Pular para o conteúdo principal

Igreja Católica na Itália começa a pagar imposto em 2013

A Igreja italiana atua em
diferentes ramos de negócio
s
O governo do primeiro-ministro Mario Monti, da Itália, confirmou que a Igreja Católica terá de pagar impostos a partir de 2013 sobre suas propriedades de cunho empresarial, como hotéis, restaurantes, hospitais, clínicas, escolas, centros esportivos e imóveis para alugar. Propriedades que tenham templo ou outra instalação de fins exclusivos às atividades religiosas permanecerão isentas de tributo.

Por desfrutar da isenção do ICI (Imposto sobre Primeira Residência), a Igreja italiana concorre com vantagens nesses diferentes setores de negócios, o que a tornou uma das mais ricas da Europa.

No dia 1º de janeiro, quando começa o ano fiscal, o governo divulgará o marco regulatório sobre a cobrança do imposto.

O jornal La Repubblica estima que, com a medida, as finanças italianas obtenham uma arrecadação extra de até € 25 milhões (cerca de R$ 60 milhões) por ano. Cálculos do governo, contudo, preveem uma arrecadação mais elevada.

O governo italiano tomou a decisão depois de intenso debate, que incluíram de um lado a pressão da UE (União Europeia) e de contribuintes e, do outro, a resistência dos bispos em aceitarem o fim do privilégio.

A cobrança do imposto faz parte do pacote de medidas de austeridade que a UE está impondo à Itália para combater a recessão do país.

O comerciante Marco Catalano, 35, de Roma, foi um dos 180 mil signatários de uma petição para que houvesse o fim da mamata. “Eles [os bispos] possuem os mais belos edifícios do centro de Roma, em solo italiano, e os alugam a preços de mercado”, disse Catalano.

Com informação do National Secular Society.

‘Gatos gordos’ da religião não devem ter isenção fiscal, diz Dawkins
julho de 2012

Isenções fiscais da Igreja

Comentários

Anônimo disse…
Demoraram demais!
Vinicius Cruz disse…
Tem que fazer o mesmo aqui no Brasil, com todas as igrejas.
Anônimo disse…
Graças a Deus. haeuhaeuhaeuhae
Deus tá nas lacunas... ops, nos detalhes disse…
A Igreja Católica, com sua opulência e luxúria, salvará a União Europeia da recessão!
Satanás o Único e Verdadeiro. Eu Sou. disse…
Eu já disse dai a César o que é de César, e dai a mim o que é Meu, Eu Sou o Único e Verdadeiro.
Anônimo disse…
Sera que tem alguma relação dizimo com enriquecimento de pastores.
Ainda mais nesses tempos de crises em que o desemprego aumenta em todo o mundo (incluindo o Brasil).
Anônimo disse…
AS IGREJAS EVANGÉLICAS AQUI DO BRASIL QUE DEVERIAM PAGAR!!!!!!!
Anônimo disse…
Todas deveriam pagar para pregar verdadeiras mentiras.
Avelino Bego disse…
É o cinto está apertando!
Avelino Bego disse…
E, pra completar: Aleluia! Deus existe! rs
Pelo fim da isenção disse…
Tem que fazer o mesmo aqui no Brasil, com todas as igrejas.[2]
Anônimo disse…
A ICAR já não é mais nada na Europa, agora ela vai se focar na América do Sul e quando o espaço da mesma acabar aqui... vai ser a hora da Africa...

Anônimo disse…
Se fosse cobrado no Brasil,quanta grana pro governo usar hein!
Anônimo disse…
Enquanto isso por aqui os sem vergonhas dos religiosos só enriquecem.
Anônimo disse…
Sonhar é preciso:"O governo brasileiro decide cobrar impostos de todos imóveis de igrejas cristas no país"Aleluia.
Anônimo disse…
Adooooro esses precedentes! Uma hora acontece aqui, no Brasil. As coisas estão mudando, a ditadura das religiões, aos poucos, vai arrefecendo. Exclusão do proselitismo barato das cédulas, de crucifixos de órgãos públicos... Só não pode parar. Ma che belo, Italia!

