Pular para o conteúdo principal

TRE cassa mandato de deputado que fez campanha em cultos

João Henrique Caldas
Foto mostra JHC distribuindo "santinho" em show de R.R. Soares
O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Alagoas cassou por 4 votos a 3 o mandato do deputado estadual João Henrique Caldas (PTN), na foto, por se aproveitar em 2010 de eventos evangélicos para fazer campanha política. Naquele ano, o nome do então candidato foi citado em pelo menos oito vezes nesses eventos.  JHC, como é chamado, compareceu a dois deles.

Em uma foto da época, acompanhado de cabos eleitorais, JHC aparece distribuindo “santinhos” a participantes de um show no interior de Alagoas do líder da Igreja Internacional da Graça, pastor R.R. Soares.  JHC chegou a subir no palco, ficando ao lado do pastor.

Quem denunciou JHC ao TRE foi Linaldo Araújo, que desistiu da ação, mas o MPE (Ministério Público Eleitoral) levou o caso adiante. O radialista Bekman Amorin de Moura, do FNCCE (Fórum Nacional de Combate à Corrupção Eleitoral), foi uma das testemunhas.

A decisão do TRE de Alagoas serve como alerta aos candidatos para que, nas próximas eleições, não usem pastores como cabos eleitores. Pelos critérios desse tribunal, se José Serra (PSDB) ou Celso Russomanno (PRB) tivesse sido eleito prefeito de São Paulo, o seu mandato poderia ser questionado, dado o envolvimento de sua campanha com líderes religiosos.

Valdemiro Santiago, chefe da Igreja Mundial, chegou a abençoar a candidatura de Serra, em um culto que teve a presença do candidato. No caso de Russomanno, um templo da Igreja Universal lhe serviu como comitê eleitoral.

Com informação do Terra, entre outras fontes.

Em SP, igreja impõe a pastores meta de votos para Russomanno
7 de setembro de 2012

Religião na política.

Comentários

Claudio Tavares disse…
Por falar em Valdemiro, ele anda sumido, né?
Anônimo disse…
Já foi um, falta só mais uma caralhada de gente que usa igreja como palanque eleitoral.
TRE-PT disse…
Se o pastor ou padre estiver fazendo campanha pro PT, então pode.
Anônimo disse…
para o pt pode chupa crentelhooooooooooooooo.....
Abraço por trás disse…
Eu acho que o pastor ou o padre tem o direito de se posicionar e dar seu apoio ao candidato de seu agrado. Normal, faz parte do processo democrático.

Mas candidato apoiado por pastor não deve se eleger. Senão, adeus democracia. Esse país não precisa de político evangélico. Essa corja tem que ficar fora da política. Nunca vi um políticop ecangélico que prestasse. Todos que conheço são canalhas. Da pior espécie.
Rita Candeu disse…
e como ficam os candidatos que Malafaia se gabou de ter conseguido eleger?

ele - o Mala - disse que:

Fora isto, foram eleitos milhares de vereadores evangélicos, dezenas e dezenas de prefeitos evangélicos, sem contar o número gigante de candidatos evangélicos a vice-prefeito, foi um verdadeiro show! Vamos ver se a imprensa vai fazer um levantamento para confirmar o que estou falando.

6- Por bondade, graça e misericórdia de Deus, apoiamos 18 candidatos a vereador (segundo especialistas, a eleição política mais difícil é a de vereador), 16 foram eleitos, incluindo, entre eles, o irmão Alexandre Isquierdo, membro de nossa igreja, oitavo vereador mais votado no Rio de Janeiro. Ajudamos diretamente, com nosso apoio, 25 candidatos a prefeito: 18 venceram e 7 foram derrotados.

