Forquilha que a Santa Inquisição punha no herege que falava demais |
O Fratres in Unum publicou no dia 18 de outubro uma carta de um estudante seminarista, também anônimo, criticando o professor por ter afirmado durante uma aula que “a Eucaristía é um baseado, que o padre vai passando de mão em mão… É uma droga lícita…”
“Tal fato foi denunciado à direção do curso, à reitoria e ao arcebispado, contudo, nenhuma atitude foi tomada”, diz o anônimo.
O blog se diz “jornalístico”, mas até agora não ouviu o “outro lado”, o professor, embora ressalte que Bocca é um “ateu declarado e militante do ateísmo freudiano”.
Para o seminarista, foi uma infâmia o professor ter mostrado aos alunos em um filme uma “mulher nua” com a expressão de gozo, o qual, segundo ele, foi comparado com o gozo da Pietá, “ao ter o filho morto em seus braços”.
Como na época da Santa Inquisição, o seminarista chegou a pedir a aplicação do direito canônico contra o professor por causa de suas “piadas difamatórias e comentários blasfemos”.
Uma das supostas piadas seria a de que Bento 16 é um papa tão ruim, “que nem Deus gosta dele”, porque foi “escolhido para ficar só alguns dias e está aí, há tantos anos”.
A carta afirma que o professor está causando “revolta por parte dos alunos, religiosos e leigos”, mas não cita sequer um único nome dos supostos descontentes.
O jornal “O Estado de S.Paulo” informou que representantes do papa teriam questionado a direção da universidade. Também publicou que professores mandaram à reitoria uma carta aberta onde criticam qualquer tipo de cerceamento à liberdade.
Em nota, a universidade reafirmou a independência do corpo docente e lembrou que a “universidade é um lugar de debate e de discussões da ciência, que preza o pluralismo ético, filosófico e religioso, características que fazem parte do que é ser acadêmico”.
Nenhuma dessas repercussões saiu no blog “jornalístico”.
Tweet
Com informação do Fratres in Unum e do Estadão.
PUC não deveria ter professor favorável ao aborto e gay, diz bispo
março de 2012
Religião contra liberdade de expressão.
Comentários
Winston Smith
Quando a ONU vai reconhecer que as religiões são a causa das guerras no mundo?Espero que esse dia chegue logo,pois não aguento mais isso!
VIVA A VIDA!
"Em nota, a universidade reafirmou a independência do corpo docente e lembrou que a “universidade é um lugar de debate e de discussões da ciência, que preza o pluralismo ético, filosófico e religioso, características que fazem parte do que é ser acadêmico”".
_Ora: debater é diferente de ridicularizar! _Creio que não existe ética alguma, no meio de deboches e comentários irônicos. A liberdade de cada um, é individual ou seja, mesmo que eu não compartilhe de ideias e atitudes..., o mínimo que se espera é bom senso, sobretudo em um local onde se fala de educação. A educação tem um sentido muito mais amplo do que aquele que fala acerca de aspectos gramaticais entre outros temas. O que falta para muitas pessoas "importantes", é a visão da dimensão holística do ser humano.
Não diga! Mas peraí, não foi você mesmo que me chamou de... como é que é mesmo... "super-abestalhado"?
Hipócrita.
facepalm
Já não existem professores católicos, evangélicos, muçulmanos, budistas, xintoístas, umbandistas etc em escolas laicas?
E tive outro que era evangélico, sou ateu e não tive problemas com eles.
_Aí vai o teu mais novo apelido: super-abestalhado²!
_Não achou a menor graça, não é mesmo? _sinceramente? _Também não acho "legal" me chamar de lagartixa!
_Quem é hipócrita mesmo? _Sou a favor de revides e..., foi o que fiz!
_Você é patético! KKKKKKKKKK!
Satã representa vingança, em vez de virar a outra face.
O judeu nazareno não sabia o que dizia, sobre dar a outra face, eu sim sou o conhecedor e arquiteto do coração humano e todos seguem meus preceitos ,
Ninguém é me entregue em vão.
fratres in unum = Irmãos Unidos.
Trata-se de uma legião de blogueiros, numa espécie de guerra santa para defender a ICAR dos ataques que vem sofrendo.
