Joshu Sasaki dizia às estudantes que tocá-lo era parte do treinamento zen |
O jornal colheu depoimento de outras seis ex-alunas do budista que o acusam de assédio sexual, em casos que remontam a décadas. Todas afirmaram que eram encorajadas a tocar em Sasaki porque isso fazia parte do treinamento zen.
O japonês Sasaki está nos Estados Unidos desde 1962, onde construiu uma reputação de “iluminador de mentes”. Ele foi mestre, por exemplo, do poeta e compositor Leonard Cohen. Sasaki é dono de um centro zen em Los Angeles e de outro no Novo México. Tem influência em dezenas de centros em vários países.
Integrantes da Comunidade Zen Budista dos Estados Unidos afirmaram estar chocados com as denúncias. Mas as acusações só obtiveram visibilidade agora porque a comunidade acobertou as investidas sexuais de Sasaki por longo tempo.
Stubbs acusou o mestre de ser inadequado |
Martin disse que testemunhou a “carreira de má conduta” do seu mestre. Falou que era frequente Sasaki, durante as reuniões para tomar chá, tocar nas alunas sem o consentimento delas.
Líderes budistas independentes estão investigando as denúncias e vão ouvir 25 ex-alunas de Sasaki. O mestre se recusou a dar a sua versão.
Nos Estados Unidos, outros professores de budismo já foram acusados de tirar proveito sexual de suas alunas. Um deles é Eido Shimano, que 2010 teve de se demitir da Sociedade de Estudos Zen de Manhattan.
Com informação do New York Times.
Tweet
Pastor é acusado de ejacular ‘esperma de Deus’ em obreiras
agosto de 2012
Comentários
A feitiçaria lida com energias humanas, através da palavra, do pensamento, e modernamente é chamada eufemisticamente de publicidade pelos empresários, de propaganda pelos políticos, de sugestão pelos psicólogos, de rituais e pregações pelos religiosos. Por isso, não nos surpreende casos em que 'religiosos' conseguem fazer a cabeça dos ingênuos a ponto de conseguir com que façam quaisquer coisas, como 'fazer doações', 'fazer massagem em pênis', 'dar uma transadinha com o mestre, pastor, padre', 'matar e perseguir outros', etc. Ou seja, a religião, se utilizando de técnicas da psicologia, pode fazer com as pessoas sejam monstros. O princípio é sempre o mesmo: uma mente (ou mentes) forte, respaldada em livros religiosos e/ou de técnicas psicológicas, dominando uma mente (ou mentes) fraca, submissa, que se culpa por pecados originais, etc.
Vemos o s efeitos da feitiçaria moderna através de muitos exemplos, como quando, através da publicidade, somos seduzidos a comprar coisas. Um homem pode comprar determinado carro porque a publicidade do mesmo induz a pensar que o mesmo influencia a conquista de mulheres. O mesmo faz religiosos que dizem que quanto mais o ‘fiel’ doar, mais ‘deus’ multiplicará seus bens. O processo é o mesmo.
Já a magia lida com harmonias cósmicas, como a pintura, a arquitetura, a música...nessas harmonias estão presentes o número Phi ou Proporção Áurea, Pi, raízes de 2, 3, 5. Essas medidas são suficientes para se construir todos os sólidos perfeitos geométricos e estão presentes em toda a natureza: das medidas dos seres humanos, às galáxias, às plantas, às órbitas dos planetas, às notas musicais, etc. A magia também influencia nossos pensamentos, e é por isso que ao tocar um hino de algum país as pessoas podem se sentir compelidas a lutarem pelo mesmo sem se perguntarem se tal guerra tem mesmo algum sentido lógico.
O poder que religiosos tem sobre os fiéis é imenso, e ainda mais quando não têm boas intenções.
Em qualquer religião pode existir esse tipo de conduta horrenda entre uma figura de autoridade e pessoas que estão sob domínio da autoridade dela e/ou que estão fragilizadas. Além da comunidade da religião em questão acobertar.
Não é um crime somente relacionado com esta ou aquela crença em específico.
Um bom artigo de faz refletir sobre o budismo e sua pouca 'santidade', e que li recentemente, é esse, para quem quiser ler.
http://jak-bazino.blogspot.fr/2013/01/le-bouddhisme-theravada-philosophie-de.html
Ele foca na experiência da Birmânia, mas tece considerações sobre como os ocidentais veem o budismo e como ele realmente é ou pode ser.
Só quem não tem inclinações puritanas percebe o quão absurdamente desproporcional é o juízo de valores que as pessoas fazem sobre possíveis abusos sexuais e os outros tipos de abuso.
Paciência...
E aqueles judeus ultra-ortodoxos que sugam pênis de meninos bebês também alegam que tal procedimento é parte da ritualística religiosa.
E aí, um peso e duas medidas?
ATEU CONCIENTE
Que drama. O tema em questão é que está em foco...
ô coisinha inutil...
Religião= Safadeza e ponto final.
pq não contrata uma prostituta e deixa as mulheres de bem em paz?
É sério mesmo que você vai se focar mais se as pessoas estão ou não fazendo sua parte dentro do budismo do que preocupar-se com você mesmo?
Não duvido que muitos pervertidos acabem na religião como uma forma de tentar se disciplinar - até se "curar" - mas os coitados não conseguem. Homossexualismo entre os padres então não deveria ser surpresa, uma vez que a maioria confunde falta de interesse no sexo feminimo como vocação para o celibato, e são coisas muito diferentes...
Postar um comentário