Pontarolo disse usar chicote para impor respeito, como Jesus |
O padre negou que tenha machucado alguém, mas admitiu ter espantado com um chicote estudantes que, defronte à igreja, estavam comemorando o fim do ano letivo jogando farinha e ovos uns nos outros. O que houve, segundo ele, foi que “teve alguém que se doeu” [não gostou de ser enxotado].
Os pais da garota registraram um Boletim de Ocorrência, mas não formularam uma queixa contra o padre.
O delegado Edilson Blener confirmou que a garota recebeu um golpe de chicote, mas ele minimizou a agressão. “A lesãozinha é coisa mínima”, disse. “Estão fazendo tempestade em copo d'água.”
Pontarolo, que está na cidade há sete anos, gosta de usar o chicote para acabar com algazarra de jovens. Ele afirmou que segue o exemplo de Jesus, que “usou chicote no templo para dizer que havia lá uma ação errada”. A Cúria de Paranaguá reprova o método disciplinar do padre.
Pontarolo disse que sua intenção não é agredir ninguém, mas só impor respeito. “É como o pai que usa o chinelo.”
"O chicote é a minha defesa"
Com informação da Folha, entre outras fontes.
Comentários
Ruggero
Não tem nada a ver com a matéria , mais padre jesus crente sempre acaba sendo sinônimo de mal caratismo, pedofilia ,ladrão etc
Foi a bíbia a responsável por esse comportamento do padre? Não. A ignorância do padre é que foi.
Sexo consentido causaria "trauma", né? Mas CHICOTADA NA CARA não causa nenhum dano psicológico/moral, não é mesmo???
VALORES JUDAICO-CRISTÃOS, que maravilha!!!
Fico imaginando se fosse no próprio rosto ou no do filho (ou filha) dele...
Do mesmo jeito que pequenos abusos religiosos sobre o estado servem para "justificar" os abusos maiores, a tal "palmada didática" (ou "palmada corretiva") também serve como parâmetro pra "justificar" outras agressões físicas com finalidade "educativa".
Contra fatos não há argumentos!
Beijo/afeto consentido em jovens? NÃO pode!!!!
ATT.,
VALORES JUDAICO-CRISTÃOS.
Ora, francamente...
É justamente por agirem com embasamento na Bíblia, que os sacerdotes religiosos se encontram, na prática, acima da lei.
Ele não será processado, pois estava agindo de acordo com os ensinamentos cristãos.
Palmada didática, AUTORIZADA PELA BÍBLIA, é aceita e seus praticantes não devem ser condenados por isso!
Ainda bem que temos a doce liberdade de vivermos num país que PREZA pelos FUNDAMENTOS CRISTÃOS!
Deus abençoe o Brasil!
adorei essa
mas me parece que todas as besteirads que religioso fasz é sempre relvado, desculpado e dixado pra lá
eles tem imunidade religiosa - oh! raça mais nojenta
A sua comparação me deu câncer!
||
Lamento pelo seu tumor cerebral.
Já nos casos de violência, é ao contrário, pois consideramos normal e da natureza humana o sentimento do ódio e as práticas de violência decorrentes dessa natureza.
Por isso que a maioria de nós da sociedade ficamos muito mais preocupados, desconfiados e até com certa antipatia em relação a demonstrações de amor/carinho/afeto.
Não sentimos tanta revolta quando um adulto espanca um jovem, mas quase explodimos de tanta indignação quando um adulto troca afeto com um jovem!
Ódio e violência é muito natural, mas o amor e afeto pode ser muito traumático!!!
Que DEUS continue nos iluminando com os valores tradicionais!
Uma vez um vizinho de meus país foram aconselhados a por o filho de 13 anos para trabalhar na roça(trabalho duro) ao invés de manda-lo pra escola pois ele estava sendo influenciado na escola(apresentava comportamentos homossexual). E claro a família acatou, pois o padre era um homem de deus, depois de um tempo o menino estava depressivo, acuado, satirizado, humilhado. Depois de um tempo quando o padre voltou e para acompanhar o caso e dizia coisas como: Deixa ele chorar, espernear, isso passa, só assim pra ele virar homem.
