Pular para o conteúdo principal

MPE apura caso do totem evangélico de Sorocaba

totem evangélico em Sorocaba
Totem é um atentado contra a
laicidade do Estado Brasileiro
O promotor Jorge Alberto de Oliveira Marum, do MPE (Ministério Público do Estado), instaurou inquérito civil contra a prefeitura de Sorocaba (SP) para apurar de quem é a responsabilidade pela instalação na entrada da cidade do totem “Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo”.

Marum tomou a decisão porque seu pedido de esclarecimento sobre totem não foi atendido pelo prefeito Vitor Lippi (PSDB).

Antes, o MPE tinha recebido informação da Divisão de Áreas Públicas do Município de que o totem é irregular porque foi instalado sem permissão. Lippi, contudo, desautorizou essa informação ao afirmar pela imprensa que se tratou de um “mal-entendido”. Ele estaria sendo pressionado por pastores para defender o totem.

Lippi afirmou ter partido dele a ordem para a instalação do totem em 2006. De acordo com a imprensa local, o prefeito tomou a decisão na época para atender a uma solicitação do vereador e pastor Carlos Cézar da Silva.

O MPE foi acionado por dois estudantes de direito para os quais o totem é inconstitucional porque fere a laicidade do Estado brasileiro. Marum concorda com essa avaliação.

O promotor disse que recorrerá à Justiça, com a instauração de uma ação civil, se a prefeitura insistir em manter o totem sem dar nenhuma explicação. Ele quer saber oficialmente quem determinou ou autorizou a instalação da placa com o proselitismo religioso e quanto custou aos cofres públicos.

Em novo ofício, Marum deu 15 dias a Lippi para se explicar. Se mais uma vez não obtiver resposta, ele acionará a medidas cabíveis para o caso. “Decorrido o prazo de tramitação do procedimento sem que a Prefeitura tenha esclarecido devidamente os fatos, vamos instaurar inquérito civil para o prosseguimento das investigações e determinação das responsabilidades", afirmou.

Com informação do Cruzeiro do Sul.

Cronologia do caso   Religião no Estado laico.

Prefeito diz que não removerá totem ‘Sorocaba é do Jesus’
outubro de 2012

Comentários

Unknown disse…
Bom ver que ainda tem gente interessada em defender a Constituição. Só falta isso se espalhar
Anônimo disse…
PORQUE A GALERA NAO SE REUNE LA E QUEBRA AQUELA MERDA,se eles podem fazer o que querem e passar por cima da constituicao, o povo tbm pode, porque a constituicao foi feita para todos e tem o mesmo peso para ambos...
Unknown disse…
Em carapicuiba acontece o mesmo...instalaram uma placa enorme na entrada da cidade com divisa para Barueri. queria fazer algo para que retirassem tal objeto.
_Bom mesmo é ver que as coisas, neste país, correm felizes e pacíficas!
_Não poderia deixar de parabenizar a quem de direito, pela máxima soberba, descaso e incapacidade para os assuntos que expressam total situação de caos, por se aterem a questões pautadas sobre uma linha preconceituosa!
_É muito cômodo para um covarde, dizer que agiu sob pressão especialmente por parte de um grupo que, constantemente, é bombardeado por essas linhas preconceitusas.
_A questão não é a Constituição(os hipócritas sempre tem em quem jogar as causas de seu comportamento): é muito mais pessoal do que constitucional.
Paris disse…
Tem razão Salamandra. COMO É GOSTOSO acabar com a "festa" dessa crentalha que, ao mesmo tempo que apontam o dedo para aqueles que não seguem suas crenças estúpidas e ultrapassadas, quase promovendo uma "caça às bruxas", adoram se fazer de vítimas e perseguidos.

Como aliás, é o seu caso.

