Pular para o conteúdo principal

Quatro sacerdotes celebram culto ao ateu Oscar Niemeyer


O corpo de arquiteto foi sepultado em cemitério do Rio
por Juliana Prado, do portal Terra

O culto ecumênico em homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer, que encerrou o velório no Palácio da Cidade, na zona sul do Rio de Janeiro, foi marcado pela lembrança ao comunismo, cujo ideário ele seguiu por toda a vida, e ao ateísmo. Foi o pastor luterano Mozart Noronha quem primeiro fez alusão à ausência de profissão de fé religiosa do arquiteto. "Acredito que essa seja a primeira vez em que se reúnem dois padres, um pastor e um rabino para celebrar a alma de um ateu."

O religioso ainda leu um poema feito por ele em homenagem a Niemeyer. Em certo trecho, o texto sugere que, ao chegar ao céu, o arquiteto seja homenageado por um coro de anjos cantando a Internacional, hino do comunismo, e que ele chegaria segurando a bandeira com as imagens da foice e do martelo, símbolos comunistas.

Já o padre Jorjão afirmou que o mais importante legado do arquiteto está na prática dos ideais de justiça e igualdade defendidos por ele. Ele também fez menção ao ateísmo. Mesmo para os que não acreditam em Deus, afirmou, existe uma luz a ser alcançada, que é "de todos". O religioso lembrou o grande volume de templos projetados por Niemeyer. "Nenhum brasileiro projetou tantas igrejas como Oscar Niemeyer", destacou durante o ritual, acompanhado por parentes e amigos do arquiteto.

A responsabilidade política e humana de Niemeyer foram os pontos destacados pelo rabino Nilton Bonder durante a cerimônia ecumênica. Para ele, o grande marco revolucionário do arquiteto foi a defesa destes valores nos quais tanto acreditava.

Ao final do culto, foi puxado um coro para cantar a letra da Internacional Comunista. Vários populares, alguns usando blusas com o rosto de Fidel Castro e Che Guevara, cantaram o hino com os punhos fechados direcionados para o alto, outro símbolo do regime político.

O corpo de Niemeyer deixou o Palácio da Cidade sob fortes aplausos e foi levado em cortejo para o cemitério São João Batista, onde foi sepultado.

Anjos receberam Niemeyer com hino comunista, diz pastor
dezembro de 2012

Comentários

Edmilson disse…
Lá se vai um grande homem.
PS: E a pergunta que não quer calar: Rolou ou não cachê?
Ateu de honra...
Para as pessoas verem seus conceitos sobre o ateísmo...
Anônimo disse…
No final todos nós (ateus) desejamos um mundo igual pra todos e que enquanto houver pessoas passando necessidades, seja ela qual for, deveríamos ser mais sensatos e cuidar uns dos outros antes de gastar nosso tempo com algo que não tenha efeito real para nossa vida aqui na terra... Acho que isso é quase unânime, eu disse quase...
VOZ DO BRASIL disse…
Sou comunista, portanto ateu.

Muito me admiro nos atuais ateus "moderninhos" meterem o pau no comunismo,... entendendo que o materialismo (leia-se ateísmo) dialético é a base do comunismo.

Niemeyer era ATEU porque em primeiro lugar era COMUNISTA - grande camarada...
Anônimo disse…
Porque Dois padres, um pastor e um rabino encerram velório do ateu Niemeyer se ele era um ateu???
Eles não sabiamque um ateu iria rir disto?
Anônimo disse…
Ateísmo não é o mesmo que materialismo. Ateísmo é apenas não crer em deuses. Sou ateu e não sou comunista. Pare de agir feito um troll crentalhão.
Unknown disse…
Acho que isso vai acontecer com todos nós no final nossas famílias vão colocar 70 pastores e 1000 padres em nossas homenagens finais
Anônimo disse…
Niemeyer recebeu todas as glorias que um cidadão poderia receber de um governo , e note ele só era um ateu e um arquiteto que recebeu cada centavo pelos serviços prestados a nação com sua profissão kakaka..Valeu niemayer você trolou com todo mundo e recebeu até as "glórias" religiosas, acho que nem o papa teria tido um tratamento assim LoL
Anônimo disse…
Padres,pastores e rabinos velando a alma de um ateu, o que os caras não fazem para aparecer. O que mais assusta é a hipocrisia deles, pois os mesmos vivem dizendo que nós ateus vamos queimar no inferno por não crer, enfim, talvez seja apenas por ser alguém importante,a fama e o dinheiro parecem comprar o paraíso.
Anônimo disse…
Na verdade o principal objetivo da cerimonia era demonstrar a hipocrisia dos padres, pastores e rabinos, pois eles vivem dizendo que quem não crer será condenado.Muito bom o que Niemeyer planejou antes da morte, agora sabemos que a fama ou o dinheiro podem comprar o paraíso.