tudo no "Verdade Gospel" - ironia esse nome
Anônimo disse…
na próxima campanha que venha o papa no brasil ser cabo eleitoreiro de algum candidato é normal e nem da nada.
Anônimo disse…
nas próximas eleições eu vou ajudar celular na mão e horas de culto se gravar pastor dentri de igreja pedindo voto vou denunciar , porque infelizmente ninguém fiscaliza nada neste brasil , tanto que o ministerio publico só descobre algo quando algum cidadão denuncia como foi o caso do terreno doado a igreja evangélica.
Anônimo disse…
Sumido daqui do blog, né?
Anônimo disse…
Tome cuidado!
Plunct Plact Zum disse…
Pra justiça eleitoral, divulgar o nome é campanha eleitoral.
Satanás o Único e Verdadeiro. Eu Sou. disse…
A igreja é tão sem graça que eu durmo ,só me divirto quando um doente fica se debatendo e o pastor gritando sai diabo..sai em nome de Jesus..hahaha

Por isso que político só vai na igreja quando é pra pedir votos ,igreja é um tédio .. Mais é do meu trabalho andar por todos os lugares.
Anônimo disse…
Pois é, na campanha eleitoral da televisão eles nem falam o nome, né? Aliás, nem tem alguns que apenas falam o nome, né? Divulgar o nome nem deveria ser considerado campanha eleitoral, né? Né? Né? Né???
Anônimo disse…
Só podia ser o cabeça de vento maria vai com as outras mesmo!
Anônimo disse…
É por isso que...

♪♫ ...não vai a lugar nenhum! ♪♫
Anônimo disse…
Espero que seja abduzido, assim como os outros "ficibóis de jezuis".
Anônimo disse…
Pô, Satanás, melhore aí o Português - parece até os encostos das igrejas, que só sabem falar no dialeto brasilês-mentecapto. Ora, cê não era o anjo mais sábio de todos? Cê não é o verdadeiro mantenedor do mundo? Pô, cê deveria saber fluentemente todos os idiomas, até os extintos. E não vale consultar o GoogleTradutor, que é obra divina - Google assassinou Jeová e fez da internete a nova casa de oração e adoração.
Anônimo disse…
Pastores e padres têm o direito é de ficarem calados. Aliás, calados já estão muito do errados.
Anônimo disse…
Crente idiota. Quando a casa cai para os queridos dele, eles sempre vem querer desviar o foco.
Filhos de Satã disse…
Satanás agradece pela sua conversão, o mestre é sábio e fez tudo pra tocar você . Fique atento.
Mário Antonio Gama disse…
Já passou da hora de dar um basta a esses candidatos evangélicos em especial da universidade do crime Universal.Todos dizem que vão ser o sal da terra e fazer a diferença, quando chegam lá:são funcionários fantasmas;venda de apoio a projetos do governo;consguir do governo consessão de rádios;empregar parentes e amigos nos cargos das empresas públicas. Vejam o Marcelo Crivela é sobrinho do macêdo chefe da universal, é ministro da pesca do governo que defende aborto e maconha, apoia o PT o partido do mensalão, então o bispo senador Crivela apoia toda essa sujeira.
O bispo Rodrigues,um dos fundadores da universal e coordenador político da IURD já foi condenado e agora a universal pulou para o PR e faz de conta que o mensalão não foi com eles.A fórmula é sempre a mesma:conseguir o voto dos irmãos e após assumir dedicar-se a atacar os cofres públicos, isso ocorre em todas as igrejas o irmão que vota continua sem ter qualque beneficío mas o pastor que apoiou o candidato ganha dinheiro, cargos para os filhos e outras sacanagens que passam a valer, igual a Record comprada com dinheiro da igreja,hoje em nome do macêdo e apresenta a fazenda com muitas bundas e sacanagem do jeito que o diabo gosta: Simmm ou Nãoooo.
Anônimo disse…
Tã errado o que uma coisa tem a ver com outra?
Não se usa o bolas família, obras que só ficam prontas na véspera da eleição? cotas raciais, Se o pastor permitiu, vota nele quem quiser.
Daqui a pouco vão proibir o voto de religiosos, isto é ditadura do estado dizendo o que vc pode fazer.
Como é que o TRe sabe que todos os votos que ele recebeu foram dados por religiosos? O lula n esta sendo julgado, no mensalão mesmo sendo o maior beneficiário da compra de votos será que a regra n é a mesma ?
Anônimo disse…
Os caminhos que o senhor usa, são certos e assertivos. Incomodou sem nenhum esforço uma alma desesperada.
Pqdrocha.
José Ferro disse…
Politica e religião tem tudo a ver, ambos vivem de sulgar a população indefeza, isso é lamentável, vejo pessoas deixando dividas atrazar para dá pra igrejas, essa corja deveria ao menos pagar impostos, já que grandes empresas que arrrecerdam bilhões...
Plunct Plact Zum disse…
Os apresentadores de televisão todo dia aparecem divulgando o nome e a justiça eleitoral não diz que é campanha eleitoral.
Plunct Plact Zum Plim! disse…
A justiça eleitoral obriga o eleitor a apertar qualquer botão da urna, dando a opção de apertar em branco, que dá o mesmo resultado de alguém que não apertou nenhum botão.
Anônimo disse…
Tem aí bastante 'material' para o TSE investigar. Deixem o Malafeio dando bandeira...
Anônimo disse…
Nos ônibus da Baixada Fluminense, há um sistema de televisão chamado BusTV.

