Pular para o conteúdo principal

Jardim de infância francês gera polêmica ao vetar Papai Noel

Escola tomou a decisão com
base na laicidade do Estado
Um jardim de infância de Montargis, cidade de 15.000 habitantes que fica no centro-norte da França, causou polêmica ao cancelar um evento com o Papai Noel, substituindo-o por uma apresentação de marionetes.

A direção da escolinha explicou que tomou a iniciativa para se cumprir a laicidade do Estado, já que o Papai Noel está ligado a uma festa cristã, o Natal.

O jornal L'Osservatore Romano, órgão semioficial da Santa Sé, publicou que a escola, além de já ter proibido a exposição de símbolos religiosos, como o crucifixo, agora passou a considerar como “hóspede indesejável até mesmo o simpático gordinho de barba branca”, que leva doces e brinquedos às crianças.

Pais de crianças criticaram a decisão sob a alegação de que a escola se curvou às pressões de famílias muçulmanas. Eles pediram ao prefeito Jean-Pierre Door que advertisse a escola.

Door concordou com as críticas e determinou à escola que mantenha a visita do Papai Noel, que será realizada no dia 20, dentro do programa de férias.

Para o prefeito, o cancelamento da visita do personagem foi "descabido" porque o evento não tem “nenhum significado religioso”. Além disso, segundo ele, a figura do Papai Noel faz parte de uma tradição à qual “estamos ligados”.

Com informação do Vatican Insider.

Outdoor de ateus mostra Jesus com Netuno e Papai Noel
novembro de 2011

Comentários

Anônimo disse…
Estranho, isso... Pelo que eu saiba, os cristãos, ao menos os protestantes, costumam tratar o Noel como um personagem pagão.
Anônimo disse…
O palhaço em questão realmente não faz parte de nenhuma religião, porém que representa uma festa cristã, isso é inegável.
Escola Pública não é lugar para festa religiosa e pronto.
Que o pratiquem em casa.
Anônimo disse…
Mas o que o natal de hoje em dia tem a ver com cristianismo? O.o
Edmilson JrK disse…
Que deixe o papai noel, mas que conte às crianças de onde surgiu a história do papai noel e o problema está resolvido. Censura nunca é a solução.
Unknown disse…
eu soube q a figura do papai noel foi criado pela coca cola alguem confirma isso?
Anônimo disse…
Kakaka fuderam com o garoto propaganda católico, eu nem sei porque evangélicos comemoram o natal já que é uma festa idólatra católica ,o papai noel é um santo católico provavelmente pedofilo que dava presentes para atrair vitimas, e jesus nem nasceu no dia 25 jesus é mito , a festa autorizada é so a pascoa
Anônimo disse…
Soube pelo PC Siqueira?
Bom, a figura no sentido da "aparência" do Papai Noel, sim, foi popularizada pela Coca-cola.

Mas o personagem mesmo, não foi.
Ah, originalmente o Papai Noel tinha roupa verde, e não vermelha.
Anônimo disse…
A verdade é que o Natal se tornou uma festa tão religiosa quanto o Halloween.

Hoje em dia o Natal nada mais é do que uma época do ano em que se colocam toda sorte de enfeites bregas e presenteia-se uns aos outros. Papai Noel é uma caricatura tão grande de S. Nicolau que acabou tomando forma própria, afinal, desde quando um bispo na Turquia voaria pelos céus sendo rebocado por renas?

No fundo, toda essa história não passa de uma grande frescura.
Anônimo disse…
Isso rende umas ponderações...
-Jamais, quando criança, tinha noção que Papai-Noel estaria ligado a religião. Sinceramente, não vejo nada demais, deixem as crianças serem crianças. Tirar um lazer inofensivo daquelas crianças é algo radical e irracional. Se as fizessem rezar, ou assistir missas ou culto, isso sim seria atentado ao Estado laico.
-Se foi mesmo culpa da influência dos islâmicos, isso pode parecer bobagem agora, mas mostra que eles aos poucos estão mostrando as garras na Europa. Como estará a França daqui a algumas décadas?
Anônimo disse…
o natal está diluído demais para se considera-lo como festa religiosa. Mas mesmo assim ainda tem o nascimento de cristo e etc, o que me deixa em dúvida se é válido ou não a retirada da festa.


obs: eu espero que isso não seja um abuso e pitizinho de algum grupo social sem nada pra fazer.
Sydnei disse…
Essa notícia é muito preocupante!

