Pular para o conteúdo principal

Igreja tenta conter ‘boatos’ sobre ‘lobby gay’ no Vaticano

Federico Lombardi
Lombardi disse que "calúnias"
 visam atingir  imagem da Igreja
O padre Federico Lombardi (foto), porta-voz do Vaticano, criticou hoje “a desinformação” e “as calúnias” produzidas por informantes de jornais para atingir a Igreja Católica nestas vésperas da escolha de um novo papa.

A imprensa italiana tem divulgado que Bento 16 decidiu renunciar ao seu pontificado após tomar conhecimento, por intermédio um dossiê secreto, da existência no Vaticano um lobby de sacerdotes gays e de uma rede de prostituição para atender religiosos, além de casos de corrupção.

O dossiê existe de fato. Ele foi escrito por três cardeais designados por Bento 16 para investigar os bastidores do Vaticano tomados por intrigas, rumores de lavagem de dinheiro e pela disputa de poder entre os integrantes da cúpula da Igreja.

Lombardi disse em entrevista à Radio do Vaticano que existem pessoas que “tentam aproveitar o movimento de surpresa e desorientação, após o anúncio de que o papa Bento 16 abandonará seu cargo, para semear a confusão e desprestigiar a Igreja”.

Acrescentou: “Aqueles que apenas pensam em dinheiro, sexo e poder, e estão acostumados a ver as diversas realidades com estes critérios, não são capazes de ver outra coisa, nem sequer na Igreja, porque seu olhar não sabe dirigir-se para cima ou descer com profundidade nas motivações espirituais da existência".

Na interpretação de Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano, essas “histórias infundadas” são tentativas de influenciar pela imprensa os cardiais que vão escolher o novo papa.

Para alguns observadores, o vazamento de informações do dossiê é reflexo de um embate entre os próprios cardeais, divididos em duas alas.

De um lado estão os que apoiam que o Vaticano volte a ser um de papa italiano. De outro, estão os querem reduzir a presença dos italianos na hierarquia da Igreja e que seja eleito um cardeal “de fora”, de modo que se crie condições para que haja uma renovação da Igreja, e não uma continuação.

Ontem, após passar a semana em retiro, Bento 16, em sua última reunião com a Cúria Romana, lamentou a “maldade, sofrimento e corrupção” que maculam a Igreja.

O cardeal italiano Gianfranco Ravasi, que seria o candidato preferido de Bento 16 para sucedê-lo, cuidou da administração da Santa Sé durante o retiro do papa. Chamaram a atenção, nesse período, as suas críticas às “divisões, dissenso, carreirismo e inveja” que afetam a Igreja.





Com informação das agências.

Rede de prostituição operava dentro do Vaticano, diz jornal
fevereiro de 2013

Comentários

Anônimo disse…
Prato cheio pras olavetes. Agora mesmo que vão demonizar de vez os gays.
Tempos sombrios de intolerância e preconceito nos esperam!
Miriam, católica de valores disse…
o mais digno a se fazer, caso exista mesmo essa rede, é expulsa definitivamente todos que participaram dela

a Igreja não pode mais permitir que essa gentalha suje a imagem da Igreja

esse povo corrupto não está na Igreja por ter fé em Deus, estão lá pq são loucos, pq só pensam em poder e diversão

o fato de não punirem essa pessoas ou não fazerem um julgamento prejudica a imagem da Igreja um pouco

Lombardi, acorda, nós não queremos esclarecimentos, queremos banimentos, expulsões e punições

se existe algo, façam algo contra isso

não permitam que a imagem da Igreja fundada por Jesus seja jogada no lixo por causa de sanguessugas malditos
LEGIÃO disse…
"Na interpretação de TARCÍSIO BERTONE, secretário de Estado do Vaticano, essas “histórias infundadas” são tentativas de influenciar pela imprensa os cardiais que vão escolher o novo papa." (Grifo da LEGIÃO)

Se ele não falasse, ninguém perceberia isso!
Esse Cardeal Bertone é bom....um bom safado! Sério, nós gostamos dele! A Vilania lhe dá certa elegância, um certo "ar" de Poder!
Ele é uma cria de Bento 16, que superou o mestre em dissimulação e maldade!
Na revista ISTOÉ de fevereiro, deste ano, ele aparece na página central, de óculos escuros, centrado, parecendo mais um rei do que um discípulo do Mendigo. O Título do destaque de reportagem para ele é "Il Capo de tutti capi".

Deixar vazar a informação de que existe um dossiê sobre uma "sagrada rede de prostituição", foi uma estratégia brilhante! Os Cardeais Eleitores não sabem se seus nomes figuram naquele processo, e assim devem votar em quem atualmente está de posse dele. Bertone balança o dossiê na frente dos Eleitores, dizendo: "EU SEI DE TUDO"! Portanto, aqueles que tinham a convicção de que o próximo Papa não deveria ser italiano, estão repensando seus votos!

