Pular para o conteúdo principal

Jardim de infância francês gera polêmica ao vetar Papai Noel

Escola tomou a decisão com
base na laicidade do Estado
Um jardim de infância de Montargis, cidade de 15.000 habitantes que fica no centro-norte da França, causou polêmica ao cancelar um evento com o Papai Noel, substituindo-o por uma apresentação de marionetes.

A direção da escolinha explicou que tomou a iniciativa para se cumprir a laicidade do Estado, já que o Papai Noel está ligado a uma festa cristã, o Natal.

O jornal L'Osservatore Romano, órgão semioficial da Santa Sé, publicou que a escola, além de já ter proibido a exposição de símbolos religiosos, como o crucifixo, agora passou a considerar como “hóspede indesejável até mesmo o simpático gordinho de barba branca”, que leva doces e brinquedos às crianças.

Pais de crianças criticaram a decisão sob a alegação de que a escola se curvou às pressões de famílias muçulmanas. Eles pediram ao prefeito Jean-Pierre Door que advertisse a escola.

Door concordou com as críticas e determinou à escola que mantenha a visita do Papai Noel, que será realizada no dia 20, dentro do programa de férias.

Para o prefeito, o cancelamento da visita do personagem foi "descabido" porque o evento não tem “nenhum significado religioso”. Além disso, segundo ele, a figura do Papai Noel faz parte de uma tradição à qual “estamos ligados”.

Com informação do Vatican Insider.

Outdoor de ateus mostra Jesus com Netuno e Papai Noel
novembro de 2011

Comentários

Anônimo disse…
Estranho, isso... Pelo que eu saiba, os cristãos, ao menos os protestantes, costumam tratar o Noel como um personagem pagão.
Anônimo disse…
O palhaço em questão realmente não faz parte de nenhuma religião, porém que representa uma festa cristã, isso é inegável.
Escola Pública não é lugar para festa religiosa e pronto.
Que o pratiquem em casa.
Anônimo disse…
Mas o que o natal de hoje em dia tem a ver com cristianismo? O.o
Edmilson JrK disse…
Que deixe o papai noel, mas que conte às crianças de onde surgiu a história do papai noel e o problema está resolvido. Censura nunca é a solução.
Unknown disse…
eu soube q a figura do papai noel foi criado pela coca cola alguem confirma isso?
Anônimo disse…
Kakaka fuderam com o garoto propaganda católico, eu nem sei porque evangélicos comemoram o natal já que é uma festa idólatra católica ,o papai noel é um santo católico provavelmente pedofilo que dava presentes para atrair vitimas, e jesus nem nasceu no dia 25 jesus é mito , a festa autorizada é so a pascoa
Anônimo disse…
Soube pelo PC Siqueira?
Bom, a figura no sentido da "aparência" do Papai Noel, sim, foi popularizada pela Coca-cola.

Mas o personagem mesmo, não foi.
Ah, originalmente o Papai Noel tinha roupa verde, e não vermelha.
Anônimo disse…
A verdade é que o Natal se tornou uma festa tão religiosa quanto o Halloween.

Hoje em dia o Natal nada mais é do que uma época do ano em que se colocam toda sorte de enfeites bregas e presenteia-se uns aos outros. Papai Noel é uma caricatura tão grande de S. Nicolau que acabou tomando forma própria, afinal, desde quando um bispo na Turquia voaria pelos céus sendo rebocado por renas?

No fundo, toda essa história não passa de uma grande frescura.
Anônimo disse…
Isso rende umas ponderações...
-Jamais, quando criança, tinha noção que Papai-Noel estaria ligado a religião. Sinceramente, não vejo nada demais, deixem as crianças serem crianças. Tirar um lazer inofensivo daquelas crianças é algo radical e irracional. Se as fizessem rezar, ou assistir missas ou culto, isso sim seria atentado ao Estado laico.
-Se foi mesmo culpa da influência dos islâmicos, isso pode parecer bobagem agora, mas mostra que eles aos poucos estão mostrando as garras na Europa. Como estará a França daqui a algumas décadas?
Anônimo disse…
o natal está diluído demais para se considera-lo como festa religiosa. Mas mesmo assim ainda tem o nascimento de cristo e etc, o que me deixa em dúvida se é válido ou não a retirada da festa.


obs: eu espero que isso não seja um abuso e pitizinho de algum grupo social sem nada pra fazer.
Sydnei disse…
Essa notícia é muito preocupante!

A França é o país europeu que mais tem muçulmanos na Europa, são mais de 6 milhões. Ao mesmo tempo que o Estado, mídia e opinião pública promove cada vez mais a emancipaçaõ da fé islâmica no país, essas mesmas entidades tentam mitigar a influência do Cristianismo no país.

O Natal é um festa que muitos ateus e agnósticos gostam de festejar porque já faz parte da cultura ocidental. Atacar o Natal é dar mais fôlego para uma religião muito mais violenta, perigosa e opressiva que é o ISLAMISMO!
Anônimo disse…
Exatamente, o Islam é uma ameaça para a Europa, vivo na Alemanha há anos e sei bem dos problemas que essa comunidade gera.