Ruggero
Anônimo disse…
Tem que fazer o mesmo aqui no Brasil, com todas as igrejas. [3]
Anônimo disse…
Isso daí para as igrejas é fichinha... (sem contar as "brechas")
Anônimo disse…
Lógico que a igreja vai reclamar, mas não passa de teatrinho melodramático oportunista pra "sensibilizar" ainda mais os fiéis diante das novas "dificuldades" (cof, cof) que ela enfrentará.

Sem contar que é por isso que ela sobreviver a tanto tempo, afinal, quem não chora não mama, então é bom mendigar ao máximo possível e com todos ao redor, inclusive e principalmente com as autoridades do estado.

Anônimo disse…
Infelizmente nós estamos caminhando em sentido oposto!
Fernando disse…
Muito bom, na Italia o povo ve o resultado e tem retorno dos impostos que são pagos.. Jesus pagou imposto mesmo não sendo justo de acordo com a lei da época dele pagar.
Unknown disse…
a quanto fernandinho beira-mar.
Anônimo disse…
Aleluia!
Anônimo disse…
Exato!
Anônimo disse…
Em relação ao Brasil, creio que isso não irá acontecer – pelo menos não em nossa Constituição. A proibição de imposto para templos de todos os cultos cumpre função constitucional de garantia de liberdade religiosa, que seria uma modalidade de impedir que o Estado embarace culto (ou o funcionamento do templo) através da cobrança de impostos. Nesse quesito, ele não poderia ser revogado!

Mas que foi mal feita essa forma de imunidade na Constituição de 1988, isso foi... deveria ser proibido até determinada renda, e depois dela cobrasse com alíquota progressiva!
Anônimo disse…
tome-lhe, religião!


tenho fé nas novas gerações.
Anônimo disse…
Jesus existiu, é? Como podemos comprovar isso? Acho que você está enganado. Daqui a pouco vai dizer que Paulo Coelho é mago e faz chover só porque assim está escrito.
Anônimo disse…
É, pena que já não existiremos mais quando as coisas melhorarem.

Infelizmente, vivemos engolindo muitos abusos como se tivéssemos muito tempo pela frente para viver, o que não é verdade. A vida é bem curtinha, então se não fizermos algo pra mudar as coisas hoje mesmo, vamos deixar de existir sem nunca ter conhecido um mundo diferente e sem termos experimentado o que gostaríamos.

A nossa vida é uma só, ela é breve e está em nossas mãos (sim, de cada um de nós) mudar as circunstâncias do mundo exatamente hoje para que possamos ter alguma mínima chance de experimentar o que sonhamos, caso contrário, já era e isso é pra sempre mesmo, pois não vamos voltar aqui no futuro nem pra ver como as coisas ficaram, muito menos pra viver e aproveitar alguma mudança.

Mudança é agora, ou melhor, é pra ontem! E não depende dos outros, mas sim, de cada um de nós.

