Pular para o conteúdo principal

Homeopatia é lixo, afirma médica de conselho britânico


Dame Sally Davies (foto), conselheira médica oficial do governo britânico, disse estar preocupada com a introdução no serviço público de saúde de tratamento com remédios homeopáticos.


Isto porque a “homeopatia é um lixo”, disse ela em uma entrevista. “Estou surpresa que a homeopatia esteja disponível no NHS [National Health System]”. A homeopatia vem tendo forte apoio de Jeremy Hunt, secretário de Saúde.

Dame Sally Davies
Davies teme  
tratamento das
infecções sejam

Davies falou estar provado que os remédios homeopáticos não têm nenhum efeito, além do de placebos.

Por isso, afirmou, ela teme pelos pacientes graves, com infecções, por exemplo, quando começarem a ser tratados pelo “modo de vida” dos homeopatas.

Desde 2006, os tratamentos com homeopatia estão disponíveis no serviço público brasileiro de saúde, o SUS (Sistema Único de Saúde).

De lá para cá, o custeio das consultas homeopáticas mais que quintuplicou, chegando em 2006 a superar os R$ 3 milhões. O valor só não aumentou mais porque, dos aproximadamente 20 mil médicos homeopatas brasileiros, a parcela que atende o serviço público é menor que 0,5%.

No Brasil, o questionamento da suposta eficácia da homeopatia, entre outros recursos da chamada medicina alternativa, não faz parte do debate nacional, diferentemente do que ocorre em países como a Grã-Bretanha.

Com informação do The Telegraph, entre outras fontes.




Naturista propõe a homeopatia contra violência



Comentários

Caio disse…
Lixo? Saiba que a homeopatia curou a minha irmã e tem ajudado muitos no mundo todo, pois é um método de longo prazo e mais ameno. Ela só diz isso para evidenciar cada vez mais a halopatia, imediatista e que usada indiscriminadamente causa vários problemas de saúde, por ser muito forte, e fazer as empresas farmacêuticas lucrarem mais ainda.

O ideal é usar cada uma de acordo com casos específicos.
Anônimo disse…
homeopaita n é para os casos mais graves...e eu n contaria com isso d ser efeito placebo não...cientistas tem um lema
''Se eu conheço existe, mas se eu não conheço e funciona é efeito placebo''
acho no mínimo ridículo dizer q algo funciona tão bem qnto os remédios oriundos das mais avançadas tecnologias e, ser apenas efeito placebo...seria o msm q dizer q os remédios atuais valem o msm q água com açúcar...
invisible man disse…
caralho, como pode haver gente TAO BURRA ? nao ha comprovacao, nao ha embasamento, nao ha MOTIVOS para crer que essa tolice funcione ! mas sempre tem antas que CISMAM que funciona ! creem bestamente, "porque sim" !

o dia que for PROVADO cientificamente que funciona, OK, FUNCIONA ! antes, funciona tanto quanto horoscopo !
Anônimo disse…
Pelo visto você não sabe como funciona a homeopatia, né?
Anônimo disse…
Funciona bem, sim... tô esperando você trazer todos os artigos científicos, com revisão por pares, sobre a eficácia da homeopatia.
Anonimo disse…
Homeopatia realmente é um lixo.
Anônimo disse…
Amigo... Seu lema está errado. O correto é: Se eu faço testes duplo-cego e o índice de cura é maior do que placebo, funciona. Se é igual a placebo, é placebo. Vc precisa estudar um pouco método cientifico.
Emiliano disse…
Por favor meninos acima, informem-se um pouquinho... a internet está aí para isso!!!
Anonimo disse…
Um remédio diluído infinitamente em grandes proporções de água... homeopatia não é lixo, é apenas água e completamente inútil como remédio. Só cura alguma doença se ter sede for uma patologia
Brasil, um "país" de malucos.
Anônimo disse…
O fato da sua irmã estar curada não quer dizer q a homeopatia é válida. Só quer dizer q sua irmã se curou. Não é questão de ser contra por motivo corporativo. É ser contra por não passar em nenhum teste básico. Sem nem entrar no mérito da "água mágica com memória" ou numero de mol ou "atomizações".. simplesmente não passa um teste de duplo-cego.
Luiz Bento disse…
Engraçado, mas poucos sabem que a China, o pais mais populoso do mundo tem o seu sistema publico de saude baseado nessa premissa de que as plantas curam e na verdade bom esclarecer que muitos remédios existem porque são extraídos de ervas e outros vegetais. Besteira. Deve estar recebendo dinheiro dos laboratórios para fazer esse pronunciamento bobo.
Anônimo disse…
Vcs por acaso sabem o que é homeopatia??
Façam uma pesquisa de 5 minutos pelo google, tomem chumbo e sejam felizes!
Anônimo disse…
Concordo. Ninguém chuta cachorro morto. Eles tem interesses financeiros.
FraterQL disse…
Acho que nenhum dos dois colegas alguma vez teve a oportunidade de ler sobre os inúmeros testes rigorosos feitos sobre a eficácia da Homeopatia, que em *todos* eles se revelou ser igual, minimamente melhor ou minimamente pior do que o efeito placebo.

