Pular para o conteúdo principal

Entidade promove pela internet censo mundial de ateus


A Atheist Alliance International está promovendo por tempo indeterminado pela internet o censo mundial de ateus, agnósticos, livres-pensadores, humanistas, de descrentes em geral.

Quem quiser participar terá de acessar o site do censo para ser contado e assinalar como se identifica (ateu, humanista, racionalista, não religiosos, etc.) e informar a religião na qual foi criado, nível de escolaridade, ano de nascimento, identidade de gênero e país de origem.

Um e-mail será enviado ao cadastrado para validar o seu registro no censo. O site não pede o nome do cadastrado e informa que o e-mail coletado não será usado para outros fins.

Até este momento, o Brasil não consta na lista dos 10 países mais citados.

Embora a contagem esteja no começo, o censo revela um perfil de ateu que corresponde à pesquisas feitas em alguns países.

Os contados até agora, na proporção de cerca de 70% do total, preferem ser identificados com ateus e 9,6% como humanistas. A maioria foi criada em família cristã e o seu nível de escolaridade é universitário.

Página do Censo: http://www.atheistcensus.com/

Associação americana lança site de apoio às ‘crianças sem deus’
novembro de 2012

Ateísmo

Comentários

Júlio disse…
Que bom, pelo menos alguém com capacidade técnica pensou em um senso mundial mais acessível. Acho que todos que se encaixam no perfil apresentado pelo sítio deveria se cadastrar, apenas para vermos quantas pessoas não-religiosas existem hoje no mundo e em cada nação (óbvio que o número não será exato por causa de inúmeros fatores, um deles é a informação que esse site está no ar). Mas, acho que teremos uma noção de como a coisa tá hoje.
Juliano Correa disse…
Infelizmente eles desabilitaram temporariamente o formulário, devido à grande quantidade de acessos. A dica é voltar outro dia.
Wagner disse…
Divulguem essa notícia na página da ATEA do Facebook.
Anônimo disse…
Pelo menos ali, o Brasil tá bem cotado: 3° lugar entre os não crentes.

Ruggero
Anônimo disse…
Tomara que o pessoal não trole a pesquisa ,porque vai ser muito interesante ter um numero real , ou proximo ...
Reges disse…
Pessoal, visitei agora, está no ar e "contando..."... =)

Pelo jeito, com a publicidade especialmente por aqui (Brasil), teremos grandes reviravoltas nos top 10 nos próximos dias...
Unknown disse…
O Brasil está atualmente em primeiro lugar do TOP 10.
Anônimo disse…
Que "coincidência" as primeiras alternativas (em vermelho) de cada gráfico de pizza constituírem justamente a maioria. A impressão que se tem, é que os organizadores já previam tais resultados antes mesmo da pesquisa!

Como eu respondi:

- Humanista
- Catolicismo
- Escola Primária
- 25-34
- Masculino

País: Brasil
Caruê disse…
quando olhei a pesquisa de manha eram apenas +-100 Brasileiros e agora estamos no top. A faixa etária baixou por conta do Brasil, antes de 25 a 34 era maioria e os de 35 a 44 rivalizava com o intervalo de 15-24.
Leila disse…
Eu tenho 13, é melhor eu pôr 15-24 ou others?
Anônimo disse…
Eu responderia "others".
Assim os organizadores deixam de pensar que adolescentes mais novos ou crianças não poderiam ser ateístas!
Anônimo disse…
Parece que o site está sob ataque de crackers... Crackers teístas, com certeza. Ah, teístas, essa gente "cheia de amor e justiça no coração"!


