Nos Alpes suíços, 'crétin' significava 'cristão' |
Muita gente se espanta ao saber que a palavra cretino, ao nascer num dialeto dos Alpes suíços como crétin, queria dizer simplesmente “cristão”. Não se trata, porém, como pode parecer, de algum tipo de preconceito religioso. Pelo contrário: aquela gente, ao chamar de cristãos seus cretinos, estava imbuída de um profundo sentimento cristão.
A explicação para isso está na lógica da compaixão e do eufemismo. Consta que a região vivia na época, devido a uma deficiência crônica de iodo em sua dieta, uma endemia de casos de disfunção da tiroide, com grande número de pessoas sofrendo de retardo no desenvolvimento físico e intelectual.
Chamar essas pessoas de crétins era uma forma de se condoer de seus problemas e enfatizar sua humanidade. Como dizer que, apesar de tudo, elas também eram filhas de Deus.
Essa ligação se perdeu quando, no século 18, a palavra dialetal dos Alpes foi incorporada à corrente principal da língua francesa, em que cristão é chrétien. A recém-chegada designava apenas quem sofria de crétinisme, termo médico cunhado a partir dela em 1786, segundo o Trésor de la Langue Française. Ao se espalhar para outras línguas, já não restava ao termo o menor traço de compaixão ou eufemismo.
Em português, cretino e cretinismo foram dicionarizados no fim do século 19. Como se sabe, as palavras não ficaram restritas ao território médico: como já havia ocorrido em outros idiomas, cretino passou a ser empregado entre nós como termo ofensivo, sinônimo de idiota e, num desenvolvimento semântico que parece ser uma originalidade brasileira, também de “inconveniente, atrevido”.
Batismo do café para que virasse 'bebida cristã' foi questão do Enem
outubro de 2011
Comentários
Qual a novidade?
Winston Smith
Winston Smith
É isto não me levem a sério, logo o mundo saberá de mim.
Fuja de mim? I kill you.
_Ora, a pergunta é: por que fazer qualquer tipo de consulta, no caso pejorativa, como pretexto para reforçar uma ideia fixa em suas mentes sórdidas uma vez que se consideram tão cultos e abominavelmente soberbos?
_Como adoram camuflar o que realmente tencionam..., chega a ser nojento!
No mais não deixa de ser interessante a leitura que podemos fazer e apreciar o nível dos participantes e ver o quanto conseguem ser emocionais sentimentalistas e muitas vezes tendenciosos.
De onde a senhora tirou esta informação?
Quando foi que eu disse que me considero abominavelmente soberbo?
Que nojeira é a mente mentirosa de gente crente feito a senhora, se é que podemos classificar tais criaturas como gente!
Gostei dessa sua breve descrição sobre a participação do Willian Papp! Realmente é isso mesmo.
_Em que parte do comentário, escrevi para algum de vocês, especificamente? _Mais uma prova indiscutível de que entendem o que querem entender e, neste caso, sinto muito! _Se alguém se enquadrou dentro do que foi escrito, algum motivo há!
_Me parece lógico(e os "cultos que nem sempre o são" deveriam saber), que um comentário sem endereço específico, não tem atribuição específica! _É como uma carta sem remetente; se alguém, mesmo nessas condições, tomar para si a mensagem, o faz por sua conta e risco!
_Vejo que não não se trata somente de analfabetismo espiritual mas, também..., gramatical.
_Uma sugestão: estudem! _Talvez ainda haja tempo e solução!
>> "_Em que parte do comentário, escrevi para algum de vocês, especificamente?"}
Para de se fazer de boba pra viver. Se vc escreve neste blog ou em qualquer outro sem especificar a pessoa na qual vc dirige o seu comentário, significa que vc está falando para td mundo e qualquer pessoa que posta aqui tem automaticamente garantido o direito de te responder se ela quiser.
>> "Mais uma prova indiscutível de que entendem o que querem entender e, neste caso, sinto muito!"
Hipocrisy much, my dear?
>> "Vejo que não não se trata somente de analfabetismo espiritual mas, também..., gramatical."
Analfabetismo espiritual??? Com essa vc pirou no mingau. E ainda é psicopedagoga...se contar ninguém acredita.
_Tudo bem, é direito seu mas..., não vou ficar aqui justificando minhas palavras até porque não preciso disso!
_Olha, já tentei falar com você várias vezes, sem sucesso; contudo acho bastante interessante que queira escrever algo para mim nem que seja para tentar ofender!_Genial!
_Te desejo boa sorte, é só!
_Tenha um ótimo fim de semana!
