Pular para o conteúdo principal

Angola suspende Iurd por 60 dias por causa de morte de fiéis

Pelo menos 16 pessoas morreram na "Vigília da Virada -Dia do Fim"
O governo de Angola suspendeu por 60 dias todas as atividades da Igreja Universal do Reino de Deus por considerá-la culpada pela morte de 16 fiéis (incluindo crianças) e de centenas de feridos na noite de 31 de dezembro, na “Vigília da Virada – Dia do Fim".

Uma comissão de inquérito dos Órgãos Auxiliares da Presidência apurou que os fiéis morreram pisoteados e por asfixia porque a Universal atraiu para o Estádio da Cidadela Desportiva, em Luanda, mais pessoas do que o local suporta. O estádio tem capacidade máxima para 30.000 pessoas, e houve o comparecimento de 152.600 fiéis.

A comissão concluiu que a Igreja despertou o interesse de tantas pessoas por ter feito a seguinte propaganda enganosa: “O Dia do Fim — venha dar um fim a todos os problemas que estão na sua vida; doença, miséria, desemprego, feitiçaria, inveja, problemas na família, separação, dívidas, etc. Traga toda a sua família”.

O governo comunicou que essa publicidade “criminosa e enganosa” está prevista na Lei Geral da Publicidade, nos artigos que tratam das informações falsas susceptíveis de “alarmar o espírito do público”, induzindo-o em erro. O que ocorreu principalmente com doentes em busca de cura.

A Comissão de Inquérito constatou que a Universal, na organização do evento, não se preocupou com a segurança dos fiéis.

Estádio Cidadela de Luanda
Mais de 150 mil pessoas compareceram
a um estádio onde cabe no máximo 30 mil
A Igreja não informou as autoridades sobre a possibilidade de haver uma superlotação do estádio. Fechou os portões às 18h, embora a Vigília estivesse programada para começar às 20h. Só manteve aberto o portão vip, o que levou para lá a multidão que tentava entrar. Permitiu cânticos às 18h30 e aclamações por parte dos fiéis que estavam no estádio, deixando ainda mais aflito quem estava do lado de forma. Não interrompeu a Vigília após da morte e desmaio de fiéis.

A comissão também apurou que os 100 voluntários da Igreja não tinham nenhuma preparação para socorrer os fiéis.

No dia seguinte às mortes, Ferner Batalha, bispo-adjunto da Universal, admitiu que o comparecimento dos fiéis superou as expectativas. Disse ter avisado com antecedência as autoridades sobre a realização da Vigília e que solicitou ajuda da Cruz Vermelha.

O presidente de Angola é José Eduardo dos Santos. O país é uma ex-colônia de Portugal. Fica na costa ocidental da África e tem cerca de 21 milhões de habitantes. Tem mais de mil religiões, muitas de inspiração cristã. Nos últimos anos tem aumentado a presença de igrejas neopentecostais brasileiras.





O governo encaminhou o caso para a Procuradoria-Geral da República, que vai aprofundar as investigações e deverá anunciar novas sanções, com consequências judiciais civis e criminais. 

Suspendeu também — e por tempo indeterminado — as atividades de outras igrejas evangélicas que não são reconhecidas oficialmente. Entre elas está a Igreja Mundial, do Valdemiro Santiago.

Com informações de Angola Press.

16 pessoas morrem em culto da Igreja Universal em Luanda
janeiro de 2013

Comentários

guilherme disse…
tem q fechar pra sempre essa igreja de ladrões... em Angola e no resto do mundo;
Edmilson JrK disse…
"O estádio tem capacidade máxima para 30.000 pessoas, e houve o comparecimento de 152.600 fiéis" Nessa situação até a lata de sardinha parece confortável."
Anônimo disse…
O Dia do Fim... da vida de alguns, apenas.
Anônimo disse…
Se tivessem em alguma festa não teria acontecido isso, mas foram para a igreja...

Dando o troco.
Anônimo disse…
"A comissão também apurou que os 100 voluntários da Igreja não tinham nenhuma preparação para socorrer os fiéis."

Poxa! Nenhuma cura milagrosa!
Anônimo disse…
Enquanto isso no Brasil... essa igreja faz essas mesmas promessas vazias todo dia em templos e na TV e o poder público não faz nada. Até um país pobre e atrasado como esse tem leis mais rígidas sobre enganação das massas do que aqui.
Anônimo disse…
Tinha que fechar essa seita no Brasil e no mundo e colocar o Pedi Maiscedo na cadeia. Não basta explorar os miseráveis brasileiros, agora querem explorar os africanos também. Que vergonha!
agencia livre disse…
“O Dia do Fim — venha dar um fim a todos os problemas que estão na sua vida; doença, miséria, desemprego, feitiçaria, inveja, problemas na família, separação, dívidas, etc. Traga toda a sua família”.