A Igreja Universal paga esse tal de BusTV para que ela divulgue informações falsas que beneficiam seus candidatos e aliados.
Plunct Plact Zum Plim Tchan! disse…
O voto em branco tem o mesmo efeito que o voto nulo, ou seja, tanto faz perder tempo apertando vários botões, quanto apertar só o branco.

Muita gente pensa que ainda existe diferença entre o branco e o nulo, então gastam seus dedos apertando botões por medo de estarem ajudando o candidato preferido ao votar em branco, mas isso não existe mais, desde setembro de 1997.
Otário Anônimo disse…
Mas... então esses ônibus não cobram passagem dos usuários, né mermo???
Anônimo disse…
Deixa ver se eu entendi, se o cara foi eleito usando a Igreja como apoio, pode ser cassado? Na minha terra o prefeito faz isso direto, dá dinheiro para as igrejas evangélicas, usa dinheiro publico para fazer eventos evangelicos, e fez campanha dentro dos templos evangélicos. Teria como eu cassar o evangélico safado???
Anônimo disse…
E o Fernando Haddad (PT-SP), que obteve apoio de alguns pastores e católicos que fizeram campanha pra ele?

O TSE tem que investigar e cassá-lo também.
Haddad e seus cabos eleitorais religiosos disse…
Paulopes disse:

"A decisão do TRE de Alagoas serve como alerta aos candidatos para que, nas próximas eleições, não usem pastores como cabos eleitores. Pelos critérios desse tribunal, se José Serra (PSDB) ou Celso Russomanno (PRB) tivesse sido eleito prefeito de São Paulo, o seu mandato poderia ser questionado, dado o envolvimento de sua campanha com líderes religiosos."

Só o Serra e o Russomano?

Vale lembrar que alguns pastores evangélicos e líderes católicos apoiaram Fernando Haddad (PT), candidato a prefeito de SP, atuando como cabos eleitorais, fazendo campanha e pedindo aos fiéis que votassem nele.

Sendo assim, é hora de questionar a legitimidade dessa eleição e, em respeito à legislação e ao Estado laico, cassar/anular o mandato do petista Fernando Haddad, que contou com lideranças religiosas como cabos eleitorais.
Anônimo disse…
Se for a favor do PT, religiosos podem fazer campanha eleitoral - garantem petistas e ateus satisfeitos.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Cápsulas de papelão com sementes podem auxiliar na restauração ecológica do Cerrado

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

'Conhecimento é a única arma contra a ignorância. Deixem a fé para os avós'

por Otávio Barcellos a propósito de Conhecimento científico é incompatível com fé e religião Quando eu era jovem, acreditar em Deus já era démodé. Coisa exclusiva de famílias ortodoxas, que geralmente davam gordas contribuições à Igreja em troca de bençãos particulares. Nós estudávamos em colégios católicos porque eram os melhores na época. Contudo, entre meus colegas poucos eram tão alienados a ponto de crer na incoerência absoluta das estórias bíblicas. E quase todos sabíamos que isso não não poderia vingar para sempre, tamanha a discrepância entre Ciência (que só avançava) e religião (que só retrocedia). Hoje, aos 71 anos de idade, vejo com surpresa que há jovens aqui mais alienados do que na minha época. No meu tempo nós tínhamos que ler grossos e complexos livros para compreender o mundo, hoje vocês só precisam dar alguns cliques. O conhecimento é a única arma contra a ignorância. Deixem a fé para seus avós. Ciência vai ganhar da religião, afirma Stephen Hawking. j

