Pular para o conteúdo principal

Entidade promove pela internet censo mundial de ateus


A Atheist Alliance International está promovendo por tempo indeterminado pela internet o censo mundial de ateus, agnósticos, livres-pensadores, humanistas, de descrentes em geral.

Quem quiser participar terá de acessar o site do censo para ser contado e assinalar como se identifica (ateu, humanista, racionalista, não religiosos, etc.) e informar a religião na qual foi criado, nível de escolaridade, ano de nascimento, identidade de gênero e país de origem.

Um e-mail será enviado ao cadastrado para validar o seu registro no censo. O site não pede o nome do cadastrado e informa que o e-mail coletado não será usado para outros fins.

Até este momento, o Brasil não consta na lista dos 10 países mais citados.

Embora a contagem esteja no começo, o censo revela um perfil de ateu que corresponde à pesquisas feitas em alguns países.

Os contados até agora, na proporção de cerca de 70% do total, preferem ser identificados com ateus e 9,6% como humanistas. A maioria foi criada em família cristã e o seu nível de escolaridade é universitário.

Página do Censo: http://www.atheistcensus.com/

Associação americana lança site de apoio às ‘crianças sem deus’
novembro de 2012

Ateísmo

Comentários

Júlio disse…
Que bom, pelo menos alguém com capacidade técnica pensou em um senso mundial mais acessível. Acho que todos que se encaixam no perfil apresentado pelo sítio deveria se cadastrar, apenas para vermos quantas pessoas não-religiosas existem hoje no mundo e em cada nação (óbvio que o número não será exato por causa de inúmeros fatores, um deles é a informação que esse site está no ar). Mas, acho que teremos uma noção de como a coisa tá hoje.
Juliano Correa disse…
Infelizmente eles desabilitaram temporariamente o formulário, devido à grande quantidade de acessos. A dica é voltar outro dia.
Wagner disse…
Divulguem essa notícia na página da ATEA do Facebook.
Anônimo disse…
Pelo menos ali, o Brasil tá bem cotado: 3° lugar entre os não crentes.

Ruggero
Anônimo disse…
Tomara que o pessoal não trole a pesquisa ,porque vai ser muito interesante ter um numero real , ou proximo ...
Reges disse…
Pessoal, visitei agora, está no ar e "contando..."... =)

Pelo jeito, com a publicidade especialmente por aqui (Brasil), teremos grandes reviravoltas nos top 10 nos próximos dias...
Unknown disse…
O Brasil está atualmente em primeiro lugar do TOP 10.
Anônimo disse…
Que "coincidência" as primeiras alternativas (em vermelho) de cada gráfico de pizza constituírem justamente a maioria. A impressão que se tem, é que os organizadores já previam tais resultados antes mesmo da pesquisa!

Como eu respondi:

- Humanista
- Catolicismo
- Escola Primária
- 25-34
- Masculino

País: Brasil
Caruê disse…
quando olhei a pesquisa de manha eram apenas +-100 Brasileiros e agora estamos no top. A faixa etária baixou por conta do Brasil, antes de 25 a 34 era maioria e os de 35 a 44 rivalizava com o intervalo de 15-24.
Leila disse…
Eu tenho 13, é melhor eu pôr 15-24 ou others?
Anônimo disse…
Eu responderia "others".
Assim os organizadores deixam de pensar que adolescentes mais novos ou crianças não poderiam ser ateístas!
Anônimo disse…
Parece que o site está sob ataque de crackers... Crackers teístas, com certeza. Ah, teístas, essa gente "cheia de amor e justiça no coração"!


Ruggero
Júlio disse…
Não é coincidência. Digamos que não é difícil imaginar o perfil de pessoas que se declaram sem religião em sua maioria. Porém, tudo pode acontecer, né? Até mesmo má fé.
Júlio disse…
Não consegui validar o meu registro! Seria apenas muita gente acessando ou já temos intervenções "divinas"?
Anônimo disse…
Eles só contam ateus que compreendam ingles ou tem opção de mudar o idioma?
Anônimo disse…
A única alternativa em vermelho (primeira posição) que pode oscilar e não representar a maioria, é a idade, já que esta foi obrigada a obedecer a ordem numérica. Mas mesmo assim, eles procuraram colocar a primeira faixa etária com um piso bem elevado...
Anônimo disse…
Amor teísta = POSSE
Justiça teísta = VINGANÇA
Anônimo disse…
Provavelmente, as duas coisas.
Anônimo disse…
Basicamente.
Também não são muito fãs de ateus muito novos.
Anônimo disse…
É a "lei do mais forte".
Os mais "fracos" não são interessantes para a imagem do grupo...
Lizandro disse…
O site tá fora do ar devido a algum ataque. Com certeza, mostrar quantos somos deve incomodar MUITO a alguém...
Anônimo disse…
Atheist Census is offline as the result of a denial of service (DoS) attack.
Anônimo disse…
Ja fiz minha declaração, ateu convicto é claro. Com a divulgação vamos ter um painel interessante. Porem alguns ateus não ficaram sabendo.
Alex disse…
Sobre o provável ataque: http://www.bulevoador.com.br/2012/12/censo-ateista-e-derrubado-por-um-ataque-de-ddos-apos-17-horas-online/
Anônimo disse…
A canalhice da religião derrubou o site. Não há duvida. Eles têm enorme medo do que os números podem revelar.
Anônimo disse…
que porra e essa que a globo esta facendo promovendo passeatas cristaes
Icarus disse…
Paulo Lopes,

O site voltou.