Pouco eficiente. de 150 mil apenas 16 conseguiram o "dia do fim"
Unknown disse…
fico chato e quase perco a cabeça quando leio uma matéria como essa ocorrida em Angola na Africa.
Anônimo disse…
aqui todo dia eles fazem isto , propaganda enganosa, fazem sensacionalismo e em troca ainda querem dinheiro dos trouxas.
LucasChaves disse…
Até que em fim,essa mërda de Igreja Universal do Reino do Roubo & Pütaria vai ser colocada no seu devido lugar,essa mërda deveria ser fechada em todo o lugar,assim como as demais igrejas dos Harekristos.
Anônimo disse…
aqui o governo ainda apoia este curanderismo que aliena milhares de brasileiros, e também permite eles promoverem discursos de ódio contra outros grupos. Tem que enterditar esses talibãs falsarios em qualquer parte do planeta, a meta deles é ganhar dinheiro, eles quando necessario não acredita nen uma virgula do que eles pregam, na hora do vamos ver ,eles vai de seguranças, médicos, medicamentos etc , o que significa que são bandidos porque eles mesmo não tem ''fé'' em nada naquele que eles dizem ser seu representante. Digo deus , deuses não existem.
satanás disse…
mais uma vez a história sde repete: africanos sendo mortos por um invasor ganancioso e sem escrúpulos!!! Essa DESGRAÇA CHAMADA UNIVERSAL tem de ser banida da face do planeta, assim como todas as OUTRAS DESGRAÇAS QUE PROMETEM O VAZIO, O NADA EM TROCA DE ALMAs, DIGNIDADE E DINHEIRO!! até quando?
Anônimo disse…
Cadê Jesus? Cadê Deus?
Eles não estavam quando as pessoas se reuniram em seu nome?
Nem mesmo quando pessoas fiéis é que estão sendo vítimas?
Já notaram que quando o bicho pega eles nunca estão?
E depois ele fica curando hemorróida, verruga, dá sucesso financeiro e traz o amor de volta?
Dá um tempo.
Ô vida, please, afasta de mim estes seres míticos.
Pelo que vejo eles dão azar.
Anônimo disse…
onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome lá eu estarei.


#jesus fail.
Unknown disse…
Paulopes, aqui em Brasília a IURD foi condenada a devolver 70 mil a uma fiel. Correio Braziliense (3/2/2013). Tente postar isso no blog. Abraços
Anônimo disse…
Mais uma da série "Onde esta seu deus agora?".

E aí cretalhada que visita esse blog, qual a sua justificativa sebosa pra isso?
Anônimo disse…
A verdade não esta la fora. Ela esta dentro de nós. Toda religião apenas quer seu dinheiro e sua servidão.
Esses lideres são uns tremendos caras de pau, não fazem nada por ninguem. O pouco que fazem é para propaganda de seu negócio. Eles não acreditam em coisa nenhuma que não seja o seu dinheiro. Com a maior circulação da informação a tendencia é que mudem para outros crimes, alguns ja acobertados pelo manto sagrado da religião. Afinal os clientes minguarão.
Nenhuma obra de arte, cientifica ou social, precisa de religião para ser criada. A religião é só uma ferramenta de controle. Muitos ainda morrerão em busca de soluções para suas vidas mediocres.
Anônimo disse…
Deixa morrer todo tipo de seres que se alega foram por ele criados e depois vem se preocupar com minhas hemorroidas .kkkkkkkkkkkkk Mas que cabra inutil.
Anônimo disse…
Eles fazem de propósito, pra depois propagandear o "sucesso" de terem conseguido "pregar a palavra" a muito mais pessoas do que supostamente estaria previsto! Fazem isso pra depois dizer: "Oh, vejam como o nosso deus é tremendo! Venham buscar esse deus tremendo que faz coisas maravilhosas!"

Pena que o governo brasileiro não só é conivente, como PARCEIRO dessas quadrilhas religiosas, especialmente a IURD.
Anônimo disse…
Mas os problemas desses também tiveram fim, não foi?
Anônimo disse…
Pois é, se essa gente não tivesse indo pra gandaia religiosa (vulgo "igreja"), nada disso teria acontecido!
Anônimo disse…
Eles não precisavam de preparação, pois estavam sendo usados pelas mãos do senhor dos senhores, não é?

Oh glóreas!
Anônimo disse…
Eles não têm leis mais rígidas. A diferença é a coragem pra enquadrar essas quadrilhas, só isso.

Leis rígidas nós temos até demais, mas nem sempre é conveniente aplicá-las, não a todas as pessoas.
Anônimo disse…
Parece que até em Angola as leis são mais severas para com esses picaretas de púlpito do que por aqui... Os Hernandez, por exemplo, estão praticamente impunes, mesmo depois que uma igreja/barraco deles caiu e matou várias pessoas. Mas é bom ver o cerco se fechando a essa 'máfia' lá fora (Angola, EUA...).

