá seja louvado" aposto que você ignoraria, né? Ops! acho que não...
""Ah! Mas os cristãos são a maioria...""
*Acontece que o Brasil não é ditadura da maioria, é DE-MO-CRA-CIA! E além do mais é Laico, por isso se deve retirar a frase. "Deus não existe" seria tão descabido quanto, só pra você perceber o que é a NEUTRALIDADE que prega o Estado Laico. Estado Laico não é Estado Ateu.
Argumentos infantis o desse Bispo, quer dizer, argumento não, lamento. Muito sentimento, muita emoção e nenhuma lógica nem coerência.
Winston Smith
Williams
O MPF não pode resolver o problema da saúde e da educação, logo, não deve tentar resolver esse também. É, faz todo o sentido.
Ela dizia que não valia a pena ter reuniões para discutir políticas para reduzir o aquecimento global, pq crianças morrem de fome na África e ninguém faz nada.
Alienação é escrever bobagens no dinheiro usado pelo povo, principalmente cultuar algo que não podemos provar.
O Ministério Público não agiu sozinho, alguém o provocou.
Tem gente roubando dinheiro público e orando para agradecer este mesmo Deus.
Uma pergunta: Qual Deus é pra louvar?
Ah, sim. O deus único, não é?
Por acaso é o seu, não é?
Próximo passo?
Parar de escrever Deus com letra maiúscula.
É uma ideia que já nasce bitolada. Não faz sentido nenhum, como você apontou... se resume a uma desculpa conservadora e cômoda...
O MPF fazer isso NÃO exclui a possibilidade de se cuidar de outros temas!
A - Ela não oferece respeito a todos.
B - Ela não oferece qualquer evidência.
A evidência é realmente inoportuna, uma vez que elimina a necessidade de fé, o que seria um desperdício de toda essa falsa virtude. A fé é uma das três falsas virtudes, sendo as outras: piedade e retidão.
Ruggero
Ruggero
Foi só mais uma demonstração do TOTALITARISMO da Igreja Cristã.
A doutrina religiosa é muito PNC!
Se as pessoas começarem a se esquecer de deus, logo, ele desaparece do imaginário popular, único local onde ele "existe".
Quantos anos você tem?
Paremos de perder tempo com futilidades, Brasil precisa de Educação,emprego,segurança,cultura etc etc isso sim e que vai mudar esta nação e a vida do povo. se crentes e ateus parassem de perder tempo com parvoíces e começassem a fazer algo valido e que mudasse a vida do povo isso sim seria o melhor.
o povo precisa de ações que mudem a sua vida e nao de discussões retóricas que simplesmente não mudam nada
Sr. arcebispo, vou responder a sua pergunta com outra pergunta:
Questiono por que se deveria MANTER a referência a Deus nas notas de real. Qual seria o problema se as notas não TIVESSEM essa alusão a Deus?
Ruggero
Nada no Brasil pode ser resolvido, até que a fome das criancinhas tenha acabado.
...eles só querem a difusão e domínio absoluto de suas fé, impondo-as sobre tudo e sobre todos
Religião é poder, dinheiro e controle. A ICAR sempre foi assim e agora a IURD está tentando tomar o lugar dela
É impossível defender qualquer coisa que envolva religião, fé ou deuses sem incorrer em toneladas de falácias
Acho que é mais o Argumuntum Ad Populum, Apelo à Maioria
Se uma pessoa acredita, ele é louco.
Se um pequeno grupo acredita, são uma seita.
Se muitos acreditam, são uma religião.
Mateus 6:24
"Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. "
E fica a pergunta: Qual seria o problema de não ter? Já que o Estado é laico, vamos deixar tudo correto né?
---------------------------------------------
No mínimo, economizaríamos com a tinta!
Se os Cristãos seguissem a Palavra de Cristo, teríamos um mundo laico, sem preconceitos e milhares de anos mais evoluído.
Mais o estado diz que devo louvar, o que é louvar? E porque o estado me sugere que devo louvar um deus..que até hoje é apenas questões filosoficas e nada mais que isso..
Mais eu queria saber se este tal deus é o mesmo da inquisição, ou se é o mesmo que entregou o povo judeu a hitler, ou se é aquele que mata seu filho em sacríficio a ele próprio pra perdoar o homem daquilo mesmo que ele orquestrou..bom se for este o deus, louva-lo não me parece nada bom..mais o estado sugere que os deuses sejam louvado, já que deus é todos os deuses, então rá seja louvado..