a alegação dos homeopatas é que o teste duplo cego obrigaria(?) o médico a mentir(?) para o paciente e isso seria suficiente para anular o efeito da homeopatia.... (para informação, teste duplo cego é aquele que nem o médico nem o paciente sabem se o remédio usado é verdadeiro ou não. Só ao fim do experimento é que se revelam quem tomou o remédio verdadeiro e quem tomou o inócuo)

como contraexemplo à afirmação de ''Se eu conheço existe, mas se eu não conheço e funciona é efeito placebo'', cito o caso do tabaco: no início do século XX, não se tinham provas que o fumo fizesse mal ao organismo, porém observações (dados) indicavam que havia uma possível correlação entre o tabagismo e algumas doenças cardiorrespiratórias, e esses dados estimularam cientistas a pesquisar o tema, a despeito da intensa, imensa e contínua resistência das indústrias tabagistas, que acredito terem o mesmo nível de poder econômico das indústrias halopatas.

Também há a teoria das placas tectônicas, que levou 50 anos para sair do descrédito total e entrar nos livros de ciência, AINDA QUE NÃO FOSSE POSSÍVEL TESTAR DIRETAMENTE a teoria, ao contrário da homeopatia, que já é proposta há 200 anos.

desde que o tio príncipe Charles introduziu forçosamente a homeopatia no sistema britânico de saúde, várias pesquisas lá foram feitas para tentar comprovar a eficácia do tratamento e nenhuma delas foi capaz de produzir resultados positivos; vide "BBC - Homeopathy: The Test", http://www.bbc.co.uk/science/horizon/2002/homeopathy.shtml, que mostra um cientista que dizia ter encontrado provas a favor da homeopatia sendo incapaz de reproduzir seus resultados com um controle mais rígido das amostras.

é comum acusarem cientistas e céticos em geral de não terem mente aberta. O que vem a ser 'ter mente aberta'? Entendo que é a capacidade de questionar se uma afirmação é correta ou não, independentemente de sua vontade pessoal de acreditar nela ou não.

Inúmeros testes foram feitos, tanto pelos defensores quanto pelos opositores. Até a presente data, todo resultado que comprovaria a eficácia da homeopatia utilizou-se de métodos de controle falhos e questionáveis que, quando foram corrigidos, produziram resultados negativos ou inconclusivos.

Onde está a mente fechada? nos cientistas e pesquisadores, que devotaram tempo e recursos para testar a homeopatia e, não encontrando provas significativas, concluíram que seus príncipios alegados não funcionam como é dito, ou nos defensores da homeopatia, que não param para ler sobre o tema, sobre os testes que foram feitos, e meramente insistem em dizer que os cientistas não tem a mente aberta?

A ciência nas últimas décadas reviu, modificou ou descartou diversas teorias que até então eram aceitas. Os homeopatas, nesse meio tempo, conseguiram arrumar alguma prova convincente, além de dizerem que a homeopatia não pode ser testada ou que há preconceito contra ela?

finalizando, sugiro a leitura dos princípios da mesma e dos métodos através dos quais ela evoluiu em pt.wikipedia.org/wiki/Homeopatia (é texto grande? É. Muito. Mas se se quer defender uma teoria, é preciso primeiro conhecê-la)
Anônimo disse…
BUUU cuidado! A indústria farmacêutica vai te pegar! UUUUH
Anônimo disse…
Não é lixo não!

