Pular para o conteúdo principal

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias (foto) a propósito de
Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã

Rodrigo César Dias
Rodrigo César Dias
Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados.

Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo.

A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral.

Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e diplomada, é natural que a quantidade de religiosos diminua.

Por outro lado, a religião sempre foi grande aliada do Estado na manutenção da ordem social e da preservação do status quo. Carl Sagan expressou isso em "O mundo assombrado pelos demônios": "A religião é uma escola de pseudociência que tem proteção do Estado".

Ocorre que nos dias de hoje os meios de comunicação desempenham esse papel muito melhor do que a religião.

Quem manipula a informação, quem mantém as massas na ignorância, quem cria essa mistificação ideológica que justifica o status quo, a exploração de muitos por uns poucos, é a imprensa. Sem o Estadão, a Folha de S.Paulo, a Veja, a Globo e outros veículos de desinformação seria impossível no Brasil manter esse fosso de desigualdade que nos degrada e nos desonra.

Não vou dizer que a religião tenha se tornado irrelevante para o Estado. Mas o fato é que ela ganhou um concorrente muito mais eficaz. Isso explica por que em SP os tucanos vêm despejando rios de dinheiro na Editora Abril.





Ateus e agnósticos compõem 28% dos universitários de Portugal
julho de 2012

Comentários

Anônimo disse…
Michelle,vai usar suas drogas pesadas, dar pra desconhecidos,louvar ao demo,gritar pro mundo que Deus não existe ,enfim, essas coisas que ateus curtem fazer ,porque não vale nem a pena te evangelizar!

B.S.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Michelle disse…
Berenice Silva

Eu não uso drogas pesadas e nem faço sexo com estranhos (parabéns, vc cometeu os crimes de calúnia e difamação em um só comentário). Eu não louvo o demônio pelo mesmo motivo que não louvo o seu deus: por não acreditar na existência de ambos.

Se vc veio à este blog pra evangelizar, vc está perdendo o seu tempo por duas razões:

1 - aqui não é sua igreja e não é um blog cristão;

2 - e pq este blog não e sim um blog feito por um ateu, com assuntos que dizem respeito aos ateus e agnósticos frequentado em sua maioria por ateus e agnósticos que a sua evangelização barata e cheia de chantagem emocional não funciona.


PS: se eu quisesse ser evangelizada, eu mesma iria na igreja por livre e espontânea vontade. Como não estou interessada, dispenso. Não sou obrigada a ouvir proselitismo religioso barato e inútil. ^^
Anônimo disse…
Michelle,vai usar suas drogas pesadas, dar pra desconhecidos,louvar ao demo,gritar pro mundo que Deus não existe ,enfim, essas coisas que ateus curtem fazer ,porque não vale nem a pena te evangelizar!

B.S.
Michelle disse…
Berenice Silva

De novo, calúnia e difamação.

Se vc afirma que uso drogas pesadas e que faço sexo com desconhecidos é melhor vc ter evidências concretas que confirmem a sua afirmação. Afirmar - falsamente - que eu uso drogas pesadas e faço sexo com estranhos só pq sou atéia não prova nada. O fato de eu ser atéia apenas prova que sou atéia. Isso não diz nada sobre o aspecto sexual da minha vida ou os meus hábitos.

Lembra do que eu disse sobre atitudes? O que define uma pessoa não é a crença ou a falta de crença e sim as atitudes dela.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Michelle disse…
Berenice

Além de vc cometer duas falácias, dois delitos, vc continua achando que quero ser evangelizada. Eu não quero ser evangelizada, nunca pedi isso.

Como disse antes, se eu tivesse interesse em ser evangelizada eu mesma iria para uma igreja. Mas como não quero, dispenso.

Se vc entrou em um blog de ateus pra evangelizar vc está perdendo seu tempo. As únicas pessoas que provavelmente vão aceitar a sua evangelização barata são os poucos evangélicos que frequentam este blog.

Vc me acusou falsamente - pela terceira vez - de coisas que eu não faço. Ou vc fornece evidências que provem sem sombra de dúvidas que eu uso drogas pesadas e faço sexo com estranhos como vc afirmou falsamente ou então cala a boca e segue teu rumo.

Lembre-se daquele mandamento que está na sua bíblia (Não dirás falso testemunho contra o teu próximo) antes de falar mentiras sobre mim de novo.
Mayone Kaibay disse…
Melhor que você, com seu discurso de um toleite só.
Anônimo disse…
Pesquisa recente aponta que existem mais doutores e mestres entre os cristãos que entre ateus.
Isso não é fanatismo é estatística.
sds a todos.
Mais antigos Antigos 201 – 209 de 209

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias

Mãe evangélica ora para Deus e diabo e degola filho de 5 anos

Elizete diz que  ouve vozes Com uma serenidade pontuada por timidez e com frases bem construídas, aparentemente com nexo, Elizete Feitosa de Sousa (foto), 26, se mostrou em uma entrevista estar em seu pleno controle mental, até quando disse que ouvia vozes mandando que matasse seus dois filhos. Na noite de domingo (21), no assentamento Califórnia, a 10 km de Açailândia (MA), Elizete degolou Jonas, 5, o caçula. O assentamento tem 13 anos e é administrado pelo MST. Açailândia tem cerca de 100 mil habitantes e fica a 600 km de São Luis. “Eu premeditei”, disse Elizete. Ela esperou o filho dormir, rezou de joelhos para Deus e o diabo e passou uma faca de cozinha no pescoço de Jonas. “Ele abriu os olhos e aí um pus mais força (na faca) para que não sofresse.” A polícia ficou sabendo da morte do menino pelo agente funerário ao qual a família de Elizete tinha encomendado um caixão. Elizete disse que na verdade teria de matar um vizinho que, entre outros, debochava dela quand

Maioria jamais será ateia nem fiel da Iurd, diz padre Marcelo

Para Rossi, Deus não reconhece casal de gays como família O jornal Correio da Manhã, de Portugal, perguntou ao padre Marcelo Rossi (foto): - O que o assustaria mais: um Brasil que deixasse de crer em Deus ou um Brasil crente em que a Iurd fosse maioritária? A resposta foi enfática: - Não acredito que isso possa acontecer. Nunca. O Brasil não vai deixar que isso aconteça. Rossi foi evasivo ao responder se está ou não preocupado com o avanço no Brasil dos evangélicos protestantes. “Há igrejas e igrejas”, disse. “Uma coisa são as igrejas tradicionais evangélicas e outra são as seitas.” O padre foi entrevistado por Leonardo Ralha a propósito do lançamento em Portugal do seu livro 'Ágape'. Ele disse ter ficado surpreso com das vendas do livro no Brasil – mais de sete milhões de exemplares, contra a expectativa dele de um milhão. Atribuiu o sucesso do livro à sua tentativa de mostrar às pessoas um resumo dos dez mandamentos: “amar a Deus sobre todas as