Pular para o conteúdo principal

Celebração de missa em hospital federal do Piauí inaugura capela

Missa de inauguração de capela em hospital federal
Missa foi celebrada pelo padre Nogueira, o capelão da instituição
Missa celebrada hoje (5) pelo padre Carlito Nogueira (foto) inaugurou a capela do Hospital Universitário, da Universidade Federal do Piauí.

Estiveram presentes o reitor Luiz de Souza Santos Júnior (na foto abaixo), professores, servidores e estudantes. Em seguida, o padre benzeu as instalações do hospital.

Santos Júnior disse que o hospital foi uma “grande conquista” da sociedade piauiense.

A construção de uma capela dentro de um hospital financiado com o dinheiro dos brasileiros católicos, evangélicos e de outras religiões, bem como daqueles que não têm crença alguma, é inconstitucional.

A Constituição proíbe que instituições públicas se envolvam direta ou indiretamente com atividades religiosas. É lamentável que uma universidade federal, que deveria dar exemplo de obediência à Constituição, seja a primeira a conspurcá-la.

 reitor Luiz de Souza Santos Júnior
Santos Júnior desrespeitou a
laicidade do Estado brasileiro
Se Santos Júnior tivesse um mínimo de bom senso, abriria um espaço laico que servisse de refúgio espiritual aos brasileiros de todas as religiões, como fez em 2010 o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (RS),

O reitor, contudo, preferiu a devoção ao sectarismo, o que é incompatível com um ambiente universitário, além de inconstitucional.

Espera-se que o MPF (Ministério Público Federal) tome as devidas providências.

Com informação do site da Universidade Federal do Piauí.

Hospital extingue capela e cria espaço laico; arcebispo protesta
junho de 2010

Religião no Estado laico

Comentários

Anônimo disse…
esta igreja romana mama nas tetas do Brasil...logo vem o Bento 16 pra tbm mamar nas tetas do Brasil.

Faz 500 anos que esta ICAR suga o Brasil.
Anônimo disse…
Religião, fudendo o Piauí para sempre!
naiara disse…
é uma palhaçada isso ,acabei de saber disso por causa da ATEA ,o meu estado ,um estado com uma ótima educação ,melhor estudo na minha opinião e não ter um estado laico ,na minha opinião os melhores médicos estão em teresina.não há necessidade nenhum fazer uma capela ,no caso a capela não vai salvar vidas ,esse dinheiro gasto pela capela ,já dava pra fazer outra coisa para o hospital universitario.eu sou de Parnaíba(litoral),aqui aqui o povo é muito fanático por religião ,na verdade o meu Piaui todo é desse jeito,apenas conheço 5 ateus na parnaiba toda infelizmente.triste realidade.
Anônimo disse…
artigo 19, I “É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: I – ESTABELECER CULTOS RELIGIOSOS ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público.”

E o MPF finge que não vê, e ninguém de Piauí denuncia.
Provavelmente o reitor e alguns envolvidos sabiam da ilegalidade, mas como sabem que o Estado é frouxo em relação à laicidade, eles ignoram a CF.
Rodrigo*
Anônimo disse…
oxe,me dá é nojo ver essa pouca vergonha!tem q investir na educação e não em porcaria de igrejas que não leva ninguém a nada apenas a ignorância .estado laico já!!!!
Anônimo disse…
coitado do meu Piaui!
Anônimo disse…
um doente ter que aguentar um padre p.n.c rezando ele vai preferir à morte do que esta hipocrisia de um monte de palavra frívolas sem sentido.
Anônimo disse…
Igreja um lugar onde você implora ao seu carrasco que lhe preste alguma anteção e te livre das desgraças da vida.
Anônimo disse…
**atenção**
Anônimo disse…
Esse artigo parece coisa sectarismo anti-religioso. Se "inaugurou uma capela" não tem sentido criticar, trata-se de uma CAPELA. E a própria CF defende a liberdade religiosa. Este artigo não faz nenhum sentido, sem contar que uma universidade não é um Estado nem Município. O autor da página está sem assunto? É isso?
Unknown disse…
Embora o inciso VII do artigo 5º da Constituição Federal assegure a “prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva”, isso não significa que em tais entidades seja permitido a construção de templos referentes às religiões que ali prestem tal assistência. Isso é uma violação do artigo 19 da referida Constituição Federal. Está errado e é lamentável que isso continue acontecendo.
Anônimo disse…
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

