Pular para o conteúdo principal

Prefeito de Vivida anuncia que cidade é do 'Senhor Jesus'

Para justificar o proselitismo, prefeito
chegou a criticar nome da cidade
O prefeito Fernando Aurélio Gugik (PMDB) gastou dinheiro dos cofres públicos em uma demonstração de desprezo para com o Estado laico e, em consequência,  desrespeitou a Constituição.

Ele inaugurou na entrada da cidade um monumento (foto) em forma de peixe (o mais antigo símbolo cristão) com os dizeres “Jesus Cristo é o Senhor de Coronel Vivida”.

A cidade tem cerca de 22 mil habitantes e fica a sudoeste do Paraná, próxima de Pato Branco e Francisco Beltrão, a 420 km de Curitiba, a capital.

Para justificar a obra de proselitismo religioso, Gugik criticou o nome da cidade, o que, talvez, seja inédito entre os prefeitos.

Ele falou que “Coronel Vivida” lembra os tempos do coronelismo político, época em que se devia prestar reverências aos senhores.

Mas agora, disse o prefeito, quem deve ser reverenciado é o verdadeiro dono da cidade, Jesus. Existem muitos outros prefeitos como Gugik, que acham normal misturar política com religião.

Com informação da Rádio Progresso de Clevelândia.

Assembleia de MT tem foto de papa. Que Estado laico é este?
agosto de 2012

Religião no Estado laico

Comentários

Anônimo disse…
Não deve ser muito difícil derrubar isso.
Anônimo disse…
Mitologia, que palavra estranha... Se acreditamos em Jesus ou na Virgem Maria, isto seria “ter Fé”; mas se acreditamos em astrologia, receamos coisas fantásticas ou confiamos em coisas ineficazes; o nome muda para superstição...

Dee Jay
Demiurgo disse…
É apenas um ato simbólico. Ele não entregou as terras da cidade a igreja nenhuma, não mencionou qualquer credo religioso; apenas homenageou um grande filósofo e professor, ao qual a maioria das pessoas atribui status de divindade.
Não escolheu outra pessoa porque não há outro alguém que seja cultuado pela maioria por ter defendido as minorias; não há outro alguém tão humano a ponto de ser considerado divino; não há outro alguém tão frágil a ponto de ser reconhecido por ter poder sobre tudo.
Anônimo disse…
Um ato simbólico, para um individuo simbólico, para um grande filósofo e professor, que até hoje não teve sua existência comprovada!
Anônimo disse…
Para o prefeito esta tudo normal misturar as crenças pessoais dele com o estado e ainda gastar dinheiro público com isto , se fosse um prefeito umbandista sera que ele poderia fazer o mesmo, ah mais se é umbandista então o estado é laico --
Anônimo disse…
As outras religiões não merece o mesmo , ou não merecem porque é minoria e por serem minoria o sentimento deles não é importante é irrelevante?
Anônimo disse…
Ato simbólico?! E com dinheiro público?! É proselitismo barato. Esse é mais um prefeitinho medíocre que acha que a maioria é o todo e age como se essa aberração na entrada da cidade fosse vontade de todos. E pode ser "filósofo e grande pensador" pra você, porque para mim e muitos outros não passa de um personagem que só veio trazer morte e desgraça (, travestidas de bom samaritanismo, amor ao próximo e outras figuras de mera retórica. Política, por si só, já está cheia de representantes cretinos; agora, juntou a isso o proselitismo parasitário...

Ruggero
Anônimo disse…
O sujeito gasta dinheiro com essas besteiras... E a saúde e a educação públicas dessa cidade, será que estão às mil maravilhas para torre dinheiro com tais futilidades? Que chutão na Lei de Responsabilidade Fiscal, hein...

Ruggero
Anônimo disse…
Um suposto ser totalmente apagado da história contemporânea que tem sido motivo e foi motivo de guerras e matanças em várias épocas não deveria ser lembrado em nenhuma instância ,jesus é só um ser mitologico ,e isto para estudiosos já esta mais do que provado,
Laico meu ovo disse…
Ele poderia ter homenageado Kant, Rousseau, Sócrates, até Nietzsche: qualquer um deles fez muito mais pela sociedade que Jesus Cristo, que inclusive nem era filósofo e muito menos era professor.

