Pular para o conteúdo principal

Sigmund Freud, ateu famoso


Sigmund Freud
Judeu sem Deus

Sigmund Freud (foto) é uma referência do pensamento ateísta do século 20. Ele é o fundador da escola psicanalítica da psicologia, que consiste, em resumo, da cura de psicopatologia por intermédio do diálogo entre paciente e psicanalista.

De família judaica, Sigismund Schlomo Freud nasceu no dia 6 de maio de 1856 em Freiberg in Mähren, que na época pertencia ao Império Austríaco. A cidade tinha no máximo 5.000 habitantes, católicos, na maioria. Atualmente a localidade se chama Příbor e faz parte da República Tcheca.

Ele se formou em medicina e se especializou em neurologia. Fez dois cursos de filosofia, um deles sobre a existência de Deus.

Freud criou a psicologia a partir de seus estudos com a utilização da hipnose para tratar de pacientes com histeria. Ao observar a melhoria de pacientes, ele elaborou a hipótese de que a causa da histeria era psicológica, e não orgânica.

Essa hipótese foi base para a formulação de conceitos como o do inconsciente e teorias da repressão psicológica e mecanismo de defesa.


Para ele, o desejo sexual é a energia primária da vida humana. É o autor, entre outros conceitos polêmicos até hoje, do Complexo de Édipo (desejo sexual inconsciente do filho pela mãe).

Em seus tratamentos experimentais de pacientes, Freud substituiu a hipnose pela interpretação de sonhos e da livre associação.

Morreu em Londres (Inglaterra) no dia 23 de setembro de 1939. Fumante de charutos, ele tinha câncer na boca e foi operada 30 vezes. Sua morte foi por suicídio, com ajuda do médico e amigo Max Schur.

Um ano antes, ele escreveu uma carta ao historiador Charles Singer dizendo que “jamais em minha vida particular ou nos meus escritos eu escondi o fato de que sou descrente de ‘cabo a rabo’”. Ele se definia como “ateu”, “descrente”, “infiel” ou “médico sem deus”.

Escreveu o ensaio “Ações Obsessivas e Práticas Religiosas”, onde diz que é tolo quem recorre à muleta da fé. Trata-se, provavelmente, de uma reação tardia ao fato de, quando criança, ter sido obrigado a recitar os salmos segundo os quais quem não acredita em Deus é tolo (Sl 14.1 e 53.1).

Na época em que foi estudante em Viena, disse uma frase depois registrada pelos seus historiadores: “Não pretendo me entregar [à ideia da existência de Deus]”.

Ele era casado com uma neta de rabino e conhecedor da Bíblia, à qual dizia estar repleta de “contradições, revisões e falsificações”. Afirmava que Deus foi criado pelo homem, diferentemente da pregação de que Deus criou o homem a sua imagem.
Uma vez lhe perguntaram qual seria a sua reação se fosse colocado na presença de Deus.

Respondeu com escárnio: “Não tenho nenhum temor do Todo-Poderoso. Se nós viermos a nos encontrar um dia, provavelmente eu terei mais queixas contra Ele do que Ele poderia ter de mim”.

Com informação do Wikipédia, entre outras fontes.





Deus é o autor intelectual da morte de Abel, diz Saramago

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Ateus famosos de todos os tempos   Ateus brasileiros

Comentários

Mordrokr disse…
Tecnicamente ele era agnóstico :/
Isah disse…
Ainda nãop pude me dedicar ao estudo de psicologia, mas mesmo sendo leiga no assunto, apenas observando as pessoas, me arrisco a dizer que religiosidade é sinônimo de ego inflado. Não existe humildade quando se trata de religião. Cada um tem a fé a maior que o outro, a igreja do outro é fútil e seu líder é desonesto, só a sua é verdadeira (ainda que tenha trocado de igreja 6 vezes e duas de religião). Cada um que vai a alguma igreja ou que cultive algum tipo de crença, se acha dono da verdade.
Sendo ateu ou agnóstico, Freud sempre fez questão de mostrar que a religiosidade é prejudicial, por se tratar de ego humano.
Valdo disse…
Correção, ele não criou a Psicologia. Esta ciência é mais antiga que Freud.
O "pai" da Psicologia chama-se Wilhelm Wundt.
Freud não iniciou a Psicanálise, na verdade a Psicanálise se inicia com os trabalhos de Josef Breuer que criou o método Catártico e o uso terapêutico da Hipnose.
Como Freud não conseguia usar a Hipnose, ele a descartou. Mas tarde rebatizou o Método Catártico de Psicanálise e assim ficaria famoso.
Na minha opinião; não passa de um plagiário e charlatão, isso sim.
Uma tremenda fraude, que conseguiu o seu sucesso porque a mídia judaica o apoiava integralmente.
Roberto ... disse…
Eu tinha por mim que Freud fosse o pai da Psicologia, mas os fatos históricos desmentem isso com o tal Wilhelm Wundt.
Mas não quero dar ênfase a isso, é óbvio que Freud tem os seus méritos na moderna Psicologia. O que me choca, entretanto, é que uma pessoa tão sábia tenha cometido suicídio. Isso mostra o qão o ser humano é contraditório: Freud mesmo sabedor de tecnicas de Psicologia não as usou em si mesmo, preferindo a covardia de tirar a própria vida; ou seja: o que ele esinava para os outros não serviu para ele mesmo.
Luan Henrique disse…
Texto muito bem escrito. Meus parabéns!
Sou um fã incondicional do trabalho de Freud, porém, me parece contraditório o fato do mesmo ter se suicidado.
Anônimo disse…
O suicídio de Freud não me parece, à primeira vista, um ato de frustação não resolvida com a vida ou qq coisa do tipo. Ao invés disso, parece que tem a ver com sua concepção naturalista da vida que se reduz a processos materiais. Assim, praticamente vencido pela doença, parecia lógico se matar à enfrentar o sofrimento (por que não, se somos apenas um amontoado de células?). Mas, então, ele nos deixa esta questão em aberto: o que em nós resiste tanto contra o suicídio, diante de uma situação de sofrimento? O que alimenta nossos desejos, nosso desejo de viver e nossa esperança de que tudo um dia pode ser melhor?! E se somos apenas um monte de sistemas complexos de carbono, como podemos discernir e trabalhar entre o que é bom ou ruim, o sofrimento ou a alegria, a angústia e a esperança?
Anônimo disse…
Um cristão tem muitos mais motivos para morrer do que um ateu.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Basílica atrai 10 milhões de fiéis anualmente O Santuário de Nossa Senhora de Aparecida é uma empresa da Igreja Católica – tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) – que fatura R$ 100 milhões por ano. Tudo começou em 1717, quando três pescadores acharam uma imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul, formando-se no local uma vila que se tornou na cidade de Aparecida, a 168 km de São Paulo. Em 1984, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu à nova basílica de Aparecida o status de santuário, que hoje é uma empresa em franca expansão, beneficiando-se do embalo da economia e do fortalecimento do poder aquisitivo da população dos extratos B e C. O produto dessa empresa é o “acolhimento”, disse o padre Darci José Nicioli, reitor do santuário, ao repórter Carlos Prieto, do jornal Valor Econômico. Para acolher cerca de 10 milhões de fiéis por ano, a empresa está investindo R$ 60 milhões na construção da Cidade do Romeiro, que será constituída por trê