Se é livre, então não tem o que se falar. Quem está se doendo por isso, mude a Constituição.
Anônimo disse…
Chegamos num tempo em que um padre não pode rezar uma missa numa capela, tem gente que reclama.
Anônimo disse…
Ih! Capela CRISTÃ é o que mais tem nos hospitais públicos. Se é errado ou não sempre vai haver uma em qualquer hospital. Aqui onde eu moro, de onde estou prestes a sair para começar minha faculdade, há hospitais com imagens de santos nas recepções.
Engraçado que, quando criança, pedia a eles pra injeção não doer muito... e nunca dava certo! kkkkk
Ou rezava pra curar minha bronquite mas... se não é a bendita inalação ou a vilã necessária da injeção, ia rezar, rezar, até perder o pouco ar que me restava e ficar ainda pior. Talvez tenha sido o primeiro passo, tímido, pro meu ceticismo.
Há os que precisam do divino para sentirem-se melhor, mas não são apenas os cristãos, então por que capela cristã apenas?

Winston Smith
Anônimo disse…
E pra que existem as igrejas? Que vão rezar lá.
Eu imagino que capelas em hospitais (públicos ou privados) sirvam aos médicos em caso da NÃO CURAdo paciente, pode-se usar a idéia que deus é que não quis a cura do infeliz.
Anônimo disse…
Esse anônimo é tonto mesmo ou só finge ser?
Quem ascha que a constituição está errada que a mude e coloque-se que É OBRIGATORIA a construção de capelas nos hospitais para garantir a liberdade de culto.
Anônimo disse…
Faz o seguinte, anônimo: faça um abaixo-assinado proibindo a construção de capelas em hospitais. Quem sabe assim você se sente mais feliz.
Seu idiota. Trata-se de uma Universidade FEDERAL. Sabe o que é FEDERAL? Sabe quem custeia essa merda? Vai estudar vagabundo.
Anônimo disse…
Acho que vagabundo é sujeito sem educação que xinga os outros num debate. Além de vagabundo não lê a constituição. Quando se faz uma universidade já se inclui no projeto uma capela. Então vá proibir de construir capelas e não de um padre rezar nela. Vá ler e depois volte, bicho burro! (xinguei porque não vale nem o tempo que eu levei pra responder a esse idiota)
Satanás o Único e Verdadeiro. Eu Sou. disse…
Se orar ajuda ore, mais ore bastante.

Eu estou presente em todas as suas orações.
Anônimo disse…
Quero fazer uma macumba nessa capela pública. Se não deixarem, processo por discriminação religiosa.
Plunct Plact Zum Plim! disse…
Como poderia ser ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público?
Anônimo disse…
Vc que se sentiu ofendido com o xingo - merecido, no seu caso- vá procurar uma CF e abra no artigo 19.
Anônimo disse…
Fica quieto, burrão proselitista! A CF em seu artigo 19 diz que e' proibido aos órgãos públicos estabelecer cultos ou igrejas ou subvenciona-los. Pare de citar CF pra defender essa mamata religiosa com dinheiro publico!
Anônimo disse…
Will papa XXIV apóia que evangélicos se revoltem contra uma novela, contra uma padaria cujo padeiro é umbandista pra evangélico não comprar pão lá, apóia que evangélicos não use roupas se não for feitas por obreiros e dizimistas porque nas fabricas de costura trabalham gays, e fica indignado com as critica aos evangélicos porque as criticas são infelizes..clap..clap..clap..clap..
Anônimo disse…
Os caras estão confundindo a subvenção do governo à construção da capela dentro do hospital e o ato do padre rezar nela, e um e outro fica se chamando de idiota. Engraçado isso. E o pior é que não se está discutindo a construção da merda da capela, e sim, o fato do pároco rezar lá dentro. Vai entender esses cabeçudos que citam o art 19.
Anônimo disse…
Outro cabeçudo. Ou é o mesmo?
marcello disse…
Eu enviei a notícia. olha, sinceramente, é por essas e outras que o nosso estado é o mais pobre do Brasil.
Anônimo disse…
Ateísmo é uma religião de merda mesmo, se dizem superiores racionais acima de média e ficam espumando de raiva com a religião dos outros.