R.I.P Oscar Niemeyer
Anônimo disse…
ridicula essa atitude da mulher do niemeyer.
Anônimo disse…
Claro que os papagaios de pirata da religião tinham que encostar no caixão dele.
Imagine sair na tv que um ateu morreu e não se converteu, ainda mais um ateu famoso.
De minha parte achei uma ofensa enorme, já que parece que nem a familia respeitou o ateísmo do falecido.
Se minha familia fizer isso comigo, então que exista o inferno, pois lá vou esperar por cada um deles.
Religioso não respeita o ateu nem na morte, então por que devo respeitar a religião? JR
Unknown disse…
Concordo!
Anônimo disse…
O Decreto contra o comunismo é um documento da Igreja Católica de 1949, ordenado pelo Papa Pio XII que excomunga todos católicos que colaboram com organizações comunistas e afins.

Estes padres são ateus e não sabem.
Diabo disse…
Sim, se fosse um ateu pé de chinelo, eles até se recusariam a ir ao velório/enterro.
André disse…
Niemeyer era comunista, tinha um apartamentão em Botafogo, seu escritório em Copacabana e não creio que ele andasse de ônibus junto com o proletariado. Assim, qualquer um é comunista.
Diabo disse…
Ou, tavez, seja uma espécie de trollagem, como disseram acima.
Anônimo disse…
pastor luterano Mozart Noronha ....que é isso pastor,,deixei de ser catolico pois tinha muito padre hipocrita iguais a esse jorjao,, agora o senhor da igreja evang, conficao luterana do brasil, fazer um papel desse, perder tempo com um ateu e comunista,,, o senhor devia é ser tirado dessa igreja, pois é a unica que eu achava que era cristã mesmo,,, mas agora tenho minhas duvidas,,,nos , dezenas de pessoas estamos aqui estamos decepcionados com sua atitude, e com certeza vamos querer saber uma resposta sinodal,,,, pois nao vamos aturar gente hipocrita na nossa igreja tambem,,,, caso contrario muitos vao deixar de achar que esta igreja é seria,,,,,,postor nao se junte aos porcos,,,,iguais ao padre jorjao,,,,,ou o senhor tambem ganhou um cache,,,,
Anônimo disse…
Um ateu alienado iria rir disso.
Anônimo disse…
Porque um ateu alienado iria rir ,alienado em que, em Deus?
Anônimo disse…
VOZ DO BRASIL7 de dezembro de 2012 20:07

Concordo contigo,companheiro!
Anônimo disse…
Sim, o pastor luterano Mozart Noronha também recebeu cachê. Não existe seriedade, o que existe é o dinheiro.
Anônimo disse…
Não dá pra praticar o comunismo numa sociedade inteiramente capitalista!
Anônimo disse…
Só uma palavra me vem à mente com a atitude desses religiosos: abutres.

Ruggero
comovente disse…
"todos nós (ateus) desejamos um mundo igual pra todos e que enquanto houver pessoas passando necessidades, seja ela qual for, deveríamos ser mais sensatos e cuidar uns dos outros"

Que coisa bonita! Fiquei sensibilizado e comovido!

Achei lindo você passar essa mensagem tão edificante, ainda mais porque você fala em nome de TODOS os ateus.

Muito meigo esse ateísmo, essa doutrina salvadora, que só quer o bem da humanidade!
Anônimo disse…
Não há "doutrina ateísta", assim como não há ateus usando do medo a partir de livros arcaicos para arrancar dinheiro de pessoas pobres; não há ateus brigando para que o dinheiro traga a frase "deus não existe", assim como há os teístas que querem o contrario e, para isso, essa gente "com deus no coração" ameaça até a vida de outras pessoas; nunca houve ateus dizendo que, cometendo genocídio, estariam cumprindo os desígnios de um deus. Realmente, é de comover essa diferença entre os 'malvados' ateus e os 'bondosos' teístas...

Ruggero
Caruê disse…
Fica a duvida, o Oscar Niemeyer era ateu desde criança, seria ele ateu comunista já na infância?
Nada contra o comunismo, ele é lindo na teoria. No entanto o ateísmo não tem relação com o comunismo, existem cristãos comunistas assim como existem ateus anarcocapitalitas.
Ambos os modelos econômicos tem seus defeitos, não importa qual seja o sistema, enquanto o governo for corrupto e incompetente vamos continuar na merda, enquanto tivermos um povo ignorante e apolítico teremos este tipo de governo.
Anônimo disse…
Eles não apareceriam se não fossem convidados. Provavelmente foi o viúva que chamou esse circo, deve ser crentola.
sensibilizado disse…
Em resumo:

Ateus são bonzinhos, nunca fizeram e nunca farão nada de ruim, não há nenhuma doutrina ou projeto político ateísta.

