Pular para o conteúdo principal

Filósofo questiona a concepção neodarwinista da natureza

Título original: Mente e cosmo

por Hélio Schwartsman para Folha

Thomas Nagel
"Alguns argumentos de
Nagel são fracos"
Ele é um homem de impecáveis credenciais acadêmicas e ateias. Um dos mais respeitados filósofos dos EUA, orientando de John Rawls, professor da Universidade de Nova York, autor de inúmeros textos em que declara sua descrença, Thomas Nagel [foto] vem causando alvoroço com a publicação de Mind and Cosmos, que saiu em setembro. O subtítulo esclarece as razões da celeuma: por que a concepção materialista neodarwinista da natureza é quase certamente falsa.

É um livro gostoso de ler, embora denso, e que levanta pontos importantes. Para Nagel, num eco do problema mente-corpo, as explicações científicas para questões como consciência, intencionalidade e valor são necessariamente incompletas, o que cobra uma mudança de paradigma.

Minha impressão, porém, é a de que o autor errou na mão. Não é de hoje que o filósofo trava uma batalha contra o reducionismo científico (o termo "reducionista" não é pejorativo em epistemologia; significa só a crença de que a parte explica o todo). O problema aqui é que alguns dos argumentos utilizados para baixar o estatuto do darwinismo são fracos.

No exemplo mais gritante, ele diz rejeitar a noção de que forças cegas da natureza produziram vida porque isso vai contra o "senso comum". Ora, quase tudo em ciência, da relatividade à mecânica quântica, ofende o senso comum, mas nem por isso descartamos essas disciplinas.

Outro ponto delicado é que Nagel não tem nada para pôr no lugar do darwinismo. Numa retomada de Aristóteles, o autor sugere que as explicações científicas incorporem uma teleologia, isto é, acatem a noção de propósito ou direção entre as leis da natureza. Com isso, a alegada improbabilidade da vida e o processo de evolução por meio de mutações aleatórias deixariam de ser um problema. Pode ser, mas receio que criaríamos outro ainda maior, à medida em que as portas da ciência estariam escancaradas para a metafísica.





Criacionistas tentam tirar proveito da crise da teoria da evolução.
setembro de 2012

Evolução e criacionismo.

Comentários

Avelino Bego disse…
O problema de alguns filósofos é tratar a consciência, e outros mecanismos cerebrais como algo que existe per se.

Não temos boas explicações para explicar o funcionamento do cérebro, mas isso não significa que elas não estão lá.

Nós somos o que o nosso cérebro nos faz ser.

A auto-consciência já foi demonstrada por outros animais.

Nosso cérbero ainda tem mistérios que devemos e acredito que vamos desvendar.

Certamente Thomas Nagel torna-se-á o novo queridinho daqueles que sempre buscam usar o apelo à autoridade pra tentar justificar a pseudo-ciência do Criacionismo, com sua ilusão de que existe uma dicotomia de ideias.

Mesmo porque, Criacionismo é uma ideia de que precisamos de um Criador. Refere-se à origem da vida.

Evolução não trata de Origem da Vida e sim da sua mudança com adaptação, filtradas pela Seleção Natural.

Fiquemos atento quando em certas discussões, citarem Thomas Nagel como uma tentativa de usar a falácia do apelo à autoridade.
Douglas disse…
Pode ser filósofo, mas não entende nada de evolução.
Douglas disse…
"Para Nagel, num eco do problema mente-corpo, as explicações científicas para questões como consciência, intencionalidade e valor são necessariamente incompletas, o que cobra uma mudança de paradigma."

Nenhuma Teoria explica tudo. Ele ta falando besteira. É um fato que os seres vivos mudam ao longo do tempo e partilham o mesmo ancestral comum. Não saber uma explicação para um evento não quer dizer que a Teoria esteja errada.

Douglas disse…
"A auto-consciência já foi demonstrada por outros animais."

Muito bem lembrado.
Chimpanzés e golfinhos ( entre outros) se reconhecem no espelho, por exemplo.
Anônimo disse…
Coisa de neoateu
luisantos1992 disse…
"Avelino Bege: Nós somos o que o nosso cérebro nos faz ser."

Como assim?
Anônimo disse…
Como assim "como assim"?
Anônimo disse…
Coisa de conservador simpatizante da religiosidade.
Anônimo disse…
Ele é mais um demagogo, querendo fazer "graça" através de conceitos nebulosos pra agradar o senso comum!