Agora, dizer que não se viu atribuição religiosa nessa homenagem é de cair o cu da bunda, hein amigo?
_Não se trata de proselitismo algum! _Também não se trata da tão temível mistura entre religião e estado!
_Sob minha ótica, trata-se de preconceito de quem só tem palavras infelizes a dizer(ou escrever), talvez por estarem profundamente, enraizadas em suas vidas!
_Um caso que vimos há poucos dias, dava conta de um grupo de estudantes que se negou a apresentar certo "trabalho" escolar...; lembro-me perfeitamente, de ter lido severas críticas por parte dos leitores deste espaço quanto à decisão do referido grupo no sentido de sua negativa para a atividade proposta! _Pois bem, diletos leitores: quer dizer que naquele caso, estava tudo bem e não se tratava de proselitismo e tampouco..., agressão ou ofensa?
_Como se justificam as palavras e as ideias(camufladas mas nem tanto assim), contidas no texto acima?
_Entendo que o prefeito não deveria sequer, preocupar-se com uma justificativa para o "tão terrível e absurdo caso". _Só tenho a aplaudi-lo pela atitude do monumento em forma de peixe.
Anônimo disse…
não mencionou qualquer credo religioso

Mencionou sim: o credo cristão!
Anônimo disse…
A única cidade onde eu vi jesus reinando (e ainda reina) é Bragança Paulista, tambem conhecida pelo milagre do povo "andar no LAGO"! Porem o Jesus de lá pregava a igualdade social, o amor e a justiça. Quando a campanha acabou e ele foi eleito, roubou o que pode, o que nào pode sua familia acabou de roubar! Jesus Abi Chedid, prefeito da cidade de 2001 a 2005, mais um FDP aproveitando de alguma maneira do nome de jesus para roubar o povo! Olha que belo exemplo temos de um jesus vivo, isso pq o cara nem é tão expressivo quanto o jesus biblico, então imagina se este voltasse, mas pensando bem, este até depois de morto está tirando dinheiro dos iludidos rsrs!
Anônimo disse…
Mais espantoso do que ver um prefeito fazer tal coisa é saber que os eleitores daquela cidade o elegeram. Será que a maioria da população da cidade acha normal um cara desses?
Jeferson Tadeu disse…
E se eu pedisse para colocar do lado da placa uma placa de : "Viva a Islam" e outra "Viva a Pomba-gira!" como os eleitores reagiriam? Ele fez isso pq sabe que sera ovacionado pelos eleitores de maoria crista. Evangelicos, cuidaod o Brasil esta se tornando um Estados Unidos, na sua pior forma.
Anônimo disse…
Gastou dinheiro publico com inutilidade e foi contra a constituiçao. Nao interessa o simbolismo, crentalhao.
Anônimo disse…
A rainha da hipocrisia esta de volta
Anônimo disse…
O pior é que, quando ele for tirar isso, sera por obrigação do governo superior. Ou seja, para o povo cristão a opnião sobre ele vai melhorar mesmo depois que essa peça não estiver mais la.
Anônimo disse…
Voltou com tudo hein lagartixa, me diga, se o monumento fosse Ogum é o senhor de Vivida, o que você faria?. ficaria na sua e deixaria o monumento pra lá ou ia reclamar dele por ferir o estado laico.

Vamos lá, mostre que você não é tão hipócrita assim.
Anônimo disse…
Se as minorias possuem menos direitos (e isso é fato), então por que é que as minorias têm que cumprir com os mesmos deveres? Por que é que as minorias são obrigadas a pagar a mesma quantidade de impostos?

As minorias já estão socialmente em desvantagem, e além de não terem ajuda do estado para tentar igualar as suas oportunidades às da maioria, ainda têm direitos suprimidos. Que país é esse?
Anônimo disse…
É claro que você o aplaude: resumidamente, você apóia a violação da laicidade!
Anônimo disse…
Não interessa o que a maioria acha, pois não vivemos numa ditadura da maioria, e sim numa democracia cuja constituição estabelece muito bem a separação entre igreja e estado, então que se cumpra a constituição, ainda que apenas 1 pessoa sozinha exija isso, e nem precisa ser morador local, pois vivemos numa república federativa.

Cadê o MINISTÉRIO PÚBLICO??? Será que estava dormindo antes, durante e agora???
Anônimo disse…
Não somos um estado laico, isso é FATO.

De que adianta PALAVRAS NO PAPEL, se a realidade é bem diferente?
Não faz sentido exigir que cidadãos comuns respeitem as leis, afinal, TODOS ESTÃO VENDO que as leis só servem para os otários que não tem poder (dinheiro e/ou influência política/religiosa), então é por isso que muitos vêem que moralmente não faz sentido respeitar as leis no Brasil e não as respeitam, pois respeitar as leis denota sinal de que você é socialmente fraco e fracassado!!!

