Pular para o conteúdo principal

Jardim de infância francês gera polêmica ao vetar Papai Noel

Escola tomou a decisão com
base na laicidade do Estado
Um jardim de infância de Montargis, cidade de 15.000 habitantes que fica no centro-norte da França, causou polêmica ao cancelar um evento com o Papai Noel, substituindo-o por uma apresentação de marionetes.

A direção da escolinha explicou que tomou a iniciativa para se cumprir a laicidade do Estado, já que o Papai Noel está ligado a uma festa cristã, o Natal.

O jornal L'Osservatore Romano, órgão semioficial da Santa Sé, publicou que a escola, além de já ter proibido a exposição de símbolos religiosos, como o crucifixo, agora passou a considerar como “hóspede indesejável até mesmo o simpático gordinho de barba branca”, que leva doces e brinquedos às crianças.

Pais de crianças criticaram a decisão sob a alegação de que a escola se curvou às pressões de famílias muçulmanas. Eles pediram ao prefeito Jean-Pierre Door que advertisse a escola.

Door concordou com as críticas e determinou à escola que mantenha a visita do Papai Noel, que será realizada no dia 20, dentro do programa de férias.

Para o prefeito, o cancelamento da visita do personagem foi "descabido" porque o evento não tem “nenhum significado religioso”. Além disso, segundo ele, a figura do Papai Noel faz parte de uma tradição à qual “estamos ligados”.

Com informação do Vatican Insider.

Outdoor de ateus mostra Jesus com Netuno e Papai Noel
novembro de 2011

Comentários

Anônimo disse…
Estranho, isso... Pelo que eu saiba, os cristãos, ao menos os protestantes, costumam tratar o Noel como um personagem pagão.
Anônimo disse…
O palhaço em questão realmente não faz parte de nenhuma religião, porém que representa uma festa cristã, isso é inegável.
Escola Pública não é lugar para festa religiosa e pronto.
Que o pratiquem em casa.
Anônimo disse…
Mas o que o natal de hoje em dia tem a ver com cristianismo? O.o
Edmilson JrK disse…
Que deixe o papai noel, mas que conte às crianças de onde surgiu a história do papai noel e o problema está resolvido. Censura nunca é a solução.
Unknown disse…
eu soube q a figura do papai noel foi criado pela coca cola alguem confirma isso?
Anônimo disse…
Kakaka fuderam com o garoto propaganda católico, eu nem sei porque evangélicos comemoram o natal já que é uma festa idólatra católica ,o papai noel é um santo católico provavelmente pedofilo que dava presentes para atrair vitimas, e jesus nem nasceu no dia 25 jesus é mito , a festa autorizada é so a pascoa
Anônimo disse…
Soube pelo PC Siqueira?
Bom, a figura no sentido da "aparência" do Papai Noel, sim, foi popularizada pela Coca-cola.

Mas o personagem mesmo, não foi.
Ah, originalmente o Papai Noel tinha roupa verde, e não vermelha.
Anônimo disse…
A verdade é que o Natal se tornou uma festa tão religiosa quanto o Halloween.

Hoje em dia o Natal nada mais é do que uma época do ano em que se colocam toda sorte de enfeites bregas e presenteia-se uns aos outros. Papai Noel é uma caricatura tão grande de S. Nicolau que acabou tomando forma própria, afinal, desde quando um bispo na Turquia voaria pelos céus sendo rebocado por renas?

No fundo, toda essa história não passa de uma grande frescura.
Anônimo disse…
Isso rende umas ponderações...
-Jamais, quando criança, tinha noção que Papai-Noel estaria ligado a religião. Sinceramente, não vejo nada demais, deixem as crianças serem crianças. Tirar um lazer inofensivo daquelas crianças é algo radical e irracional. Se as fizessem rezar, ou assistir missas ou culto, isso sim seria atentado ao Estado laico.
-Se foi mesmo culpa da influência dos islâmicos, isso pode parecer bobagem agora, mas mostra que eles aos poucos estão mostrando as garras na Europa. Como estará a França daqui a algumas décadas?
Anônimo disse…
o natal está diluído demais para se considera-lo como festa religiosa. Mas mesmo assim ainda tem o nascimento de cristo e etc, o que me deixa em dúvida se é válido ou não a retirada da festa.


obs: eu espero que isso não seja um abuso e pitizinho de algum grupo social sem nada pra fazer.
Sydnei disse…
Essa notícia é muito preocupante!