E aí, vamos fazer alguma coisa, ou vamos aceitar jogarem o nosso único e breve tempo de vida na lata do lixo permanente?
Unknown disse…
Já não era sem tempo! Não dá pra pensar senão em termos de absurdo, que o Estado italiano não exerça o dever de tributar os eclesiásticos, cidadãos como quaisquer outros, sem privilégios nem benefícios além dos demais. Por outro lado, será uma oportunidade da Igreja praticar o que diz acreditar, e viver o conteúdo do que ensina. Eles mesmos, os bispos milionários italianos, com seus carrões BMW e sapatos Armani, deviam rogar ao Governo, com toda "humildade", que lhe aceitassem os proventos!Pois não é um dever, o da cidadania; ao qual nos catequizam os bispos, que sob pena de pecado de omissão, não podemos nos eximir de concretizá-lo? Aqui no Brasil os bispos católicos são considerados os "guardiões da Ética"... São todos considerados inatacáveis, do ponto de vista da corrupção financeira...Só os pastores protestantes - e não estou dizendo que estes não sejam, além de notórios vigaristas, públicos finórios -; só os pastores são atacados como vendilhões, pela demanda descarada de dízimos e ofertas. Mas a Igreja Católica embora riquíssima, megaliardária, cobra, através da sistemática propaganda hipnotica de "doação voluntária"; cada centavo que investe em seus templos faraônicos, acomodações luxuosas para seus dignatários, gozando de opulência em vidas nababescas!Criticam os padres o jogo escrachado e grosseiro, da pedição estelionatária charlatã, da Universal, Mundial e Internacional...Mas vejamos se não é também um estelionato e grande, benzerem toneladas de tecido azul que dava para cobrir uns dez estádios; e dividir em fragmentos aos quintilhões, alegando ser o suposto MANTO DA MÃE PADROEIRA...Quantos metros quadrados teria a superfície dessa Mãe Invisível, para que esta venda infinita de pano azul, lhe cobrisse da pátria a maternidade?...Embora não cubra dos padres a vergonha!? Como podem posar de ministros do Evangelho, esses vendilhões, esses sibaritas?Imposto neles!
Spike disse…
Pelo que me lembro, jesus não usava carteira.
Anônimo disse…
É claro que não!
Por um segundo pareceu que você estava usando sarcasmo então vim aqui esclarecer para todos que lerem seu comentário que você só esta exaltando a gloria de Deus para com a vida dos pastores!
Amém

Att
Cristão bom entendedor de textos...
Anônimo disse…
Entidade filantropica é uma coisa distinta das entidades pilantropicas.
Desconto no imposto ou abatimento , so para contribuintes que fazem doações. Nunca isenção presumida o que leva a notorias falcatruas.
RR Soraes, ja declarou que não faz benevolencia com os mais necessitados, então porque tem direito a isenção que eu não tenho.
Anônimo disse…
comecei a ler o comentário mais acima, mas parei no "jesus pagou imposto".
é o mesmo que dizer: "a fada do dente me deu dinheiro!"
Anônimo disse…
vixi maria. O vaticano está sendo minado aos pouquinhos. Vai ser maravilhoso quando o papa for reduzido a apenas um velho religioso caduco como qualquer outro.


viva!
Anônimo disse…
o que ele, na verdade, já é: tem muito católico (daqueles "não-praticantes") que discordam da autoridade papal.
A notícia é boa para o avanço das liberdades no mundo. Nem todos os católicos são obedientes cegos, no tocante à autoridade pontifícia. Sabemos que há mais legitimidade no conciliarismo, que no papismo; foi por isso, aliás, que ao longo dos últimos mil anos se fortaleceu o segundo. Era mais útil a centralização monárquica, o absolutismo teocrático do Papado, servia mais ao direito divino. A Igreja está demorando, e muito, em ceder à evidência democrática. Seria muito melhor administrada, seus gestores seriam menos corruptos e mais competentes. Será talvez a ultima a ceder, depois do Reino Unido e Império Nipônico. Ou talvez nunca ceda? Fato é que sofrer um revés desses, justamente no território icônico-pátrio do catolicismo, é uma grande advertência histórica, um convite à reflexão, uma chamada. Também na questão da perseguição aos homossexuais, justamente sendo detentora de um prolífero contingente deles no seu clero, a Igreja será forçada paulatinamente a mudar. Sofrerá muitas derrotas, também, e alguma humilhantes. Avalanches de denúncias, algumas com provas filmográficas, escândalos, é o que podemos prever para os próximos tempos. E a completa obsolescência, neste tema, da culpabilidade por tal pecado. Infelizmente, por um apego inamovível ao pensamento retilíneo, inábil em abraçar a DIFERENÇA; a Igreja não avança, e os setores libertários sofrem sob a crueldade de uma Instituição que os devia ajudar, pelo peso simbólico que tem na sociedade. E é o mundo que perde em avanço, em renovação...Porque é sempre o recrudescimento da intolerância, e revolta, que promovem nova violência; eis o resultado da incoerência entre a prática, e o discurso, no qual a Igreja diz ser contra a violência e que é sua missão combater e denunciar.
Anônimo disse…
Todas elas devem pagar...
Anônimo disse…
a biblia ja dizia isso a fera de revelaçao se refere aos governos politicos e a meretriz a religiao que se encontra na luxuria .. assim a biblia diz que a fera atacara a meretriz e afara numa e comerá sua carne veja na sua biblia em revelação(apocalipse) 17:3,16.
ja estamos vendo o o cumprimento desta profecia .. o fim está proximo mesmo
Kiyone disse…
a gibiblia é uma grande mentira feita por constatino valério e seus clérigos.