N sou contra o homossexualismo sou contra o movimento gaysista, n sou contra o ateu, sou contra o movimento ateísta mais uma vertente do movimento comuna.

Unknown disse…
que chuva de estrume.
Anônimo disse…
Não sou contra evangélicos. Sou contra o evangelismo...
Plunct Plact Zum Plim! disse…
"A construção de uma capela dentro de um hospital financiado com o dinheiro dos brasileiros católicos, evangélicos e de outras religiões, bem como daqueles que não têm crença alguma, é inconstitucional."

Então o inteligentíssimo Anônimo 5 de novembro de 2012 16:26 e 18:10 concluiu:

"E o pior é que não se está discutindo a construção da merda da capela, e sim, o fato do pároco rezar lá dentro. Vai entender esses cabeçudos que citam o art 19."

Portanto, esse anônimo só pode ser:

( ) Troll
( ) Fanático religioso
( ) Analfabeto funcional
( ) TODAS AS ALTERNATIVAS ACIMA
Unknown disse…
não odeio crentes, que em sua maioria são gente humilde, mas sim os pastores estelionatários que seguem uma tal de "teologia da prosperidade"
Anônimo disse…
É, vamos fazer um abaixo assinado para que a Constituição Federal seja cumprida!

Que legal, né? Agora temos que implorar para que as autoridades façam valer as leis sobre os abusos religiosos!

Que maravilha, eu amo esse país!
Anônimo disse…
Sempre vai haver enquanto os secularistas continuarem sendo bundões passivos diante dos abusos religiosos que não respeitam a separação entre igreja e estado.
Anônimo disse…
Anônimo5 de novembro de 2012 20:07

"Ateísmo é uma religião de merda mesmo, se dizem superiores racionais acima de média e ficam espumando de raiva com a religião dos outros."

Filhote do Willian Papp? Pois ele é que vive condenando o que ele chama de "neo-ateístas", que na verdade são os ateus que reclamam de forma mais enfática contra os abusos que são cometidos em nome da religiosidade.

Segundo vocês, ateu bom é ateu calado!
É a mesma lógica dos que dizem que gay bom é gay enrustido vivendo socialmente como se fosse hétero.

Vocês me enojam, e os motivos estão explícitos!
Anônimo disse…
Morrigan Aensland5 de novembro de 2012 20:28

Então vá a mer....da

Vcs n entendem a constituição, O estado não pode obrigar ninguém a uma religião nacional.

Por outro lado o governo n pode como vcs querem relegar a maioria da população a execração publica da fé.

Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou
diretamente, nos termos desta Constituição.

- Católica Apostólica Romana: 64,6%

- Evangélicas: 22,2%

- Espírita: 2%

- Umbanda e Candomblé: 0,3%

- Sem religião 8%

- Outras religiosidades: 2,7%

- Não sabe / não declarou: 0,1%

Então cresçam e apareçam
E vão peidar n'agua
Anônimo disse…
Anônimo5 de novembro de 2012 20:47

Que abuso cara pálida? a quanto tempo vc existe? Seus país te abusam com a religião deles? seu tios, avós, amigos? qual é a sua menina?
Ogum disse…
eu condordo o estado é laico.
Anônimo disse…
/\
||

Se você ainda for criança, eu até compreendo sua ignorância, mas se não for uma criança, então meus pêsames pela sua estupidez!
Anônimo disse…
"Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou
diretamente, nos termos desta Constituição."

É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: I – Estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança..."


Ademais, Democracia NÃO É e NEM DEVE SER a DITADURA DA MAIORIA!

Mas fica difícil esperar compreensão disto por parte de quem chama seu interlocutor de "bobão com cara de sabão"...
Anônimo disse…
Anônimo5 de novembro de 2012 21:46

ha ha ha... vc ganhou tá bom pra vc?
Anônimo disse…
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Anônimo disse…
Estou discutindo com uma cara que entende a constituição no sentido literal e esta mesma anta, n percebe que a capela esta lá, os feriados religiosos estão aí, as Santas casas continuam a fazer convênios com os governos, a bandeira nacional continua com o cruzeiro do sul, os políticos continuam a frequentar os cultos em época de eleição, e uma anta continua a encher o saco com sua bandeirinha imunda de ateu militante.