E repito. Como é bom "mandar" um "#chupacrentes".
_Lamento por tua estupidez!
_Não poderia deixar de escrever que percebo nas tuas palavras(muito mal-escritas por sinal), um imenso ostracismo: criou um mundo só para si, com isso..., se fechou em copas!
_Parece que está com a mais nova entre todas as síndromes das quais se tem notícia: a síndrome "caça às bruxas".
_Imagino como se sente: perseguido, infeliz, solitário...; afundado em seu mar de lama e insatisfações!
Anônimo disse…
Bom,

O importante é que ao menos os abusos comentidos pelos evangélicos contra o estado laico estão sendo investigados pelos setores competentes, o que é um avanço, considerando o ranço cristão que ainda impregna a nossa socieddae.

Mas, considerando que aqui é Brasil, isso não vai dar em nada: daqui a pouco uma igreja dessas manda uma mala de dinheiro para algum figurão do MP e tudo acaba em pizza...
Anônimo disse…
Mama me olhando Lagartixa
Eis disse…
#CHUPASALAMANDRA!!!! Vai procurar um parede pra subir lagartixa velha!
Marduk o Demônio disse…
Ihhh de novo esta satanista do pau oco kakaka , esta dai esta colocando até sa tripa pra fora de tanto ódio que ela tem no coração.

chupa salamandra é pra tirar o totem e ponto final. hahahahaha
Anônimo disse…
No Expresso Tiradentes (fura-Fila) aqui em São Paulo, tem uma estação denominada "Nossa Senhora Aparecida" .
Nunca houve qualquer manifestação à respeito.
Se fosse algo ligado aos "crentes" , esse nome já não estaria mais lá, não é gayzaiada....
Gayzaiada disse…
Cara você é esperto demais é isto ai , agora fica d4 pra receber teu premio.
Anônimo disse…
Anônimo9 de novembro de 2012 17:08

Credo como que vocÊ tem coragem????????????
Anônimo disse…
Chupa, crenta proselitista chata! Agora quer se fazer de vitima? Típico dos bitolados que não se enxergam...
Anônimo disse…
Opa. Uma olavete desvairada na área! Chuuuuuuuuuupa!
Anônimo disse…
A gayzaida fica irada!!!!!!!!
Anônimo disse…
Se eu fosse rico e não me importasse com o estrago eu metia o carro nessa desgraça.
Anônimo disse…
Junta um pessoal e derruba essa porra!!
Anônimo disse…
Seria bom se isso fosse para valer. Mas, cá entre nós, eita totem falado e polêmico, viu!?!
Carrasco disse…
Faz um referendo para saber se os cidadãos desta cidade querem manter esse totem, isso é democracia! Agora não pode uma minoria (gays, ateus etc), querer ditar o que pode e o que não pode se fazer numa sociedade onde a grande maioria é cristã!
Anônimo disse…
Como é que é???

Políticos crentes desviararam dinheiro público pra fazer totem crente e colocar na entrada da cidade?

Chamem a polícia!!!
Frank Tenpenny disse…
falácias do churrascão, o pior guarda da corporação.

ad populum, apelo à maioria, ad ignorantiam, apelo a emoção
Unknown disse…
deveriam ter investido esse dinheiro em algo mais útil e proditivo à cidade.
Anônimo disse…
Façam isso e os cristãos se organizam para que a prefeitura instale postos da Polícia Militar funcionando 24/7 ao lado de suas placas proselitistas!

Não acredita??? Vai vendo...
Anônimo disse…
Ou então, colocam câmeras de vigilância (hyper-faturadas) para identificar os depredadores. No caso, os cristãos podem desrespeitar a lei para se beneficiarem com proselitismo, mas vá alguém desobedecer uma lei ou mesmo um regimento interno contrariando as vontades deles, aí você vai ver se eles perdoam alguma mínima desobediência alheia...
Anônimo disse…
Afirmo, categoricamente, que cristãos são ardilosos e intolerantes.