Anônimo disse…
Errmãos,idem ibidem[4]
Anônimo disse…
Pôo véio agora que eu ia abrir uma igreja;Dinheiro de Deus ,no meio desses evangelicos trouxas prá fazer uma grana igual ao Edi Acordacedo,Silas Maracutaia,RRSoando,Santo Vardomiro e o casal vinte,voces vem com esse papo de pagar imposto.Oh dá um tempo aí.Faz de conta que o governo não tá vendo.
Anônimo disse…
È falta só eles discordarem da autoridade de deus.
Anônimo disse…
sim. Será a longo prazo. Eu chuto mais uns 400 anos pra coisa ficar legal mesmo.

a religião, hora ou outra, vai começar a decepcionar e não ter mais amparo na ignorância. Gradativamente vai ser esquecida, como um vestígio de algo primitivo. Restarão apenas focos pequenos de pensamento religiosos, e estes serão considerados meio malucos.


as futuras gerações ficarão abismadas com a nossa tolerancia com a religião. Vai ser um tema de barbárie.
carlosqevedo disse…
É isso aí italianada, vamos fazer o "povo da pracinha que se autodenomina nação" deixar de mamar nas tetas dos ignorantes. A maldita ICAR já tava em queda, isto é apenas uma aceleradinha, e as igrejas capitalistas brasileiras que ponham as barbinhas de molho que serão as próximas....
Anônimo disse…
Esse povo ingrato isso sim! DEPOIS QUE TUDO QUE A SANTA IGREJA CATÓLICA FEZ... só é uma fase, a Santa Igreja nunca vai acabar, até que seu esposo volte!
Anônimo disse…
qual esposo? Satan Goss?
Anônimo disse…
o papa deve estar se borrando de medo. A icar não vai aguentar o peso das desconversões que vão ocorrer cada vez mais.

vai vendo:

- pedofilia sendo exposta e virando estereótipo a nível global para os padres, gerando desconfiança mesmo em população mais ignorante;
- o vaticano sendo minado economicamente, o que deixará os velhos de batina cada vez com menos poder;
- o conflito ciencia vs religião católica, que deixará a última cada vez mais desgastada e com menos credibilidade acerca de eventos e causas naturais;
-a militância ateísta mais expressiva nos meios de comunicação. Vide nomes influentes (e pops) como Harris, Dawkins, Dennet, Shermer, etc
- muitos outros pontos

a arapuca para a religião está montada e já está em vigor. Daí em diante é só solapada.
Anônimo disse…
O Apocalipse é a parte da bíblia que assume ser fantasia, tem dragões e cavaleiros, só falta uma princesa em perigo.
Anônimo disse…
Quanto mais estudo, menos religião, quando começarem a investir certo na educação, ai que as igrejas começarão a ficar vazias, gostaria de ver isso, mas pelo visto, só meus bisnetos verão.
Anônimo disse…
Duas coisas são preocupantes neste artigo: 1. "Propriedades que tenham templo ou outra instalação de fins exclusivos às atividades religiosas permanecerão isentas de tributo" - igrejas ou similares se safaram da tributação; 2. O Vaticano é um Estado independente, declarado como o menor país do mundo, logo, possuindo soberania sobre o q deve ou não ser tributado em seu território. Poderiam ser mais rígidos em relação a esta Lei, afinal, a fatia mais grossa do bolo se concentram nesses lugares que estão isentos.
Valdo disse…
Seria muito bom que isso ocorresse aqui no Brasil também, mas creio que estamos muito longe disso.
Anônimo disse…
Uma mera questão de inveja.
Roberto disse…
Embora na minha opinião seja uma medida tímida ainda, não alcançando o grosso do patrimônio do Vaticano, talvez seja um estimulante para outras nações reverem as benessses concedidas à ICAR.