A França é o país europeu que mais tem muçulmanos na Europa, são mais de 6 milhões. Ao mesmo tempo que o Estado, mídia e opinião pública promove cada vez mais a emancipaçaõ da fé islâmica no país, essas mesmas entidades tentam mitigar a influência do Cristianismo no país.

O Natal é um festa que muitos ateus e agnósticos gostam de festejar porque já faz parte da cultura ocidental. Atacar o Natal é dar mais fôlego para uma religião muito mais violenta, perigosa e opressiva que é o ISLAMISMO!
Anônimo disse…
Exatamente, o Islam é uma ameaça para a Europa, vivo na Alemanha há anos e sei bem dos problemas que essa comunidade gera.

Infelizmente só o cristianismo para combater o cencer do Islamismo. Temos que dar um basta neles, antes que a cultura européia seja destruida e a Europa vire um continente Sharia.

Eu não sou religioso mas tenho que admitir que o ateismo não consegue por si só derrotar essa religião tão prejudicial para a humanidade. Antes o cristianismo ( que pelo menos está num nível mais evoluido) que o Islam medieval.
Anônimo disse…
Você é aquele comentarista neo-nazista que deu as caras da última vez que a Alemanha e o Islamismo foram citados!

Fora com esse seu senso comum falacioso de que "só o cristianismo para combater o Islamismo". Ora, que tipo de secularista é você que defende a opressão de algum tipo de religião em favorecimento a outra? Só podia ser um nazistinha mesmo!
Anônimo disse…
Escravidão também era cultural.

Tem mais é que acabar com essa farra do cristianismo na sociedade, afinal, o cristianismo não foi absorvido pela cultura popular, mas sim, foi introduzido na marra e às custas de muitas vidas humanas!

Tem que extirpar todos os vestígios desse lixo e renegá-lo ao interior de seus templos e ao imaginário nebuloso dos fiéis, sem extravasar essas nojeiras cristãs à vida pública!
Anônimo disse…
Natal é mais uma festa comercial,na qual as religios procuram parasitar de alguma forma.
Silvia Reis disse…
O Papai Noel (Papai-Natal= Noël, em francês) é hoje um símbolo do Natal.
Se fizermos um estudo aprofundado sobre as lendas antigas e os rituais que os homens criavam para se proteger dos fenômenos naturais cujas causas lhes eram desconhecidas, podemos facilmente verificar que algumas dessas lendas e superstições sobrevivem até hoje no imaginário popular, mesmo quando a ciência já tem explicação para tais fenômenos naturais. A publicidade soube usar algumas dessas lendas personificando herois e vilões para vender os produtos de seus clientes, como no caso do Papai Noel, originalmente vestido de verde, foi revestido pela Coca-Cola de vermelho e relançado como o vigoroso velhinho da antiga lenda do Santo que distribuía presentes no Natal, associando assim a coca-cola ao sonho de ter um desejo realizado. O verde (original) e o vermelho (Novo e Forte) tornam-se então as cores do Natal e o vinho caro é substituído imediatamente pela Coca-Cola barata nas mesas postas para a comemoração do nascimento de Jesus. A ideia corre o mundo cristão mais ou menos assim: comemore o nascimento de Jesus, beba Coca-Cola e ganhe presentes.
Dessa maneira, temos hoje um símbolo natalino cristão ligado ao nascimento do menino deus (o primeiro evento feliz do cristianismo) encarregado de propagar a fé cristã até os confins do mundo.
EMPORIO DO VIDRO disse…
desculpe mas natal não é festa catolica nem cristã
nota-se que a Europa vai se tornar um caus daqui alguns anos com esse crescimento do islamismo ,junto com a crise econômica, de nada diferencia uma religião da outra em aspectos dogmáticos mas sempre junto com uma alteração de poder há distorções caóticas que envolve sempre preconceito racismo discriminação e exploração de poder ,é só ver a historia ,a 1º e 2ª guerra ,revolução francesa,Idade das trevas, decadência do império romano entre outras ,
Anônimo disse…
Perfeito! Cadê a olavete neste post para comentar a festa do santa claus? Olavete, He needs a butt whooping!
Michelle disse…
Ô povo desinformado a direção dessa escola.