Na constituição diz que todos somos iguais? e n criaram a lei de cotas raciais.

Não diz que todo brasileiro tem direito a saúde?, agora se o cidadão nascer doente mental como vc, come que fica ? vc vai obrigar o estado a dar sua sanidade mental de volta?
Anônimo disse…
Anônimo5 de novembro de 2012 21:46

Criança sou eu né ? quem fez faz uma casinha horrorosa destas até um macaco desenha melhor
Anônimo disse…
Somos um Estado democrático de direito.

Todos devem receber tratamento proporcionalmente igual na garantia de seus direitos individuais, logo, se você é um desigual, terá tratamento desigual por parte do estado, no sentido de equiparar os seus direitos e as suas oportunidades aos daqueles que não sofrem discriminação em razão de desigualdades.

Por acaso, você já ouviu falar de algo chamado "justiça"?

Se a sociedade cerceia seus direitos e suas oportunidades em função de sua diferença, o estado tem por obrigação criar dispositivos que lhe assegurem direitos e oportunidades em nível "igual" (correspondente) aos dos demais cidadãos. Por isso existem as cotas, as leis especiais para deficientes, minorias, grupos discriminados, etc, pois todos devem ser IGUAIS (em direitos e oportunidades) perante a lei.

Tratamento igual aos iguais e tratamento "desigual" para os desiguais, isso é fazer com que todos sejam "iguais" perante a lei.

Quer um desenho?
Anônimo disse…
"Casinha"? oO
Ah sim...

kkkkkkkkkkkkkkkkkk não tem nem como ficar com raiva dessa "criança"! XD
Anônimo disse…
/\ ☼ ☻ ♦
||_______|_/

Anônimo disse…
Ogum5 de novembro de 2012 21:44

O estado é laico né?

Governo lança Comitê de Diversidade Religiosa e Direitos Humanos

Pra que? o estado n é laico?

eu digo pra que. O que este governo ptista comuna quer, é criar sincretismo religioso, dividir para dispersar
Anônimo disse…
Anônimo5 de novembro de 2012 22:19

Os feriados religiosos estão ái porque n acabam com tudo?

cotas 50% da população segundo o IBGE são de negros, como pode existir cota ?

A única coisa que a capela esta fazendo, é machucar seu ego ateu e n seu direito.

Faz o seguinte : escreve para ateia e pede para ela mandar o governo demolir a capela e não enche o saco.


Os feriados religiosos continuam
os monumentos religiosos estão ai

Brasilia tem uma catedral feita por uma comuna

A cavalaria passa é os cães ladram

Por mais que vc desenhe n vai mudar meu filho vai chorar na cama


Anônimo disse…
Anônimo das 18:10, seu apedeuta dos infernos, é justamente essa subvenção que NÃO PODE ACONTECER! Por isso a citação do art. 19 da CF, cabecinha de vento!, que versa justamente sobre essa proibição aos órgãos públicos. Então, não devia haver capela e, por conseguinte, padre rezando lá dentro. Quer ver padre orando, vá fazer isso fora dos recintos e repartições públicas. É difícil entender isso ou que eu sugira pra você alguns cursinho com ênfase em interpretação de texto?
Unknown disse…
do not feed the trolls. deixe-os passar fome.
Anônimo disse…
Anônimo crentóide das 18:12, onde é que diz na Constituição Federal que é obrigatória a construção de capelas nos hospitais? Que Constituição que vc andou lendo?
Unknown disse…
eu acho que foi a do vaticano.
Anônimo disse…
O crente é tão burro que achou que o outro estava desenhando uma casinha. Merece uma SETA na... Deixa pra lá.
Lia de Souza disse…
Aqui temos capela na UFSC, na frente da Alesc/TJSC, em hospitais públicos, como maternidade Carmela Dutra. MP nem pisca...

