Pular para o conteúdo principal

No Reino Unido, Igreja já pode ser punida por pedofilia

Igreja não mais poderá alegar que
não responde pelos atos dos padres
O cerco às igrejas que acobertam seus sacerdotes pedófilos está se fechando no Reino Unido, porque a Suprema Corte decidiu ontem (21) que a partir de agora as congregações religiosas vão poder ser julgadas e condenadas (ou inocentadas) pelos crimes praticados por seus integrantes.

A decisão atinge principalmente a Igreja Católica, que tem um longo histórico de acobertamento de seus pedófilos, não só no Reino Unido, mas em todo o mundo.

Pela legislação que estava em vigência, as congregações, nesses casos de crime, não poderiam ser levadas aos tribunais porque sua relação com os sacerdotes não é de empregadora, não podendo, portanto, responder por eles. Mas isso mudou.

Por decisão unânime dos juízes da Corte, deixa de ter importância a inexistência de um contrato de trabalho, e as congregações poderão ser responsabilizadas se ficar comprovado que facilitaram a ocorrência do abuso ou se nada fizeram para evitá-lo.

A mudança na legislação se deve à pressão de vítimas, principalmente dos 170 homens abusados sexualmente em sua infância e adolescência por padres e funcionários do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, o chamado Instituto Lassalista, que seguia a orientação do Vaticano. O instituto foi fechado.

Houve uma condenação, a de um diretor do instituto acusado de violentar alunos por mais de 20 anos, mas a Igreja Católica saiu incólume porque alegou não ser responsável pelos atos de seus integrantes. A partir de agora, conforme o caso, essa alegação não será aceita.

Em junho deste ano, o Tribunal da Filadélfia condenou o monsenhor William Lynn por acobertar padres pedófilos. Foi uma decisão inédita nos Estados Unidos, porque até então nenhum integrante da hierarquia católica tinha sido acusado, julgado e condenado por crime de seus sacerdotes.

A abordagem da Justiça de Filadélfia e da Corte do Reino Unido pode se firmar como uma tendência mundial de os tribunais condenarem também a Igreja, como instituição, e não só os seus sacerdotes nos casos de violência sexual.

Com informação da Corte do Reino Unido.

Comentários

Anônimo disse…
Uma boa notícia!
Anônimo disse…
cadeia no papa , já passou da hora da religião cristã perder este estado quo que eles mantém ., porque este estado quo só favorece a igreja ..O povo não ganha nada da igreja só dá dá dá e depois ainda eles ficam com a glória de que a igreja é boa . Sendo que a maldita igreja como instituição não oferece nada.
Unknown disse…
YES !!!!!!!!!!!
Anônimo disse…
E por que seria diferente ? crime é crime.
Anônimo disse…
Onde esta o Hélio para reclamar sobre o absurdo que é tirar os privilégios das religiões? :)
Anônimo disse…
A casa ta caindo pra Icar.
Anônimo disse…
Religiões não são intocáveis. Aos poucos, todas responderão por seus crimes.
Anônimo disse…
já pensou a igreja católica no banco dos réus ela sairia condenada. E o povo idiota que financia estas igrejas na maioria das vezes não tem nada ,mais bispos padres pastores e afins vivem no luxo e na riqueza com o dinheiro do dizimo. é mágica ou coincidência que igreja+dizimo= sacerdote rico= pastor rico.
Anônimo disse…
tem sim que existir uma separação total igreja x estado , dia de santo de fato não deveria ser feriado ,da mesma maneira que o dia do corinthiano não é feriado ,estas coisas é herança da época do brasil colônia que estava sobre a forte influência dá igreja.
Anônimo disse…
vão lá ler a chaleira voadora vê se tem algo que presta por lá..hahaha
Anônimo disse…
Aleluia! finalmente justiça sendo feita.
Anônimo disse…
O que mais a ICAR faz nestes casos é acobertá-los, o que é cumplicidade e conivência, ou seja, crime.
E mais, nenhum padre numa igreja fala por si, e sim pela instituição, são peças da ICAR sem autonomia, são responsabilidade da ICAR, portanto se ele comete esses crimes no exercício de sua função (que é 24 horas por dia, 7 dias por semana, 12 meses por ano, conforme dizem) é responsabilidade da ICAR responder por eles como instituição.
Portanto, essa lei é mais do que acertada.