Temos um desses entre os comentaristas do blog...
Anônimo disse…
Descrevendo o ateísmo:

Bíblia do ateu: Deus um delírio de Dawkins.
Igreja: Igreja do Deus não-Existente, Igreja Ateísta de Nenhum dia.
Ateísmo: A crença na descrença
Deus: Dawkins
Filosofia: Nietze, Karl Marx, Dawkins, Harris e outra modinhas
Como não gostam de ser chamados: Neo-ateus, ateus até desligar o computador, ateu que diz "ai meu Deus", ateu que reza, pseudo-ateu, poser de ateu.
Anônimo disse…
Nietzsche*
Anônimo disse…
Bem, pelo que eu vi, ele parte para perspectiva do bom senso, no entanto, um monte de coisas foge do nosso bom senso em ciencia, até mesmo na física classica, veja por exemplo a rotação dos planetas em torno do sol, em primeiro momento pode se ter a noção de que a terra está no centro com os planetas, a lua e o sol orbitando-nos, com planetas tendo orbitas estranhas (A movimentação de marte é bem estranha se a terra for a referencia). Na matemática, o bom senso é excluido praticamente dependendo da abstração do assunto. Ou seja, bom senso não é bom critério.
Conceitos como propósito são absurdos, ao meu ver, na Natureza. As coisas que nós fazemos podem ter um propósito, mas isso não induz que as coisas no universo tenham um propósito. Não há evidencia alguma de que haja. Nesse sentido, é muito esquisito quando se diz "Qual o sentido da vida?" ou "Qual o propósito do universo?" já que não há motivos a crer que haja proposito ou sentido na Natureza.
Acredito que para se derrubar uma teoria, vc precise ao menos de fatos concretos contra essa teoria, não simplesmente apontar que ela não se adequa a sua visão de mundo.
Claro que na ciência, assim como na nossa vida diaria, nós temos de supor que nosso cerebro de fato capta a realidade, ou indícios dela ao menos. Temos de crer que existam coisas além de nossa consciencia, do nosso existir, e que o mundo que vemos não é só uma ilusão, uma "matrix". Claro que isso não pode ser verificado a rigor, mas se não aceitarmos em algumas coisas a priori, agente simplesmente não faz nada.
Anônimo disse…
Apenas um esforço pessoal para buscar um caminho diferente, mas renegando o obvio. Esta queimando neuronios em busca do vacuo.
Unknown disse…
Filosofia não é ciência. a filosofia já falhou a muito tempo em sua tentativa de explicar o universo,mas manquejando continua inssistindo.
Satanás o Único e Verdadeiro. Eu Sou. disse…
Eu me ressuscitei em rigorosa invasão no padrão do poderoso!

Eu olhei abismado o olho vítreo do seu apavorante Jeová, e arranquei-o pela barba; eu elevei o machado
das cinzas e abri um caminho na sua caveira comida de vermes!

Eu destruí os horríveis tópicos da filosofia dos brancos sepulcros e ri com raiva desdenhosa!
Anônimo disse…
Aguardando um biólogo sério comentar aqui. Difícil levar em conta a opinião de um filósofo (ou qualquer outra área que não esteja diretamente ligada a estudos sérios na área biológica), mesmo que altamente intelectual, falando sobre evolução e conceitos afins.
LEGIÃO disse…
Sintético e estrondosamente apropriado o seu comentário!
Anônimo disse…
Quanta tolice!
Anônimo disse…
Will App.
Pqdrocha.
Livre pensador disse…
o homem e ateu? e questiona Darwin? parabéns.... :)
pelo menos não e uma ateu que fica cego nos "dogmas" ateísta e continua pensando e procurando em vez de ser um papagaio como certos crentelhos e ateilhos que andam por ai
Anônimo disse…
Caro senhor...
Como seu novo discípulo, não estou familiarizado com o alto teor hermenêutico de vossas palavras.
Mesmo que somente eleve ainda mais a minha admiração pelo seu trabalho, ainda gostaria que fosse um pouco mais claro.
Pqdrocha.
Anônimo disse…
Belas palavras inúteis...
Pqdrocha.
Anônimo disse…
Ca@s,

Essa é mais uma grata surpresa! É bom ver cientistas, filósofos, intelectuais e afins opondo-se ao cientificismo que graça em determinados segmentos no mundo de hoje. E o fato de se declarar ateu, ainda, eleva mais a credibilidade de suas proposições, pois o coloca acima de qualquer suspeita de estar fazendo algum tipo de proselitismo.

Outro dia, aqui nesse blog, publicou-se uma entrevista com, o brilhante físico brasileiro, Marcelo Gleiser, na qual, afirmava que: “O objetivo da ciência não é tirar Deus de ninguém”. Aliás, o conteúdo da entrevista poderia ser transformado em Aula Magna de qualquer uma das grandes universidades do mundo, tais como: Harvard, Sorbonne, Cambridge... Para quem não leu, eu deixo o link abaixo:

http://www.paulopes.com.br/2012/09/cientista-diz-que-objetivo-da-ciencia-nao-e-tirar-deus-de-ninguem.html#.UJZzFm_m5h0

Há algum tempo, infelizmente, não lembro onde, eu li, mais ou menos, o seguinte: “O Problema da ciência começa quando ela passa a querer responder questões eminentemente filosóficas e/ou teológicas”.

Eu diria que o problema não está nem nela querer responder tais questões. O problema mais grave é que alguns fanáticos - Não sabiam? Há fanatismos científicos, também – Lançam mão de seus argumentos para tentar impor um “DETERMINISMO CIENTIFICISTA” à sociedade. E que ninguém se engane, esse tipo de gente coloca em risco toda HUMANIDADE.