Da UFSC e Alesc, em área externa, dizem ser 'ecumênica', mas o formato não parece neutro não, tem formato, mobiliário, tudo de templos católicos ou protestantes. Duvido que já tenham feito algum 'culto' afro em tais locais, nem isoladamente, nem 'ecumenicamente'. Pai de santo com padres e pastores? É ruim, heim, Salgadinho.

Não adianta, há domínio do viés cristão e não vejo mudanças nem mesmo no longo prazo. Até porque o que o governo está pondo de grana em restauração de igrejas católicas não é mole. Enqto isso a Saúde está em greve.

Essa praga ainda vai durar muito, infelizmente.

Anônimo disse…
Morrigan Aensland5 de novembro de 2012 22:57

Obrigado por mais um petisco, menina bocó
Anônimo disse…
Anônimo5 de novembro de 2012 23:00

Crente o cacete, depois vcs dizem que os religiosos são tapados, é claro que n era uma casa, quantos anos vc tem fedelho bocó?

Anônimo disse…
"...quantos anos vc tem fedelho bocó?"

Owwwwwnnnt, pela linguagem e perguntando a idade, é claro que é um menininho mesmo! *-*

Olha, menininho, quando te chamaram de crente, não foi no sentido de ser protestante (evangélico), mas sim, de ter crença religiosa (acreditar em deus, jesus, etc), entendeu agora, fofuxo? ;)
Kit Gay do José Serra este os Crente Aprova. Mais perdeu hahaha disse…
O estado é laico a capela deveria ser um templo agregador com referências a todas as crenças e não só a igreja católica , religião é coisa de religiosos e religiosos que deve bancar suas crendices e não o estado, porque o estado é de todos e religião é de carater intimo, se não entender isto volte pra idade média e seja feliz.
Anônimo disse…
Aqui na minha cidade o prefeito não queria restaurar obras de arte de propriedade particular da igreja católica quase jogaram o prefeito na fogueira o pessoal alpha do governo é um bando de bosta, e pior é a igreja querer dinheiro do povo pra restaurar suas obras particulares , é bem possível depois de reformadas eles enviarem para o vaticano e o povo fica chupando o dedo, e os milhares de dinheiro que vão gastar na reforma daria pra montar um observatório planetário com telescópios simuladores e muito mais o que faria o maior sucesso com a criançada , mais não tem que enfiar o dinheiro do povo no c* da igreja. Pô se obras interessa aos cristãos eles que junte dinheiro . Tire do bolso deles, mais dinheiro público só se as obras fosse tombadas patrimônia histórico da humanidade e depois fosse para um museu adequado para melhor preservar a obra e ficar longe de ladrões. Mais não as obras de arte vão continuar sendo da igreja , a cidade é batatais e são quadros de portinari avaliados em milhões de reais. Pouco vergonha desse governo safado, deixa a igreja se virar ,já que eles nem quiseram doar as obras de arte para o estado.
Anônimo disse…
Rsrsrs... tem como ficar com raiva de uma criatura dessa?
Anônimo disse…
Comeu estrume no cafe da manha crentola?
Anônimo disse…
Chora mais crentelhão. pede pra xeçus fulminar a morrigan
Anônimo disse…
Imagino que esse comitê seja para evitar animosidade e o acirramento dos espíritos entre membros das diversas religiões existenetes.
Unknown disse…

"Brasilia tem uma catedral feita por uma comuna"

Bem lembrado por um crentolo. Imaginem o contrário, se houvesse (duvido que haja) um arquiteto crentolo e fosse encomendado um trabalho por um ateu...não sairia obra alguma.
Yuri disse…
Não acho que foi tão grave assim, se fizeram um hospital não acho mal fazerem uma capela ao lado ou dentro, portanto que não atrapalhe ou tome espaço do hospital, icluindo problemas como barulho das orações.
Talvez algum paciente queira rezar enquanto estiver internado.
Depois botem um terreiro de religiões afro e algum lugar pra cultos evangélicos tb. (de preferencia isolado com aqueles materiais de estúdio, evangélicos fazem barulho pra carai).
Se não ofende ninguem, podemos agir em paz, tolerância é a chave.
Anônimo disse…
Anônimo5 de novembro de 2012 15:30
Chegamos num tempo em que um padre não pode rezar uma missa numa capela, tem gente que reclama. , quem está impedindo a sua icar e os sacerdotes dela ,a praticarem oculto religioso católico ? o que é proibido por lei é a construção de templos religiosos dentro de instalações públicas sejam elas , municipais , federais e estaduais e ,me explica uma coisa muito interessante :poq só tem capelas ( mini igrejas católicas ) em hospitais públicos ? poq não tem terreiros de candomblé dentro dos hospitais ? me explica se vc for capaz .
Gustavo disse…
Você leu só a chamada ou leu o texto inteiro?