Winston Smith
Anônimo disse…
O que a gramática te fez de mal, para você tratá-la desse jeito?!
Anônimo disse…
BÚLECO voadores detected!!!!!!!!
Anônimo disse…
eu sou ateu fiz uma regressão e descobri que sou a reencarnação de alexandre o grande.
Anônimo disse…
_Paralelas: Errmãos uma estata de tua senhora desaparecida foi destruida em Mococa,São Paulo alguem sabe quem foi? Eu não sei.
Anônimo disse…
Maldita igreja do capeta, que o diabo a carregue junto com seus sacerdotes padrófilos. Ah! igreja maldita financiadora de guerras, iludidora dos ignorantes, ainda quero estar vivo pra ver esta mentira desmoronar e seus alienados seguidores olharem pra tras e dizerem: como fomos estúpidos e iludidos, fazendo a manutenção da mentira institucionalizada, oferecemos nossos filhos como coroinhas pra satisfazer o deleite de um bando de psicopatas que de tanto fogo na batina queriam posar de santos, de homens melhores que os outros, entretanto se forem pra cadeia tenho pena dos orifícios desses infelizes.
Anônimo disse…
no blog tem alguns suspeitos basta saber se são de mococo.
Anônimo disse…
mococa
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
WP
Anônimo disse…
*sob
Anônimo disse…
Ateu "conciente" detected.
Anônimo disse…
Exatamente, afinal, é sob a "estrutura" da ICAR que tais profissionais recebem as oportunidades para praticar esses e outros atos.
Anônimo disse…
Mococa não é aquela marca de leite?
Anônimo disse…
Alguns "ateus gays efebófilos" (e pedófilos) por aí vão gostar dessa notícia.

Gostam de combater a concorrência.
Anônimo disse…
É isso aí, cadeia pra esses padrecos safados e punição pra igreja. Tomara que se seja assim no mundo todo logo.
Anônimo disse…
Todo mundo com um mínimo de decência e bom senso vai gostar dessa noticia.
Vai subir nas tamancas, fazer beicinho, bancar a vítima de "intolerância religiosa" e culpar a "conspiração gayzista" agora também, olavete?
Anônimo disse…
Crentalhão manifestando seus desejos secretos detected
Anônimo disse…
Deve estar ocupado pensando no proximo malabarismo lógico para defender os crentolas.
Sei não. disse…
Eu me pergunto que tipo de punição efetiva a ICAR poderá receber. Vão mandar prender a ICAR? Creio que isso não seja possível. Multas? Sei não. Fechamento de igrejas? Nunca. Proibições para que não se abram outras igrejas? Duvido. Suspensões de suas atividades? O Estado vai impedir que se realizem casamentos, batizados, missas? Acho que não. Não consigo ver como o Estado conseguirá punir a Igreja. Lembremo-nos daquela antiga reivindicação da “separação entre Estado e Igreja”. Talvez, mandem prender o Papa. Seguindo esse raciocínio o Estado deverá prender o Mark Zuckemberg pelas postagens de usuários nazistas, racistas, pedófilos etc no facebook. A coisa é mais complicada do que parece. A teoria é muito interessante, mas na prática, não sei não. Não fico esperançoso. No fim, as coisas acabam dando em nada, como sempre.
Anônimo disse…
Noticia uma boa!
Peron disse…
Não consigo entender isso, porque os cara não prendem os pedófilos, o que a igreja tem a ver com as atitudes desses desgraçados, se tivesse um codigo de conduta da igreja que mandasse eles serem pedófilos tudo bem, mas duvido que ser pedófilo for ensinado para esses "padres" pela igreja.
Beira o ridiculo condenar a empresa onde qualquer pessoa trabalha pelos atos de seus funcionários.
Peron disse…
Uma pergunta pra quem souber responder:
Existe algum lugar no mundo com leis que religiosos não podem ser presos?
Quando se fala em acobertar por parte da igreja o que será que está sendo falado? a igreja não deixa a policia prender o padre?? ela tem autoridade pra isso?
Anônimo disse…
E vocês crentolas homofóbicos vao adorar essa notícia:

Deputada de Uganda quer pena de morte a homossexuais:
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/11/deputada-de-uganda-quer-lei-antigay-como-presente-de-natal.html
Anônimo disse…
Esse tal Hélio é parente do Papp?
Anônimo disse…
Ué, se o FBI prendeu os donos do Megaupload por que os usuários "postavam" conteúdo protegido por direitos autorais, então por que não poderiam prender o dono do Facebook ou de qualquer outra rede social por causa de usuários postando conteúdo racista, homofóbico, etc?

E por que não poderiam prender um chefe de estado por causa dos crimes de seus representantes (padres, bispos, etc) cometidos através das embaixadas (templos) de seu estado em território estrangeiro?

Ora, bolas!
Anônimo disse…
"o que a igreja tem a ver com as atitudes desses desgraçados[?]"

