A concessão de facilidades de visto a católicos fere a laicidade do Estado |
Mais de um milhão de católicos de 158 países terão facilidades de vistos para entrar no Brasil, inclusive sem ter nenhum gasto. Além do passaporte, eles só vão precisar de um comprovante de que participarão da jornada, de 23 a 28 de julho.
O benefício fere a laicidade do Estado brasileiro porque a Constituição impede — ou deveria impedir — que o governo beneficie direta ou indiretamente credos religiosos, sem exceção. A Igreja tem argumentado que a Jornada vai incrementar o turismo brasileiro.
Os benefícios aos torcedores estão previstos na Lei Geral da Copa. Em relação aos religiosos, não houve a aprovação de nenhum instrumento legal.
Com informação da Folha de S.Paulo.
agosto de 2011
Religião no Estado laico Turismo religioso
Comentários
Quanto mais dinheiro envolvido no processo, mais a politica se dobra e menos se pensa em manter o laicismo. A cada eleição temos mais evangélicos pregando nas campanhas, mais importância se dá à igreja que o candidato frequenta e menos às propostas que ele tem para apresentar. O catolicismo sempre teve privilégios no Brasil. Hoje eles estão disputando favoritismo com os evangélicos e espiritas, com isso a laicidade do Estado passa para segundo plano. Quanto mais adeptos fervoros, menos consciência política. Quanto mais se vende milagres, que só acontecem nas mentes dos coitados que pagam, menos seriedade na gestão das cidades/estados e do país inteiro. Quem vai negar favor politico à autoridades religiosas, quando as campanhas politicas são feitas em cima da fé da multidão de eleitores arrebanhados em igrejas, templos e centros ?
I - estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança,>>>>>> ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;<<<<<<
ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;
ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;
ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;
Interesse público significa interesse do Estado, não do público fiel do Valdemiro.
Isso é para quando há um enterro, por exemplo.
Isso é para casos de enterros, por exemplo.
Interesse público é interesse do Estado, não do público fiel ao filho de mulher palestina com centurião romano.
Boa essa lógica capitalista cristã...
Postar um comentário