Sem falar que torna cada vez mais pertinente a necessidade de uma nova assembleia constituinte no Brasil, para liquidar com as papagaiadas que sobreviveram na Constituição de 1988.

Em 88 a nossa urgência era fortalecer a Democracia e espantar o fantasma do Regime Militar, por isso negligenciamos - até por não termos tanta influência - muitas questões de cidadania em geral.

O mundo (e o próprio Brasil) já mudou bastante nos últimos 24 anos. Nossa Constituição é velha e já tem artigos ultrapassados, especialmente o que define (ou melhor: não define de forma clara, apenas sugere) o laicismo do Estado.

Nós temos pressa e tendência a sermos pessimistas, dados alguns exemplos trágicos de retorno à Era Medieval. Mas se fizermos uma análise cronológica as coisas estão andando bem rápido.

Muito mais rápido do que gostariam os cristãos, seguramente.
Unknown disse…
Que ótimo isto abrirá precedentes para que no Brasil também as IGrejas sejam impostas assim como as Evangélicas.Vai ser um tal de gritarem que é perseguição kkkkkkkkkkkkk
Anônimo disse…
[sarcasmo ON]

É claro que não! como disse o anônimo acima no texto todo confuso.

Os pastores enrriquecem expontâneamente, por mágica, o dinheiro aparece milagrosamente do nada, entendeu.
Isso não tem nada haver com o dizimo, o dizimo apenas desaparece em algum momento depois que é doado, não quer dizer que os pastores pegam ele, quem pega o dizimo é deus, você tem idéia de quanto custa fazer a manutenção do universo?
Anônimo disse…
Ops... [sarcasmo OFF]
Anônimo disse…
Tanta gente julgando-se inteligente em detrimento dos ignorantes cristãos, porém se embasam nas aulas de história do ensino médio para falar de religião. Afirmações sem argumentação sólida, nem ao menos fontes que comprovem a veracidade do que dizem. Para falar de algo, mesmo sendo contrário, tem de ter conhecimento. Não basta ficar nas informações sensacionalistas dos "sábios" professores de história, tem que pesquisar. E ainda dizem que os cristãos são os ignorantes que acreditam em qualquer besteira...

PS: Como teve muitos falando disso, vale ressaltar que católico não-praticante não é católico!
Franzezinho disse…
Deveriam fazer um abaixo assinado para que estabelececem esta mesma lei aqui no Brasil. Paguem impostos seus insolentes!!!!
Anônimo disse…
kkkkkkkkkkkk
O enrriquecimento dos patores brota do chão! São pés de dinheiro que só eles tem a semente!
Anônimo disse…
Mas na Itália não estão cobrando das igrejas diretamente, e sim de suas instituições "filantrópica", imóveis para alugar, etc. Objetos que eles usam a identidade da igreja pra lucrar e se safar dos impostos.
BufalloBill disse…
brasil cria vergonha e segue o exemplo da italia. faça o mesmo. cobre de todas as igrejas o imposto
LiosX disse…
A Itália estar seguindoo exemplo a China =D

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Líder religioso confirma que atirador foi da Testemunhas de Jeová