Existem exceções, mas esses não são "cristãos de verdade".
Anônimo disse…
Queria, mas não quer mais?
Por que ainda não formulou denúncia ao Ministério Público?
Anônimo disse…
Salamandras são altamente venenosas!
Quer morrer, é?
Sobre salamandras: disse…
"Apesar de tratar-se de animal de hábitos noturnos, eventualmente são vistas em dias de chuva. As salamandras habitam as margens de florestas, encostas perto de água e em lugares úmidos em geral. São animais sedentários, que se movem lentamente. Durante o dia, permanecem entre rochas ou em pequenas cavernas, onde se escondem do sol."

Ou seja, são PREGUIÇOSAS e não suportam a luz, preferindo viver em meio as TREVAS!
Anônimo disse…
Não em sentido literal, mas geralmente é bem isso que ocorre mesmo aqui em terras tupiniquins.
Anônimo disse…
Eles não pensariam duas vezes em te processar para que você reparasse o "dano ao patrimônio público"! E você teria que pagar os valores de notas fiscais apresentadas pela prefeitura, ou seja, tudo super faturado (para beneficiar as empresas de grupos ligados aos religiosos).

Você teria que pagar mesmo que o totem fosse retirado posteriormente, porém, você poderia entrar com recurso na Justiça, e esperar até o fim de sua vida, provavelmente para perder novamente.

E aí, ainda acha que esse país dominado por religiosos tem jeito?
Anônimo disse…
É, daí eles constroem mais 10, colocam câmeras de vigilância e Policiais Militares "de Cristo" (mas pagos com dinheiro público) para vigiar 24h por dia, 7 dias por semana!

Quer mais? Vai vendo...
190 disse…
_Todos os policiais estão em oração neste momento, senhor! Tente no próximo milênio...
Unknown disse…
ao ivés defecarem aqui deveriam ler mais o mídia sem máscara do astrólogo tão querido por eles.
_Foi esta a pesquisa que conseguiu realizar?
_Foram estes os dados que conseguiu coletar? kkkkkkk...!
_Não é de admirar se considerar o acéfalo que copiou e colou!
_Contudo, vejo que é esforçado mas..., cá pra nós: ainda te falta muito! kkkkkkk...!
_Até mais, fofura!
Anônimo disse…
Na mesma avenida existe um obelisco da maçonaria, ninguém ficou incomodado. avante estudantes de direito denunciem esse obelisco, estamos em um país laico.
Anônimo disse…
Carrasco vc esqueceu de citar indianos,mulçumanos,budistas,espiritas,umbandistas,judeus etc. Mas eu acredito na humildade evangélica e no amor e respeito que eles tem pelo proximo e que pra dar um bom exemplo vai colocar um totem pra cada religião, uma do lado da outra caso contrario vai dar a impressão que não existe cristão e sim um bando de facistas safados que só pensam em si! Tenho certeza que os evangelicos pensam assim ou estarei enganado?
Anônimo disse…
O pior foram os crentes fazendo pressão no prefeito, ou você seja inconstitucionalmente um cristão crente evanjegue, ou vamos te detonar..Agora até pra isto os covardes estão se prestando com chantagens eleitoreiras...Putaaa que pariuuu , quem é eleito não tem que ficar fazendo aquilo que é coisa de religiosos ,se eles querem o totem comprem um terreno e manda construir, mais para de fazer pressão no prefeito pra manter algo que é inconstitucional..Depois não entende porque foram mortos por governos comunistas este bando de praga, eles não se contentam em só ser religiosos eles querem se meter em tudo ameaçando até a democracia de um país e depois vem dizer que eram santinhos..
Anônimo disse…
a religião é importante pra que? Pra nada, a não ser segregar e criar verdadeiros sociopatas e assassinos da liberdade humana de pensamento com dogmas velhos e caducos. O sol não precisa de religião, os riachos não precisa de religião, o ar não precisa de religião, as plantas os animais nada absolutamente nada precisa de religião,

Religião sempre foi um mau desnecessario.
Anônimo disse…
Concordo plenamente contigo!
Anônimo disse…
Palhaçada desses estudantes ridiculos. Os feriados católicos no calendário tambem ferem a laicidade do Estado e ninguem nunca contestou.
Anônimo disse…
Deveriam criar feriados em homenagem a Orixás.
Anônimo disse…
"_Imagino como se sente: perseguido, infeliz, solitário...; afundado em seu mar de lama e insatisfações! "
_____________________________________________________
Largaticha quis dizer: "Procure hoje mesmo uma filial da IURD, pague seu dízimo e seja feliz".

