Mensagem religiosa em espaço público fere a laicidade do Estado |
Pinheiro exige respeito à Constituição |
Em meados de 2012, Pinheiro e Ricardo dos Santos Elias, também estudante de direito, já tinham questionado a legalidade do totem junto ao MP, porque a Constituição impede que qualquer instância de governo se envolva direta ou indiretamente com crença religiosa.
Na época, o promotor Jorge Alberto de Oliveira Marum deu prazo de 15 dias para que o prefeito Vitor Lippi (PSDB) informasse se o totem estava em área pública.
Lippi, em final de mandato, pediu novo prazo, de 30 dias, que teria de ser cumprido pelo novo prefeito, Antonio Carlos Pannuzio, também tucano. Mas Pannuzio já solicitou duas prorrogações de prazo, embora não haja nenhuma dificuldade em levantar informações sobre o totem.
Para Pinheiro, a prefeitura já demonstrou desde a gestão passada que não responderá ao questionamento do Ministério Público. “Por essa razão, o caminho viável agora é acionar a Justiça”, disse.
De acordo com a imprensa de Sorocaba, o totem foi instalado em 2006 pela prefeitura a pedido do então vereador e pastor Carlos Cézar, que atualmente é deputado estadual pelo PSC.
Para os estudantes, o totem faz proselitismo religioso inaceitável, porque Sorocaba não é só dos cristãos, mas também de todos os demais crentes e também descrentes.
Tweet
Deputado despreza Estado laico para justificar totem evangélico
agosto de 2012
Cronologia do caso Religião no Estado laico
Comentários
Quer dizer se amanhã a maioria for islâmica vai mudar o totem, estamos vivendo uma época difícil com esses políticos e autoridades porcos e vendidos.
ah vai tem coisa mais importante, não gosto mas tem coisas mais urgentes
palhaço quer aparecer e tá conseguindo nee
um homem adulto faz ! caralho...cade os vândalos para demolir isso na magruga ?
Aonde é que você leu isso?
Os muçulmanos veneram Alá, os ateus veneram a liberdade e independência da mente, os budistas veneram Buda…. E assim por diante. Aonde está a ligação?
Se em vez dessa frase estivesse com os dizeres: “Sorocaba é laica porque assim consagra a constituição”… o que você diria?
«Pra mim não tem cabimento entrar com uma ação na Justiça por algo assim.. è falta do que fazer!»
Seria mais fácil se houvesse seriedade e os promotores da ideia a removessem de livre vontade mas pela resistência visível a dita placa é uma imposição religiosa de gente sem escrúpulos… sem dúvida nenhuma escravos da superstição e inimigos da razão.
Demo
Como não é a favor dos cristãos!? isso é proselitismo puro e cristalino...como você totalmente dogmático,então você não enxerga que existe outras crenças e também descrença no seu deuszinho de merda...
Jesus combatia as pessoas más, o mundo ta cheio delas por ai.
Thor combatia os gigantes do gelo, você vê algum gigante do gelo com Freqüência?
Jesus foi pregado em uma cruz, Thor tem um martelo.
Sem mais.
Se acha perda de tempo, Cobre que façam logo, pois procrastinar a retirada é perder mais tempo com solicitações de prazo, que tem de ser escritas, autenticadas, e apresentadas à justiça. Fora que o advogado para esta solicitação é paga com o dinheiro dos contribuintes cada novo prazo que é pedido.
Ricardo
Rotary não é religião.
“ah vai tem coisa mais importante, não gosto mas tem coisas mais urgentes”
Falácia do bem maior: quando se tem grande interesse na manutenção de alguma coisa, alega-se que existem outras coisas mais importantes a serem tratadas – assim desviando o foco do assunto.
Se você está de boa-fé, então milite em prol das “coisas mais urgentes” e não se oponha a retirada do totém inconstitucional!
palhaço quer aparecer e tá conseguindo nee”
Isso, você conseguiu! Parabéns!
Essa frase demonstra o desrespeito e a intolerância religiosa de sua parte. Só acredita no mito “jesus cristo” quem é cristão!
“Pra mim não tem cabimento entrar com uma ação na Justiça por algo assim..”
Sua opinião é irrelevante, assim como sem embasamento jurídico.
Cabe ação judicial, pois é dever do Estado agir em caso de violação constitucional.
“è falta do que fazer!”
Aqui você explica o motivo do seu comentário... parabéns pela sinceridade!
Falou tudo!
E tem mais, os satanistas poderiam dizer que o Anônimo28 de fevereiro de 2013 00:37 é de Satanás. EAE? HEIN? O que ele ia fazer?
Também quero um totem dizendo: o Rio de Janeiro é de Lúcifer!
Ruggero
Se o que escreveu fosse reforçado por séculos de lavagem cerebral, sim, se tornaria verdade. Até um esquisofrênico (que nem acredito que existiu) pregado no pau vira herói.
É um exemplo crasso e real do condicionamento pavloviano. Conta-se uma mentira por tanto tempo que ela se torna realidade.
Assinado: Cristianismo.
"A Mônica existe, porque está escrito no gibi"
GRANDE LÓGICA!
O totem cumpriu o seu papel. Agora entrego tudo ao Senhor, e se Ele quiser o totem continua.
Traduzindo: Jesus era um troll.
Jesus era um troll... se tivesse existido.
E de quebra o pobre estudante pode estar correndo risco de vida.
Na idade média os ateus, judeus e demais minorias queimaram os cristãos por sua cor de cabelo, e marcas de nascença, torturando até os mesmos confessarem-se malignos, e os muçulmanos invadiram a Europa para levar o alcorão e impor a vontade de Muhamad... Opa, peraí, acho que inverti algo... Rsrsrs
Os muçulmanos eram um povo tolerante até presenciarem mais um show da turma do Didi... Quer dizer, da santa igreja Cristã (lembre-se que não existia católico e protestante, portanto, sem um empurrar pro outro, eram todos juntos). Agora, colham os frutos no oriente do que fizeram por séculos.
Igreja verdadeira? O que é uma igreja verdadeira? Uma igreja escocesa?(brinde: http://pt.wikipedia.org/wiki/Expuls%C3%A3o_do_Grupo).
Estranho existir o protestantismo antes do Lulu pé-de-cana, todas as fontes o citam como pai do protestantismo...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reforma_Protestante
http://pt.wikipedia.org/wiki/Martinho_Lutero
http://www.suapesquisa.com/biografias/lutero/
http://www.renovado.kit.net/martinho_lutero.htm
http://historiageneral.com/2009/03/15/la-reforma-protestante-de-martin-lutero/
http://www.paginaoriente.com/catecismo/protestantismo.htm
http://www.encontrandodulcinea.com/guias/Protestantismo.pg_0.html
Posso continuar até a vigésima oitava página do google, ou citar todos os livros de história que eu já li (e vai por mim, mais do que a numero de livros em geral que você deve ter aberto na vida). E todos citam nosso amigo Lulu Murder como fundador e pai do protestantismo. Ah, e não cometa uma falácia (http://www.infoescola.com/filosofia/falacia/), dizendo "mas o protestantismo verdadeiro X", ou "Mas os albigenses (ou insira outra minoria massacrada) tinha as idéias semelhantes ao protestantismo" porque não, não cola.
Postar um comentário