E ateus não fazem nada de mal em nome de algum deus (oh, que revelação importante!)... apenas coisas boas, aí sim, em nome do ateísmo.
Passem a mão em cima do armário lá do quarto e vejam quanto materialismo em pó que está lá !!!....
Que vergonha viu !!!!....
Unknown disse…
Não é lindo o amor cristão??
Unknown disse…
ninguém merece os Olavetes.
Anônimo disse…
O cara era respeitado por todos, qual o problema de religiosos?



ATEU CONCIENTE
Anônimo disse…
O ateu morto era rico e famoso. Atraiu os abutres religiosos...
Anônimo disse…
Até padres são ateus? Que maravilha!!!
carlosqevedo disse…
fama e poder, o que mais um sacerdote pode querer? coroinhas talvez?
Jeferson Tadeu disse…
Não zé ruela, ateus nao ~e um grupo centralizado,tem ateu pra tudo enquanto é gosto, já que ateismo nao é uma doutrina ao redor das quais pessoas estao agrupadas. Agora ofato é que crenças são um terreno fertil para psicopatias e para manipulacao de massas, isso pq quando se fala do invisível, intangivel e "imProvavel" pode-se falar qualquer coisa, inclusive que Ele mandou matar todos os judeus, mandou matar todos os mouros, Ele disse pra doar 30% do seu salario, e outras coisas mais. Com isso discordo do todos nos ateus e discordo dos comentarios bobinhos dos religiosos.
Jeferson Tadeu disse…
ERles queriam divertir o defunto , nao?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Cristianismo é a religião que mais perseguiu o conhecimento científico

Cristãos foram os inventores da queima de livros LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião As epidemias e pandemias durante milhares de anos antes do cristianismo tiveram as mais estapafúrdias explicações dos deuses. Algumas mentes brilhantes da antiguidade, tais como Imhotep (2686-2613 a.C.) e Hipócrates (460-377 a.C.) tentaram passar explicações científicas para as massas de fanáticos religiosos, ignorantes, bestas humanas. Com a chegada ao mundo das feras cristãs, mergulhamos numa era de 2000 anos de trevas e ignorância. Os cristãos foram os inventores da queima de livros e bibliotecas. O cristianismo foi a religião que mais perseguiu o conhecimento científico e os cientistas. O Serapeu foi destruído em 342 d.C. por ordem de um bispo cristão de Alexandria, sob a proteção de Teodósio I.  Morte de Hipatia de Alexandrina em ilustração de um livro do século 19 A grande cientista Hipátia de Alexandria (351/370) foi despida em praça pública e dilacerada viva pelas feras e bestas imundas cristãs. So

Estudante expulsa acusa escola adventista de homofobia

Arianne disse ter pedido outra com chance, mas a escola negou com atualização Arianne Pacheco Rodrigues (foto), 19, está acusando o Instituto Adventista Brasil Central — uma escola interna em Planalmira (GO) — de tê-la expulsada em novembro de 2010 por motivo homofóbico. Marilda Pacheco, a mãe da estudante, está processando a escola com o pedido de indenização de R$ 50 mil por danos morais. A primeira audiência na Justiça ocorreu na semana passada. A jovem contou que a punição foi decidida por uma comissão disciplinar que analisou a troca de cartas entre ela e outra garota, sua namorada na época. Na ata da reunião da comissão consta que a causa da expulsão das duas alunas foi “postura homossexual reincidente”. O pastor  Weslei Zukowski (na foto abaixo), diretor da escola, negou ter havido homofobia e disse que a expulsão ocorreu em consequência de “intimidade sexual” (contato físico), o que, disse, é expressamente proibido pelo regulamento do estabelecimento. Consel

Roger tenta anular 1ª união para se casar com Larissa Sacco

Médico é acusado de ter estuprado pacientes Roger Abdelmassih (foto), 66, médico que está preso sob a acusação de ter estuprado 56 pacientes, solicitou à Justiça autorização  para comparecer ao Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de São Paulo de modo a apresentar pedido de anulação religiosa do seu primeiro casamento. Sônia, a sua segunda mulher, morreu de câncer em agosto de 2008. Antes dessa união de 40 anos, Abdelmassih já tinha sido casado no cartório e no religioso com mulher cujo nome ele nunca menciona. Esse casamento durou pouco. Agora, o médico quer anular o primeiro casamento  para que possa se casar na Igreja Católica com a sua noiva Larissa Maria Sacco (foto abaixo), procuradora afastada do Ministério Público Federal. Médico acusado de estupro vai se casar com procuradora de Justiça 28 de janeiro de 2010 Pelo Tribunal Eclesiástico, é possível anular um casamento, mas a tramitação do processo leva anos. A juíza Kenarik Boujikian Felippe,  da 16ª

