Page disse não querer ficar em uma instituição que tem preconceito contra não religiosos |
A cinco meses da formatura e depois de quase três anos de estudo, Blake Page (foto) desistiu da West Point, a famosa e disputada academia militar dos Estados Unidos, por causa do preconceito ali contra ateus e do excessivo proselitismo religioso.
Em um texto que publicou no The Huffington Post com o título “Por que não quero me graduar na West Point", Page afirmou que “de forma alguma quer permanecer em uma instituição que deliberadamente ignora a Constituição dos Estados Unidos” ao premiar os cadetes cristãos, desrespeitando abertamente os não religiosos.
“[Inclusive] os novos catetes são incentivados pela cadeia de comando a ter participação em atividades religiosas”, disse Page. Ele citou o caso do 3º Regimento, onde a oração é obrigatória.
Page escreveu que “inúmeros oficiais violam descaradamente o juramento de defender a Constituição” ao permitir que o proselitismo evangélico prospere na West Point.
“Esses homens e mulheres são criminosos, são cúmplices no desafio diário ao código militar, permitindo o proselitismo inconstitucional e deixando de adotar políticas de apoio aos não religiosos.”
Page se livrou do pagamento de cerca de US$ 300.000 (cerca de R$ 600.000) referentes ao seu custo na West Point porque foi diagnosticado com “depressão clínica”. Ele está voltando para casa de modo a se recuperar emocionalmente e poder tomar uma decisão sobre o seu futuro.
As Forças Armadas dos Estados Unidos dão apoio espiritual aos seus soldados para, entre outras coisas, impedir que se eleve entre eles a taxa de suicídio. Existem clubes e capelães para os adeptos das diversas crenças, incluindo wiccanos. Para os descrentes, contudo, conforme relato de Page, só há preconceito.
Com informação do The Huffington Post, entre outras fontes.
Tweet
Sargento ateu queixa-se de teste ‘espiritual’ e abre polêmica nos EUA
janeiro de 2011
Religião no Estado laico Ateísmo
Comentários
Por que Deus não responde às orações em voz alta?
se pro rapaz ficou insuportavel, então acho que ele fez certo. Tem coisas que da pra aturar, já outras não.
Grato
Eu a habilitei para evitar a postagem de spmam que estava sendo feita automaticamente a partir dos Estados Unidos. Vou suspendê-la por alguns dias para ver o que acontece.
Abs.
O otário usa do anonimato, ofende por filosofia/partido e ainda quer se achar o defensor dos bons costumes?!
Ruggero
Normalmente eles tem uma mensagem programada e generalizada como "Hey, I like your page very much, check my page too!" e outras parecidas.
Só avisando =)
Abraços,
Octavio Milliet.
Comecei a desacreditar quando vi um documentario sobre a guerra em que os inimigos cada qual com seus clericos celebrando uma missa e pedindo proteção ao mesmo fulano todo poderoso. Ainda criança começei a indagar os adultos a esse respeito e sozinho me libertei destas bobagens.
Já exemplos de religiosos fazendo isso, da menor à maior escala possível, não faltam!
Se eu pudesse, daria-lhe um grande abraço!
e ainda se apoiando nas falhas humanas, as possibilidades de o ateísmo ficar igual ou pior que religião não são assim tão baixas não. O ateu pode ser tão perigoso quanto o religioso, pois continua sendo humano. As ideologias fazem as pessoas perderem o senso das coisas. Não acho que o ateísmo esteja blindado quanto a isso.
veja como, até mesmo em postagens de internet, as pessoas parecem que estão prontas a atacar o próximo, a alfinetar, a zuar, a trolar, a esculachar, a tentar afirmar o ego, etc.
Cansou de brincar de soldado ou resolveu depois de 3 anos comendo, estudando e ganhando pedir para cagar e cair fora sem ter que pagar ou servir para compensar os 300 mil?
Estão transformando a sociedade pra pior, falsidade, mentira, tudo se torna motivo de depressão, assedio.
Aí socorro n aguento mais ui ui ui...
O Garoto fez o certo! Com sua coragem seria um excelente soldado, mas agora ele tem os conhecimentos para ser um grande cidadão.
Ruggero
talvez nem impacte a participação do pessoal, mas a minha impactou. É desestimulante.
Cala boca seu, seu FEIO!
O garoto merece é ser parabenizado, isso sim!
Quantos teriam ou tem a coragem que ele teve?
Se a história dele recebeu todo esse destaque, isso não significa que seria por ter poucos ateus ou descrentes incomodados na instituição, mas sim, por que os ateus e descrentes que estão ou já estiveram na instituição não têm a mesma coragem que garoto!
Parabéns ao garoto!
Além de bonito, é inteligente e muito corajoso!
O site já é lento, então eu até desanimei em ficar fuçando as matérias diversas vezes, pois sabia que pra participar teria que ficar digitando aquele captcha chato.
Sem contar que de vez em quando eu clico em alguns anúncios do ad sense. Mas enfim, fica a critério do Paulo Lopes pesar na balança o que ele considera mais proveitoso pra ele.
A propósito, gostei da nova fonte dos títulos (e do contador de comentários).
Sr. Anônimo 7 de dezembro de 2012 20:58, o sr. por favor antes de criticar a atitude daquele rapaz pare e pense numa situação em que o sr. estivesse em uma sociedade somente de ateus onde os mesmos se favoreciam e te discriminavam sempre que possível pelo sr. aí acreditar no grande Deus de barbas brancas?
E porque não ir um pouco além, e se além disso o sr. fosse uma minoria ridícula, praticamente inexistente nessa sociedade?
Faça-me um favor, não se critica diretamente religião aqui e sim intolerância.
Constituição Art. 5
VI – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto
e a suas liturgias
Postar um comentário