Anônimo13 de novembro de 2012 15:53
não se trata de falácia nenhuma ou acha que por se tirar a frase o estado brasileiro fica laico? ja leu o inicio da constituição brasileira? e no demais não e os estado ser laico que nos livramos das religiões e os seus males mas sim mudando o pensamento do povo, dando-lhe mais educação , cultura etc etc
CENSURA NA INTERNET. DITADURA VELADA
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=NIKUcuaGoh4
Não se deve ampliar a voz dos imbecis 2.
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI6296901-EI306,00-Sarney+critica+pedido+de+retirar+Deus+seja+louvado+de+cedulas.html
se todos podem professar a fé vc tem q aceitar essa possibilidade.
É porque vcs são burros e n a conhece, diz o preambulo de nossa constituição.
"Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte..., promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte Constituição da República Federativa do Brasil"
Vcs ateus além de ridículos são PERDEDOOOOOORES, E vão continuar sendo.
Faz o seguinte : Façam um revolução no Brasil nos moldes dos ateus comunas, matem,persigam e destruam todos os templos religiosos só assim vc vão conseguir retirar "DEUS SEJA LOUVADO"
PERDEDOOOOOORES, PERDEDOOOOOORES
Vejamos:
"Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará. Hebreus 13:4"
"Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Tiago 4:4"
Sim, Jesus condena os pecados na esperança se salvar o pecador.
Os ateus se incomodam porque o espírito do erro os governa.
Vejamos:
"Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano. Salmos 32:2"
"E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. Apocalipse 20:10"
Por isso se incomodam.
Primeiro, respondo sua pergunta se eu já li o início da Constituição: sim, devo ter lido... sei lá... umas 100, 200 vezes toda a Constituição. Leio todos os dias. Até porque seria estranho eu fazer mestrado em direito constitucional e não ler a Constituição, não acha?
E por isso continuo reafirmando que você comete a falácia do apelo ao bem maior: sob o discurso de que o Brasil precisa de “educação, emprego, segurança, cultura etc etc”, você critica uma medida em prol da laicidade, princípio tal que é pilar da democracia moderna e foi uma das responsáveis para a criação de nossa república, mas também não apresenta nada mais profundo do que palavras jogadas ao vento.
Ademais, caro Livre Pensador, é de enorme contrassenso o seu apelido iniciar-se por “livre”, e você aduzir que determinados temas são mais importantes para todo mundo. Basta um mínimo de percepção da realidade para observar que vivemos numa sociedade múltipla, de diversidade enorme de culturas e temas. O que para você pode ser insignificante, para outros pode ser de extrema importância. Esses tópicos que você aponta como problemas, a meu sentir, são pequenos se considerar toda uma cultura de desrespeito às leis existentes no Brasil, onde o interesse privado, ególatra, ainda ataca o interesse público, e o Estado é visto como instrumento de execução das medidas desses interesses puramente privados. E essa cultura tem base nos pequenos desrespeitos, pequenos atos de ilegalidade e de corrupção, que, se não combatidos quando pequenos, ou se ignorados por falta de atenção, serão incontroláveis quando grande.
A expressão “deus seja louvado” é uma ilegalidade... e combater uma ilegalidade é futilidade para você? Porque futilidade, a meu ver, é ficar repetindo discurso clichê como “educação, emprego, segurança, cultura etc etc”, como se as demandas de nossa sociedade se reduzissem a isso.
Por fim, o Promotor está fazendo a parte dele. Se você não se encaixa no perfil que deseja defender essa demanda, você pode procurar outro dentre os que você falou (e, claro, estabelecer uma área de atuação). Reclamar dos outros é mais do que inútil: é covardia! A atuação do Promotor NUNCA impedirá você de correr atrás de corrigir outros problemas, assim como SEMPRE haverá gente disposta a apoiá-lo. Haverá, inclusive, gente que irá congratulá-lo por sua iniciativa, ao invés de criticá-lo; de chamar de “futilidade” sua ação.
Porque ficar de discursinho de botequim é de uma frivolidade só... e eu estou alguns níveis acima dessa coisa de ficar fazendo “filosofia” de copo de cerveja!
Ah, em tempo: eu sei que é comum esse erro, mas a finalidade do Estado laico não é combater religião... é tão somente separá-los da atuação estatal, para a garantia das liberdades de crença, descrença, religião, consciência, culto, expressão e diversos outros que possam ser obstados – tal como já foi milhares de vezes na história.
recomendo à leitura.
conheço o pombo cagão, mas serve pra vc n pra mim.
Vai ler a constituição cara
Vai alegar a constituição para justificar o estado laico?
PERDEDOOOR.
ps
É verdade, eu to cagando pra vc.
Hahhahahahahhahahhaahahhahahaahahahahahahahahah
Se interna imbecil
Crente o cacete!