Ora, foi a igreja que autenticou essas pessoas como clérigos e também forneceu toda a estrutura para que os mesmos recebessem a confiança da população, logo, a igreja deve ser responsabilizada pelos atos dos mesmos.

Quando alguém deixa uma criança sob os cuidados dos clérigos, está deixando-a ali somente por causa do manto da Igreja, logo, está deixando nas mãos da própria igreja. A Igreja é a "garantia" oferecida aos fiéis para que confiem suas crianças aos cuidados de seus funcionários, então nada mais justo que processar a Igreja quando esses funcionários tem uma conduta criminosa no exercício de suas funções (que é em tempo integral e independe do espaço físico que ocupam).
Anônimo disse…
Prenderam o Kim Dot, depois soltaram e tiveram que se desculpar.
Peron disse…
Então vamos processar as universidades por cada graduado que sai de lá e comete crimes. Não vejo sentido algum, volto a dizer duvido que a igreja ensinou isso pra esses caras, voces parecem que veem os padres como entidades e não meras pessoas vestidas de tunica e que ensinam o que está num livro (biblia).
Anônimo disse…
Como alguém desse blog já dizia, eles não querem debater, eles querem ofender.
Anônimo disse…
"Então vamos processar as universidades por cada graduado que sai de lá e comete crimes."

Se o graduado SAI de lá, é uma coisa, mas se o graduado TRABALHA lá, então é óbvio que a universidade tem que ser responsabilizada pelos atos de seu membro.

"voces parecem que veem os padres como entidades e não meras pessoas vestidas de tunica"

Exatamente, eles não são "meras pessoas". São membros componentes de uma entidade a qual deve ser responsabilizada pelos atos desses seus representantes oficiais.

"Não vejo sentido algum"
Então sinto informar-lhe, mas, considerando que você está sendo honesto, então o indício é de que porta alguma deficiência intelectual. Busque ajuda!
Roberto disse…
Ponto para o Reino Unido.
Peron disse…
Deficiência intelectual é pra acabar mesmo (evangélico frustado detected). Como amigo acima disse: não querem debater querem ofender. Triste mas de ignorantes a terra está cheia.
Anônimo disse…
Quando não tem mais argumentos, resta lamentar-se.
Parabéns!
Anônimo disse…
Não se argumenta em cima de ofensas.
Anônimo disse…
Contra fatos não há argumentos.
Anônimo disse…
Os únicos fatos aqui são a deficiência intelectual e as agressões gratuitas perpetradas por alguns anônimos. E, de fato, contra isso não há argumentos. Só há lamentos e pesares.
Anônimo disse…
tibum.
Anônimo disse…
Anônimo 27 de novembro de 2012 23:38

Então é simples: Aponte e prove o que está dizendo, ora bolas.
Mas é previsível que você não irá fazer isso, afinal, realmente contra os fatos não há argumentos.
Anônimo disse…
http://www.youtube.com/watch?v=a6n--JCNxmc
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Ia comentar. Melhor não.
Anônimo disse…
A resposta ao questionamento do Peron foi feita por Anônimo 23 de novembro de 2012 18:15, e na resposta eu não vi nenhuma ofensa!

Como tréplica, o Peron se esquivou do que foi respondido e continuou repetindo seu pensamento circular, seguido por uma suposta outra pessoa que tentou defender o ponto de vista dele [do Peron] justificando que não seria possível argumentar diante de ofensas, no entanto, podemos ver que na resposta dada ao Peron (e que ele não conseguiu treplicar com argumentos diretos) pelo Anônimo 23 de novembro de 2012 18:15 não há nenhuma dessas supostas ofensas que teriam feito o Peron "desistir" do diálogo, o que leva a crer que todo esse circo entre ele [o Peron] e o anônimo reclamante de ofensas, foi só para tentar justificar a falta de argumentos do Peron diante da resposta que lhe fora dada pelo Anônimo 23 de novembro de 2012 18:15

Que coisa feia, senhor Peron! Deveria ao menos ter a dignidade de reconhecer que não foi capaz de refutar um argumento, ou então, permanecer calado mesmo. Mas essa de inventar que não iria continuar por ter sido "ofendido", pinçando outros comentários que não tinham nenhuma relação com o seu questionamento, foi realmente algo muito envergonhante para o senhor!

Francamente, eu não esperava uma tentativa de golpe tão baixa quanto esta! Lamentável!
Anônimo disse…
A religião sempre foi e ainda é o melhor pretexto para que pessoas más possam colocar em prática o mal que carregam dentro de si.

Sem o escudo da religião, dificilmente o mal conseguiria ser tão tolerado e ter tanto espaço em sociedades contemporâneas desenvolvidas.