Ruggero
Anônimo disse…
Fechar o negócio e prender o dono do Grupo Record?
E quem ia dar apoio midiático e financeiro ao plano de poder do PT?

Pesquise e comprove!
Anônimo disse…
Como assim?
Você é fiel da IURD, é isso?
Anônimo disse…
Qual é o seu problema com a putaria? Por acaso você é puritano, é?
Anônimo disse…
Isso não é sinal de leis rígidas, mas sim, de que esses bandidos ainda não conseguiram corromper os governos desses países, só isso.
Anônimo disse…
Abra uma boate e se ela pegar fogo e morrer gente, tu tá fodido. Os donos da boate de santa maria já estão TODOS PRESOS.

Agora abre uma igreja, e se o teto dela cair na cabeça dos fiéis, não pega nada. Prender os culpados seria "perseguição religiosa". Ó Glória!
LucasChaves disse…
Não sou puritano, e sou contra a putaria nas igrejas, agora se não gostou pega o beco.
Anônimo disse…
meu amigo se eu fosse vc nao falaria assim! Pois um dia vc estara diante desse Deus todo poderoso, O Unico!! Vigia heim
Anônimo disse…
Deus me livre!
Anônimo disse…

O ser humano deveria ser mais esperto, filtrar mais o que vê, o que ouve, o que lê. Uma dose de senso crítico e cautela náo faz mal a ninguém. Mas vão atrás de qualquer coisa - e nao é só no campo religioso nao! É festas, mega liquidaçao relâmpago... basta uma boa propaganda, um bom discurso! Os aproveitadores sabem disto!
Anônimo disse…
Toda ??? Cê determinou assim, né? Seja feita a sua vontade assim na terra... :)
Anônimo disse…
Muitos sáo fiéis a supostos lideres religiosos, ao extremo de cometer suicidio coletivo como já noticiado; fiéis a um ser humano qualquer, como Hittler - chegando a cometerem atrocidades; muitos sáo fiéis a políticos, a celebridades, a ideologias quaisquer. Se aparecer alguém se dizendo o Cristo, enganará a muitos - e já estáo de sobreaviso Como manadas irracionais vão atrás sem questionarem o que ouvem, o que veem, o que leem, sem um mínimo instinto de sobrevivência e preservaçao. Querem alucinadamente o resultado do que foi prometido. É tragédia anunciada!!!!!! E isto em qualquer época histórica.

Com certeza Deus náo está nem em quem foi motivado por palavras enganosas, nem no enganador. A moeda tem 2 faces. Se há sado, porque existe o masoquista; se há o corrupto, porque há quem aceite a corrupçao. Um lado sozinho náo se completa.

Se estas pessoas usassem a coerência, o bom senso, náo cairiam neste "conto do vigário", nem sairiam de casa, mesmo porque se realmente seguissem a Deus teriam sabido que Deus nao está nestas coisas, em meio de confusóes, extorsóes, dominaçoes, em discursos mal intencionados quaisquer...

Lamentável que ainda hoje tantos caem no mesmo engano. E independe de classe econômica, posiçao cultural, ou ser de país de 1o. ou último mundo.

Até os anti-religiosos se reúnem para destilarem seus venenos, ofenderem o diferente e desejarem até a morte dos "ignorantes espirituais". enquanto bastaria náo crer e analisar criticamente este movimento que náo se dá apenas na religiáo. Até no lazer multidóes querem forçar a barra para entrarem em espaços além da capacidade de lotaçao, seja em estádios, boates, espacos para shows, veículos coletivos... sem nenhum senso de autopreserva/cao? Se tornam todos prato feitos para os gananciosos.

Uma vida de respeito do limite um do outro, promovendo a verdadeira paz, o amor autêntico, a confraternizaçao, a solidariedade sào os ingredientes incontestáveis para uma vida mais saudável em qualquer lugar do planeta - mas justamente estes pontos o pessoal náo se interessa - querem levar vantagem fácil!







Anônimo disse…
Depende qual o motivo e o propósito da reuniáo, né? Fora do contexto vale tudo. Todo o valor pode ser atribuído à incógnita "x" . Se o propósito fake, qual será o resultado?
Unknown disse…
Pessoas que vivem uma vida desgraçada, miserável, são mais propensas a serem enganadas, através de apelos emocionais, pela promessa: "venha louvar a deus, e ele salvará a sua vida, lhe trará prosperidade"..a pessoa que está desesperada, acredita em qualquer coisa, que lhe tire a amargura, a derrota interior..

Quem em sã consciência, vai a um local abarrotado, pra ouvir sermão, em pleno Ano Novo??? Só podem estar transtornados, hipnotizados. Pessoas felizes, estariam festejando a passagem de ano..