Os religiosos sabem muito bem disso e colocam em prática, enquanto que alguns intelectuais secularistas ficam só discutindo e queimando neurônios!

RELIGIOSIDADE TEM PODER!!!
E aí, quer ser um poderoso ou um fracassado?
Anônimo disse…
Claro que é proselitismo! E proselitismo com dinheiro público. Só uma pessoa de rabo preso ou mente lavada pela doutrinação religiosa é que é incapaz de ver isso. Obviamente, essa mesma senhora salamandra estaria esbravejando se tivessem colocado um símbolo cabalístico ou da umbanda na entrada dessa cidade. Um peso, duas medidas.

Ruggero
Anônimo disse…
Aposto que uma boa marreta tem mais poder que essa religiosidade. Quero ver se esse monumento grotesco fica em pé após umas boas marretadas. Mais um prefeito safado, vagabundo, governando em causa própria - a causa da sua fé pessoal.

Ruggero
Anônimo disse…
Quebrar com a marreta? Isso vai fazer o dinheiro dos nosso bolos (dinheiro público) voltar aos cofres públicos? Isso vai impedir que outros religiosos no poder façam a mesma coisa?

Ou será que isso só faria com que ele refizesse o monumento, muito maior e mais caro, e ainda colocasse vigilância (câmeras e guaritas da PM), tudo com o nosso dinheiro, pra evitar novos atos de vandalismo?

Isso, sem contar que ele mandaria a polícia investigar pra tentar te apanhar e te enquadrar na lei (sim, eles usam a lei apenas quando é favorável a eles), e você ainda sofrer represálias na cadeia por ser um "monstro" que além de "não ter deus no coração" (ser ateu), ainda atenta contra o nome do "sinhô gizuiz".

E aí, quem é que tem PODER?
E aí, cadê o estado laico???
Anônimo disse…
*dinheiro dos nossos bolsos
Anônimo disse…
Quanta hipocrisia desses religiosos. Eles ainda não entenderam o que significa ética, caráter, probidade, administração pública, laicidade.
Estão sempre tentando "puxar a brasa pro lado da sua sardinha". sempre procurando agir em benefício próprio.
Manjè kwayan disse…
O "grande filósofo e professor" que disse que escravo obediente apanha pouco e escravo desobediente apanha muito?

não há outro alguém tão frágil a ponto de ser reconhecido por ter poder sobre tudo. - Que idiotice sem sentido é essa?
Abraço por trás disse…
Alguém dê urgentemente um dicionário pra essa anta, quer dizer... essa lagartixa, porque ela não sabe o que é proselitismo.
Wickedman disse…
Tem muita gente por aí (essa "senhora lagartixa" é um exemplo) que não têm uma boa compreensão do que é secularismo (ou laicismo). Isso é ruim, mas só é um problema quando essas pessoas começam a fingir que sabem algo sobre o assunto e se acham capazes de falar sobre isso a outras pesoas, espalhando assim sua ignorância mais do que o necessário.

O problema mesmo é quando isso vem de alguém que detém uma pós-graduação na área de ensino e o cargo de Inspetora Escolar.
John Constantine disse…
Eu, no poder investido pelas minhas vontades pessoais, declaro que "Thor é o Senhor de Coronel Vivida" !!
John Constantine disse…
_Não se trata de proselitismo algum! _Também não se trata da tão temível mistura entre religião e estado!

---> É proselitismo sim, com mistura entre Estado e Religiao. Vc tem problemas em enxergar isso ? Se um prefeito declarasse que "Goku é o Senhor de Coronel Vivida", vc diria o que ?

_Sob minha ótica, trata-se de preconceito de quem só tem palavras infelizes a dizer(ou escrever), talvez por estarem profundamente, enraizadas em suas vidas!

---> Está falando de vc, nao é ? É bom fazer desabafos pessoais...

_Um caso que vimos há poucos dias, dava conta de um grupo de estudantes que se negou a apresentar certo "trabalho" escolar...; lembro-me perfeitamente, de ter lido severas críticas por parte dos leitores deste espaço quanto à decisão do referido grupo no sentido de sua negativa para a atividade proposta! _Pois bem, diletos leitores: quer dizer que naquele caso, estava tudo bem e não se tratava de proselitismo e tampouco..., agressão ou ofensa?

---> Caso vc sofra de disfunção cognitiva ou má interpretacao textual, o caso se trata de alunos evangelicos que se recusaram a aprender mais sobre a cultura e diversidade brasileiras, expondo os seus preconceitos e exacerbando a sua intolerancia para com os outros grupos sociais e religiosos da sociedade brasileira. E demonstraram incapacidade de conviver em paz com a sociedade.

