Dame Sally Davies (foto), conselheira médica oficial do governo britânico, disse estar preocupada com a introdução no serviço público de saúde de tratamento com remédios homeopáticos.
Isto porque a “homeopatia é um lixo”, disse ela em uma entrevista. “Estou surpresa que a homeopatia esteja disponível no NHS [National Health System]”. A homeopatia vem tendo forte apoio de Jeremy Hunt, secretário de Saúde.
Davies teme tratamento das infecções sejam |
Davies falou estar provado que os remédios homeopáticos não têm nenhum efeito, além do de placebos.
Por isso, afirmou, ela teme pelos pacientes graves, com infecções, por exemplo, quando começarem a ser tratados pelo “modo de vida” dos homeopatas.
Desde 2006, os tratamentos com homeopatia estão disponíveis no serviço público brasileiro de saúde, o SUS (Sistema Único de Saúde).
De lá para cá, o custeio das consultas homeopáticas mais que quintuplicou, chegando em 2006 a superar os R$ 3 milhões. O valor só não aumentou mais porque, dos aproximadamente 20 mil médicos homeopatas brasileiros, a parcela que atende o serviço público é menor que 0,5%.
No Brasil, o questionamento da suposta eficácia da homeopatia, entre outros recursos da chamada medicina alternativa, não faz parte do debate nacional, diferentemente do que ocorre em países como a Grã-Bretanha.
Com informação do The Telegraph, entre outras fontes.
Naturista propõe a homeopatia contra violência
Comentários
O ideal é usar cada uma de acordo com casos específicos.
''Se eu conheço existe, mas se eu não conheço e funciona é efeito placebo''
acho no mínimo ridículo dizer q algo funciona tão bem qnto os remédios oriundos das mais avançadas tecnologias e, ser apenas efeito placebo...seria o msm q dizer q os remédios atuais valem o msm q água com açúcar...
o dia que for PROVADO cientificamente que funciona, OK, FUNCIONA ! antes, funciona tanto quanto horoscopo !
Façam uma pesquisa de 5 minutos pelo google, tomem chumbo e sejam felizes!
a alegação dos homeopatas é que o teste duplo cego obrigaria(?) o médico a mentir(?) para o paciente e isso seria suficiente para anular o efeito da homeopatia.... (para informação, teste duplo cego é aquele que nem o médico nem o paciente sabem se o remédio usado é verdadeiro ou não. Só ao fim do experimento é que se revelam quem tomou o remédio verdadeiro e quem tomou o inócuo)
como contraexemplo à afirmação de ''Se eu conheço existe, mas se eu não conheço e funciona é efeito placebo'', cito o caso do tabaco: no início do século XX, não se tinham provas que o fumo fizesse mal ao organismo, porém observações (dados) indicavam que havia uma possível correlação entre o tabagismo e algumas doenças cardiorrespiratórias, e esses dados estimularam cientistas a pesquisar o tema, a despeito da intensa, imensa e contínua resistência das indústrias tabagistas, que acredito terem o mesmo nível de poder econômico das indústrias halopatas.
Também há a teoria das placas tectônicas, que levou 50 anos para sair do descrédito total e entrar nos livros de ciência, AINDA QUE NÃO FOSSE POSSÍVEL TESTAR DIRETAMENTE a teoria, ao contrário da homeopatia, que já é proposta há 200 anos.
desde que o tio príncipe Charles introduziu forçosamente a homeopatia no sistema britânico de saúde, várias pesquisas lá foram feitas para tentar comprovar a eficácia do tratamento e nenhuma delas foi capaz de produzir resultados positivos; vide "BBC - Homeopathy: The Test", http://www.bbc.co.uk/science/horizon/2002/homeopathy.shtml, que mostra um cientista que dizia ter encontrado provas a favor da homeopatia sendo incapaz de reproduzir seus resultados com um controle mais rígido das amostras.
é comum acusarem cientistas e céticos em geral de não terem mente aberta. O que vem a ser 'ter mente aberta'? Entendo que é a capacidade de questionar se uma afirmação é correta ou não, independentemente de sua vontade pessoal de acreditar nela ou não.
Inúmeros testes foram feitos, tanto pelos defensores quanto pelos opositores. Até a presente data, todo resultado que comprovaria a eficácia da homeopatia utilizou-se de métodos de controle falhos e questionáveis que, quando foram corrigidos, produziram resultados negativos ou inconclusivos.
Onde está a mente fechada? nos cientistas e pesquisadores, que devotaram tempo e recursos para testar a homeopatia e, não encontrando provas significativas, concluíram que seus príncipios alegados não funcionam como é dito, ou nos defensores da homeopatia, que não param para ler sobre o tema, sobre os testes que foram feitos, e meramente insistem em dizer que os cientistas não tem a mente aberta?
A ciência nas últimas décadas reviu, modificou ou descartou diversas teorias que até então eram aceitas. Os homeopatas, nesse meio tempo, conseguiram arrumar alguma prova convincente, além de dizerem que a homeopatia não pode ser testada ou que há preconceito contra ela?
finalizando, sugiro a leitura dos princípios da mesma e dos métodos através dos quais ela evoluiu em pt.wikipedia.org/wiki/Homeopatia (é texto grande? É. Muito. Mas se se quer defender uma teoria, é preciso primeiro conhecê-la)
É UMA BOSTA MESMO, UM ENGANA TROUXA, COMO UM "patuá" qualquer.
Agora convenhamos, se você não acredita em homeopatia, perfeito. Não há provas que realmente comprovem que a homeopatia não funcione, porém há casos de pessoas que realmente melhoraram muito o quadro de uma doença crônica, através da homeopatia. Principalmente rinite e sinusite. Eu particularmente acredito nos poderes benéficos dela, apesar de teoricamente não ser comprovado. Faço faculdade de Farmácia Bio-quimica, e já tive a matéria de homeopatia. Realmente é algo muito interessante, se você for realmente pesquisar.
E concordo com o Elcio Domingues, respeito ao ponto de vista é o maior sinal de sabedoria que a humanidade pode demonstrar, independente do SEU ponto de vista.
a mente do ser-humano torna real aquilo que queremos acreditar, tem gente que vive numa realidade paralela mesmo
Homeopatia é placebo, sim. (Para não dizer embuste).
Diluir “zilhões” (???kkkkkkk) de vezes porque a água tem memória é, efectivamente, a sinopse da homeopatia.
Esta experiencia esta no Youtube.
http://www.ceticismoaberto.com/ciencia/2811/fracassa-suicdio-homeoptico-de-cticos-britnicos
A homeopatia está para a medicina assim como o design inteligente está para a evolução...
Logo, porque água com açúcar não é a panaceia da sociedade? Se o remédio homeopático é água, açúcar e uma fração ínfima de remédio, água, açúcar e nenhum remédio deveria ser tão potente que causaria overdose em quem consumisse.
Incluam o tratamento com Fé em Deus no SUS, vai ser um dinheiro muito bem investido, eu garanto, podem confiar!!!
A verdade dói...
Postar um comentário