Anônimo disse…
'_A questão não é a Constituição(os hipócritas sempre tem em quem jogar as causas de seu comportamento): é muito mais pessoal do que constitucional."

Engano seu, caro ser rastejante,se fosse pessoal bastaria uma ou mais pessoas irem até esse totem e pichá-lo ou derrubá-lo, mas não...esse monstrengo foi erigido com dinheiro público, o que é ilegal, então vamos derrubar amparados pela lei que é mais gostoso.

Unknown disse…
Q eu saiba quem caçou, torturou, queimou e matou milhares de "bruxas" foi a igreja. A mesma que esta gastando o dinheiro dos meus impostos com placas de cunho particular.

Novamente as pessoas que são a favor da placa desviam do assunto pq simplesmente não tem argumentos válidos, então atacam diretamente o caráter da pessoa que questionou, pra tentar desacreditá-la perante a sociedade; e o pior é q o povo, cético e cego, cai nessa facinho.

Por favor, pare de falar das pessoas, mesmo q ele fosse "perseguido, infeliz, solitário" isso não é da sua conta e não tem nada a ver com o assunto.

Defenda seu ponto de vista com argumentos, ou admita a derrota.
Unknown disse…
Carrasco, acho que vc deveria estudar melhor as nossas leis, que não são baseadas "no q a maioria prefere". A placa é inconstitucional, o estado é laico, isso é fato e é oq esta sendo colocado em questão.
Paris disse…
Maçonaria não é religião.
Anônimo disse…
Ad-hominem, o último recurso dos néscios.
Anônimo disse…
@Camila Ambrosio
Camila, como um cético foi parar em seu discurso?

Cético é a pessoa que sabe exatamente analisar os argumentos e as evidências, logo a descrição que vc fez de um cético é totalmente errada.

Se o povo fosse cético, jamais seria religioso.
Anônimo disse…
isso aumentaria muito o número de feriados, pois adicionariam aqueles q ainda não se tem conhecimento de sincretismo com santos católicos. Os conhecidamente sincretizados já são comemorados em feriados católicos.
Anônimo disse…
Fala isso só pq pertence à maioria cristã né crentalhão? Foda-se o resto!
Se tivesse na minoria taria com outro discurso.
Unknown disse…
Talvez no próprio fórum têm imagens de manifestação católica,agora esse estudante de merda, ao invés de correr atras do ministério público para coisas desnecessárias; por que o mesmo não cobra do poder executivo mais segurança para a população. vai procurar o que fazer seu viado.
Unknown disse…
Amigão foi através de uma dessas igrejas evangélicas que eu ouvi a palavra de Deus e me libertei do mundo do crime, já roubei,já matei,fui preso por isso, e me disseram no dia que fui pra igreja a primeira vez (você é agora do Senhor Jesus), confesso eu tava "muito louco" mas aquela palavra mudou a minha vida

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Líder religioso confirma que atirador foi da Testemunhas de Jeová