Como a construção uma capela numa universidade *federal* com dinheiro *público* deve ser relevado?

Sugiro que pesquise um pouco sobre a Constituição Federal e a laicidade do Estado.
Anônimo disse…
Vc sabe quantos arquitetos com religião existe no Brasil? garanto que é muuuuuuuuuuito mais que todos os ateusos vc acha que um cara ateu n encomenda nenhuma obra seu pamonha?
portanto n fale asneiras.
Yuri disse…
Portanto que eles não se recusem a fazer templos pra evangélicos e afros a laicidade não seria violada.
Anônimo disse…
E para os ateus, e para os budistas, e para os hinduístas, e para... ops, esqueci que é vetado ao estado subvencionar cultos religiosos e igrejas, não é mesmo?

Amigo, ou se cumpre a constituição, ou então vamos abrir exceção pra todo mundo e em todas as áreas, assim, ninguém fica obrigado a cumprir lei nenhuma nessa birosca de país! Que tal?
Anônimo disse…
O totem de Sorocaba também, aparentemente, não estaria "atrapalhando ninguém", e aí?

Quer dizer que se "não foi tão grave assim", então não precisa cumprir lei nenhuma? E quando esses religiosos começam a criar leis com base em dogmas religiosos? Quando eles começam a expulsar pessoas de locais públicos estatais por que não foi respeitada uma lei religiosa que eles criaram, você acha que eles fazem isso por que? Ora, eles mesmos justificam os abusos maiores apontando pra esses abusos "menores", e daí fica tudo por isso mesmo, afinal, se tornou "cultural", portanto, aceitável em nome da "tolerância"!

Não seja tão ingênuo e leviano!
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Caro crentolinho,certamente que ateus e comunas encomendam trabalhos, mas tenho dúvidas que o tal arquiteto religioso (que você afirma que existem muitos) faça algum projeto que contrarie sua "visão".
...e prá quê tanto ódio nesse coraçãozinho? É isso que o seu livrinho ensina, não é mesmo?
Anônimo disse…
Tem uma capela na minha escola, pública, também. Isso também é inconstitucional?
Ela tá aberta, o tempo inteiro vem gente lá, etc..
Faetec, ETE República.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Essa capela do INPE? disse…

CAPELA ECUMÊNICA CRISTÃ INPE


QUINTA-FEIRA, 16 DE FEVEREIRO DE 2012


A construção da Capela Ecumênica Cristã INPE partiu de um grupo de cristãos, funcionários do INPE que se reunião para partilhar o evangelho. Com aumento do numero de participantes surgiu o desejo da construção de uma Capela na Instituição. Tomados por este desejo deram início ao projeto. Devidamente aprovado pelo diretor do INPE, Sr. Márcio Barbosa e pelo Sr. Bispo Diocesano Dom Nelson Westrupp teve inicio a demarcação das obras. A obra foi erguida com os recursos financeiros dos inpeanos.

A arquitetura da Capela foi inspirada no 1º satélite lançado pelo INPE.

No dia 02/08/1999 foi inaugurada a Capela com uma celebração Ecumênica presidida pelos celebrantes Frei José Carlos da Capelania do CTA e pelo Pastor Ernani Rõpke da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil.

Atividades da Capela

Todos os dias: Oração da Manhã Ecumênica das 08:00 às 08:10hs

4ª feira - Grupo de Oração Shalom-INPE, com Terço, Missa do Mês, Louvor e Adoração ao Santíssimo na última 4ª feira do mês.


