Pular para o conteúdo principal

Risco de Apophis colidir com a Terra é de 1 para 200.000

Se houvesse colisão, efeito seria de 100 bombas atômicas; asteroide tem 300 metros de largura





Imagens do asteroide
visto pela primeira 
vez em 2004

Astrônomos estão acompanhando a trajetória de um asteroide que poderia colidir com a Terra em 2036 - embora o risco de que isso ocorra seja mínimo.

O asteroide, que vem sendo chamado de Apophis — em homenagem ao demônio egípcio da destruição e da escuridão —, tem 300 metros de largura e poderia colidir com a Terra com a força de 100 bombas nucleares.

Não é visível a olho nu, mas pode ser observado no website Slooh, que veicula imagens do espaço. Ele atualmente está passando a uma distância de 14 milhões de quilômetros da Terra - o que permite que astrônomos possam analisá-lo.

Mais tarde, esse risco foi descartado, com novos cálculos indicando que em 13 de abril de 2029 a massa rochosa deve passar a uma distância de cerca de 30.000 quilômetros da Terra. O Apophis foi observado pela primeira vez em 2004 e na época causou algum alarde, porque cientistas calcularam que o risco de um choque com a Terra em 2029 era de um em 45 mil.

As mesmas revisões, porém, indicam o risco de uma colisão em 2036, embora ele seja mínimo: de um em 200 mil.

"Em 2029, o asteroide passará tão perto de nós que mudará a órbita do centro de gravidade da Terra", explicou o professor Alan Fitzsimmons, astrônomo da Queen's University, em Belfast.

"A maior parte das novas órbitas potenciais nos deixaria seguros pelos próximos 100 anos, mas há uma pequena região do espaço na qual haveria o risco do asteroide nos atingir em 13 de abril de 2036."

"As medições de radares são incrivelmente precisas: calculamos a distância do asteroide e sua velocidade em relação a Terra, identificando sua órbita", diz Fitzsimmons.Os astrônomos estão aproveitando a recente passagem do Apophis pela Terra para estudá-lo, em uma tentativa de melhorar as previsões sobre sua rota.

É cada vez maior o interesse de pesquisadores por corpos celestes potencialmente perigosos para o nosso planeta.
Até agora, já foram identificados 9 mil asteroides próximos a Terra e uma média de 800 novas rochas espaciais são observadas todos os anos.
Segundo Fitzsimmons, aprender mais sobre tais corpos celestes é crucial: "Em algum momento, encontraremos um asteroide suficientemente grande para causar um estrago na superfície da Terra se deixarmos que o choque ocorra", diz.

"Por isso, devemos encontrar esses corpos, acompanhá-los e, caso eles tenham uma chance de nos atingir, fazer algo sobre isso."

Comentários

Juliano Correa disse…
"... caso eles tenham uma chance de nos atingir, fazer algo sobre isso." - fazer algo seria nos convertermos antes que seja tarde? rs. Não acredito em colocar bombas nucleares pra esfacelar o meteoro, igual no filme Armagedom... só nos resta sabermos que vamos morrer e termos tempo de sair gritando pela rua...
Leonardo disse…
que pena, ainda não foi desta vez, rsrs
Não aguento mais tanto "fim do mundo"! Acho que nos últimos dois anos já tivemos uns cinco! O bom é que teremos um intervalo para descanso até 2036, né? Quantos loucos se matarão na esperança de "Pegar carona nessa cauda de cometa..."?
Anônimo disse…
quando for 2035 os malucos de plantão já começam a alardear o fim do mundo (fazendo mil teorias misticas e religiosas misturadas com alguma meia verdade e um pouco de ciência). Aí vira uma contagem regressiva, como foi agora em dezembro de 2012. Algumas seitas se suicidam, alguns lideres religiosos ficam mais loucos ainda, a população fica ainda mais tonta com o bombardeio de informações falsas, etc, etc.


Então o mundo não acaba e todo mundo fica com cara de besta.


E a vida segue...
Nano Falcão disse…
Na verdade, o impacto de misseis nucleares seria efetivo sim. Nem precisa ser algo tão drástico quando "pousar" no meteoro para colocar bombas. Duvido que os poderosos da terra ficarão de braços cruzados sem lançar mão do arsenal bélico que dispomos. Por outro lado, pode até ser bom esse tipo de ameaça, quem sabe dá um alento ao cada vez mais abandonado programa espacial.
Anônimo disse…
acho que explodir um asteroide e criar uma chuva de meteoro, nao serial legal, o mais viavel seria tentar mudar a rota deste objeto com algum satelite etc... ja vi essa alternativa em algum programa de TV, serial a opção mais viavel, sem colocar a vida de ngm em risco... ^^
Anônimo disse…
Culpa do casamento gay!
Anônimo disse…
Alá nos salvou mais uma vez.
Anônimo disse…
depois da previsao dos maias, tinha que ser inventada outra para continuar os filmes de hollywood.
Gima disse…
Esse já vai dar um gelo, quero ver quando o impacto for certo e inevitável.
Anônimo disse…
Nenhuma espécie vive para sempre.
_Perfeito!
Anônimo disse…
"Em 2029, o asteroide passará tão perto de nós que mudará a órbita do centro de gravidade da Terra", explicou o professor Alan Fitzsimmons, astrônomo da Queen's University, em Belfast".

diga-me como????????????????????????????????????????????????????????????
Anônimo disse…
a única esperança de sobrevivermos está no conhecimento humano, no estudo, se deixarmos nas mãos de deuses invisíveis estaríamos fodidos.
Nano Falcão disse…
Será o conhecimento humano que vai nos salvar, mas os crentes dirão que "isso prova que o mundo só acaba por vontade de Deus".
Coisa disse…
O quarteto fantástico já nos salvou de Galáctus.
Ricardo disse…
O mais bizarro é que essa data bate com os cálculos feito por um estudioso em códigos e profecias que sempre afirmou que nada aconteceria em 21/12/12 e que a data mais provável para um grande cataclisma na Terra (segundo diversas profecias antigas) que colocaria toda a humanidade em cheque seria em abril de 2036. Vejam os links sobre o Apophis no blog: http://profeciasoapiceem2036.blogspot.com.br
Nano Falcão disse…
Fiquei mais intrigado com a afirmaçaõ do cientista que o centro de gravidade se deslocaria... Que tipo de consequencia isso poderia ter???

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...