A 'nação none' é composta por não religiosos e crentes sem afiliação |
Nones é o nome que a Pew Research Center deu ao grupo de pessoas não religiosas (entre as quais ateus e agnósticos) e as que se declaram crentes ou espirituais, mas não estão afiliadas a nenhuma denominação.
O instituto de pesquisa apurou que 67% dos nones votaram no democrata Obama, e 26% no republicano Mitt Romney.
Os votos dos evangélicos favoreceram Romney na proporção de 56% contra 41%. Em relação ao eleitorado católico, a relação foi de 7 pontos percentuais a favor de Obama, 52% a 45%. Para o candidato à reeleição, portanto, os nones fizeram a diferença.
Os nones se situam na faixa do eleitorado mais jovens. São mais liberais do que seus pais e tendem a votar no Partido Democrata. Eles representam 20% da população americana, com perspectiva de se tornarem mais abrangentes. Estima-se que, dos eleitores deste ano, 12% eram de nones ou de “não filiados a nenhuma religião”.
Na avaliação de Gregory Smith, do Fórum Pew sobre Religião e Vida Pública, a influência dos nones na política americana é “uma evolução notável”, porque se trata de um grupo de eleitores com senso crítico mais apurado.
Daqui para frente, segundo Smith, os políticos estarão mais atentos a essa nova força política, o que servirá de contrapartida à tradicional influência dos líderes religiosos, que representam o segmento mais conservador da sociedade americana.
Como informação do NPR, entre outras fontes.
outubro de 2012
Estatística das religiões no mundo
Comentários
Ou seja: 70% de 15% é 10% dos votos válidos.
E desde quando isso é decisivo, pá?
Ruggero
Obama uniu católicos e "nones" em prol de fazer o que parece certo. Uniu-os num esforço por um mundo melhor! Talvez com mais empregos, menos prisões secretas, ausência de ataques terroristas...uniu-os com sentimentos que, provavelmente, nem têm nomes em línguas vivas ou mortas!
As notícias mostram que os Japonêses, ficaram felizes com a reeleição de Obama, assim como os Latino Americanos, os Mexicanos, muitos europeus... Na verdade o mundo o elegeu e reelegeu, não só os Americanos dos EUA.
Evangélicos = 41%
Católicos = 52%
Nones (sem religião) = 67%
Quanto menos ligado à religião, menos retrógrado é.
Acredito que as fontes do título e do texto principal precisem melhorar (no título as letras estão muito próximas e no texto muito "verticalizadas"), mas ainda assim estão melhores que as anteriores.
Utilizo monitor de 22" @ 1280x720
É bom também lembrar que Obama recebeu mais "votos" nos estados americanos onde não se exigia documentos de identificação com fotos, o que facilita FRAUDES.
Não basta dar ordens, exigir censura aos comentários que não lhe agradam, etc.
Exige também fontes e aspecto visual que lhe propiciem "delícia" ao ler.
Postar um comentário