O Natal tem origem pagã (Saturnália, solstício de inverno, etc). O Papai Noel já tem um viés mais cristão/católico pq ele foi inspirado no bispo Nicolau, que mais tarde foi considerado santo por causa de uns supostos milagres atribuídos à sua pessoa.

Mas enfim, é uma bobagem essa decisão da diretoria dessa escola. O natal hj em dia tem mais a ver com a imagem do Papai Noel do que qualquer outra coisa. Se tem mais decorações natalinas com Papai Noel com seu trenó e suas renas do que com JC numa manjedoura rodeado por seus pais, os reis magos e bichos. Os comerciais nos meios de comunicação mostram Papai Noel e não Jesus.

Isso sem contar que as crianças devem ter ficados super chateadas.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Cristianismo é a religião que mais perseguiu o conhecimento científico

Cristãos foram os inventores da queima de livros LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião As epidemias e pandemias durante milhares de anos antes do cristianismo tiveram as mais estapafúrdias explicações dos deuses. Algumas mentes brilhantes da antiguidade, tais como Imhotep (2686-2613 a.C.) e Hipócrates (460-377 a.C.) tentaram passar explicações científicas para as massas de fanáticos religiosos, ignorantes, bestas humanas. Com a chegada ao mundo das feras cristãs, mergulhamos numa era de 2000 anos de trevas e ignorância. Os cristãos foram os inventores da queima de livros e bibliotecas. O cristianismo foi a religião que mais perseguiu o conhecimento científico e os cientistas. O Serapeu foi destruído em 342 d.C. por ordem de um bispo cristão de Alexandria, sob a proteção de Teodósio I.  Morte de Hipatia de Alexandrina em ilustração de um livro do século 19 A grande cientista Hipátia de Alexandria (351/370) foi despida em praça pública e dilacerada viva pelas feras e bestas imundas cristãs. So

Estudante expulsa acusa escola adventista de homofobia

Arianne disse ter pedido outra com chance, mas a escola negou com atualização Arianne Pacheco Rodrigues (foto), 19, está acusando o Instituto Adventista Brasil Central — uma escola interna em Planalmira (GO) — de tê-la expulsada em novembro de 2010 por motivo homofóbico. Marilda Pacheco, a mãe da estudante, está processando a escola com o pedido de indenização de R$ 50 mil por danos morais. A primeira audiência na Justiça ocorreu na semana passada. A jovem contou que a punição foi decidida por uma comissão disciplinar que analisou a troca de cartas entre ela e outra garota, sua namorada na época. Na ata da reunião da comissão consta que a causa da expulsão das duas alunas foi “postura homossexual reincidente”. O pastor  Weslei Zukowski (na foto abaixo), diretor da escola, negou ter havido homofobia e disse que a expulsão ocorreu em consequência de “intimidade sexual” (contato físico), o que, disse, é expressamente proibido pelo regulamento do estabelecimento. Consel

Roger tenta anular 1ª união para se casar com Larissa Sacco

Médico é acusado de ter estuprado pacientes Roger Abdelmassih (foto), 66, médico que está preso sob a acusação de ter estuprado 56 pacientes, solicitou à Justiça autorização  para comparecer ao Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de São Paulo de modo a apresentar pedido de anulação religiosa do seu primeiro casamento. Sônia, a sua segunda mulher, morreu de câncer em agosto de 2008. Antes dessa união de 40 anos, Abdelmassih já tinha sido casado no cartório e no religioso com mulher cujo nome ele nunca menciona. Esse casamento durou pouco. Agora, o médico quer anular o primeiro casamento  para que possa se casar na Igreja Católica com a sua noiva Larissa Maria Sacco (foto abaixo), procuradora afastada do Ministério Público Federal. Médico acusado de estupro vai se casar com procuradora de Justiça 28 de janeiro de 2010 Pelo Tribunal Eclesiástico, é possível anular um casamento, mas a tramitação do processo leva anos. A juíza Kenarik Boujikian Felippe,  da 16ª

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Bíblia diz que pastor tem de ganhar bem, afirma Malafaia