O superintendente do Circuito Rio de Janeiro-07 da Testemunhas de Jeová, Antônio Marcos Oliveira, confirmou ao UOL que Wellington Menezes de Oliveira, o atirador do Realengo, frequentou um templo da religião na Zona Oeste da cidade. Casa do atirador tinha publicações da TJs O líder religioso procurou minimizar esse fato ao ressaltar que Wellington foi seguidor da crença apenas no início de sua adolescência. Ele não disse até que ano Wellington foi um devoto. Na casa do atirador, a polícia encontrou várias publicações editadas pela religião. (foto) Essa foi a primeira manifestação da TJs desde que Wellington invadiu no dia 7 de abril uma escola e matou 12 estudantes e ferindo outros. Oliveira fez as declarações em resposta a um ex-TJ (e suposto amigo do atirador) ouvido pelo UOL. Segundo esse ex-fiel, Wellington se manteve na religião até 2008. Por essa versão, Wellington, que estava com 23 anos, permaneceu na crença até os 20 anos. Ou seja, já era adulto, e não um pré-ad

Valdemiro pede 10% do salário que os fiéis gostariam de ter

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Maioria jamais será ateia nem fiel da Iurd, diz padre Marcelo

Para Rossi, Deus não reconhece casal de gays como família O jornal Correio da Manhã, de Portugal, perguntou ao padre Marcelo Rossi (foto): - O que o assustaria mais: um Brasil que deixasse de crer em Deus ou um Brasil crente em que a Iurd fosse maioritária? A resposta foi enfática: - Não acredito que isso possa acontecer. Nunca. O Brasil não vai deixar que isso aconteça. Rossi foi evasivo ao responder se está ou não preocupado com o avanço no Brasil dos evangélicos protestantes. “Há igrejas e igrejas”, disse. “Uma coisa são as igrejas tradicionais evangélicas e outra são as seitas.” O padre foi entrevistado por Leonardo Ralha a propósito do lançamento em Portugal do seu livro 'Ágape'. Ele disse ter ficado surpreso com das vendas do livro no Brasil – mais de sete milhões de exemplares, contra a expectativa dele de um milhão. Atribuiu o sucesso do livro à sua tentativa de mostrar às pessoas um resumo dos dez mandamentos: “amar a Deus sobre todas as

Secretaria do Amazonas critica intolerância de evangélicos

Melo afirmou que escolas não são locais para mentes intolerantes Edson Melo (foto), diretor de Programa e Políticas Pedagógicas da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, criticou a atitude dos 14 alunos evangélicos que se recusaram a apresentar um trabalho sobre cultura africana para, segundo eles, não ter contato com as religiões dos afrodescendentes. “Não podemos passar uma borracha na história brasileira”, disse Melo. “E a cultura afro-brasileira está inclusa nela.” Além disso, afirmou, as escolas não são locais para “formar mentes intolerantes”. Os evangélicos teriam de apresentar em uma feira cultural da Escola Estadual Senador João Bosco de Ramos Lima, em Manaus, um trabalho dentro do tema "Conhecendo os paradigmas das representações dos negros e índios na literatura brasileira, sensibilizamos para o respeito à diversidade". Eles se negaram porque, entre outros pontos, teriam de estudar candomblé e reagiram montando uma tenda fora da escola para divu

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Presidente do STJ nega que tenha proibido enfeites de Natal

Pargendler disse que a notícia foi veiculada sem que ele fosse ouvido Com atualização em 14/12/2011  Ari Pargendler (foto), presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), emitiu nota hoje (14/12) negando que tenha proibido a colocação de enfeites de Natal nas dependências desta Corte. A notícia, que agora se revela falsa, foi divulgada no dia 11 pelo jornalista Claudio Humberto, do Jornal do Brasil, com a explicação de que a decisão de Pargendler tinha sido para cumprir a Constituição, que estabelece a laicidade do Estado. Pargendler também desmentiu informação publicada na Folha de S.Paulo segundo a qual ninguém mais poderia usar no STJ “sandálias tipos gladiador” e “calças jeans”. Na verdade, de acordo com a nota do presidente do STJ, a proibição só vale para o uso de chinelos “tipo havaianas”. Com informação do STJ . Liga de Lésbicas do Sul pede a retirada de crucifixos de prédios públicos. outubro de 2011 Religião no Estado laico.

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l