Por vezes podemos ler aqui que instituições CRISTÃS se omitiram diante de práticas racistas, Aqueles mais exaltados chegam a afirmar que justificaram. E de acordo com seus pontos de vista distorcidos creditam essa culpa ao CRISTIANISMO. Sem considerar que, quem levou a cabo o que quer que seja, foram os homens, e não o CRISTO JESUS quando encarnado.

Eu não sei para quem essa gente pensa estar escrevendo! Pois, qualquer uma com o mínimo conhecimento de História Geral, ou mesmo História do Pensamento Científico, sabe que a “ciência” já justificou tanto o racismo quanto inúmeras outras atrocidades.

Como costumo dizer: das duas, uma: ou são apedeutas ou estão dissimulando.

Ah, para quem quiser saber mais sobre o assunto faça uma pequena pesquisa no Google sobre: ciência, racismo, eugenia, o crime segundo Cesare Lombroso.

Por fim, ninguém em sã consciência pode negar a importância da ciência, mas crer cegamente que ela pode nos trazer todas as respostas é, no mínimo, uma grande ingenuidade. E, em alguns casos, perigoso à permanência da espécie humana neste PLANETA.

Sem mais, abraços!!
Anônimo disse…
Da mesma forma que o estômago digere, o cérebro pensa. A física precede a metafísica, ou em outros termos: a autoconsciência é produto do cérebro.
Anônimo disse…
O cristianismo se fundamenta na Bíblia. Sem Bíblia, sem cristianismo. E ela contém claras passagens nocivas ao bem-estar humano e até de outras espécies. (para pesquisa por termos-chave: http://www.bibliaonline.com.br/)

As ciências naturais não têm livros que se propõem a ser definitivos. Por ex., "A Origem das Espécies" de Darwin ignora totalmente a mutação genética e as descobertas posteriores do séc. XX e XXI.

As ciências naturais descrevem; não têm condições de prescrever: para isso temos a Ética e o exercício filosófico.
Anônimo disse…
Troll FAIL
Tente novamente
Anônimo disse…
"a “ciência” já justificou tanto o racismo quanto inúmeras outras atrocidades."

Quem justifica o racismo são os racistas, que se aproveitam de conceitos científicos para fundamentar sua filosofia. É o mesmo tipo de pensamento que atribui a culpa das mortes às armas de fogo, e não aos atiradores, numa tentativa que achar as saídas que mais lhe convém. Seu tom anti-cientificismo reflete bem o pensamento tacanho em que algumas mentes religiosas teimam em se agarrar.
Anônimo disse…
Fico imaginando o raciosímio. Grosso modo:

1. Thomas Nagel diz a teoria evolutiva/seleção natural é muito provavelmente (ou com toda a certeza) falsa.
2. Thomas Nagel é filósofo renomado e ateu, assim o que ele diz é verdadeiro.
3. Logo, Deus existe e o cristianismo é verdadeiro.

Basicamente isso, mas envolto em frases e mais frases labirínticas e termos nebulosos para "dourar a pílula".
Anônimo disse…
Aprendeu, né, Troll?
Clarificando a mensagem do atual Deus do mundo disse…
Zeus versus Cronos, versão 2.
Anônimo disse…
Querer invalidar algo porque não vai de acordo com o que pensa é coerente empiricamente falando, mas totalmente desonesto cientificamente falando. Mas, bem, ele é filósofo e não cientista, então dá pra explicar sua postura.

Winston Smith
Anônimo disse…
O paleontólogo e biólogo evolucionista Stephen Jay Gould definiu uma "divisão" entre os domínios das ciências naturais e da religião ("Non-overlapping magisteria", ou NOMA). Talvez hoje seja necessário, adotando uma visão "positivista", redefinirmos essa concepção: as ciências (falando da prática teórica, da descoberta, não da prática aplicada, como a das engenharias) tendo como escopo, como já é a praxe, descrever fenômenos, e a filosofia (ou mais especificamente o ramo da Ética) tendo como escopo prescrever ou formular questões e possíveis soluções para as implicações dos fenômenos descritos pelas ciências.
Anônimo disse…
A moral e a ética são valores humanos o que achamos e dechamos de achar so interessa a nós. Se o se humano deixa se de existe não mudaria em nada a natureza, ou melhor até melhoraria. A quem importa a filosofia se não ao homem, não ao natureza, você acha imoral um homem mata o outro, você acha moral um leão mata um homem, você acha moral um homem mata um leão. Nossa natureza leva a filosofia, mas nossa ação e puramente natural, então nossas interpretações filosoficas sempre levaram a outras incoerencias.

Achamos errados mata a outro homem não por valor moral e etica, nem por deus e espiritos. Somos animais sabemos pela nossa propria natureza que a sobrevivência de nossa espécie depende de todos nós.

Entrando na moral se uma homem tende a mata outros sem razões que consideramos certas como proteção. Como nós se sentiremos a vontande diante de alguem com potencial de ameaça nossa propria sobrevivência.

A filosofia criou a religião, a etica e a moral. Mas somente essa quando está se aproxima da natureza do homem temos a certeza de está certa. Por essa razão a religião é um erro filosofico.
Anônimo disse…
A moral e a ética são valores humanos o que achamos e dechamos de achar so interessa a nós. Se o se humano deixa se de existe não mudaria em nada a natureza, ou melhor até melhoraria. A quem importa a filosofia se não ao homem, não ao natureza, você acha imoral um homem mata o outro, você acha moral um leão mata um homem, você acha moral um homem mata um leão. Nossa natureza leva a filosofia, mas nossa ação e puramente natural, interpretações filosoficas sempre levaram a outras incoerencias.