A França é o país europeu que mais tem muçulmanos na Europa, são mais de 6 milhões. Ao mesmo tempo que o Estado, mídia e opinião pública promove cada vez mais a emancipaçaõ da fé islâmica no país, essas mesmas entidades tentam mitigar a influência do Cristianismo no país.

O Natal é um festa que muitos ateus e agnósticos gostam de festejar porque já faz parte da cultura ocidental. Atacar o Natal é dar mais fôlego para uma religião muito mais violenta, perigosa e opressiva que é o ISLAMISMO!
Anônimo disse…
Exatamente, o Islam é uma ameaça para a Europa, vivo na Alemanha há anos e sei bem dos problemas que essa comunidade gera.

Infelizmente só o cristianismo para combater o cencer do Islamismo. Temos que dar um basta neles, antes que a cultura européia seja destruida e a Europa vire um continente Sharia.

Eu não sou religioso mas tenho que admitir que o ateismo não consegue por si só derrotar essa religião tão prejudicial para a humanidade. Antes o cristianismo ( que pelo menos está num nível mais evoluido) que o Islam medieval.
Anônimo disse…
Você é aquele comentarista neo-nazista que deu as caras da última vez que a Alemanha e o Islamismo foram citados!

Fora com esse seu senso comum falacioso de que "só o cristianismo para combater o Islamismo". Ora, que tipo de secularista é você que defende a opressão de algum tipo de religião em favorecimento a outra? Só podia ser um nazistinha mesmo!
Anônimo disse…
Escravidão também era cultural.

Tem mais é que acabar com essa farra do cristianismo na sociedade, afinal, o cristianismo não foi absorvido pela cultura popular, mas sim, foi introduzido na marra e às custas de muitas vidas humanas!

Tem que extirpar todos os vestígios desse lixo e renegá-lo ao interior de seus templos e ao imaginário nebuloso dos fiéis, sem extravasar essas nojeiras cristãs à vida pública!
Anônimo disse…
Natal é mais uma festa comercial,na qual as religios procuram parasitar de alguma forma.
Silvia Reis disse…
O Papai Noel (Papai-Natal= Noël, em francês) é hoje um símbolo do Natal.
Se fizermos um estudo aprofundado sobre as lendas antigas e os rituais que os homens criavam para se proteger dos fenômenos naturais cujas causas lhes eram desconhecidas, podemos facilmente verificar que algumas dessas lendas e superstições sobrevivem até hoje no imaginário popular, mesmo quando a ciência já tem explicação para tais fenômenos naturais. A publicidade soube usar algumas dessas lendas personificando herois e vilões para vender os produtos de seus clientes, como no caso do Papai Noel, originalmente vestido de verde, foi revestido pela Coca-Cola de vermelho e relançado como o vigoroso velhinho da antiga lenda do Santo que distribuía presentes no Natal, associando assim a coca-cola ao sonho de ter um desejo realizado. O verde (original) e o vermelho (Novo e Forte) tornam-se então as cores do Natal e o vinho caro é substituído imediatamente pela Coca-Cola barata nas mesas postas para a comemoração do nascimento de Jesus. A ideia corre o mundo cristão mais ou menos assim: comemore o nascimento de Jesus, beba Coca-Cola e ganhe presentes.
Dessa maneira, temos hoje um símbolo natalino cristão ligado ao nascimento do menino deus (o primeiro evento feliz do cristianismo) encarregado de propagar a fé cristã até os confins do mundo.
EMPORIO DO VIDRO disse…
desculpe mas natal não é festa catolica nem cristã
nota-se que a Europa vai se tornar um caus daqui alguns anos com esse crescimento do islamismo ,junto com a crise econômica, de nada diferencia uma religião da outra em aspectos dogmáticos mas sempre junto com uma alteração de poder há distorções caóticas que envolve sempre preconceito racismo discriminação e exploração de poder ,é só ver a historia ,a 1º e 2ª guerra ,revolução francesa,Idade das trevas, decadência do império romano entre outras ,
Anônimo disse…
Perfeito! Cadê a olavete neste post para comentar a festa do santa claus? Olavete, He needs a butt whooping!
Michelle disse…
Ô povo desinformado a direção dessa escola.