Fonte: CAPELA ECUMÊNICA CRISTÃ INPE
http://capelaecumenicacristainpe.blogspot.com.br/
Foto: disse…

http://1.bp.blogspot.com/-gtFCxBxpabY/TzkD5zL93MI/AAAAAAAAAAM/YebZ4ss_EoM/s1600/DSC06910.JPG

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Conar cede a religiosos e veta Jesus de anúncio da Red Bull

Mostrar Jesus andando no rio é uma 'ofensa ' O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) se curvou diante da censura religiosa e suspendeu o anúncio da Red Bull que apresenta uma versão bem humorada de um dos milagres de Jesus. Ao analisar cerca de 200 reclamações, o órgão concluiu que o anúncio “desrespeita um objeto da fé religiosa”. O “desrespeito” foi Jesus ter dito que, na verdade, ele não andou sobre as águas, mas sobre as pedras que estavam no rio. Religiosos creem em milagres, mas impor essa crença a um anúncio é atentar contra a liberdade de expressão de uma sociedade constituída pela diversidade cultural e religiosa. O pior é que, pela decisão do Conar, a censura se estende aos futuros anúncios da Red Bull, os quais não poderão “seguir a mesma linha criativa”. Ou seja, a censura religiosa adotada pelo Conar “matou”, nesse caso, a criatividade antes mesmo de sua concepção — medida típica de regimes teocráticos. "Jesus...

Verdades absolutas da religião são incompatíveis com a política

por Marcelo Semer para o Terra Magazine   Dogmas religiosos não estão sob o  escrutínio popular No afã de defender Marco Feliciano das críticas recebidas por amplos setores da sociedade, o blogueiro de Veja, Reinaldo Azevedo, disse que era puro preconceito o fato de ele ser constantemente chamado de pastor. Infelizmente não é. Pastor Marco Feliciano é o nome regimental do deputado, como está inscrito na Câmara e com o qual disputou as últimas eleições. Há vários casos de candidatos que acrescentam a sua profissão como forma de maior identificação com o eleitorado, como o Professor Luizinho ou ainda a Juíza Denise Frossard. Marco Feliciano não está na mesma situação –sua evocação é um claro chamado para o ingresso da religião na política, que arrepia a quem quer que ainda guarde a esperança de manter intacta a noção de estado laico. A religião pode até ser um veículo para a celebração do bem comum, mas seu espaço é nitidamente diverso. Na democracia, ...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Bolsonaro quer que hospitais identifiquem sangue de doador gay

Deputado disse que  gays  correm  mais risco de ter doenças O deputado Jair Bolsonaro (foto), do PP-RJ, informou que apresentará um projeto de lei que, se aprovado, obrigará os hospitais a identificar nas bolsas de sangue a opção sexual do doador, de modo que o paciente possa recusá-lo quando for de gay, se assim ele quiser. Ele justificou o projeto de lei com a informação do Ministério da Saúde segundo a qual os homossexuais correm o risco de contrair doenças de transmissíveis pelo sangue 17 vezes a mais do que os heterossexuais -- a mais grave delas é a síndrome causada pelo vírus HIV. Até o mês passado, homossexuais estavam proibidos de doar sangue. Agora, de acordo com novas regras do ministério, gays com parceiro estável ou que não tenham tido nenhuma relação sexual nos últimos doze meses estão liberados para a doação. Bolsonaro afirmou que os hospitais deixam “tudo misturado” no banco de sangue, não distinguindo os doadores homossexuais, o que, segun...

Jornalista que critica Estado laico desconhece história

de um leitor a propósito de Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora As aulas de história passaram  bem longe de Rachel Sheherazade Que a apresentadora Rachel Sheherazade metida a Boris Casoy é péssima, isso já é sabido. Os comentários dela são, em sua gigantesca maioria, infelizes, sem nenhum conteúdo ou profundidade. E agora está se mostrando uma Malafaia de saia! Primeiro, é mentira que “laicistas” (como se fosse um grupo formado) perseguem o cristianismo. Não há uma única evidência disso. Ela alega isso para se fazer falsamente de vítima. Pura tática fundada na falácia ad terrorem . Segundo, as aulas de história passaram longe dela. Mas bem longe mesmo! O cristianismo não deu base nenhuma de respeito, liberdade, honestidade e justiça. Durante a idade média, era justamente o contrário que acontecia na maioria das vezes. A separação entre Estado e religião quem deu base para a maioria das liberdades, inclusive de jornalismo e profis...