Achamos errados mata a outro, não por valor moral e etico, nem por deus e espiritos. Somos animais pela nossa propria natureza que a sobrevivência de nossa espécie está acima de nossas vontades.

Se uma homem tende a mata outros sem razões que consideramos certas como proteção. Como nós se sentiremos a vontande diante de alguem com potencial de ameaça nossa propria sobrevivência.

A filosofia criou a religião, a etica e a moral. Mas somente essa quando está se aproxima da natureza do homem temos a certeza de está certa. Por essa razão a religião é um erro filosofico.
Unknown disse…
Bem, não li o livro desse filósofo, portanto, não possuo elementos para fazer uma crítica adequada. Mas, o que eu posso dizer é que o descrédito de uma teoria não anula, não faz desaparecer o objeto de seus estudos.
Unknown disse…
sinto pena desse pobre diabo, Facepalm nível infinito.
Anônimo disse…
Exatamente.
Anônimo disse…
Foi pesquisar no Google!
Ele é um "troll até desligar o computador".
Anônimo disse…
Legal é ser do contra apenas por ser, mesmo que não faça sentido, afinal, o importante é fazer parecer que faria sentido, através de falácias, e assim agradar o senso comum!

Clap, clap, clap...

WillPapp aproves!
Anônimo disse…
Pior é que não são apenas os religiosos crentes que pensam feito ele. Temos também os ateus religiosos descrentes, aqueles que não acreditam no pretexto religioso, mas apoiam a finalidade (e os meios) das religiões!
Anônimo disse…
Que o descrédito de um filósofo sobre uma teoria científica não a anula, isso é fato e nem mesmo é a intenção dele, obviamente.

A questão é justamente o argumento falacioso que ele utiliza para ganhar a simpatia do senso comum, particularmente, do senso comum religioso e seus simpatizantes, fazendo parecer que por se tratar de um ateu "renomado", isso validaria as falácias de quem tenta desacreditar os métodos científicos que não corroboram com as crendices das massas!

Mais uma vez o senhor perdeu a chance de ficar calado em vez de vir postar um comentário absolutamente vazio de conteúdo e ligeiramente ambíguo e falacioso, já que muitos poderiam entender que a sua conclusão do óbvio seria uma opinião discordante do filósofo, mesmo que o real sentido seja a neutralidade.

A cada dia que passa o senhor se utiliza do mesmo modus operandi da Salamandra, postando ambiguidades capciosas para depois treplicar os comentaristas conforme lhe seja mais conveniente, alegando que eles "entenderam errado" ou ainda encerrar dizendo "entendam como quiserem". Não é pra menos que a dona Gouvêa tem elogiado suas postagens ultimamente, afinal, ela já sentiu a afinidade entre suas postagens!

Fernando disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando disse…
Disse Thomas Nagel: Rejeito a noção de que forças cegas da natureza produziram vida porque isso vai contra o "senso comum". Ora, quase tudo em ciência, da relatividade à mecânica quântica, ofende o senso comum, mas nem por isso descartamos essas disciplinas.

No outro post (sábado, 3 de novembro de 2012
Ciência é o oposto da religião porque é movida pela dúvida
Postado por Paulo Lopes)

Eu disse: Já passa da hora de estes "cientistas" darem conta de suas afirmações.

"Outro ponto delicado é que Nagel não tem nada para pôr no lugar do darwinismo..."

Só isso? Temos o criacionismo. A MENTIRA CAIRÁ, AGUARDEM.

"O Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e ás oposições da falsamente chamada ciência, 1 Timóteo 6:20"


Anônimo disse…
Filhote de Fechaão veio confirmar o que já foi dito sobre as intenções do filósofo:

"Ele é mais um demagogo, querendo fazer "graça" através de conceitos nebulosos pra agradar o senso comum!"
Unknown disse…
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz...
Unknown disse…
fernando, tenha argumentos próprios, não seja um papagaio de briba.
Plunct Plact Zum! disse…
Concordo com você. Especialmente no trecho onde você diz que ele é um ateu simpatizante da religiosidade e que só quer ganhar fama e fazer fortuna através da venda de livros e palestras para a massa religiosa que defende e segue o senso comum!

Parabéns pela sua observação lúcida, ao menos desta vez!

Unknown disse…
Anônimo4 de novembro de 2012 19:42

Eu emito a minha opinião não para o deleite dos anônimos ou quem quer que seja. Eu emito porque eu gosto. Eu gosto de conversar, debater, dialogar e esse blogue permite isso. Tenho sempre me atido às opiniões dos comentaristas e evitado ad hominens.

Estou sempre aberto a um diálogo franco e honesto. Não é o que acontece com a maioria dos anônimos, entre os quais eu incluo vossa senhoria. Seu poste tem o único objetivo de me atacar e, lamentávelmente, nem o faz com competência.