Cago pra vc também e para todos os PERDEDOOOORES.
IN GOD I TRUST
Os governos, no atuar politicamente, não deve seguir, impor, acenar, exaltar, qualquer figura que viole o preceito da laicidade.
Infelizmente, não só o caso das notas, mas também a adoção de imagens nas repartições, cultos no horário e em pleno expediente, além do ensino religioso confessional em escolas públicas, tudo é contrário ao preceito da laicidade.
E Enganam-se quem retira, de apenas um ou outro dicionário, a definição de laicidade como sendo o Estado não dar um caráter religioso (vide dicionários), mas muito mais, em sentido mais amplo, de não religioso e espiritual-filosófico. Assim proíbe-se Buda, Odin, Zeus, Chronos etc.
E para quem aqui ou acolá que pense que isso representa ateísmo, digo que seria se a frase fosse: "deus(es) não existe(m)".
O MPF é estruturado em diversas áreas, entre elas está a que atua no caso. É obrigação agir pela Lei que vinha sendo desrespeitada há tempos: a Constituição.
O Órgão está inserido dentro do MPU. Possui dezenas de milhares de procuradores e servidores, tem a missão de atuar em diversos seguimentos, com procuradores em cada uma desses. Assim, temos a Procuradorias da Saúde, da Cidadania, da Criminal, Educação, Meio Ambiente, Idoso, Consumidor, Ordem Econômica e Sistema Financeiro, Patrimônio Cultural, Patrimônio Público, Minorias, Direitos Humanos, e, além de tudo isso, fiscaliza as ações cíveis, fundações públicas, abrigos, sistema penitenciário, eleitoral, investigações cíveis e criminais... Cada um no seu quadrado.
Nós, ateus e agnósticos - e outros grupos - respeitamos todas aquelas pessoas que acreditam em deus(es), mas queremos que O Estado Democrático Laico, a Constituição da República sejam observados. Portanto, que as minorias sejam respeitadas.
O fato de existir uma maioria, por maior que seja, que acredita num deus não permite a essa maioria fazer de tudo. É de clareza solar isso. Do contrário, a maioria poderia retirar todos os direitos da minoria, criar privilégios (o que, de fato, sempre fizeram: criar privilégios para elas). A ofensa está aí: deus em notas, crucifixos nas repartições, casamento de homem com mulher, pois assim são considerados elementos da família. Mesmo a Constituição, nas suas normas, pode ser contraditórias uma com as outras, necessitando rigor na interpretação.
Caso tenham uma atenção maior, certamente concluirão que o que se quer é retirar uma frase, uma assertiva, apenas, por ser ela religiosa. Não haverá substituição por outra, antirreligiosa.
Os nomes dos estados a gente vê depois, os feriados devem acabar sim, estamos atrasando a produção e o desenvolvimento durante um dia inteiro pra comemorar o quê mesmo? N.S. Aparecida? E se eu for evangélico ou qualquer outra coisa que não católico?
O artigo 5º também fala que o Estado não deve se meter com a religião, é um assunto pessoal e ele deve ser o mais neutro possível.
Agora pra revidar as gentilezas: Você é um crentelho idiota e alienado de BOSTA, não sabe nem o nome do seu progenitor e acha que é capaz de dar pitaco em assunto sério, outra coisa pra não esquecer, DEUS NÃO EXISTE!
Quantos anos você tem?
Você é um fanfarrão!!
Pqdrocha.
Por que o PT não vai cuidar mais da violencia que grassa por todos os lados, sltando bandidos com 1/6 da pena, ele afrouxou as leis, cidadão em casa e bandido na rua mais rápido, da corrupção a níveis nunca vistos e fica criando caso com as crenças do povo? Um crescimento só acima do Haiti, o + pobre das Américas?
Deveria ser laico, ser neutro nas questões desde que não interferissem na gestão do ir e vir, do bom funcionamento da máquina pública.
O PT é um partido extremamente complicado, materialista, ateu e preconceituoso, especialmente contra a Igreja católica e o cristianismo em geral.
Quem vota no PT ainda favorece ter uma internet controlada e mais: coleira no pescoço e fecho eclair na boca!
A Constituição diz que o Estado é laico, concordo plenamente, ninguém merece religião e política se misturando, mas se o Estado laico significar tirar toda e qualquer alisão a crenças de locais públicos, deverá ser tirado também todas as alusões à Estátua da Justiça cega, que é um símbolo pagão e mais um monte a ser listado.
Engraçado que a mesma constituição que defende o Estado laico foi promulgada "sob a proteção de Deus", o que leva à conclusão de que a frase "Deus seja louvado" não fere em nada crenças de ninguém...
Postar um comentário