_Como se justificam as palavras e as ideias(camufladas mas nem tanto assim), contidas no texto acima?

---> Simples. Que vc nao entendeu nada !

_Entendo que o prefeito não deveria sequer, preocupar-se com uma justificativa para o "tão terrível e absurdo caso". _Só tenho a aplaudi-lo pela atitude do monumento em forma de peixe.

---> Vc vai aplaudir se erguerem um monumento em forma de martelo para homenangear Thor, ou um que homenageie Buda, um que faça referencia à Shiva, etc ? Vc aplaudiria ? Acho que nao... vc so vai dar preferencia pelos simbolos de suas crenças e supersticoes.

A hipocrisia mandou lembranças a vc.
Anônimo disse…
é óbvio que o objetivo do prefeito é promover alguma temática religiosa cristã. E com dinheiro público.
Anônimo disse…
a fragilidade (e imbecilidade) humana não tem limite. Chegar ao ponto de venerar personagens que sequer existiram é dose. Nem a criançada quando descobre que papai noel nao existe age assim.


pow...
Anônimo disse…
Essa senhora esta cada vez mais delirante. Que historia terrivel deve ter tido essa criatura pra se tornar alguem assim...
Abraço por trás disse…
O Constantine tem razão: essa lagartixa tem disfunção cognitiva. Vê tudo distorcido. A IURD f%$#@& com a cabecinha dela, coitada.
Anônimo disse…
Volto a dizer: Fanatismo religioso devia ser classificado como uma forma de esquizofrenia.
Paulo Sant'Anna disse…
Se alguém da cidade tiver interesse em representar junto ao Ministério Público, tenho a peça pronta, pois obtive êxito em situação semelhante para que fosse retirada placa na BR 163, em Caarapó. Entre em contato.
Unknown disse…
Dias atras passei per Cor. Vivida e vi esse "portal", na hora fiquei puto e inconformado, como é bom ver que o Paulopes está atento mesmo as casos de agressão ao estado laico nos lugares mais remotos.
Anônimo disse…
Será que ela vai vir aqui tentar se defender, eu duvido muito, mas adoraria ver a tentativa patética dela de defender seu ponto de vista.
Peron disse…
Penso igual o Demiurgo e digo mais, se as pessoas da cidade (com certeza a maioria acredita em Jesus) se sentirem bem ao passar por essa placa, valeu o investimento mesmo que publico, porque trouxe alegria a população não importa se isso é verdade ou mentira, o que importa é o resultado final que é bem estar do povo.
Carlos Maçaranduba disse…
esse peron tá parecendo o william papp.
Anônimo disse…
Esse tipo acredita que somente existe dois tipos de credo, católico e protestante (evangélico)...
Nunca vão entender esse tipo de matéria...
Pqdrocha.
Anônimo disse…
Espere aí, deixa eu ver se entendi direito: Quer dizer que o que vale é o "bem estar" da maioria, independente se este é às custas do mal-estar das minorias?

Estado Democrático de Direito mandou lembranças!
Anônimo disse…
Salamandra Gouvêa é um ótimo espantalho. Ela consegue atrair a maior parte das atenções e causar bastante reações com apenas 1 comentário.

Quando eu fizer meu blog pra ganhar dinheiro, espero que eu também tenha leitores tipo ela!
Só hoje vi sua matéria. Se você tivesse me procurado na época, você saberia que na arte não foi usado nenhum centavo do dinheiro público para sua construção...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Basílica atrai 10 milhões de fiéis anualmente O Santuário de Nossa Senhora de Aparecida é uma empresa da Igreja Católica – tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) – que fatura R$ 100 milhões por ano. Tudo começou em 1717, quando três pescadores acharam uma imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul, formando-se no local uma vila que se tornou na cidade de Aparecida, a 168 km de São Paulo. Em 1984, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu à nova basílica de Aparecida o status de santuário, que hoje é uma empresa em franca expansão, beneficiando-se do embalo da economia e do fortalecimento do poder aquisitivo da população dos extratos B e C. O produto dessa empresa é o “acolhimento”, disse o padre Darci José Nicioli, reitor do santuário, ao repórter Carlos Prieto, do jornal Valor Econômico. Para acolher cerca de 10 milhões de fiéis por ano, a empresa está investindo R$ 60 milhões na construção da Cidade do Romeiro, que será constituída por trê