É temerária a ideia de que a meu comentário não pôde ser entendido. Penso que, para não entendê-lo, seria necessário a ausência de uma aprendizagem básica, aquela que se consegue no ensino médio. Por isso, há um dilema: ou senhor é desprovido de educação básica ou é alguém que quer preencher a vida agredindo os outros através da covardia proporcionada pelo anonimato.

Quer que eu lhe explique a minha postagem? Eu explico, mas, você vai ter que pedir.
Unknown disse…
Filho de Abraão.

Criacionismo e Darwinismo não pertencem ao mesmo grupo de ideias e de estudos. O descrédito de um não confirma o crédito do outro.
Anônimo disse…
Não seja patético!
Eu compreendi perfeitamente sua postagem, tanto que a expliquei detalhadamente em seguida. O senhor "letrado" de universidade confessional é que demonstrou não ter compreendido o meu comentário, o que me deixa em dúvida se o senhor realmente não compreendeu ou se o senhor está sendo intelectualmente desonesto, tendo em vista seus antecedentes neste blog!

A propósito, "educação básica" no "Ensino Médio"? O Ensino Fundamental mandou lembranças... embora pareça que para o senhor, o resultado do Ensino Médio tenha sido meramente e precariamente básico.

Lamentável...
Anônimo disse…
Para os criacionistas, na prática, confirma sim! Eu sei que o senhor sabe muito bem disso, mas prefere oportunamente se apegar ao conceito teórico a despeito da realidade prática, em defesa do escopo religioso.
Plunct Plact Zum! disse…
O Will Papp vive reclamando de ad hominem contra ele, mas ele não economiza ataques depreciativos contra as pessoas que se utilizam do anonimato pra participar dos comentários.

Oh, hipocrisia!
Plunct Plact Zum! disse…
Esse Pappudo deve achar que todo mundo aqui é ótário, só pode!
Unknown disse…
Anônimo4 de novembro de 2012 20:30

Tá complicado.

Pensem: o desejo dos criacionistas em querer confirmar o Criacionismo através do descrédito do Darwinismo por si só não o confirma.

Desejar que algo seja confirmado é diferente de ter esse algo confirmado.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Plunct Plact Zum!4 de novembro de 2012 20:32

As pessoas que se utilizam do anonimato para debater de maneira sadia e respeitosa, não há problema.

Entretanto, problema há quando pessoas se utilizam do anonimato para trollar, para tumultuar o debate, para ofender as pessoas e suas crenças, para promover o preconceito, a homofobia e o racismo, para propagar e incentivar o ódio, para fazer apologia a crimes, enfim, fazer o que uma parte podre do grupo dos anônimos vêm fazendo, aqui, nesse blogue.

É em relação a essa parte podre que eu manifesto a minha indignação. E essa parte podre, tenham certeza, não possui o meu respeito.
Unknown disse…
Plunct Plact Zum!4 de novembro de 2012 20:34

Não acho que vocês, anônimos, sejam otários. Mas, tenho certeza, que alguns de vocês possuem dificuldades em interpretação de textos.

Os exemplos dados por alguns de vocês são abundantes, nesse blogue.
Anônimo disse…
Salamandra Gouvêa aproves!
Anônimo disse…
O debil mental deste cristão fanático vai morrer e não vai ver o deus dele . E quando ele estiver morrendo ele vai se lembrar disso.
Anônimo disse…
O crente solitário willpapp do siricutico no brióco , está dizendo que religião é bom nós que não sabemos vive-la corretamente. Já tivemos um lutero na história ,quem sabe o próximo passo do ateu religioso seja fazer uma reforma no cristianismo. Will papa XVII
Anônimo disse…
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Anônimo disse…
Caro Anônimo 4 de novembro de 2012 13:50,

Passagens nocivas da Bíblia? Você vai citar versículos fora do seu contexto histórico, vai demonstrar sua mais completa ignorância sobre figuras de linguagem, sobre gêneros literários e, consequentemente, que a Bíblia foi escrita por meio de metáforas e parábolas diversas.

Em contrapartida eu afirmo que, em toda história da humanidade, não houve um “personagem” mais virtuoso que JESUS CRISTO. E para confirmar minha assertiva, eu indico a leitura dos EVANGELHOS. Bom, não vou ficar aqui citando os incontáveis ensinamentos valorosos do CRISTO. Então deixo o link, abaixo:

http://virtualbooks.terra.com.br/biblia/novotestamento.htm

Você já parou para pensar sobre o que significa, na história da humanidade, o surgimento do CRISTO JESUS, há 2000, pregando a igualdade, a compaixão, o amor ao próximo e muito mais?

Ciência descrever? De jeito nenhum! Eu aceito a descrição como uma etapa da produção científica. O PAPEL PRIMORDIAL DA CIÊNCIA É O DE EXPLICAR OS FENÔMENOS. No mínimo elaborar teorias científicas, com base em evidências.

Para apenas descrever um fenômeno, creio eu, que inúmeras atividades humanas estariam capacitadas de fazê-lo.

