Igrejas estão ficando vazias, e falta dinheiro para sustentá-las |
Woelki afirmou que a extinção das paróquias é necessária para que a arquidiocese consiga uma “estrutura sustentável” diante da “redução da população”.
Ele acrescentou que não se trata apenas de uma “reforma administrativa, mas também espiritual”.
A média de fiéis por paróquia atualmente é de 3.810. Com a nova estrutura, a média subirá para 13.300, na estimativa da arquidiocese.
Na Alemanha, existe o imposto eclesiástico, que é cobrado automaticamente uma vez por ano dos fiéis.
Nos últimos anos, tem sido significativo o número de alemães que comunicam ao órgão governamental responsável pela arrecadação que deixaram de ser católicos. Tanto que em 2012 a Conferência Episcopal da Alemanha baixou decreto determinando que quem deixou de pagar o imposto não poderá se casar na Igreja e batizar filhos. A Igreja só não negará a dar a extrema-unção.
O declínio da Igreja alemã se deve ao avanço na Europa da secularização, que, na Alemanha, foi impulsionada nos últimos dois anos pelos casos de pedofilia cometidos por padres e acobertados pela hierarquia católica.
Para a Igreja, contudo, o que há no país é uma “catolicofobia”, o que, de acordo com cardeal de Joachim Meisner, de Colônia, tem se refletido no noticiário.
O mais recente caso de repercussão na Alemanha envolvendo a Igreja foi o dos dois hospitais católicos que se recusaram a socorrer uma mulher estuprada, para não ter de receitar a pílula do dia seguinte.
Tweet
Com informação do Vatican Today, entre outras fontes.
Por falta de fiéis, acelera-se na França venda de igrejas católicas
fevereiro de 2013
Igreja sofre perseguição igual à contra judeus, diz arcebispo
fevereiro de 2013
Comentários
VIVA O NEOPAGANISMO!
é por isso que o mundo ta como ta
(ironia On) É, o mundo na época que a Icar tinha poder era mais pacifico (Ironia off).
Chora mais, crentalhona!
Se não for pedir demais, poderia postar um link com estes dados? Não estou duvidando de sua palavra, mas seria bom ter uma fonte pra calar a boca de certos falaciosos!
Novamente, agradeço!
O que ocasionam coisas ruins no mundo são mentalidades iguais a sua!
Ruggero
Postar um comentário