Bento 16 disse que falta de fé pode afetar a fidelidade conjugal |
Ao se dirigir aos juízes do Tribunal, no dia 26 de janeiro, ele destacou que a falta de fé pode abalar a “dedicação mútua e fidelidade conjugal”.
O papa disse que a questão exige “reflexão” por parte dos juízes, principalmente neste momento em que a cultura secularizada tem interferido na capacidade de as pessoas manterem sua fé ao longo da vida.
A anulação do casamento permite que o católico se case de novo, sem ter de se submeter às restrições que a Igreja impõe ao divorciado, como deixar de comungar.
A primeira vez que Bento falou sobre esse assunto foi em 2005, durante uma sessão de perguntas e respostas com sacerdotes. Na época, ele lamentou o fato de as pessoas estarem se casando na Igreja apenas por ser tradição, sem que tenham fé suficiente para manter os laços matrimoniais.
A própria hierarquia da Igreja deixou a questão de lado por causa de sua complexidade. Mas agora Bento 16 a retomou com nova justificativa, pelo que fica subentendido: a anulação do casamento seria uma forma de combate ou revide à secularização da sociedade.
Com informação da Religion News Service.
Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade
janeiro de 2012
Comentários
Se perder a fé, perde o casamento. A pouco tempo um católico não podia divorciar nem sendo espancado diariamente por outro cônjuge, agora isso.
Que baixo.
Viram só como os crentes só interpretam suas "sagradas" escrituras do jeito que lhes convém? Papa hipócrita...
É vantagem para a igreja que católicos se separem de ateus e se casem com outros católicos pois assim doutrinaria seus filhos.
Em nome da fé, e para garantir o futuro da igreja. Nada mais deste Papa me impressiona.
E meu comentario nem foi aprovado, que triste.. ;(
vou ali cortar os pulsos!
Acho ridículo que ainda continuem com este costume medieval, só falta oferecerema noiva para ser deflorada pelo senhor feudal antes do noivo.
Farei duas colocações e em seguida provarei com a Bíblia que o papa diz ter na mão.
A pessoa com fé em Cristo não deve casar se com descrentes.
"Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?
2 Coríntios 6:14"
Mas se ambos são descrentes quando casaram e um dos conjuges se converter depois de casado e mesmo assim o descrente quizer prosseguir com o casamento que assim seja.
"E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não o deixe.
1 Coríntios 7:13
Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.
1 Coríntios 7:14
Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não esta sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz.
1 Coríntios 7:15
Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe.
1 Coríntios 7:12
E, se algum dos infiéis vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, sem nada perguntar, por causa da consciência.
1 Coríntios 10:27"
Ruggero
humpf!
Postar um comentário