Exatamente. O debate em torno das questões éticas é fundamental, não com o intuito de limitar o avanço das ciências, mas sim estabelecer os pontos negativos e positivos que podem advir de tais avanços. E a partir daí chegarmos a um consenso sobre qual rumo à humanidade deve seguir para não pôr em risco tanto a natureza inanimada quanto os seres vivos.

Caro Anônimo 4 de novembro de 2012 14:04,

Caso, na primeira parte do seu comentário, eu possa substituir “conceitos científicos” por “religião” eu concordo com você. Do contrário, você só estará revelando seu preconceito religioso.

Eu sou completamente contrário a qualquer postura CIENTIFICISTA. Pelas razões óbvias de que a ciência não pode explicar tudo. Tacanho seria negar a importância da ciência, eu não o fiz, ou acreditar que ela seja uma panaceia, como você parece crer.

Você já imaginou, como nossa vida seria medíocre, se todas as nossas ações e sentimentos tivessem que ser explicados pela ciência? Não? Então pare para pensar...

Caro Anônimo 4 de novembro de 2012 19:30,

Você precisa aprender a conviver com a pluralidade de ideias e pensamentos.

Abraços!!
Fernando disse…
Conheço o poder do meu Deus.
Anônimo disse…
Welington Gaetho Escola

Só os pontos relevantes:

"Você vai citar versículos fora do seu contexto histórico, vai demonstrar sua mais completa ignorância sobre figuras de linguagem, sobre gêneros literários e, consequentemente, que a Bíblia foi escrita por meio de metáforas e parábolas diversas."

- "(...) fora do seu contexto histórico (...)": é isso o que a Bíblia é hoje. A Bíblia foi um bom manual moral para aquele povo ágrafo do deserto. Hoje já não é mais.

- "(...) a Bíblia foi escrita por meio de metáforas e parábolas diversas (...)": quando um cristão admitir que a imaculada concepção, os milagres físicos e a ressurreição corporal de Jesus são metáforas, que não aconteceram do mesmo modo que a Revolução Francesa ou a tomada de Jerusalém por Nabucodonosor, será, afinal, intelectualmente honesto.

- "(...)demonstrar sua mais completa ignorância(...)": há maneiras mais sutis de ofender aqueles que não concordam com sua cosmovisão...

"(...)em toda história da humanidade, não houve um 'personagem' mais virtuoso que JESUS CRISTO(...)"

Sócrates e Buda são bons exemplos de virtuosismo tanto quanto (ou mais que) o nazareno.

"Ciência descrever? De jeito nenhum! Eu aceito a descrição como uma etapa da produção científica. O PAPEL PRIMORDIAL DA CIÊNCIA É O DE EXPLICAR OS FENÔMENOS. No mínimo elaborar teorias científicas, com base em evidências."

Questão semântica: qual a diferença entre "descrever" e "explicar"?
Anônimo disse…
"do meu Deus"

Egocentrismo pouco é bobagem...
Anônimo disse…
O fato é que a religião não explica nada, mas o darwinismo também não explica quase nada. Portanto, nem uma nem outra explicação. Eu teria que ser "crente" para aceitar o que diz o darwinismo.
Anônimo disse…
Você diz "quase nada"*. O que seria esse pouco que o "darwinismo"** explica?

Talvez esse vídeo do grande cientista Richard Feynman clarifique alguma coisa (preste atenção, do vídeo, na explicação que ele fornece por volta de 4:50):

http://tinyurl.com/aoqut2k


*contradição: se "a religião não explica nada", então é inapropriado usar "também", pela diferença entre "não explica nada" e "não explica quase nada".

**chamar a a teoria evolutiva de "darwinismo" faz tanto sentido quanto chamar o teoria da relatividade de "einsteinismo" ou a teoria atômica de "bohr-rutherfordismo".***

***alguns biólogos e muitos leigos infelizmente colaboram para esse mal-entendido de termos, dando a entender que Darwin formulou sozinho toda a teoria pronta como a conhecemos hoje (ou como uma pessoa razoavelmente estudada conhece). E Alfred Wallace? E Gregor Mendel, "pai da genética" (aliás, um monge católico)? Ou James Watson e Francis Crick, descobridores da estrutura do DNA? Em minha visão, nomear a teoria científica de "darwinismo" ou mesmo "neodarwinismo" é um grande equívoco e injustiça histórica.
Avelino Bego disse…
Simples: a nossa personalidade, o nosso Eu, é o cérebro que produz.

O cérebro é nossa CPU, é ele que produz nossa personalidade, nossa consciência...
Avelino Bego disse…
Tipo: não tem nada à ver com o tema discutido.
Avelino Bego disse…
Dá pra fazer um belo resumo desse texto do Welington Gaetho Escola:

Apelo à ignorância.

Não sabemos como a consciência se forma no nosso cérebro, e por não sabermos e por sermos tão especiais, só pode ter sido Deus.

E parabéns ao filósofo por "desbaratar a farsa que nos ensinam nas escolas".

Apenas mais do mesmo.
Avelino Bego disse…
Filho de Abraão, é evidente que você não entende nada de Filosofia da Ciência.

Em Ciências não há dogmas, verdades-absolutas.

Quem geralmente tem essa sensação são os adoradores de lendas, principalmente das lendas do deus de Abraão.