Infelizmente só o cristianismo para combater o cencer do Islamismo. Temos que dar um basta neles, antes que a cultura européia seja destruida e a Europa vire um continente Sharia.

Eu não sou religioso mas tenho que admitir que o ateismo não consegue por si só derrotar essa religião tão prejudicial para a humanidade. Antes o cristianismo ( que pelo menos está num nível mais evoluido) que o Islam medieval.
Anônimo disse…
Você é aquele comentarista neo-nazista que deu as caras da última vez que a Alemanha e o Islamismo foram citados!

Fora com esse seu senso comum falacioso de que "só o cristianismo para combater o Islamismo". Ora, que tipo de secularista é você que defende a opressão de algum tipo de religião em favorecimento a outra? Só podia ser um nazistinha mesmo!
Anônimo disse…
Escravidão também era cultural.

Tem mais é que acabar com essa farra do cristianismo na sociedade, afinal, o cristianismo não foi absorvido pela cultura popular, mas sim, foi introduzido na marra e às custas de muitas vidas humanas!

Tem que extirpar todos os vestígios desse lixo e renegá-lo ao interior de seus templos e ao imaginário nebuloso dos fiéis, sem extravasar essas nojeiras cristãs à vida pública!
Anônimo disse…
Natal é mais uma festa comercial,na qual as religios procuram parasitar de alguma forma.
Silvia Reis disse…
O Papai Noel (Papai-Natal= Noël, em francês) é hoje um símbolo do Natal.
Se fizermos um estudo aprofundado sobre as lendas antigas e os rituais que os homens criavam para se proteger dos fenômenos naturais cujas causas lhes eram desconhecidas, podemos facilmente verificar que algumas dessas lendas e superstições sobrevivem até hoje no imaginário popular, mesmo quando a ciência já tem explicação para tais fenômenos naturais. A publicidade soube usar algumas dessas lendas personificando herois e vilões para vender os produtos de seus clientes, como no caso do Papai Noel, originalmente vestido de verde, foi revestido pela Coca-Cola de vermelho e relançado como o vigoroso velhinho da antiga lenda do Santo que distribuía presentes no Natal, associando assim a coca-cola ao sonho de ter um desejo realizado. O verde (original) e o vermelho (Novo e Forte) tornam-se então as cores do Natal e o vinho caro é substituído imediatamente pela Coca-Cola barata nas mesas postas para a comemoração do nascimento de Jesus. A ideia corre o mundo cristão mais ou menos assim: comemore o nascimento de Jesus, beba Coca-Cola e ganhe presentes.
Dessa maneira, temos hoje um símbolo natalino cristão ligado ao nascimento do menino deus (o primeiro evento feliz do cristianismo) encarregado de propagar a fé cristã até os confins do mundo.
EMPORIO DO VIDRO disse…
desculpe mas natal não é festa catolica nem cristã
nota-se que a Europa vai se tornar um caus daqui alguns anos com esse crescimento do islamismo ,junto com a crise econômica, de nada diferencia uma religião da outra em aspectos dogmáticos mas sempre junto com uma alteração de poder há distorções caóticas que envolve sempre preconceito racismo discriminação e exploração de poder ,é só ver a historia ,a 1º e 2ª guerra ,revolução francesa,Idade das trevas, decadência do império romano entre outras ,
Anônimo disse…
Perfeito! Cadê a olavete neste post para comentar a festa do santa claus? Olavete, He needs a butt whooping!
Michelle disse…
Ô povo desinformado a direção dessa escola.

O Natal tem origem pagã (Saturnália, solstício de inverno, etc). O Papai Noel já tem um viés mais cristão/católico pq ele foi inspirado no bispo Nicolau, que mais tarde foi considerado santo por causa de uns supostos milagres atribuídos à sua pessoa.

Mas enfim, é uma bobagem essa decisão da diretoria dessa escola. O natal hj em dia tem mais a ver com a imagem do Papai Noel do que qualquer outra coisa. Se tem mais decorações natalinas com Papai Noel com seu trenó e suas renas do que com JC numa manjedoura rodeado por seus pais, os reis magos e bichos. Os comerciais nos meios de comunicação mostram Papai Noel e não Jesus.

Isso sem contar que as crianças devem ter ficados super chateadas.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Basílica atrai 10 milhões de fiéis anualmente O Santuário de Nossa Senhora de Aparecida é uma empresa da Igreja Católica – tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) – que fatura R$ 100 milhões por ano. Tudo começou em 1717, quando três pescadores acharam uma imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul, formando-se no local uma vila que se tornou na cidade de Aparecida, a 168 km de São Paulo. Em 1984, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu à nova basílica de Aparecida o status de santuário, que hoje é uma empresa em franca expansão, beneficiando-se do embalo da economia e do fortalecimento do poder aquisitivo da população dos extratos B e C. O produto dessa empresa é o “acolhimento”, disse o padre Darci José Nicioli, reitor do santuário, ao repórter Carlos Prieto, do jornal Valor Econômico. Para acolher cerca de 10 milhões de fiéis por ano, a empresa está investindo R$ 60 milhões na construção da Cidade do Romeiro, que será constituída por trê