O Natal tem origem pagã (Saturnália, solstício de inverno, etc). O Papai Noel já tem um viés mais cristão/católico pq ele foi inspirado no bispo Nicolau, que mais tarde foi considerado santo por causa de uns supostos milagres atribuídos à sua pessoa.

Mas enfim, é uma bobagem essa decisão da diretoria dessa escola. O natal hj em dia tem mais a ver com a imagem do Papai Noel do que qualquer outra coisa. Se tem mais decorações natalinas com Papai Noel com seu trenó e suas renas do que com JC numa manjedoura rodeado por seus pais, os reis magos e bichos. Os comerciais nos meios de comunicação mostram Papai Noel e não Jesus.

Isso sem contar que as crianças devem ter ficados super chateadas.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Conar cede a religiosos e veta Jesus de anúncio da Red Bull

Mostrar Jesus andando no rio é uma 'ofensa ' O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) se curvou diante da censura religiosa e suspendeu o anúncio da Red Bull que apresenta uma versão bem humorada de um dos milagres de Jesus. Ao analisar cerca de 200 reclamações, o órgão concluiu que o anúncio “desrespeita um objeto da fé religiosa”. O “desrespeito” foi Jesus ter dito que, na verdade, ele não andou sobre as águas, mas sobre as pedras que estavam no rio. Religiosos creem em milagres, mas impor essa crença a um anúncio é atentar contra a liberdade de expressão de uma sociedade constituída pela diversidade cultural e religiosa. O pior é que, pela decisão do Conar, a censura se estende aos futuros anúncios da Red Bull, os quais não poderão “seguir a mesma linha criativa”. Ou seja, a censura religiosa adotada pelo Conar “matou”, nesse caso, a criatividade antes mesmo de sua concepção — medida típica de regimes teocráticos. "Jesus...

Verdades absolutas da religião são incompatíveis com a política

por Marcelo Semer para o Terra Magazine   Dogmas religiosos não estão sob o  escrutínio popular No afã de defender Marco Feliciano das críticas recebidas por amplos setores da sociedade, o blogueiro de Veja, Reinaldo Azevedo, disse que era puro preconceito o fato de ele ser constantemente chamado de pastor. Infelizmente não é. Pastor Marco Feliciano é o nome regimental do deputado, como está inscrito na Câmara e com o qual disputou as últimas eleições. Há vários casos de candidatos que acrescentam a sua profissão como forma de maior identificação com o eleitorado, como o Professor Luizinho ou ainda a Juíza Denise Frossard. Marco Feliciano não está na mesma situação –sua evocação é um claro chamado para o ingresso da religião na política, que arrepia a quem quer que ainda guarde a esperança de manter intacta a noção de estado laico. A religião pode até ser um veículo para a celebração do bem comum, mas seu espaço é nitidamente diverso. Na democracia, ...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Bolsonaro quer que hospitais identifiquem sangue de doador gay

Deputado disse que  gays  correm  mais risco de ter doenças O deputado Jair Bolsonaro (foto), do PP-RJ, informou que apresentará um projeto de lei que, se aprovado, obrigará os hospitais a identificar nas bolsas de sangue a opção sexual do doador, de modo que o paciente possa recusá-lo quando for de gay, se assim ele quiser. Ele justificou o projeto de lei com a informação do Ministério da Saúde segundo a qual os homossexuais correm o risco de contrair doenças de transmissíveis pelo sangue 17 vezes a mais do que os heterossexuais -- a mais grave delas é a síndrome causada pelo vírus HIV. Até o mês passado, homossexuais estavam proibidos de doar sangue. Agora, de acordo com novas regras do ministério, gays com parceiro estável ou que não tenham tido nenhuma relação sexual nos últimos doze meses estão liberados para a doação. Bolsonaro afirmou que os hospitais deixam “tudo misturado” no banco de sangue, não distinguindo os doadores homossexuais, o que, segun...

Val Kilmer, ator do Batman, acreditava que podia curar com orações câncer no pescoço