As ideias em Ciências PRECISAM ser falseáveis, passíveis de refutação.

Não ocorre isso com lendas e mitos religiosos.

Mitos e lendas religiosos PRECISAM ser verdade absoluta.

E claro, que você está apenas à provocar.
Avelino Bego disse…
Teoria Científica é a melhor explicação de algo, sempre baseada em evidências.

A Teoria da Evolução é a melhor explicação para a diversidade de organismos que existem no Mundo.

Sim, ela (a Teoria da Evolução) é um fato científico.

Ela tem inúmeras evidências que a sustentam.

E ela não explica tudo, ela apenas visa a explicar a diversidade de organismos que vemos no mundo.

Temos 3 tipo de organismos no mundo: animais, vegetais e bactérias.
Avelino Bego disse…
Anônimo5 de novembro de 2012 15:44, você só teria de ser "crente" na Teoria da Evolução se tivesse que aceitá-la sem estudá-la e entendê-la.

Isso se procede com religião.

Como Ciências se baseia no conhecimento, eis a chave pra entendê-la.

E temos inúmeras fontes de informação, você só não obtém informação se não quiser.

À não ser queira manter aquele joguinho infantil de "ah, precisa ter fé pra aceitar a evolução".
Anônimo disse…
"Temos 3 tipo de organismos no mundo: animais, vegetais e bactérias."

Na verdade, a classificação atual (arbitrária) inclui também os fungos, os protistas, as arqueias e (acho que não esqueci mais nenhum), singularmente, os vírus, que ficam numa classificação à parte, meio-vida-meio-sei-lá-o-quê, ou como gosto de chamar, no Reino What a fuck is this?!
Astakguitarrist disse…
É interessante perceber que pessoas "super-graduadas", com vários títulos acadêmicos e que falam asneiras completas existem também fora do Brasil 9na verdade em nosso país pululam pares dessa feita). É neste ponto que encontramos a prova de que o apelo à autoridade num discurso é mesmo uma falácia. Mas afinal, se Augusto Cury pensa que tem algo a dizer e se vale de vários livros pra isso, pq não um acadêmico a fazer o mesmo? Falar é uma coisa; saber o que está dizendo são outros quinhentos.
BobRezende disse…
É para gente como ele que o Daniel Dennett fez o livro A Perigosa Ideia de Darwin, mas acho que sinceramente ele não leu.
Polícia Ateísta disse…
Estamos de olho nesse Thomas Nagel.

Ateu traidor da causa não pode ser tolerado!
RacioSímio, a moda permanente disse…
1. O ateísmo é mau, independentemente de qualquer coisa.
2. Ateus se amparam na teoria da evolução para ridicularizar o Gênesis, Livro Sagrado ditado pelo Criador do Universo e das espécies vivas.
3. Logo, a evolução é má, independentemente de qualquer coisa.
RacioSímio Ateísta disse…
1. A religião (religião cristã, especialmente) é má, independentemente de qualquer coisa.

2. Ateus se amparam na teoria da evolução para ridicularizar a religião, fazendo de conta que religião se reduz às primeiras linhas do Gênesis.

3. Logo, a evolução é boa, verdadeira e inquestionável, independentemente de qualquer coisa. E é sinônimo de ateísmo verdadeiro.
O próximo lance do jogo... disse…
1. O Gênesis é metafórico.
2. (Oh, wait! se o Gênesis é metafórico, como as espécies se formaram? Claro, Deus e seus mistérios...)
3. Logo...
Anônimo disse…
O Nagel falou isso? Sei não, hein. O cara é dos bons. Duvido muito que ele tenha dito bobagens desse tipo.
Anônimo disse…
Polícia Ateísta7 de novembro de 2012 22:31
Estamos de olho nesse Thomas Nagel.

Ateu traidor da causa não pode ser tolerado!
causa não pode ser tolerado!

VCS SÃO PIADA PRONTA!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação

MPF recorre no Rio à Justiça para permitir a ‘cura’ de homossexuais

O MPF (Ministério Público Federal) no Rio deu entrada na Justiça a uma ação civil pública para anular a resolução do CFP (Conselho Federal de Psicologia) que proíbe os profissionais de prometer “cura” da homossexualidade porque se trata de uma orientação sexual, e não de um transtorno. A iniciativa do MPF coincide com o esforço que lideranças evangélicas, incluindo seus representantes na Câmara dos Deputados, estão fazendo para derrubar essa resolução do conselho. Fábio Aragão, um dos três procuradores que assinam a ação, é evangélico. Para o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), isso demonstra que o Ministério Público está sendo instrumentalizado pela crença pessoal de um de seus integrantes. “Isso é um erro grave, porque a Justiça deve ser laica”, disse o deputado. “Retomar a discussão sobre a homossexualidade ser ou não uma doença é um absurdo do mesmo tipo que seria retomar a discussão sobre se o sol gira em torno da terra.” Carlos Tufvesson, estilista engajado no movimento de