Uma olhada no código-fonte do site revela possíveis colaboradores desta empreitada:
www.adapostolica.org
www.santamariadasvitorias.org
www.santotomas.com.br
www.saopiov.org
www.liberius.net
www.canons-regular.org
www.nossasenhoradasalegrias.com.br
www.diocesegaranhuns.org
www.edsetimoselo.com.br
www.fatima.org
www.fsspx-brasil.com.br
www.fssp.org
www.chemere.org
www.saotomas.com
www.missatridentinaemfranca.com.br
www.beneditinos.org.br
www.carmelotradicional.blogspot.com
www.mosteirocarmelita.com.br
www.obrascatolicas.com
www.panodigital.com
www.reflexoesfranciscanas.com.br
www.sentinelacatolico.com.br
Quem é que da a outra face mesmo judeu arrogante, sua cruz de nada serviu ,clamou a mim pelo meu nome , mais o deixei morrer em seus lamentos
_Toda ação provoca uma reação e, me causa espanto que existam pessoas que não consigam atinar com esta direção!
_A palavra oração forma-se a partir de duas ideias fundamentais para o verdadeiro cristão: orar X ação!
_Jesus sabia e sabe de todas as coisas; assim como sabia muito bem o que falava.
_O reino das trevas tem usurpado espaço na vida das pessoas, por causa de emoções, porque fazem coisas em nome do que estão sentindo!
Os religioso fanáticos do passado estiveram livre pra definir o bem e o mal como eles viam se encaixar ,e ficaram felizes em relegar ao ostracismo qualquer um que divergisse de suas mentiras.
Maldade por maldade se paga esta é a lei, o judei se enganou e morreu derrotado clamando por Deus, seu espectro não é nem uma sombra da minha glória que se espalha emergentemente em todos os corações nojentos e deploraveis dos humanos
E essa era mestra !
Casou com José mas se recusava a praticar sexo com ele (portanto era "virgem"), engravidou de outro e quando o marido foi tomar satisfações disse que quem tinha feito o trabalho era um anjo e ainda obrigou o marido a cuidar da criança como filho e se mudar da cidade em que morava e trabalhava. Depois, praticou o verdadeiro "abandono de incapaz", pois permitiu que o filho menor sumisse no mundo e voltasse anos depois sem dizer para ninguém pra onde tinha ido.
Imagina tua esposa tentar aplicar um migué desses em você ?
E assim, sucessivamente e incessantemente sem cessar.
Novamente, Willian Papp dando razão à religião a aos religiosos, só que de maneira bastante implícita, nas entrelinhas.
Segundo ele, somos "neo-ateus acéfalos" ingratos e revoltadinhos com a religião. Nossa revolta seria faniquito de intolerantes que não respeitam "meras opiniões" contrárias à nossa, neste caso, os posicionamentos religiosos.
Vamos aos fatos...
Um blog anônimo que publica uma carta de um suposto estudante seminarista, igualmente, anônimo. Merece pouca ou nenhuma credibilidade. Tudo pode não passar de uma calúnia.
Sobre o professor não há o que dizer, pois o mesmo não foi ouvido para ratificar ou desmentir as acusações que pesam sobre ele. Sendo assim, qualquer opinião não passaria da propagação de uma FOFOCA. Tendo em vista que os acusadores não se identificaram e o acusado não se manifestou.
Agora, nada impede que façamos uma reflexão sobre um hipotético imbróglio desta natureza. Um professor ateu em uma universidade confessional, algum problema? NÃO. Um professor antiteísta em uma escola religiosa, algum problema? SIM.
Ora, ninguém tem o direito de ter tais atitudes, relatadas no post, em nenhuma instituição ligada à Igreja Católica. O mínimo que pode acontecer é a expulsão sumária do agressor. No caso de um professor, cometer tamanho despautério, seria a demissão. Do contrário, estariam desmoralizados todos os representantes, hierarquicamente, acima do funcionário.
Lembrando que a PUC é uma instituição privada.
Podem falar o que quiserem do CRISTIANISMO, mas que o façam em um picadeiro de circo ou qualquer coisa que o valha. Afinal de contas, graças a DEUS, estamos em um país livre. Defender o direito de escarnecer de pessoas, e suas crenças, em seus locais de estudo, trabalho ou lazer não tem nada a ver com defesa da LIBERDADE DE EXPRESSÃO.
Quem o faz, das duas uma: Ou é um mau caráter ou alguém precisa, urgentemente, lhe indicar uma bibliografia sobre o tema e daí, esse indivíduo, sentar e estudar, mais estudar muito, com empenho para não sair por aí declamando asneiras como as que podem ser lidas nesse blog.
Senão, vejamos. Como o que foi, supostamente, dito pelo professor pode contribuir para o debate acadêmico? Para discussões científicas e/ou filosóficas? Eu respondo: EM ABSOLUTAMENTE NADA!
