Pular para o conteúdo principal

Um a cada dez ateus britânicos frequenta Igreja da Inglaterra

Descrentes também participam das atividades da Igreja Católica
Pesquisa do centro cristão de estudos Theos revelou que quase um em cada dez ateus do Reino Unido – cerca de 9% – diz frequentar a Igreja da Inglaterra. A informação foi publicada pela revista católica The Tablet, na edição desta semana.

Do total de frequentadores de igrejas católicas, 1% declarou não acreditar na existência de Deus.

O Theos comparou a sua pesquisa, feita com informações obtidas de 3.000 pessoas não religiosas, com a Pesquisa de Atitudes Sociais Britânicas de 2008. Ambas concluem que uma parte dos ateus se identifica como cristã.

Em países europeus que se encontram em processo de secularização, é comum descrente frequentar templos como atividade social ou para participar dos programas de ajuda e voluntariado dos religiosos.

Do total de frequentadores da Igreja da Suécia, por exemplo, 15% são ateus e 25% agnósticos, de acordo com estudo de 2011.

Com informação da The Tablet.





Pastor cristão da Holanda usa púlpito para pregar ateísmo
agosto de 2011

Ateísmo   Estatística das religiões

Comentários

Unknown disse…
meio incoerente?! ateu cristão ok ok
Anônimo disse…
_Edi_ voce leu o texto?

"Em países europeus que se encontram em processo de secularização, é comum descrente frequentar templos como atividade social ou para participar dos programas de ajuda e voluntariado dos religiosos."


Italo disse…
É a questão do medo de como a sociedade vai recebe-lo como ateu de fato. Não é incoerência.
Anônimo disse…
Car@s,

Eu deixo o link, abaixo, como contribuição de mais um ponto de vista, visando a melhor compreensão do fato abordado pelo post.

https://www.youtube.com/watch?v=zxkXbtbJLWU

Abraços!!

Welington Gaetho Escola

Anônimo disse…
Convenção social. Isso diz tudo.

Ruggero
Unknown disse…
. . . . . .. . . . . . . . . . . ,.-‘”. . . . . . . . . .``~.,
. . . . . . . .. . . . . .,.-”. . . . . . . . . . . . . . . . . .“-.,
. . . . .. . . . . . ..,/. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ”:,
. . . . . . . .. .,?. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .\,
. . . . . . . . . /. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ,}
. . . . . . . . ./. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ,:`^`.}
. . . . . . . ./. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ,:”. . . ./
. . . . . . .?. . . __. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . :`. . . ./
. . . . . . . /__.(. . .“~-,_. . . . . . . . . . . . . . ,:`. . . .. ./
. . . . . . /(_. . ”~,_. . . ..“~,_. . . . . . . . . .,:`. . . . _/
. . . .. .{.._$;_. . .”=,_. . . .“-,_. . . ,.-~-,}, .~”; /. .. .}
. . .. . .((. . .*~_. . . .”=-._. . .“;,,./`. . /” . . . ./. .. ../
. . . .. . .\`~,. . ..“~.,. . . . . . . . . ..`. . .}. . . . . . ../
. . . . . .(. ..`=-,,. . . .`. . . . . . . . . . . ..(. . . ;_,,-”
. . . . . ../.`~,. . ..`-.. . . . . . . . . . . . . . ..\. . /\
. . . . . . \`~.*-,. . . . . . . . . . . . . . . . . ..|,./.....\,__
,,_. . . . . }.>-._\. . . . . . . . . . . . . . . . . .|. . . . . . ..`=~-,
. .. `=~-,_\_. . . `\,. . . . . . . . . . . . . . . . .\
. . . . . . . . . .`=~-,,.\,. . . . . . . . . . . . . . . .\
. . . . . . . . . . . . . . . . `:,, . . . . . . . . . . . . . `\. . . . . . ..__
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .`=-,. . . . . . . . . .,%`>--==``
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . _\. . . . . ._,-%. . . ..`
Anônimo disse…
Depois, quando eu digo que tem "ateu com alma de cristão" aqui no blog, alguns ainda não acreditam...
Anônimo disse…
Tem coisa errada com a conclusão dessa pesquisa aí.
Pra que 1 a cada 10 ateus ingleses frequentassem igreja, a pesquisa deveria ter sido feita apenas entre os ateus e, destes, 10% dissesse frequentar a igreja.