Malafaia acusa biólogo de usar a ciência em causa própria

Silas Malafaia disse que Eli Vieira   cometeu "erros que chegam a doer" Em um vídeo de 7 minutos (ver abaixo), Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitoria em Cristo, acusou o biólogo Eli Vieira (foto), que é ateu e homossexual, de usar a ciência em causa própria. A manifestação do pastor foi em resposta a um vídeo de 15 minutos de Vieira onde ele contesta a afirmação feita em entrevista por Malafaia de que “ninguém nasce gay, homossexualismo é um comportamento”. Para o biólogo, que faz doutorado em genética em Cambridge (Reino Unido), existe uma “farta literatura” sobre a contribuição do gene no comportamento sexual durante o desenvolvimento de uma pessoa. Malafaia, em seu vídeo, disse que o biólogo cometeu “erros que chegam a doer”. Afirmou que existe diferença entre descoberta científica (que pode ser comprovada em qualquer laboratório cientifico) e teoria científica (como a do big bang, sobre a origem do universo), que se inscreve no campo das conject

'Respeito na escola não pode ser amparado em divindade'

Título original: Escola laica, liberdade e igualdade por Roseli Fischmann  (foto) para Folha Roseli é professora na Universidade Metodista O lugar do ensino religioso não é na escola pública, mas na família e nas comunidades religiosas, para quem assim o quiser. Por ser ligado ao direito à liberdade de consciência, de crença e de culto, o ensino religioso depende de ser buscado, não de ser oferecido sob a égide do Estado, por ser matéria íntima, de escolha, segundo a consciência de cada pessoa. Daí o caráter facultativo para o aluno que a Constituição estabelece para o ensino religioso nas escolas públicas, buscando preservar tanto o direito à liberdade de crença quanto a laicidade inerente à escola pública. Razões de ordem ética, jurídica, histórica e pedagógica amparam essa posição. Crianças pequenas, de seis anos, iniciando o ensino fundamental, têm suas consciências tenras plasmadas pela escola. Quais as repercussões de conteúdos religiosos conflitantes ao que recebe no

Malafaia acusa Fantástico antes mesmo de o programa ir ao ar

Para site do pastor, denunciar a homofobia  é o mesmo que defender a "causa gay" O site Verdade Gospel, do pastor Silas Malafaia, está acusando o Fantástico de tentar “convencer que o Brasil é um pais homofóbico” antes mesmo de o programa ser apresentado, amanhã (5) à noite. Durante a semana, a TV Globo divulgou um número de telefone para colher depoimentos de vítimas de homofobia que vão compor um quadro deste domingo do programa. Para o site do pastor, isso já foi suficiente para acusar que a emissora pretender, “por meio da comoção social, instalar a homossexualidade como algo inerente à natureza humana”. A mesma acusação Malafaia fez ao “Na Moral”, de Pedro Bial, que mostrou o preconceito contra casais de gays e lésbicas. Só que, nesse caso, a crítica foi feita depois de o programa ser apresentado. Desta vez, o pastor resolveu atirar primeiro para ver depois o que atingiu. Com informação do Verdade Gospel . Site do Malafaia omite que marcha teve só 3

Pondé escreve que o comunismo matou mais gente que o nazismo

Título original: A mulher, o bebê e o intelectual por Luiz Felipe Pondé para Folha Os comunistas mataram muito mais gente no século 20 do que o nazismo, o que é óbvio para qualquer pessoa minimamente alfabetizada em história contemporânea. Disse isso recentemente num programa de televisão. Alguns telespectadores indignados (hoje em dia ficar indignado facilmente é quase índice de mau-caratismo) se revoltaram contra o que eu disse. Claro, a maior parte dos intelectuais de esquerda mente sobre isso para continuar sua pregação evangélica (no mau sentido) e fazer a cabeça dos coitados dos alunos. Junto com eles, também estão os partidos políticos como os que se aproveitam, por exemplo, do caso Pinheirinho para "armar" a população. O desespero da esquerda no Brasil se dá pelo fato de que, depois da melhoria econômica do país, fica ainda mais claro que as pessoas não gostam de vagabundos, ladrões e drogados travestidos de revolucionários. Bandido bom é bandido preso.

OAB-PR diz que psicóloga cristã sofre perseguição religiosa

Marisa diz que ficou juridicamente comprovado que é vítima do CRP A Comissão de Direitos de Liberdade Religiosa da seção do Paraná da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) emitiu parecer segundo o qual Marisa Lobo (foto) — que se apresenta na internet como “psicóloga cristã” — está sofrendo perseguição por parte do CRP (Conselho Regional de Psicologia) do Paraná. No começo do ano, o CRP-PR intimou Lobo a retirar da internet a associação da psicologia com religião, porque o código de ética da profissão impede esse tipo de deturpação. Marisa desafiou o conselho ao responder que, como profissional de psicologia, não renunciará a sua fé cristã. Ela é evangélica. Relatado por Francielli Morêz e aprovado por unanimidade, o parecer da OAB-PR afirma que a exigência do CRP é inconstitucional, porque se trata de um cerceamento do “direito inabalável” de a Marisa Lobo assumir publicamente a sua fé. A CRP não se manifestou sobre a decisão da OAB, e a psicóloga afirmou que agora está

Por que eu sou um 'não cristão cultural', diferentemente de Dawkins