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Bíblia diz que pastor tem de ganhar bem, afirma Malafaia

Malafaia disse  a Gabi  que ama os  gays como  ama os bandidos   Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, afirmou que a “Bíblia diz que pastor deve ganhar muito bem”. Ainda assim, afirmou ao ser entrevistado por Marília Gabriela , faz 25 anos que ele abriu mão do salário da igreja. Falou que seus rendimentos vêm de palestras e da venda de livros e CDS de sua editora, a Central Gospel. O pastor levou a sua declaração do Imposto de Renda ao  programa "De Frente com Gabi", apresentado ontem pelo SBT, para mostrar que seus bens dão o total de R$ 4,5 milhões, em valores atualizados. Afirmou que, por isso, vai processar a revista americana Forbes por ter lhe atribuído uma fortuna de R$ 300 milhões, quantia que o colocaria na terceira posição na lista de pastores mais ricos do Brasil, abaixo apenas de Edir Macedo e Valdemiro Santiago. Malafaia chamou o jornalista que escreveu a reportagem de “safado, sem vergonha, caluniador”, porque, disse, que

Suposto ativista do Anonymous declara guerra a Malafaia

Grupo Anonymous critica o enriquecimento de pastores O braço brasileiro dos ativistas digitais Anonymous (ou alguém que está se passando por eles) declarou guerra ao Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e aos demais pastores que pregam "mentiras" e “a prosperidade usando a Bíblia” para enriquecimento próprio. “Vamos buscar a fé verdadeira e a religião”, promete uma voz feminina gerada por um soft, de acordo com um vídeo de 14,5 minutos. As imagens reproduzem cenas de programas antigos do pastor pedindo aos fiéis, por exemplo, contribuição no valor de um aluguel, inclusive dos desempregados. Em contraposição, o vídeo apresenta o depoimento de alguns pastores que criticam a “teologia da prosperidade”. Resgata uma gravação onde Malafaia chama de “palhaço” um pastor cearense que critica a exploração dos fiéis. Como quase sempre, é difícil confirmar a autenticidade de mensagem dos Anonymous. Neste vídeo, o curioso é que os ativistas estão preocup

Malafaia diz que Feliciano é vítima do PT, gays e ateus

Para pastor Malafaia,  há um  complô  contra seu colega Silas Malafaia (foto) afirmou que são os petistas, gays e ateus que estão movendo uma campanha de descrédito contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP). Em uma nota de alerta aos pastores para que não assinem uma carta pedindo o afastamento de Feliciano da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, Malafaia disse estar em jogo, nesse caso, o interesse dos petistas que querem desviar a atenção da opinião pública para a posse de dois de seus integrantes condenados pelo crime do mensalão em uma das mais importantes comissões da Câmara. Trata-se dos deputados José Genoíno e João Paulo Cunha, que agora fazem parte da Comissão de Constituição e Justiça. “Eles [os petistas] precisavam desviar da sociedade o foco deste fato”, afirmou Malafaia. Outro motivo, segundo ele, é que Feliciano é “um ferrenho opositor dos privilégios” defendidos pelos ativistas gays, além de combater, por exemplo, a legaliza

Com 44% de ateus, Holanda usa igrejas como livrarias e cafés

Livraria Selexyz, em Maastricht Café Olivier, em Utrecht As igrejas e templos da Holanda estão cada vez mais vazios e as ordens religiosas não têm recursos para mantê-los. Por isso esses edifícios estão sendo utilizados por livrarias, cafés, salão de cabeleireiro, pistas de dança, restaurantes, casas de show e por aí vai. De acordo com pesquisa de 2007, a mais recente, os ateus compõem 44% da população holandesa; os católicos, 28%; os protestantes, 19%; os muçulmanos, 5%, e os fiéis das demais religiões, 4%. A maioria da população ainda acredita em alguma crença, mas, como ocorre em outros países, nem todos são assíduos frequentadores de celebrações e cultos religiosos. Algumas adaptações de igrejas têm sido elogiadas, como a de Maastricht, onde hoje funciona a livraria Selexyz (primeira foto acima). A arquitetura realmente impressiona. O Café Olivier (a segunda foto), em Utrecht, também ficou bonito e agradável. Ao fundo, em um mezanino, se destaca o órgão da antiga ig