Eu tinha 18 anos na época, e via a aflição da mãe do garoto vendo o filho naquela situação, mas mesmo assim mantendo firme as instruções do padre, pois um homem de deus sabe o que faz!!
Infelizmente em pequenas cidades esses escrotos medievais encontram terreno fértil para cometerem suas atrocidades, físicas e psicológicas.
procura um lavado roupa ateuzinho inutil.
Hoje levaria na cara e ainda iria acabar na delegacia. Ele não era ninguém para aquelas pessoas que expulsou do templo e não poderia agredi-las, mesmo porque nem era sequer o dono do local.
Ou seja, fez e faria hoje papel de maluco, de idiota, e por este ato deveria ser afastado do convivio social.
Mesmo que dissessem na época, para aquele povo, que ele seria o filho de um Deus, quem disse que os vendilhões deveriam tê-lo aceito?
É um péssimo exemplo para a sociedade moderna.
Mostra apenas o modo de pensar dos cristãos: "Me respeitem, eu tenho fé, por isso devo ser respeitado e estou mais certo que você".
A não ser que Deus queira fazer papel de idiota, deveria escolher melhor seu "representante" na terra.
Acredito que é uma estória boba, sem nexo, nada educativa, e que só serve para mostrar que essa "filosofia" chamada de cristã não me serve.
Quanto ao padre, serviços comunitários deveriam ser sua pena.
Eu diria que é um péssimo exemplo para qualquer educador, no mínimo, e fico em dúvida se um pessoa assim está de posse de suas faculdades mentais.
Quanto a prestar serviços comunitários, teoricamente é o que ele está fazendo, afinal, é representante de uma entidade filantrópica que tem isenção fiscal e inúmeras regalias para prestar assistência social.
É do mesmo livro que vem o respaldo para que pais esteja autorizados a utilizar a violência física ("palmada didática") para "educar" os filhos.
Contudo, isso não significa que livros antigos não devam ser lidos e estudados. Livros antigos são importantes para entendermos a História, a cultura e as visões de mundo dos povos que os escreveram.
Cabe ao leitor ter a necessária inteligência de, ao lê-los, compreender que as informações neles contidas não são, necessariamente, atemporais. Prescindir desse cuidado pode criar situações desagradáveis e ridículas e, às vezes, extremamente prejudiciais às sociedades vigentes.
Livros não fazem mal. Pessoas, sim.
Para cristãos, a Bíblia não se trata de um livro como outro qualquer, mas sim a palavra imutável do deus cristãos que deve ser colocada em prática tal como está escrito, independente de local e época!
Bombas não fazem mal. Homens-bomba, sim.
E eu nunca vi um único homem-bomba que não estivesse agindo sob a influência de um livro religioso...
Esse padre chicoteando crianças é ridículo, mas eu acho que mais ridículo é o delegado minimizando a situação, agindo fora da lei dessa maneira, pois o seu dever é proteger a menor, e os pais que não prestaram queixa contra esse imbecil que acha que tem algum poder divino nesse cérebro de ameba.
Eu sinto muito pela garotinha, espero que alguém, que seja o Ministério Público, se levante por ela!
Dizer que livros não podem fazer mal, é o mesmo que dizer que discursos de ódio não podem fazer mal.
É sempre bom lembrar que livros foram e ainda são escritos por pessoas.
Não se cansa de relativizar ad infinitum para defender a religião, igualzinho os religiosos que sempre tentam limpar a barra da Igreja alegando que as atrocidades dela foram cometidas por pessoas e não pela instituição ou por sua "sã" doutrina...
É falácia que não acaba mais!
Por exemplo:
Quem acredita em "humanismo", em Richard Dawkins, em ATEA, em Bule Viador, etc., são todos CRENTES.
Deixando os achismos de lado, concentremo-nos no que de real existe sobre as interpretações bíblicas. Como estamos falando sobre um padre católico parece-me interessante ouvir o que o mais alto representante da Igreja Católica Apostólica Romana tem a dizer sobre o tema. Antes, porém, breves palavras sobre um outro padre brasileiro que se dedica aos estudos bíblicos.