Malafaia disse  a Gabi  que ama os  gays como  ama os bandidos   Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, afirmou que a “Bíblia diz que pastor deve ganhar muito bem”. Ainda assim, afirmou ao ser entrevistado por Marília Gabriela , faz 25 anos que ele abriu mão do salário da igreja. Falou que seus rendimentos vêm de palestras e da venda de livros e CDS de sua editora, a Central Gospel. O pastor levou a sua declaração do Imposto de Renda ao  programa "De Frente com Gabi", apresentado ontem pelo SBT, para mostrar que seus bens dão o total de R$ 4,5 milhões, em valores atualizados. Afirmou que, por isso, vai processar a revista americana Forbes por ter lhe atribuído uma fortuna de R$ 300 milhões, quantia que o colocaria na terceira posição na lista de pastores mais ricos do Brasil, abaixo apenas de Edir Macedo e Valdemiro Santiago. Malafaia chamou o jornalista que escreveu a reportagem de “safado, sem vergonha, caluniador”, porque, disse, que

Suposto ativista do Anonymous declara guerra a Malafaia

Grupo Anonymous critica o enriquecimento de pastores O braço brasileiro dos ativistas digitais Anonymous (ou alguém que está se passando por eles) declarou guerra ao Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e aos demais pastores que pregam "mentiras" e “a prosperidade usando a Bíblia” para enriquecimento próprio. “Vamos buscar a fé verdadeira e a religião”, promete uma voz feminina gerada por um soft, de acordo com um vídeo de 14,5 minutos. As imagens reproduzem cenas de programas antigos do pastor pedindo aos fiéis, por exemplo, contribuição no valor de um aluguel, inclusive dos desempregados. Em contraposição, o vídeo apresenta o depoimento de alguns pastores que criticam a “teologia da prosperidade”. Resgata uma gravação onde Malafaia chama de “palhaço” um pastor cearense que critica a exploração dos fiéis. Como quase sempre, é difícil confirmar a autenticidade de mensagem dos Anonymous. Neste vídeo, o curioso é que os ativistas estão preocup

Malafaia diz que Feliciano é vítima do PT, gays e ateus

Para pastor Malafaia,  há um  complô  contra seu colega Silas Malafaia (foto) afirmou que são os petistas, gays e ateus que estão movendo uma campanha de descrédito contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP). Em uma nota de alerta aos pastores para que não assinem uma carta pedindo o afastamento de Feliciano da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, Malafaia disse estar em jogo, nesse caso, o interesse dos petistas que querem desviar a atenção da opinião pública para a posse de dois de seus integrantes condenados pelo crime do mensalão em uma das mais importantes comissões da Câmara. Trata-se dos deputados José Genoíno e João Paulo Cunha, que agora fazem parte da Comissão de Constituição e Justiça. “Eles [os petistas] precisavam desviar da sociedade o foco deste fato”, afirmou Malafaia. Outro motivo, segundo ele, é que Feliciano é “um ferrenho opositor dos privilégios” defendidos pelos ativistas gays, além de combater, por exemplo, a legaliza

Com 44% de ateus, Holanda usa igrejas como livrarias e cafés

Livraria Selexyz, em Maastricht Café Olivier, em Utrecht As igrejas e templos da Holanda estão cada vez mais vazios e as ordens religiosas não têm recursos para mantê-los. Por isso esses edifícios estão sendo utilizados por livrarias, cafés, salão de cabeleireiro, pistas de dança, restaurantes, casas de show e por aí vai. De acordo com pesquisa de 2007, a mais recente, os ateus compõem 44% da população holandesa; os católicos, 28%; os protestantes, 19%; os muçulmanos, 5%, e os fiéis das demais religiões, 4%. A maioria da população ainda acredita em alguma crença, mas, como ocorre em outros países, nem todos são assíduos frequentadores de celebrações e cultos religiosos. Algumas adaptações de igrejas têm sido elogiadas, como a de Maastricht, onde hoje funciona a livraria Selexyz (primeira foto acima). A arquitetura realmente impressiona. O Café Olivier (a segunda foto), em Utrecht, também ficou bonito e agradável. Ao fundo, em um mezanino, se destaca o órgão da antiga ig