Só mesmo a religião para possibilitar tal façanha!
Anônimo disse…
Em resumo, a religião gera pessoas más (direta e/ou indiretamente, através da educação), sustenta (culturalmente) e viabiliza a prática da maior parte dos males sociais que assolam o nosso mundo.

Essa é a realidade que muitos insistem em negar, cada um por seus "motivos" pessoais...
Anônimo disse…
Bastou falar em responsabilizar igreja/religião por alguma coisa, que logo o fiscal defensor da religiosidade já deu as caras...
Peron disse…
caramba fazia maior tempo que não entrava aqui, fiquei muito surpreso com tamanho debate gerado em cima desse tema, não entrei mais pq simplesmente não me sobrou tempo, pois creio que assim como eu, você é uma pessoa ocupada. Foi a primeira vez que eu fui chamado de Sr. heheh, tenho somente 27 mas quanto a isso tranquilo. Agora quanto ao tema acima, minha opinião é a mesma e indago a todos numa questão. Se um funcionario de uma construtora mata outro dentro da obra, é correto a construtora arcar com tal acontecimento?

E outra coisa amigao, nao tenho tempo pra ficar buscando comentarios pra provar qualquer besteira para você perceba que não fui eu que postei isso, o que te torna com mais deficiencia intelectual que eu. heheeh

Abraço a todos
Peron disse…
tem como eu receber algum aviso que alguem respondeu alguma coisa que eu comentei?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Conar cede a religiosos e veta Jesus de anúncio da Red Bull

Mostrar Jesus andando no rio é uma 'ofensa ' O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) se curvou diante da censura religiosa e suspendeu o anúncio da Red Bull que apresenta uma versão bem humorada de um dos milagres de Jesus. Ao analisar cerca de 200 reclamações, o órgão concluiu que o anúncio “desrespeita um objeto da fé religiosa”. O “desrespeito” foi Jesus ter dito que, na verdade, ele não andou sobre as águas, mas sobre as pedras que estavam no rio. Religiosos creem em milagres, mas impor essa crença a um anúncio é atentar contra a liberdade de expressão de uma sociedade constituída pela diversidade cultural e religiosa. O pior é que, pela decisão do Conar, a censura se estende aos futuros anúncios da Red Bull, os quais não poderão “seguir a mesma linha criativa”. Ou seja, a censura religiosa adotada pelo Conar “matou”, nesse caso, a criatividade antes mesmo de sua concepção — medida típica de regimes teocráticos. "Jesus...

Verdades absolutas da religião são incompatíveis com a política

por Marcelo Semer para o Terra Magazine   Dogmas religiosos não estão sob o  escrutínio popular No afã de defender Marco Feliciano das críticas recebidas por amplos setores da sociedade, o blogueiro de Veja, Reinaldo Azevedo, disse que era puro preconceito o fato de ele ser constantemente chamado de pastor. Infelizmente não é. Pastor Marco Feliciano é o nome regimental do deputado, como está inscrito na Câmara e com o qual disputou as últimas eleições. Há vários casos de candidatos que acrescentam a sua profissão como forma de maior identificação com o eleitorado, como o Professor Luizinho ou ainda a Juíza Denise Frossard. Marco Feliciano não está na mesma situação –sua evocação é um claro chamado para o ingresso da religião na política, que arrepia a quem quer que ainda guarde a esperança de manter intacta a noção de estado laico. A religião pode até ser um veículo para a celebração do bem comum, mas seu espaço é nitidamente diverso. Na democracia, ...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Bolsonaro quer que hospitais identifiquem sangue de doador gay

Deputado disse que  gays  correm  mais risco de ter doenças O deputado Jair Bolsonaro (foto), do PP-RJ, informou que apresentará um projeto de lei que, se aprovado, obrigará os hospitais a identificar nas bolsas de sangue a opção sexual do doador, de modo que o paciente possa recusá-lo quando for de gay, se assim ele quiser. Ele justificou o projeto de lei com a informação do Ministério da Saúde segundo a qual os homossexuais correm o risco de contrair doenças de transmissíveis pelo sangue 17 vezes a mais do que os heterossexuais -- a mais grave delas é a síndrome causada pelo vírus HIV. Até o mês passado, homossexuais estavam proibidos de doar sangue. Agora, de acordo com novas regras do ministério, gays com parceiro estável ou que não tenham tido nenhuma relação sexual nos últimos doze meses estão liberados para a doação. Bolsonaro afirmou que os hospitais deixam “tudo misturado” no banco de sangue, não distinguindo os doadores homossexuais, o que, segun...

Val Kilmer, ator do Batman, acreditava que podia curar com orações câncer no pescoço