Além disso, esses católicos que se disseram ateus, podem ser a parcela de futuros ateus assumidos que está se aprontando para abandonar a religião...
Nóis é tudu rícu ....
Depois da maconha agora é esse tal de ateulhismo...
Pelo que sabemos lá no mensalão há "crentes" e "ateus"...
Precisamos mesmo é discutir a "Marcha do Orgulho Côrno"....Vamos lá !!!...Você não vai ??...Ah! tá....
Seis bilhões de galáxias....
Ah é....Depois é tudo colonhão e brachiária...
Haja holofote viu !!!....
Tá bão então....
LEGIÃO disse…
No mundo todo assumir o Ateísmo é como assumir-se homossexual. A Igreja Católica é a principal responsável por isto, quando seu clero homossexual reprime ateus e homossexuais com a mesma intensidade e forma.

O Instinto de Manada é algo forte, mesmo nesta nossa Sociedade da Informação. Há muitos que tendem a concordar com o interlocutor descolado, que agita as mãos demonstrando certeza e força; Há muitos que se matariam se a Madonna fizesse o mesmo, porque ela é "perfeita". Não intuem que seus shows são antecedidos de muitos ensaios e seleção de atos e pessoas.

Os Religiosos Profissionais, assim como a Madonna, treinam seus gestos, suas falas, criam um roteiro de ações do tipo: se eles reagirem assim, faremos isto e se reagirem de outro jeito, faremos aquilo. De forma que criam uma espécie de teia da qual muitos não conseguem escapar.

Mesmo que as evidências indiquem que é tudo uma farsa na Religião, muitos querem uma vida feliz, em comunhão com outras pessoas, que as apoiam em suas dores, etc. Muitos não aceitam sacrificar essa comunhão em prol de ter razão.

É mais simples viver uma felicidade postiça que cair numa realidade cinza, de cismas e discussões...

Agrada mais acordar cedo no domingo e seguir o som do sino, junto com outros que apenas ver de longe a interação humana calorosa, enquanto se toma café e se decide pelo programa em que Deus não interfira...

A Vida é tão breve que uma ilusão permanente parece satisfazer mais do que a Sabedoria.
Aageh disse…
Você abandonou a ICAR e foi pra Luterana justamente por que começou a observar a realidade e raciocinar, no entanto, o raciocínio baseado na observação começou a fugir do controle (se expandir) e agora você luta emocionalmente contra ele para que não te leve em direção ao que você mais temia: O Ateísmo!

Esse seu desespero manifesto é compreensível, afinal, se vê num momento onde tem que escolher entre a razão ou a aprovação de seus amigos e familiares.

Faça aquilo que te deixará com a consciência tranquila! Não há felicidade numa consciência pesada.
Unknown disse…
Bem um ateu freguentar a Igreja em programas sociais, não vejo nada de mais. Onde o respeito e o bem social possa ser o alvo de ajuda humanitária, mas quando se estar levando o nome da salvação em jesus cristo, ai fica minha duvida.
Algumas vezes fui com minha esposa para a Igreja, só para agradar ela e me senti, como tivesse ido ao teatro nada passava de encenação.
Sem falar que os textos ja eram manjados, mas vivemos em sociedade e temos que saber viver de maneira racional e respeitosa, mesmo sabendo que o pensamento cristão e como um virus algo que fica empregnado do discurso falacioso do pastor.
Ja pessoas que pensam contrário no meio cristão não são vista como pessoas e sim como advesário Ou "usado pelo adversário. Mas no embate filosofico alguns cristão não ver Ateus como bons olhos, e sim o filhos da perdição.
As vezes ir a igreja ou Teatro não sai de grátis na hora da oferta, você pagou pelo espetáculo.
Anônimo disse…
Sou agnóstico e vou a igrejas e não vejo nenhum mal nisso.
Só quem fica de chilique é esses ateus militantes.
Anônimo disse…
Atividades sociais e trabalho voluntário não os insere na paranóia. Some-se aos não praticantes que ainda acreditam no país das maravilhas, a coisa vai mal.
Anônimo disse…
Pela forma como escreve e se refere às pessoas, nota-se claramente o motivo pelo qual você não vê "nenhum mal" em se congregar e prestigiar as seitas religiosas.
Anônimo disse…
Poucas postagem! Porque serà? Huuuummm!!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...