“O leitor orante das Sagradas Escrituras deve meditá-la de modo condizente aos seus dois sentidos. Um texto bíblico tem sempre um sentido literal, histórico e cultural. A interpretação amorosa e cuidadosa deve levar isso em conta para não fazer uma interpretação fundamentalista, que seria o suicídio do pensamento.” (Padre Alexandre Vasconcelos presbítero da Diocese de São José dos Campos)
Vejamos, pois, o que nos indica sobre esse tema o atual Papa:
EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL VERBUM DOMINI DO SANTO PADRE BENTO XVI
A interpretação fundamentalista da Sagrada Escritura
“Sobre este tema, a Pontifícia Comissão Bíblica, no documento A interpretação da Bíblia na Igreja, formulou indicações importantes. Neste contexto, desejo chamar a atenção sobretudo para aquelas leituras que não respeitam o texto sagrado na sua natureza autêntica, promovendo interpretações subjectivistas e arbitrárias.”
“...o «literalismo» propugnado pela leitura fundamentalista constitui uma traição tanto do sentido literal como do espiritual, abrindo caminho a instrumentalizações de variada natureza, difundindo por exemplo interpretações anti-eclesiais das próprias Escrituras.”
“O fundamentalismo evita a íntima ligação do divino e do humano nas relações com Deus. (…) Por este motivo, tende a tratar o texto bíblico como se fosse ditado palavra por palavra pelo Espírito e não chega a reconhecer que a Palavra de Deus foi formulada numa linguagem e numa fraseologia condicionadas por uma dada época».”
http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/apost_exhortations/documents/hf_ben-xvi_exh_20100930_verbum-domini_po.html
http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/pcb_documents/rc_con_cfaith_doc_19930415_interpretazione_po.html
Creio que isso seja o suficiente.
Saber ler não significa apenas pegar o sentido literal das palavras, mas sim, saber analisar o contexto onde elas estão inseridas.
O povo brasileiro é extremamente conservador e não consegue ver a real dimensão de sua mentalidade e atitudes atrasadas...
Se você não é igual a maioria, então precisa ter muito estômago e nervos de aço pra sobreviver nesse lugar, sem brincadeira!
Willian, qual é a sua ligação com a Opus Dei?
Nenhuma.
E esse papo de interpretação espiritual é um papo utilizado pelos religiosos para distorcer o significado das palavras, de modo a fazer parecer que Deus falou corretamente, sem contradições ou sem parecer malvado.
"defronte à igreja, estavam comemorando o fim do ano letivo jogando farinha e ovos uns nos outros"
O padre achou que os jovens estavam fazendo bagunça na igreja e os expulsou de lá com um chicote.
Mas isso apenas se eu morasse em algum país muito religioso e igualmente muito corrupto, onde gente religiosa adoraria utilizar instituições pra formar "irmandades" cheias de troca de favores, o que, convenhamos, "está longe" de ser o caso do nosso querido Brasil...
É, ou não é?
Seu comentário mostra algumas coisas. A mais importante: seu despreparo para debater.
De fato, eles ajudam. Mas, isso não significa que os alunos irão aprender. Aprender é um ato de vontade. É necessário querer aprender. No geral, não vejo alunos com esse desejo de aprender. O que eu vejo, na maioria dos casos, é o desejo de ofender. Exemplos não faltam e eles estão mais perto do que a gente imagina.
Dependendo do fim ao que se pretende um debatedor, não compensa alimentar o meio que ele está utilizando.
Diante disso, faz-se necessário analisar as intenções (pela linha de pensamento) de quem está debatendo. Só então, podemos decidir se vale a pena ou não entrar no mérito do aprofundamento da discussão com tal debatedor, que pode estar utilizando o esmiuçamento de idéias apenas como estratégia para desviar o foco principal do debate.
O mal de malandro é achar que todo mundo é imbecil!
Realmente, pessoas que desviam o foco do debate são muito chatas. Ao invés de se manterem dentro do escopo do debate resolvem tentar manchar vida dos debatedores e, como se não bastasse, tentam ofender os debatedores. Normalmente esses agressores se utilizam do anonimato para perpetrar essas covardias.
Suas falácias só iludem os néscios, senhor Papp!