É UMA BOSTA MESMO, UM ENGANA TROUXA, COMO UM "patuá" qualquer.
Anônimo disse…
Ate podem ter, mas que a homeopatia é uma farsa é, esta provado, não passa nenhum teste científico. Já se falarem de herborista é outra questão, ainda que não muitos princípios ativos de plantas tem se mostrado eficazes no uso de chás ou tinturas.
Anônimo disse…
São vendidos remédios homeopáticos para animais, inclusive os de grande porte. Será que os pecuaristas vão arriscar dinheiro em tratamentos questionáveis?
Anônimo disse…
É lixo sim! O que funciona são as indústrias farmacêuticas lucrarem fortunas em cima do povo! Dá-lhe remédio meu povo!! Isso sim funciona, para o bolso deles, mas funciona! :/
É verdade isso da china, eles curam com plantas, mas até onde eu saiba, eles não diluem as plantas ZILHOES de vezes em agua ou alcool. Eles usam extrato algumas vezes, o que é muito diferente.
Gima disse…
Claro que não funciona, mas quem quiser usar que use, só não concordo colocar dinheiro público no lixo.
Pulo, é claro que sou favorável à liberdade de expressão, mesmo que a opinião seja absolutamente contrária à minha, entretanto, percebo que alguns leitores vêm aqui e agridem aqueles que tenham pontos de vista contrários ao seu. Esse é o caso, por exemplo, do leitor que comentou hoje às 15:21 h, o qual chama de BURROS os que defendem a homeopatia. Ser ateu, cético, crédulo, xamã, "borboletas azuis", seja lá o que for, não dá o direito a ninguém de disparar contra os demais, essas e outras ofensas. Acho que não viemos aqui para isso. Viemos aqui para lermos, criticarmos, rirmos um pouco, etc. e não para sofrermos esse tipo de grosseria covarde e totalmente descabida. Então, fica a sugestão, considerando que há moderação do que aqui é publicado. Abraço!
Anônimo disse…
Eles não dizem que funciona como placebo porque não sabem como funciona e sim porque é o que os testes dizem. Você pega um grupo e dá homeopatia e, para um grupo semelhante, dá açucar e os dois melhoram na mesma proporção. Se você faz o mesmo com outros remédios, o grupo que toma remédio melhora muito mais do que o grupo que toma placebo e é assim que se determina que ele funciona. Mesmo que não se saiba exatamente qual o mecanismo existente no placebo, já está mais do que demonstrado que a homeopatia só é tão eficaz quanto um.
Yuri disse…
Homeopatia não é tratamento com ervas, a premissa deles é que água tem memória kkkkkk
Anônimo disse…
Ninguém disse que plantas não podem funcionar como remédio, muitos remédios daqui são baseados em plantas e há uso medicinal até pra maconha. Mas isso não quer dizer que toda planta cure, nem que homeopatia funcione. E não é porque na China se usa que funciona, senão eu poderia citar países que não usam e que tem um sistema de saúde muito melhor do que o de lá.
Anônimo disse…
Homeopatia é diferente de fitoterapia. Esta última, está comprovada, tanto os benefícios, quanto os riscos.
Anônimo disse…
Sim, porque água deve ter memória mesmo... claro.
Anônimo disse…
A memoria da agua, consiste na substituição da molecula do composto, por moleculas de agua, "memorizando" sua energia e seu principio. Esse principio se denomina Cluster. E quanto maior a diluição, maior conteúdo energético é armazenado nas moleculas de água. De fato, muita teoria na homeopatia, e algumas praticas dela acho sem sentido algum.

Agora convenhamos, se você não acredita em homeopatia, perfeito. Não há provas que realmente comprovem que a homeopatia não funcione, porém há casos de pessoas que realmente melhoraram muito o quadro de uma doença crônica, através da homeopatia. Principalmente rinite e sinusite. Eu particularmente acredito nos poderes benéficos dela, apesar de teoricamente não ser comprovado. Faço faculdade de Farmácia Bio-quimica, e já tive a matéria de homeopatia. Realmente é algo muito interessante, se você for realmente pesquisar.