Enfim, eu leio coisas do tipo: “cerceamento à liberdade” e “pluralismo ético”. Oh, que palavras bonitas! Todavia, quando proferidas pela boca de um apedeuta qualquer perdem toda sua NOBREZA.
Sem mais, abraços!!
O senhor está fazendo um ótimo trabalho, pois domina quase a totalidade dos corações dos seres humanos! Parabéns!
Acho que você não está sabendo ler as entrelinhas.
O que tenho eu com a miséria humana ?vocês são deploráveis por si próprios.
É graças aos que advogaram pela liberdade de expressão e pensamento e a consagraram na Constituição Federal, seu tosco.
" Defender o direito de escarnecer de pessoas, e suas crenças, em seus locais de estudo, trabalho ou lazer não tem nada a ver com defesa da LIBERDADE DE EXPRESSÃO."
Só porque você diz...
"Como o que foi, supostamente, dito pelo professor pode contribuir para o debate acadêmico? Para discussões científicas e/ou filosóficas? Eu respondo: EM ABSOLUTAMENTE NADA!
Leia mais em http://www.paulopes.com.br/2012/11/blog-promoveu-caca-a-professor-ateu-da-puc.html#ixzz2B0zfm6k8
Paulopes informa que reprodução deste texto só poderá ser feita com o CRÉDITO e LINK da origem.
"
Você não estava lá, energúmeno, não sabia o contexto das falas do professor, não sabia se elas estavam sendo utilizadas para algum efeito complementar ao conteúdo. É tudo achismo - ooops, achismo é o que você está condenando na sua mensagenzinha hipócrita.
Quem é o apedeuta agora?
Isto são conceitos satanicos eu sou o Senhor .
O judeu vos enganou infligindo em vós um peso a ser carregado, quando lhe derem um tapa ,devolva logo dois.
Eles seguem direitinho o que o Senhor prega, só que eles louvam ao judeu nazareno, e não ao Senhor Satanás!
E aqui, do lado de fora, eles possuem uma infinita torcida apoiadora de seus atos revanchistas desproporcionais!
Parece que o Senhor Satanás está reinando mesmo, hein!
Concordo com quase tudo do seu texto em especial essa parte:
"Defender o direito de escarnecer de pessoas, e suas crenças, em seus locais de estudo, trabalho ou lazer não tem nada a ver com defesa da LIBERDADE DE EXPRESSÃO.
Quem o faz, das duas uma: Ou é um mau caráter ou alguém precisa, urgentemente, lhe indicar uma bibliografia sobre o tema e daí, esse indivíduo, sentar e estudar, mais estudar muito, com empenho para não sair por aí declamando asneiras como as que podem ser lidas nesse blog."
Mas, devo avisá-lo de não esperar que todos aqui lhe entendam.
Acho que você não sabe perder.
Um abraço beeeeemmmm gostoso por trás em você, meu bem!
"Toda ação provoca uma reação"
A pedagoga tá melhorando: já sabe a 3ª lei de Newton...
"Deixei de ser ateu, pois não compactuo mais com os maus ateus [ou ateus maus]. Deus me fez ver, aleluia, irmãos!!!"
Fez vista grossa para engrossar sua lista de doutores em nome do bom marketing.
O que esperar de um ateu em uma aula de filosofia? Otimir suas opiniões? Fazer um discurso politicamente correto para não constrangir a direção?
E eu que achava que aquele site brasileiro do Opus Dei era o suprassumo da alienação religiosa na internet...
A 10ª Cruzada, quem diria, é na web. Mas essa é a mais inofensiva de todas: meia-dúzia de loucos escrevendo para algumas centenas de outros loucos, que estão em casa se importando com a bíblia porque as mulheres (e os homens) não se importam com eles(as).
De vez em quando eles matam uns para demonstrar que têm "força" e convicção na própria loucura, mas só o que conseguem é jogar mais uma pá de cal no esquife do Cristianismo.
Aliás, sugestão de lápide para o túmulo do Cristianismo: "AQUI JAZ A MENTIRA". Além.
Peraí!... obreira da IURD e inteligente? Impossível!!!
Achava que o filho era dele mesmo não sendo.
De toda essa turma da 'bibra' o Zé é o único que fica perto na normalidade. Não por ser santo, mas por ser corno, coitado.
Não é o tal do acidente?
Tudo bem!
