Igreja não mais poderá alegar que não responde pelos atos dos padres |
A decisão atinge principalmente a Igreja Católica, que tem um longo histórico de acobertamento de seus pedófilos, não só no Reino Unido, mas em todo o mundo.
Pela legislação que estava em vigência, as congregações, nesses casos de crime, não poderiam ser levadas aos tribunais porque sua relação com os sacerdotes não é de empregadora, não podendo, portanto, responder por eles. Mas isso mudou.
Por decisão unânime dos juízes da Corte, deixa de ter importância a inexistência de um contrato de trabalho, e as congregações poderão ser responsabilizadas se ficar comprovado que facilitaram a ocorrência do abuso ou se nada fizeram para evitá-lo.
A mudança na legislação se deve à pressão de vítimas, principalmente dos 170 homens abusados sexualmente em sua infância e adolescência por padres e funcionários do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, o chamado Instituto Lassalista, que seguia a orientação do Vaticano. O instituto foi fechado.
Houve uma condenação, a de um diretor do instituto acusado de violentar alunos por mais de 20 anos, mas a Igreja Católica saiu incólume porque alegou não ser responsável pelos atos de seus integrantes. A partir de agora, conforme o caso, essa alegação não será aceita.
Em junho deste ano, o Tribunal da Filadélfia condenou o monsenhor William Lynn por acobertar padres pedófilos. Foi uma decisão inédita nos Estados Unidos, porque até então nenhum integrante da hierarquia católica tinha sido acusado, julgado e condenado por crime de seus sacerdotes.
A abordagem da Justiça de Filadélfia e da Corte do Reino Unido pode se firmar como uma tendência mundial de os tribunais condenarem também a Igreja, como instituição, e não só os seus sacerdotes nos casos de violência sexual.
Com informação da Corte do Reino Unido.
Comentários
E mais, nenhum padre numa igreja fala por si, e sim pela instituição, são peças da ICAR sem autonomia, são responsabilidade da ICAR, portanto se ele comete esses crimes no exercício de sua função (que é 24 horas por dia, 7 dias por semana, 12 meses por ano, conforme dizem) é responsabilidade da ICAR responder por eles como instituição.
Portanto, essa lei é mais do que acertada.
Winston Smith
Gostam de combater a concorrência.
Vai subir nas tamancas, fazer beicinho, bancar a vítima de "intolerância religiosa" e culpar a "conspiração gayzista" agora também, olavete?
Beira o ridiculo condenar a empresa onde qualquer pessoa trabalha pelos atos de seus funcionários.
Existe algum lugar no mundo com leis que religiosos não podem ser presos?
Quando se fala em acobertar por parte da igreja o que será que está sendo falado? a igreja não deixa a policia prender o padre?? ela tem autoridade pra isso?
Deputada de Uganda quer pena de morte a homossexuais:
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/11/deputada-de-uganda-quer-lei-antigay-como-presente-de-natal.html
E por que não poderiam prender um chefe de estado por causa dos crimes de seus representantes (padres, bispos, etc) cometidos através das embaixadas (templos) de seu estado em território estrangeiro?
Ora, bolas!
Ora, foi a igreja que autenticou essas pessoas como clérigos e também forneceu toda a estrutura para que os mesmos recebessem a confiança da população, logo, a igreja deve ser responsabilizada pelos atos dos mesmos.
Quando alguém deixa uma criança sob os cuidados dos clérigos, está deixando-a ali somente por causa do manto da Igreja, logo, está deixando nas mãos da própria igreja. A Igreja é a "garantia" oferecida aos fiéis para que confiem suas crianças aos cuidados de seus funcionários, então nada mais justo que processar a Igreja quando esses funcionários tem uma conduta criminosa no exercício de suas funções (que é em tempo integral e independe do espaço físico que ocupam).
Se o graduado SAI de lá, é uma coisa, mas se o graduado TRABALHA lá, então é óbvio que a universidade tem que ser responsabilizada pelos atos de seu membro.
"voces parecem que veem os padres como entidades e não meras pessoas vestidas de tunica"
Exatamente, eles não são "meras pessoas". São membros componentes de uma entidade a qual deve ser responsabilizada pelos atos desses seus representantes oficiais.
"Não vejo sentido algum"
Então sinto informar-lhe, mas, considerando que você está sendo honesto, então o indício é de que porta alguma deficiência intelectual. Busque ajuda!
Parabéns!
Então é simples: Aponte e prove o que está dizendo, ora bolas.
Mas é previsível que você não irá fazer isso, afinal, realmente contra os fatos não há argumentos.
Como tréplica, o Peron se esquivou do que foi respondido e continuou repetindo seu pensamento circular, seguido por uma suposta outra pessoa que tentou defender o ponto de vista dele [do Peron] justificando que não seria possível argumentar diante de ofensas, no entanto, podemos ver que na resposta dada ao Peron (e que ele não conseguiu treplicar com argumentos diretos) pelo Anônimo 23 de novembro de 2012 18:15 não há nenhuma dessas supostas ofensas que teriam feito o Peron "desistir" do diálogo, o que leva a crer que todo esse circo entre ele [o Peron] e o anônimo reclamante de ofensas, foi só para tentar justificar a falta de argumentos do Peron diante da resposta que lhe fora dada pelo Anônimo 23 de novembro de 2012 18:15
Que coisa feia, senhor Peron! Deveria ao menos ter a dignidade de reconhecer que não foi capaz de refutar um argumento, ou então, permanecer calado mesmo. Mas essa de inventar que não iria continuar por ter sido "ofendido", pinçando outros comentários que não tinham nenhuma relação com o seu questionamento, foi realmente algo muito envergonhante para o senhor!
Francamente, eu não esperava uma tentativa de golpe tão baixa quanto esta! Lamentável!
Sem o escudo da religião, dificilmente o mal conseguiria ser tão tolerado e ter tanto espaço em sociedades contemporâneas desenvolvidas.
Só mesmo a religião para possibilitar tal façanha!
Essa é a realidade que muitos insistem em negar, cada um por seus "motivos" pessoais...
E outra coisa amigao, nao tenho tempo pra ficar buscando comentarios pra provar qualquer besteira para você perceba que não fui eu que postei isso, o que te torna com mais deficiencia intelectual que eu. heheeh
Abraço a todos
Postar um comentário