Ruggero
Júlio disse…
Não é coincidência. Digamos que não é difícil imaginar o perfil de pessoas que se declaram sem religião em sua maioria. Porém, tudo pode acontecer, né? Até mesmo má fé.
Júlio disse…
Não consegui validar o meu registro! Seria apenas muita gente acessando ou já temos intervenções "divinas"?
Anônimo disse…
Eles só contam ateus que compreendam ingles ou tem opção de mudar o idioma?
Anônimo disse…
A única alternativa em vermelho (primeira posição) que pode oscilar e não representar a maioria, é a idade, já que esta foi obrigada a obedecer a ordem numérica. Mas mesmo assim, eles procuraram colocar a primeira faixa etária com um piso bem elevado...
Anônimo disse…
Amor teísta = POSSE
Justiça teísta = VINGANÇA
Anônimo disse…
Provavelmente, as duas coisas.
Anônimo disse…
Basicamente.
Também não são muito fãs de ateus muito novos.
Anônimo disse…
É a "lei do mais forte".
Os mais "fracos" não são interessantes para a imagem do grupo...
Lizandro disse…
O site tá fora do ar devido a algum ataque. Com certeza, mostrar quantos somos deve incomodar MUITO a alguém...
Anônimo disse…
Atheist Census is offline as the result of a denial of service (DoS) attack.
Anônimo disse…
Ja fiz minha declaração, ateu convicto é claro. Com a divulgação vamos ter um painel interessante. Porem alguns ateus não ficaram sabendo.
Alex disse…
Sobre o provável ataque: http://www.bulevoador.com.br/2012/12/censo-ateista-e-derrubado-por-um-ataque-de-ddos-apos-17-horas-online/
Anônimo disse…
A canalhice da religião derrubou o site. Não há duvida. Eles têm enorme medo do que os números podem revelar.
Anônimo disse…
que porra e essa que a globo esta facendo promovendo passeatas cristaes
Icarus disse…
Paulo Lopes,

O site voltou.

O Brasil que estava em primeiro lugar, agora esta "perdendo feio" para os EUA :-(
Unknown disse…
No mundo há 2,6 bilhões de cristãos; As profecias do Apocalipse está se cumprindo; Muitas coisas que estão na Bíblia ocorreram realmente, a história comprova!
Como não crer em Deus?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Pai-nosso nas escolas de Rio Preto afronta o Estado laico. Escolas não são templos cristãos

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Conar cede a religiosos e veta Jesus de anúncio da Red Bull

Mostrar Jesus andando no rio é uma 'ofensa ' O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) se curvou diante da censura religiosa e suspendeu o anúncio da Red Bull que apresenta uma versão bem humorada de um dos milagres de Jesus. Ao analisar cerca de 200 reclamações, o órgão concluiu que o anúncio “desrespeita um objeto da fé religiosa”. O “desrespeito” foi Jesus ter dito que, na verdade, ele não andou sobre as águas, mas sobre as pedras que estavam no rio. Religiosos creem em milagres, mas impor essa crença a um anúncio é atentar contra a liberdade de expressão de uma sociedade constituída pela diversidade cultural e religiosa. O pior é que, pela decisão do Conar, a censura se estende aos futuros anúncios da Red Bull, os quais não poderão “seguir a mesma linha criativa”. Ou seja, a censura religiosa adotada pelo Conar “matou”, nesse caso, a criatividade antes mesmo de sua concepção — medida típica de regimes teocráticos. "Jesus...

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

Verdades absolutas da religião são incompatíveis com a política

por Marcelo Semer para o Terra Magazine   Dogmas religiosos não estão sob o  escrutínio popular No afã de defender Marco Feliciano das críticas recebidas por amplos setores da sociedade, o blogueiro de Veja, Reinaldo Azevedo, disse que era puro preconceito o fato de ele ser constantemente chamado de pastor. Infelizmente não é. Pastor Marco Feliciano é o nome regimental do deputado, como está inscrito na Câmara e com o qual disputou as últimas eleições. Há vários casos de candidatos que acrescentam a sua profissão como forma de maior identificação com o eleitorado, como o Professor Luizinho ou ainda a Juíza Denise Frossard. Marco Feliciano não está na mesma situação –sua evocação é um claro chamado para o ingresso da religião na política, que arrepia a quem quer que ainda guarde a esperança de manter intacta a noção de estado laico. A religião pode até ser um veículo para a celebração do bem comum, mas seu espaço é nitidamente diverso. Na democracia, ...

No no no no no no no no no

No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no Referente à condenação de padre pastor por violentar uma jovem, o antigo texto deste espaço foi publicado em 2008 e o sistema de publicidade em 2020 o considerou "conteúdo perigoso ou depreciativo", pedinho  alteração em sua íntegra para que continuasse a exibição de anúncios.  Não havia nada de perigo ou depreciativo na reportagem, apenas o relato do que ocorreu, Jornalismo puro. No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no