Primeiramente, quero dizer que venho acompanhando seus comentários muito equilibrados e sensatos. E informá-lo que a vilania persecutória é o que resta para os que não possuem argumentos, isto é, o que estão tentando fazer com você.
Eu não escrevo esperando que os dissimulados ou os que apresentam condutas desviantes me entendam. Para resolver o problema desses só a psiquiatria ou à lei.
Minha intenção é trocar ideias com quem tem bom senso. No máximo tentar demonstrar que a busca do diálogo é sempre a melhor opção.
Caro Anônimo 2 de novembro de 2012 00:28,
A questão não é de omissão de opiniões, mas sim do nível das opiniões. Você pode achar que a Bíblia é um livro mitológico, ou mesmo, que JESUS CRISTO jamais existiu. É um direito seu, garantido constitucionalmente. Até mesmo um professor poderia expressar tais opiniões em qualquer sala de aula.
Por outro lado, o que vemos no post são verdadeiras sandices. Comparações esdrúxulas que só podem ter a intenção de promover a agressão e o desrespeito gratuitamente.
Abraços!!
Eu não tenho a menor dúvida que o apedeuta aqui só pode ser você!
Como é que você pode escrever sobre Constituição Federal se você nunca abriu uma para ler? Caso tivesse feito o “dever de casa” teria lido, logo, no PREÂMBULO, o seguinte:
“,...fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de DEUS, a seguinte Constituição da República Federativa do Brasil".
Você é capaz de ler a palavra DEUS? Não sabia disso? Está na Constituição! E você sabe quantos parlamentares constitucionalistas seguiram sólidos valores e princípios CRISTÃOS na elaboração da nossa Carta Magna? Tosco é falar sobre o que não conhecemos.
Você não consegue ler um comentário completo. Como posso esperar que leia a Constituição? Se disser que leu meu comentário vou considera-lo um analfabeto funcional. Um verdadeiro drama em nosso país! Que deveria envergonhar a todos os brasileiros.
Senão, onde eu afirmei em meu texto que o professor disse ou fez alguma coisa? Eu falei em uma situação hipotética, você sabe o que é isso? Transcrevo abaixo o que está no meu comentário:
“...Agora, nada impede que façamos uma reflexão sobre um hipotético imbróglio desta natureza.”
Entendeu? Não? Procure um professor especializado em leitura e interpretação de textos.
Passe bem!
Você sabe o que é liberdade de expressão ou não? É você que define o que pode ou não ser considerado liberdade de expressão? Porque,ao meu ver,qualquer prática que esteja livre de censura,inclusive práticas criminosas, é conceituada como uma manifestação da liberdade de expressão. Cabe à nós definirmos somente o que deve ou não ser expresso. O que delimitaria nesse caso a liberdade de expressão seria a dignidade da pessoa humana mas ainda assim não seria suficiente para vetar em todos os casos uma manifestação individual,visto que-no geral-o direito de alguém sentir-se ofendido não é maior que de outro de poder manifestar-se.
Só por curiosidade: Qual punição ele teria de acordo com o direito canônico? Até onde eu saiba eles não podem mais queimar pessoas, nem torturá-las até a morte.) , na lei brasileira não existe isso de direito entre o direito canônico ( regras da icar sem valor ou amparo jurídico no br ) e o direito brasileiro,então ,a puc não poderia fazer nada legalmente contra o professor até poq ,a única lei que vale no br é a lei do estado laico e não ,regras da icar ( direito canônico ).
“,...fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de DEUS, a seguinte Constituição da República Federativa do Brasil".
Você é capaz de ler a palavra DEUS? Não sabia disso? Está na Constituição! E você sabe quantos parlamentares constitucionalistas seguiram sólidos valores e princípios CRISTÃOS na elaboração da nossa Carta Magna? Tosco é falar sobre o que não conhecemos.)
com todo respeito , se algum parlamentar seguiu o não algum valorou , princípio cristão( católico ) isso não interessa até poq , o br é um estado laico art 19 da cfb , e segundo , o preâmbulo conter a frase ¨sob a proteção de deus ¨, é uma mera apresentação lógico que ,influenciada pela icar e o preâmbulo constitucional não tem força normativa de lei ou seja , é uma simples apresentação sem força legal alguma e terceiro , conter essa frase ¨sob a proteção de deus ) , não dá qualquer privilégio que seja ao cristianismo neste país,eu tenho certeza é que vc é que,tem que ler e interpretar melhor a constituição do br .