>> Eu nunca pedi pra vc justificar nada. Até pq vc vai falar as mesmas ladainhas de sempre e essas eu sei de cor e salteado.
>> Eu não te ofendi em nada. Apenas mostrei aquilo que vc sabe que tem de sobra mas prefere não enxergar: hipocrisia. Se vc se sentiu ofendida, problema seu. Se vc se sentiu ofendida é sinal que a carapuça serviu.
>> Se vc quer dizer o "tentar falar comigo várias vezes" achando que concordarei com vc ou que vc me fará mudar de idéia, pode tirar o cavalinho da chuva querida. Eu te respondo pq quero. Vc me responde se quiser.
>>Sabe o que acho patético de sua parte? Essa sua falsa modéstia, humildade e tolerância. Nós duas sabemos que vc não é nada disso. Toda vez que alguém atinje um nervo seu, a sua máscara cai e vc parte pra cima da pessoa com 10 pedras em cada mão. Lamentável.
Concordo. Até que enfim a senhora está começando a admitir a realidade, hein! Ainda não é o suficiente, mas já é um passo...
Que pena.
O que se percebe é uma pura intenção de bate-boca, nada mais.
Lamentável...
Vc é um troll patético que só vem aqui pra encher o saco pq vc não tem nada pra fazer na vida. Vc naõ tem argumentos e só apela para o ad hominem. Vai arranjar uma ocupação, vai lavar roupa, arrumar casa, cozinhar, lavar vasilha, se masturbar,sei lá. Sério...vc tá mto à toa na vida. Cabeça vazia e mãos ociosas, oficinas da trollagem e ignorância.
Com o perdão do termo, mas resolveram te pregar pra Cristo...putz.
A partir do momento que alguém escolhe criticar a pessoa em vez do argumento, é sinal que ela não sabe argumentar ou sabe mas sofre de preguiça mental. Afinal é mais fácil e não exige mto esforço mental xingar uma pessoa por discordar da opinião dela do que contra-argumentar essa opinião, não é msm?
Não tem como argumentar com a Salamandra. Vcs podem perguntar pra qualquer um aqui.
Vcs que caíram de pára-quedas neste blog, não tem como argumentar com a Salamandra pq ela entende as coisas como ela quer entender e qdo alguém fala algo que ela discorda com todas as forças do ser dela, ela vira praticamente o Tiamat soltando fogo pelas 5 bocas.
Além de acusar os outros de coisas que ela mesma faz, o que é hipocrisia. Ela aponta nos outros erros que ela mesma comete. Só para se ter uma idéia, ela falou que eu preciso de auto-afirmação...o que é engraçado, já que não sou eu a teísta que fica constantemente postando num blog de conteúdo ateu e que ainda por cima exige que o blogueiro poste a verdade dela.
E essa tolerância, humildade e modéstia é pura fachada. É só falar algo que atinge o nervo da Salamandra, que a máscara dela cai e ela parte pra cima das pessoas com toda a grosseria existente no mundo.
E eu não sou à-toa na vida. Eu tenho um emprego de carteira assinada e salário fixo.
O texto ao qual me refiro é o do Anônimo16 de novembro de 2012 01:10. É esse texto que não foi compreendido.
Além desses 2 comentários meus há algum outro texto escrito por mim nesse poste?
Vamos prestar mais atenção. Essa falta de atenção, essa dificuldade em interpretar textos simples, tá ruim. Tá ficando vergonhoso pra vocês anônimos. Vergonhoso.
Quantos anos você tem?
Coitadinha, deve ser uma mulher muito mal-amada, rancorosa, iracunda, com maldade no coração, muita alienação mental, olhar de ódio, invejosa da felicidade alheia...
É o tipo de pessoa que deve ser removida da sociedade, para que nao prejudique ninguém e nao envenene as mentes de crianças indefesas para que nao se tornem adultos cheios de ódio igual a ela...
Só depois de uma temporada em uma clinica psiquiátrica, é que ela poderá viver entre pessoas civilizadas !
Não tumultue. Se quiser debater comigo vá até aquele tópico e debateremos. Terei a paciência de lhe explicar o que você não conseguiu entender.
Aqui o assunto é outro.
Jesus Cristo Yeshua é verdadeiramente o próprio filho do mal, o filho da ruína, Jesus Cristo é o oponente mortal contra o conhecimento, a sabedoria e a verdade, e o oponente contra o amor, a paz, o respeito e a harmonia. Jesus Cristo é o próprio 666 o Anti-logos em múltiplas formas. Jesus Cristo é a força do mal, o 666, que é contra a verdade da Criação, contra a verdade do Espírito e contra a obediência das leis e recomendações da Criação.
Postar um comentário