O superintendente do Circuito Rio de Janeiro-07 da Testemunhas de Jeová, Antônio Marcos Oliveira, confirmou ao UOL que Wellington Menezes de Oliveira, o atirador do Realengo, frequentou um templo da religião na Zona Oeste da cidade. Casa do atirador tinha publicações da TJs O líder religioso procurou minimizar esse fato ao ressaltar que Wellington foi seguidor da crença apenas no início de sua adolescência. Ele não disse até que ano Wellington foi um devoto. Na casa do atirador, a polícia encontrou várias publicações editadas pela religião. (foto) Essa foi a primeira manifestação da TJs desde que Wellington invadiu no dia 7 de abril uma escola e matou 12 estudantes e ferindo outros. Oliveira fez as declarações em resposta a um ex-TJ (e suposto amigo do atirador) ouvido pelo UOL. Segundo esse ex-fiel, Wellington se manteve na religião até 2008. Por essa versão, Wellington, que estava com 23 anos, permaneceu na crença até os 20 anos. Ou seja, já era adulto, e não um pré-ad

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Valdemiro pede 10% do salário que os fiéis gostariam de ter

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Maioria jamais será ateia nem fiel da Iurd, diz padre Marcelo

Para Rossi, Deus não reconhece casal de gays como família O jornal Correio da Manhã, de Portugal, perguntou ao padre Marcelo Rossi (foto): - O que o assustaria mais: um Brasil que deixasse de crer em Deus ou um Brasil crente em que a Iurd fosse maioritária? A resposta foi enfática: - Não acredito que isso possa acontecer. Nunca. O Brasil não vai deixar que isso aconteça. Rossi foi evasivo ao responder se está ou não preocupado com o avanço no Brasil dos evangélicos protestantes. “Há igrejas e igrejas”, disse. “Uma coisa são as igrejas tradicionais evangélicas e outra são as seitas.” O padre foi entrevistado por Leonardo Ralha a propósito do lançamento em Portugal do seu livro 'Ágape'. Ele disse ter ficado surpreso com das vendas do livro no Brasil – mais de sete milhões de exemplares, contra a expectativa dele de um milhão. Atribuiu o sucesso do livro à sua tentativa de mostrar às pessoas um resumo dos dez mandamentos: “amar a Deus sobre todas as

Secretaria do Amazonas critica intolerância de evangélicos

Melo afirmou que escolas não são locais para mentes intolerantes Edson Melo (foto), diretor de Programa e Políticas Pedagógicas da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, criticou a atitude dos 14 alunos evangélicos que se recusaram a apresentar um trabalho sobre cultura africana para, segundo eles, não ter contato com as religiões dos afrodescendentes. “Não podemos passar uma borracha na história brasileira”, disse Melo. “E a cultura afro-brasileira está inclusa nela.” Além disso, afirmou, as escolas não são locais para “formar mentes intolerantes”. Os evangélicos teriam de apresentar em uma feira cultural da Escola Estadual Senador João Bosco de Ramos Lima, em Manaus, um trabalho dentro do tema "Conhecendo os paradigmas das representações dos negros e índios na literatura brasileira, sensibilizamos para o respeito à diversidade". Eles se negaram porque, entre outros pontos, teriam de estudar candomblé e reagiram montando uma tenda fora da escola para divu

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Presidente do STJ nega que tenha proibido enfeites de Natal

Pargendler disse que a notícia foi veiculada sem que ele fosse ouvido Com atualização em 14/12/2011  Ari Pargendler (foto), presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), emitiu nota hoje (14/12) negando que tenha proibido a colocação de enfeites de Natal nas dependências desta Corte. A notícia, que agora se revela falsa, foi divulgada no dia 11 pelo jornalista Claudio Humberto, do Jornal do Brasil, com a explicação de que a decisão de Pargendler tinha sido para cumprir a Constituição, que estabelece a laicidade do Estado. Pargendler também desmentiu informação publicada na Folha de S.Paulo segundo a qual ninguém mais poderia usar no STJ “sandálias tipos gladiador” e “calças jeans”. Na verdade, de acordo com a nota do presidente do STJ, a proibição só vale para o uso de chinelos “tipo havaianas”. Com informação do STJ . Liga de Lésbicas do Sul pede a retirada de crucifixos de prédios públicos. outubro de 2011 Religião no Estado laico.

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l