E, fofo, o Preâmbulo da CF/88 não tem força normativa. Isso é pacificado na doutrina e na jurisprudência.
O apedeuta, como sempre, é você. Continue respondendo, se quiser passar mais vergonha ainda.
Sempre tão lindo ver isso... já que raramente acontece né?!
E depois vem gente me dizendo que Deus é amor, que quem não tem Deus no coração é ruim etc. etc. etc.
ahpaputaqueopariu
Tá anônimo porque? Tá se escondendo do que?
É um crítica, um feedback. Espero que o autor aprenda algo com ela.
Manjè kwayan 2 de novembro de 2012 01:14
_Sim!!!! Veja o teu caso!!!!
_Conseguiu bisbilhotar um perfil!!!! Genial!!!!
_Tem mais!!! _Conseguiu ler, copiar e colar!!! Fantástico!!! Isso é que é impossível!!!
_Até mais, soldado!!!
O que é Eucaristia?
Gostei da postura da PUC por entender que uma Universidade é um lugar de debate de ideias e de conhecimento.
Pqdrocha.
Pqdrocha.
Sim, eu sei o que é liberdade de expressão. Não, não sou eu quem define o que é liberdade de expressão.
A partir daí seu comentário fica confuso. Como uma prática criminosa pode ser considerada uma livre manifestação da expressão? Onde há crime, não há liberdade. O que escreveu é contraditório.
Eu não quero arbitrar sobre a LIBERDADE DE EXPRESSÃO de ninguém. A questão a ser levada em consideração é aonde essas manifestações ocorrem em função daquilo que você, muito bem, lembrou o princípio da dignidade humana.
Vamos exemplificar: as pessoas podem andar nuas na Praça XV? Não. E no cinema, na televisão, no teatro etc.? SIM. Veja, mesmo na televisão, é preciso atentar para horários, e no teatro e cinema para faixas etárias.
A ninguém pode ser dado o direito de vilipendiar símbolos sagrados de uma religião dentro de uma instituição que pertença à mesma. Agora, caso alguém queira se referir jocosamente a estes símbolos em uma galeria de artes, ou como eu escrevi em outro comentário num PICADEIRO DE CIRCO, em minha opinião, é problema dele.
Os insatisfeitos, também, têm todo direito de interpelá-lo judicialmente.
E temos que ver, ainda, a questão de pessoas serem submetidas a constrangimentos que não podem evitar. Para continuar em nossos exemplos teatro, cinema e televisão são opcionais, ou seja, ninguém é obrigado a assisti-los. Pensemos em pessoas que ocupam posições subalternas ou grupos que queiram hostilizar um indivíduo em nome da “liberdade de expressão”.
Enfim, essa é uma temática muito complexa, mas espero que tenha esclarecido como realmente penso sobre essa questão.
Caro Anônimo 2 de novembro de 2012 10:48,
Eu defendo o Estado Laico tanto quanto você!
Só usei esse exemplo como argumento para o Gustavo que quis desmerecer a importância do CRISTIANISMO e de DEUS em resposta a um comentário meu. Então, creio que como dizem: “você pegou o bonde andando”.
Eu fiz questão de demonstrar que a noção de DEUS é tão importante que os parlamentares não hesitaram em mencioná-lo no preâmbulo da nossa LEI MAIOR. Caso para os senhores não tenha significado algum PACIÊNCIA, ou melhor, exercitem vossa tolerância, pois para milhões de brasileiros (as) DEUS É A RAZÃO DE TODA EXISTÊNCIA ANIMADA E INANIMANDA.
Privilégio ao CRISTIANISMO? Força de lei? Quem disse isso? Creio que vocês tergiversaram...
Abraços!!
Gustavo,
Leia a resposta que dei ao Anônimo2 de novembro de 2012 10:48 que é válida para você, também.
Passe bem!
P.S. FOFO? Eu sou MACHO, rapaz!
Engraçado. Há blogs "jornalísticos" de militância ateísta que fazem a mesma coisa. Não num caso só, mas o tempo todo.
Esporte preferido de gays e ateus.
Quem marcha sob a batuta do pastor é você, minha cara. E fale a verdade: adoras a batuta do pastor, não é? O cajado santo no teu canal sem função progenitiva te empolga.
faltou evangélico aí, pois estes estão mais pra arqui-inimigos dos católicos que qualquer outro grupo em nosso país.
não gastem seu latim com esse idólatra de Jean Calvin e Martin Luther.
Quem não sabe disso, basta ver qualquer matéria policial na TV e nos jornais.
Postar um comentário