E concordo com o Elcio Domingues, respeito ao ponto de vista é o maior sinal de sabedoria que a humanidade pode demonstrar, independente do SEU ponto de vista.
Anônimo disse…
homeopatia é lixo mesmo, as pessoas que dizem que funciona são iguais àquelas que vão a universal e dizem que foi isso que curou a pessoa.
a mente do ser-humano torna real aquilo que queremos acreditar, tem gente que vive numa realidade paralela mesmo
Anônimo disse…
Se água tem memória da´uma paradinha e use a sua prá imaginar por onde a água que você bebeu já passou.Aahg.
Anônimo disse…
Desculpa pessoal, mas acreditar em Homeopatia é muita burrice. É a mesma coisa que acreditar em Astrologia que é outra idiotice sem nenhum valor científico.

Roger disse…
Pois é, pelo visto a maioria dos pecuaristas é composta de muares !!!
Anônimo disse…
Homeopatia não funciona! é balela, só quem estudou essa farsa pode entender. isso n leva a lugar nenhum!
Demo disse…
Homeopatia é placebo, sim. É água com açúcar.
Demo disse…
Infelizmente, muitas pessoas têm a ideia errada de que uma falsidade se torna verdadeira por acreditarmos fortemente nela e a repetirmos até á exaustão.

Homeopatia é placebo, sim. (Para não dizer embuste).
Diluir “zilhões” (???kkkkkkk) de vezes porque a água tem memória é, efectivamente, a sinopse da homeopatia.
Anônimo disse…
Fizeram um suicidio coletivo, com arsenico homeopatico. Ninguem morreu.
Esta experiencia esta no Youtube.
http://www.ceticismoaberto.com/ciencia/2811/fracassa-suicdio-homeoptico-de-cticos-britnicos
Anônimo disse…
Resposta perfeita!
Anônimo disse…
Isso que você descreveu aí chama-se pseudociência, ou seja, uma informação que supostamente seria baseada em fatos científicos que não resiste a uma simples análise mediante a aplicação do método científico.
A homeopatia está para a medicina assim como o design inteligente está para a evolução...
Unknown disse…
A lógica da homeopatia é "quanto menor a concentração do remédio original na pílula, mais potente a pílula é".

Logo, porque água com açúcar não é a panaceia da sociedade? Se o remédio homeopático é água, açúcar e uma fração ínfima de remédio, água, açúcar e nenhum remédio deveria ser tão potente que causaria overdose em quem consumisse.
John Constantine disse…
Curou de QUE, hein ? Informação vaga e sem evidencia é o mesmo que nada.
Anônimo disse…
Hemeopatia, a maior das mentiras na medicina!
Anônimo disse…
A Fé em Deus funciona, ela curou o meu cunhado!

Incluam o tratamento com Fé em Deus no SUS, vai ser um dinheiro muito bem investido, eu garanto, podem confiar!!!
Anônimo disse…
Ter CRENÇA na homeopatia, assim como ter CRENÇA em deus é, sim, burrice.
Anônimo disse…
Gente, funciona sim! Só precisa ter fé em deus!
Anônimo disse…
Estou bêbado tomei um porre de pinga homeopatica.
Anônimo disse…
Não funciona!
Johnny Ferreira disse…
Homeopatia nunca será reconhecida como ciência, pois as matérias primas utilizadas na manipulação dos medicamentos tem custo muito inferior aos utilizados pelos grandes laboratórios, a ligação médico / laboratório é muito forte e gera lucro para ambos, diversas ervas podem ser cultivadas até mesmo em nossos lares e tratar diversos males a nossa saúde, mas, estas informações nunca virão a tona, pois isto quebraria os laboratórios.
Anônimo disse…
Soa menos grosseiro se disser que crer em homeopatia é falta de inteligência?
A verdade dói...
Anônimo disse…
Meu caro, informe-se primeiro: homeopatia e fitoterapia são coisas diferentes.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Líder religioso confirma que atirador foi da Testemunhas de Jeová