Eu esperei muitos anos, e, finalmente, eu vejo isto: PROCESSADOS POR PROPAGANDA ENGANOSA! Pena que não é no Brasil...ainda! Quero estar viva, pra ver ICAR, UNIVERSAL, SILAS, VALDEMIRO, RRSOARES, serem desmascarados, e devolverem TUDO QUE ROUBARAM DO POVO!

Se deus existe, isto vai acontecer...rsrrsrs
Anônimo disse…
Raça de viboras, voces que NUNCA PISARAM na IURD e falam mal dela!

HIPOCRITAS!!!! VÓS SOIS DO DIABO, QUE É O VOSSO PAI!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Conar cede a religiosos e veta Jesus de anúncio da Red Bull

Mostrar Jesus andando no rio é uma 'ofensa ' O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) se curvou diante da censura religiosa e suspendeu o anúncio da Red Bull que apresenta uma versão bem humorada de um dos milagres de Jesus. Ao analisar cerca de 200 reclamações, o órgão concluiu que o anúncio “desrespeita um objeto da fé religiosa”. O “desrespeito” foi Jesus ter dito que, na verdade, ele não andou sobre as águas, mas sobre as pedras que estavam no rio. Religiosos creem em milagres, mas impor essa crença a um anúncio é atentar contra a liberdade de expressão de uma sociedade constituída pela diversidade cultural e religiosa. O pior é que, pela decisão do Conar, a censura se estende aos futuros anúncios da Red Bull, os quais não poderão “seguir a mesma linha criativa”. Ou seja, a censura religiosa adotada pelo Conar “matou”, nesse caso, a criatividade antes mesmo de sua concepção — medida típica de regimes teocráticos. "Jesus...

Verdades absolutas da religião são incompatíveis com a política

por Marcelo Semer para o Terra Magazine   Dogmas religiosos não estão sob o  escrutínio popular No afã de defender Marco Feliciano das críticas recebidas por amplos setores da sociedade, o blogueiro de Veja, Reinaldo Azevedo, disse que era puro preconceito o fato de ele ser constantemente chamado de pastor. Infelizmente não é. Pastor Marco Feliciano é o nome regimental do deputado, como está inscrito na Câmara e com o qual disputou as últimas eleições. Há vários casos de candidatos que acrescentam a sua profissão como forma de maior identificação com o eleitorado, como o Professor Luizinho ou ainda a Juíza Denise Frossard. Marco Feliciano não está na mesma situação –sua evocação é um claro chamado para o ingresso da religião na política, que arrepia a quem quer que ainda guarde a esperança de manter intacta a noção de estado laico. A religião pode até ser um veículo para a celebração do bem comum, mas seu espaço é nitidamente diverso. Na democracia, ...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Bolsonaro quer que hospitais identifiquem sangue de doador gay

Deputado disse que  gays  correm  mais risco de ter doenças O deputado Jair Bolsonaro (foto), do PP-RJ, informou que apresentará um projeto de lei que, se aprovado, obrigará os hospitais a identificar nas bolsas de sangue a opção sexual do doador, de modo que o paciente possa recusá-lo quando for de gay, se assim ele quiser. Ele justificou o projeto de lei com a informação do Ministério da Saúde segundo a qual os homossexuais correm o risco de contrair doenças de transmissíveis pelo sangue 17 vezes a mais do que os heterossexuais -- a mais grave delas é a síndrome causada pelo vírus HIV. Até o mês passado, homossexuais estavam proibidos de doar sangue. Agora, de acordo com novas regras do ministério, gays com parceiro estável ou que não tenham tido nenhuma relação sexual nos últimos doze meses estão liberados para a doação. Bolsonaro afirmou que os hospitais deixam “tudo misturado” no banco de sangue, não distinguindo os doadores homossexuais, o que, segun...

Jornalista que critica Estado laico desconhece história

de um leitor a propósito de Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora As aulas de história passaram  bem longe de Rachel Sheherazade Que a apresentadora Rachel Sheherazade metida a Boris Casoy é péssima, isso já é sabido. Os comentários dela são, em sua gigantesca maioria, infelizes, sem nenhum conteúdo ou profundidade. E agora está se mostrando uma Malafaia de saia! Primeiro, é mentira que “laicistas” (como se fosse um grupo formado) perseguem o cristianismo. Não há uma única evidência disso. Ela alega isso para se fazer falsamente de vítima. Pura tática fundada na falácia ad terrorem . Segundo, as aulas de história passaram longe dela. Mas bem longe mesmo! O cristianismo não deu base nenhuma de respeito, liberdade, honestidade e justiça. Durante a idade média, era justamente o contrário que acontecia na maioria das vezes. A separação entre Estado e religião quem deu base para a maioria das liberdades, inclusive de jornalismo e profis...