Habemus Papam!


Manjè kwayan disse…
O Lombardi não tá te escutando, Miriam. É melhor tentar uma linha direta com Gzuis. Ou não, né? :)
Anônimo disse…
Uai ermã Miriam, mais se eles fazerem isso a egreja de vosses vai acaba.
Uma egreja que os homems gostam de vestir vestido, só pode ser tudo queima rosca.
As unica image sque essa egreja ainda ten, é as feito de barro, o resto ja tá tudo no licho!
Renunssia a igreja do satanais ermã!
Lovor e grória.

Ermão em cristo.
Vinicius Cruz disse…
O gay não tem culpa se os padres católicos fizeram essas besteiras. Nós gays até achamos incrível que apesar de eles condenarem a homossexualidade como condenam até hoje, fizeram todo esse esquema aí.

Mas de fato, prevejo a homofobia aumentando, mas prevejo também a Igreja Católica ruindo.
Anônimo disse…
a parte mais dahora do embate religião versus razão é quando a primeira começa a se enforcar e dar tiros no próprio pé. A queda vertiginosa é divertida demais...
Allan Santana disse…
Meus caros, enquanto houver democracia neste país nós sobreviveremos. E nem se preocupem que daqui a pouco vai ter olavete e malafiaete levantando sobre a "conspiração gay" que quer destuir a ICAR e o mundo..Pobres coitados.
Anônimo disse…
O Scott não sabe, quem viu eurotrip vai entender.
Michelle disse…
Miriam,

>> "não permitam que a imagem da Igreja fundada por Jesus seja jogada no lixo por causa de sanguessugas malditos"

A imagem da sua querida igreja já foi jogada no lixo há mto tempo, por culpa da própria ICAR. Só vc que não foi percebeu isso.

Agora, se essa imagem vai sair da lixeira para o centro de reciclagem ou direto para incinerador depende da ICAR. Ou muda ou deixa de existir.

Anônimo disse…
O Lombardi vai ter que recorrer ao Silvio (Berlusconi).

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Pai-nosso nas escolas de Rio Preto afronta o Estado laico. Escolas não são templos cristãos

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Conar cede a religiosos e veta Jesus de anúncio da Red Bull

Mostrar Jesus andando no rio é uma 'ofensa ' O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) se curvou diante da censura religiosa e suspendeu o anúncio da Red Bull que apresenta uma versão bem humorada de um dos milagres de Jesus. Ao analisar cerca de 200 reclamações, o órgão concluiu que o anúncio “desrespeita um objeto da fé religiosa”. O “desrespeito” foi Jesus ter dito que, na verdade, ele não andou sobre as águas, mas sobre as pedras que estavam no rio. Religiosos creem em milagres, mas impor essa crença a um anúncio é atentar contra a liberdade de expressão de uma sociedade constituída pela diversidade cultural e religiosa. O pior é que, pela decisão do Conar, a censura se estende aos futuros anúncios da Red Bull, os quais não poderão “seguir a mesma linha criativa”. Ou seja, a censura religiosa adotada pelo Conar “matou”, nesse caso, a criatividade antes mesmo de sua concepção — medida típica de regimes teocráticos. "Jesus...

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

Verdades absolutas da religião são incompatíveis com a política

por Marcelo Semer para o Terra Magazine   Dogmas religiosos não estão sob o  escrutínio popular No afã de defender Marco Feliciano das críticas recebidas por amplos setores da sociedade, o blogueiro de Veja, Reinaldo Azevedo, disse que era puro preconceito o fato de ele ser constantemente chamado de pastor. Infelizmente não é. Pastor Marco Feliciano é o nome regimental do deputado, como está inscrito na Câmara e com o qual disputou as últimas eleições. Há vários casos de candidatos que acrescentam a sua profissão como forma de maior identificação com o eleitorado, como o Professor Luizinho ou ainda a Juíza Denise Frossard. Marco Feliciano não está na mesma situação –sua evocação é um claro chamado para o ingresso da religião na política, que arrepia a quem quer que ainda guarde a esperança de manter intacta a noção de estado laico. A religião pode até ser um veículo para a celebração do bem comum, mas seu espaço é nitidamente diverso. Na democracia, ...

No no no no no no no no no

No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no Referente à condenação de padre pastor por violentar uma jovem, o antigo texto deste espaço foi publicado em 2008 e o sistema de publicidade em 2020 o considerou "conteúdo perigoso ou depreciativo", pedinho  alteração em sua íntegra para que continuasse a exibição de anúncios.  Não havia nada de perigo ou depreciativo na reportagem, apenas o relato do que ocorreu, Jornalismo puro. No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no