O superintendente do Circuito Rio de Janeiro-07 da Testemunhas de Jeová, Antônio Marcos Oliveira, confirmou ao UOL que Wellington Menezes de Oliveira, o atirador do Realengo, frequentou um templo da religião na Zona Oeste da cidade. Casa do atirador tinha publicações da TJs O líder religioso procurou minimizar esse fato ao ressaltar que Wellington foi seguidor da crença apenas no início de sua adolescência. Ele não disse até que ano Wellington foi um devoto. Na casa do atirador, a polícia encontrou várias publicações editadas pela religião. (foto) Essa foi a primeira manifestação da TJs desde que Wellington invadiu no dia 7 de abril uma escola e matou 12 estudantes e ferindo outros. Oliveira fez as declarações em resposta a um ex-TJ (e suposto amigo do atirador) ouvido pelo UOL. Segundo esse ex-fiel, Wellington se manteve na religião até 2008. Por essa versão, Wellington, que estava com 23 anos, permaneceu na crença até os 20 anos. Ou seja, já era adulto, e não um pré-ad

Valdemiro pede 10% do salário que os fiéis gostariam de ter

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Maioria jamais será ateia nem fiel da Iurd, diz padre Marcelo

Para Rossi, Deus não reconhece casal de gays como família O jornal Correio da Manhã, de Portugal, perguntou ao padre Marcelo Rossi (foto): - O que o assustaria mais: um Brasil que deixasse de crer em Deus ou um Brasil crente em que a Iurd fosse maioritária? A resposta foi enfática: - Não acredito que isso possa acontecer. Nunca. O Brasil não vai deixar que isso aconteça. Rossi foi evasivo ao responder se está ou não preocupado com o avanço no Brasil dos evangélicos protestantes. “Há igrejas e igrejas”, disse. “Uma coisa são as igrejas tradicionais evangélicas e outra são as seitas.” O padre foi entrevistado por Leonardo Ralha a propósito do lançamento em Portugal do seu livro 'Ágape'. Ele disse ter ficado surpreso com das vendas do livro no Brasil – mais de sete milhões de exemplares, contra a expectativa dele de um milhão. Atribuiu o sucesso do livro à sua tentativa de mostrar às pessoas um resumo dos dez mandamentos: “amar a Deus sobre todas as

Secretaria do Amazonas critica intolerância de evangélicos

Melo afirmou que escolas não são locais para mentes intolerantes Edson Melo (foto), diretor de Programa e Políticas Pedagógicas da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, criticou a atitude dos 14 alunos evangélicos que se recusaram a apresentar um trabalho sobre cultura africana para, segundo eles, não ter contato com as religiões dos afrodescendentes. “Não podemos passar uma borracha na história brasileira”, disse Melo. “E a cultura afro-brasileira está inclusa nela.” Além disso, afirmou, as escolas não são locais para “formar mentes intolerantes”. Os evangélicos teriam de apresentar em uma feira cultural da Escola Estadual Senador João Bosco de Ramos Lima, em Manaus, um trabalho dentro do tema "Conhecendo os paradigmas das representações dos negros e índios na literatura brasileira, sensibilizamos para o respeito à diversidade". Eles se negaram porque, entre outros pontos, teriam de estudar candomblé e reagiram montando uma tenda fora da escola para divu

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Presidente do STJ nega que tenha proibido enfeites de Natal

Pargendler disse que a notícia foi veiculada sem que ele fosse ouvido Com atualização em 14/12/2011  Ari Pargendler (foto), presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), emitiu nota hoje (14/12) negando que tenha proibido a colocação de enfeites de Natal nas dependências desta Corte. A notícia, que agora se revela falsa, foi divulgada no dia 11 pelo jornalista Claudio Humberto, do Jornal do Brasil, com a explicação de que a decisão de Pargendler tinha sido para cumprir a Constituição, que estabelece a laicidade do Estado. Pargendler também desmentiu informação publicada na Folha de S.Paulo segundo a qual ninguém mais poderia usar no STJ “sandálias tipos gladiador” e “calças jeans”. Na verdade, de acordo com a nota do presidente do STJ, a proibição só vale para o uso de chinelos “tipo havaianas”. Com informação do STJ . Liga de Lésbicas do Sul pede a retirada de crucifixos de prédios públicos. outubro de 2011 Religião no Estado laico.

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l