O Brasil que estava em primeiro lugar, agora esta "perdendo feio" para os EUA :-(
Unknown disse…
No mundo há 2,6 bilhões de cristãos; As profecias do Apocalipse está se cumprindo; Muitas coisas que estão na Bíblia ocorreram realmente, a história comprova!
Como não crer em Deus?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Líder religioso confirma que atirador foi da Testemunhas de Jeová

O superintendente do Circuito Rio de Janeiro-07 da Testemunhas de Jeová, Antônio Marcos Oliveira, confirmou ao UOL que Wellington Menezes de Oliveira, o atirador do Realengo, frequentou um templo da religião na Zona Oeste da cidade. Casa do atirador tinha publicações da TJs O líder religioso procurou minimizar esse fato ao ressaltar que Wellington foi seguidor da crença apenas no início de sua adolescência. Ele não disse até que ano Wellington foi um devoto. Na casa do atirador, a polícia encontrou várias publicações editadas pela religião. (foto) Essa foi a primeira manifestação da TJs desde que Wellington invadiu no dia 7 de abril uma escola e matou 12 estudantes e ferindo outros. Oliveira fez as declarações em resposta a um ex-TJ (e suposto amigo do atirador) ouvido pelo UOL. Segundo esse ex-fiel, Wellington se manteve na religião até 2008. Por essa versão, Wellington, que estava com 23 anos, permaneceu na crença até os 20 anos. Ou seja, já era adulto, e não um pré-ad

Valdemiro pede 10% do salário que os fiéis gostariam de ter

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Maioria jamais será ateia nem fiel da Iurd, diz padre Marcelo

Para Rossi, Deus não reconhece casal de gays como família O jornal Correio da Manhã, de Portugal, perguntou ao padre Marcelo Rossi (foto): - O que o assustaria mais: um Brasil que deixasse de crer em Deus ou um Brasil crente em que a Iurd fosse maioritária? A resposta foi enfática: - Não acredito que isso possa acontecer. Nunca. O Brasil não vai deixar que isso aconteça. Rossi foi evasivo ao responder se está ou não preocupado com o avanço no Brasil dos evangélicos protestantes. “Há igrejas e igrejas”, disse. “Uma coisa são as igrejas tradicionais evangélicas e outra são as seitas.” O padre foi entrevistado por Leonardo Ralha a propósito do lançamento em Portugal do seu livro 'Ágape'. Ele disse ter ficado surpreso com das vendas do livro no Brasil – mais de sete milhões de exemplares, contra a expectativa dele de um milhão. Atribuiu o sucesso do livro à sua tentativa de mostrar às pessoas um resumo dos dez mandamentos: “amar a Deus sobre todas as

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Presidente do STJ nega que tenha proibido enfeites de Natal

Pargendler disse que a notícia foi veiculada sem que ele fosse ouvido Com atualização em 14/12/2011  Ari Pargendler (foto), presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), emitiu nota hoje (14/12) negando que tenha proibido a colocação de enfeites de Natal nas dependências desta Corte. A notícia, que agora se revela falsa, foi divulgada no dia 11 pelo jornalista Claudio Humberto, do Jornal do Brasil, com a explicação de que a decisão de Pargendler tinha sido para cumprir a Constituição, que estabelece a laicidade do Estado. Pargendler também desmentiu informação publicada na Folha de S.Paulo segundo a qual ninguém mais poderia usar no STJ “sandálias tipos gladiador” e “calças jeans”. Na verdade, de acordo com a nota do presidente do STJ, a proibição só vale para o uso de chinelos “tipo havaianas”. Com informação do STJ . Liga de Lésbicas do Sul pede a retirada de crucifixos de prédios públicos. outubro de 2011 Religião no Estado laico.

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l

Igreja Católica muda ou acaba, afirma teólogo Mário França

Igreja está desgastada por ser centralizada, disse França Se a Igreja Católica não mudar, se, por exemplo, continuar a condenar a homossexualidade, a camisinha e os contraceptivos e impedir o casamento de padres, ela vai acabar. Essa é a opinião do teólogo Mário França, 76, professor da PUC-Rio e ex-integrante da Comissão Teológica do Vaticano, onde permaneceu por 11 anos. Em entrevista ao jornal “O Globo”, França defendeu o surgimento de uma nova Igreja que esteja sob o controle dos laicos, e não tanto como é hoje, dominada pela hierarquia e ortodoxias de Roma — uma estrutura que representa uma “traição” à Igreja primitiva. “A Igreja não pode excluir, tem de atender a todo mundo”, afirmou. “Todos são iguais, não tem homem, mulher, judeu, gentio ou escravo e senhor”. Ele afirmou que o laicado perdeu importância quando a Igreja adotou uma estrutura monárquica, copiando um pouco o império romano. “Foi consequência da chegada dos príncipes, que começaram a nomear parentes