Me parece bastante plausível que a evidente ofensa que o senhor faz ao intelecto adversário através de tantas falácias seja tomada como ad hominem no debate. Depois fica se fazendo de vítima quando o contra-atacam!
Muitos pais (e mães!!) também são denunciados...
Enfim o negócio é "sempre alerta"...
Pode haver excessos nas religiões como em todas as áreas da sociedade...
O bacana é a LIBERDADE para denúncias ...
É possível que um psiquiatra torne seu paciente bastante egoísta (a ponto de abandonar a própria mãe doente!!!) e direcione-o para o sucesso financeiro pois afinal é daí que vem seu tutú...
Em suma: o "pobrema" é o SER HUMANO ....
O lema é...."Sempre Alerta!!!"....
Palavras não suportadas por evidências são palavras vãs. Até o presente momento, eu tenho suportado as minhas declarações com evidências e com argumentações lógicas e racionais. Já os senhores não param de repetir mantras inúteis, não sobre as minhas ideias, mas, sim, sobre a minha pessoa.
Vamos discutir as ideias, senhores. Eu disse ideias.
No mais, já ficou comprovada e muito bem exemplificada a sua falácia!
Os motivos para a sua desonestidade realmente não me interessam! Mas não espere que seus engodos ficarão sem respostas.
Aliás, sempre que alguém o refuta, você começa um ataque histérico de vitimismo seguido pela falácia do pombo enxadrista, alegando que foi atacado e que ninguém o refutou. Já ficou repetitiva essa sua estratégia infantil e patética!
Exatamente.
Mas ele prefere choramingar alegando ataque pessoal, tudo pra desviar o foco e tentar passar batido com as prolixas falácias que ele posta pra isentar a religião de suas respectivas ações!
E lá vem mais chororô ou repetição ao infinito, conforme ele gosta de fazer no melhor estilo Goebbels.
A seguir alguns trechos daquele livro corrupto que estimula e abençoa toda forma de violência, de onde os dementes tiram suas ideias deformadas:
"A insensatez está ligada ao coração do menino; mas a vara da correção a afugentará dele." - Provérbios 22:15
"Não retires da criança a disciplina; porque, fustigando-a tu com a vara, nem por isso morrerá." - Provérbios 23:13
"A vara e a repreensão dão sabedoria; mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe." - Provérbios 29:15
Ad hominem não é argumento.
Voltemos ao caso do padre da matéria. Tentem ser racionais - como bons ateus que você dizem que são - e tentem refutar o meu argumento. Qual foi o meu argumento? Que o padre do Paraná fez uma interpretação pessoal sobre o uso do chicote que não encontra apoio entre os seus superiores. Enquanto padre católico ele deve se sujeitar às regras da Igreja Católica Apostólica Romana. E o que diz uma entre essas regras? Que a bíblia não deve ser interpretada de uma maneira fundamentalista. Quem diz isso? O Papa Bento XVI, o mais alto representante da Igreja Católica Apostólica Romana. Onde ele diz isso? No documento EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL VERBUM DOMINI.
Gostaria de ver as refutações aos argumentos que eu apresentei; argumentos sustentados pela a ICAR e pelo Bento XVI.
Um lembrete: argumentar não é apenas falar; é necessário evidências que sustente a argumentação. Portanto, incluam nas suas argumentações provas e evidências que sejam compatíveis ao escopo do objeto do debate. Ok?
Mas não sejamos tomados por pretensões megalomaníacas!...
As instituições cumprem seus papéis...com mais ou menos defeitos...
Disponibilizar alternativas melhores sim é o caminho dos que possuem sinceros propósitos !!!
Destruir é muito fácil !!!...
Construir é que são elas !!!...
Para um "cabôcro" que não tem médico só resta pedir a Deus mesmo !!! (Nem isso pode ter então ???...)
O PT ateu já administrou São Paulo e mostrou que o ateísmo por si só NADA resolve....
Revogam-se as disposições em contrário !!!....
Tchãããããã...!!!!......Íííííííí......
Agora se o padre não lêsse a Bíblia literalmente, o padre seria mais um dos cantores gospel que cantam elogiando o nome de Jesus, sem precisar seguir literalmente ao que Jesus disse ou fez.
Postar um comentário