Pastor Silas Malafaia chama jornalista de 'vagabunda'

O jornal colocou a palavra "tramp" (vagabunda) entre aspas  para deixar claro que foi dita pelo pastor Eliane escreveu sobre intolerância religiosa O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, chamou a jornalista e escritora Eliane Brum (foto) de “vagabunda” ao comentar o que artigo que ela escreveu para Época contando não ser fácil a vida de ateus em um Brasil cada vez mais marcado pela intolerância evangélica.  A afirmação foi feita em uma entrevista relatada pelo New York Times em uma reportagem sobre a liderança que Malafaia passou a exercer no Brasil, apesar dos destemperos verbais dele. Na entrevista, o pastor disse que “os ateus comunistas” da antiga União Soviética, do Camboja e Vietnã foram responsáveis por mais mortes do que todas as que ocorreram em consequência de “questões religiosas”. No Twitter, Eliane disse ter ficado “chocada” com a afirmação de Malafaia. O site de Malafaia comemorou a publicação da reportagem

Na última entrevista, Hitchens falou da relação Igreja-nazismo

Hitchens (direita) concedeu  a última entrevista de  sua vida a Dawkins da  New Statesman Em sua edição deste mês [dezembro de 2011], a revista britânica "New Statesman" traz a última entrevista do jornalista, escritor e crítico literário inglês Christopher Hitchens, morto no dia 15 [de dezembro de 2011] em decorrência de um câncer no esôfago.

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Lenda do Caboclo D’Água deixa região de Mariana em pânico

Retrato falado do monstro Quando estava nadando nu em uma represa, o rapaz foi puxado para baixo por uma força misteriosa. Ao voltar à superfície, segundos depois, estava sem os testículos. Como ninguém  soube dizer que bicho tinha comido o escroto dele, a conclusão foi de que se tratou de mais um ataque do Caboclo D’Água. Histórias como essa têm deixado em pânico a população da região de Mariana, em Minas Gerais. Milton Brigolini Neme, 50, professor universitário, disse que o Caboclo D’Água é um velho conhecido de Mariana, mas nas histórias contadas pelos avós. Agora, o monstro faminto ronda os arredores da cidade, e pelo  menos 30 pessoas juram tê-lo visto. Ele seria o cruzamento de macaco, galinha e lagartixa. Dele, já foi feito um retrato falado, que corre de uma mão temerosa para outra. Até o professor universitário crê na possibilidade de que um bicho sobrenatural esteja  atacando pessoas e animais. Ele criou a Associação dos Caçadores de Assombração com o propós

Tecnofeudalismo: nos tornamos servos das grandes e tirânicas empresas de tecnologia

Textos bíblicos têm contradições, mas as teorias científicas também

por Demetrius dos Santos Silva , biblista, a propósito de Quem Deus criou primeiro, o homem ou os animais? A Bíblia se contradiz Por diversas vezes vejo pessoas afirmarem ideias sobre a Bíblia baseadas em seus preconceitos religiosos ou seculares. Todo preconceito é baseado em uma postura fanática onde o relativo é assumido como absoluto. Nesse sentido, qualquer ideia ou teoria deve-se enquadrar dentro da visão obtusa do fanático. É como uma pessoa que corta a paisagem para caber dentro de sua moldura. O quadro é assumido como se fosse a paisagem verdadeira e tudo o que está fora de seu quadro é desconsiderado. Quando o assunto é a Bíblia, muitas pessoas abandonam os critérios literários e assumem uma postura pseudocientífica que revela seus profundos preconceitos sobre as religiões e seus livros sagrados. A palavra Bíblia vem da língua grega “Biblos” e significa: livros. A Bíblia é uma biblioteca. Nela encontramos diversos gêneros literários: poesia, prosa, leis, oráculos pro