Pular para o conteúdo principal

Padres acusam chefe da Igreja da Escócia de ‘atos impróprios’

Keith O'Brien
Keith O'Brien é ferrenho opositor
à concessão de direitos aos gays
Três padres da Diocese de St Andrews e de Edimburgo e um ex-sacerdote acusam o cardeal Keith O'Brien (foto), 74, chefe da Igreja Católica da Escócia, de “atos impróprios” cometidos há mais de 30 anos.

Um dos padres disse que O'Brien promovia orações noturnas para “ter contatos inapropriados”. Outro afirmou ter sido vítima de atenções “não desejadas”.

Um sacerdote admitiu que teve um “relacionamento inadequado” com O'Brien por algum tempo e que, em consequência, teve de se submeter a um longo tratamento psicológico.

Todos os padres afirmam que O'Brien é carismático e controlador e que não se constrange em usar o poder que tem na hierarquia católica para se impor.

Os sacerdotes formalizaram sua denúncia ao Vaticano no dia 11, portanto uma semana antes de o papa Bento 16 anunciar a sua renúncia ao pontificado.

Acusação de assédio derruba cardeal da Igreja na Escócia
fevereiro de 2013

O'Brien nega as acusações. Ele será um dos cardeais que vão compor o conclave para eleger o novo papa.

Os padres denunciantes querem que a Igreja afaste O'Brien de suas atividades, mas pelo menos um deles tem dúvidas de que isso possa ocorrer. “[A Igreja] tem tendência de cobrir e proteger o sistema a todo o custo", disse ele.

"A Igreja tem um lado escuro e isso tem a ver com a sua responsabilidade. Se o sistema precisa de ser melhorado, talvez haja necessidade de ser um pouco desmantelado", afirmou o padre, conforme relato do jornal britânico The Guardian.

O'Brien vai se aposentar nos próximo mês, após o conclave. Ele tem se destacado como ferrenho opositor à concessão de direitos as homossexuais, como adoção de crianças. Para ele, a homossexualidade é imoral.

Recentemente, ele afirmou que casamento entre pessoas do mesmo sexo é "prejudicial para a saúde física, mental e espiritual bem-estar de todos os envolvidos ".

Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, disse que "o papa está ciente do problema [sobre O'Brien] e a questão agora está em suas mãos".







Com informação do The Guardian, entre outras fontes.

Padre de Portugal afirma ter sido assediado por bispo
fevereiro de 2013

Homofóbicos sentem excitação com gays, revela pesquisa
novembro de 2011

Comentários

Anônimo disse…
é só putaria nesta igreja romana e os católicos fecham os olhos e os ouvidos sempre.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Alenônimo disse…
Os padres só estão acusando ele agora porque ele falou que é a favor dos padres casarem e constituírem família. Como ele é cardeal e vai votar no próximo papa, eles querem tirar o cargo de cardeal dele, mas não vai dar muito certo.
Mais uma patetica prova da teoria de que homofobia demais implica em homossexualidade mal resolvida.
Anônimo disse…
Não sei pq eles são contra os gays terem o mesmo direito dos heteros, são um bando de gays enrustidos.
Frobertin disse…
Mais um... to achando que de tanto escândalo.. o proximo Papa vai ser um desses...
Anônimo disse…
Se os milagres são verdadeiros, PORQUE TODO CRENTE TEM MEDO DE INVESTIGAR?
Não é possível alguém acreditar "naquilo" que tem medo de investigar e DESCOBRIR QUE TUDO É FRAUDE.

Investigação de Curandeirismo na IURD e na IMPD - Assine a PETIÇÃO que corre no FACEBOOK/internet, pedindo URGENTE INVESTIGAÇÃO sobre os milagreiros curandeiros VALDEMIRO SANTIAGO, sua bisca quenga e EDIR MACEDO & QUADRILHA. Entre no site Investigação de Curandeirismo na IURD e na IMPD na AVAAZ petition/Investigacao_de_Curan­deirismo_na_IURD_e_na_IMPD Se os curandeiros velhacos conseguirem PROVAR que são verdadeiros e honestos, IREMOS LEVA-LOS AOS HOSPITAIS. Em caso contrário, CADEIAAAAAAA!

http://www.avaaz.org/po/petition/Investigacao_de_Curandeirismo_na_IURD_e_na_IMPD/?pv=12
Anônimo disse…
esse povinho de deus são uns mother fucker mesmo.
Miriam, católica de valores disse…
e os padres por acaso foram obrigados? se tiveram relacionamento com ele, só pode ter sido por vontade própria, já são bem grandinhos

ahhhhh, depois de 30 anos??? é a mesma coisa que eu ser estuprada e denunciar o criminoso 50 anos depois... não faz sentido algum

deve ter algum interesse aí, aposto que não querem ele mais no cargo e agora querem dar show

quem tem que ser expulsos são esses padres que querem tumultuar numa hora que a Igreja está vuneravel

se nao foi estupro, então quer dizer que eles quiseram, ou seja os mesmos quebraram a promessa de castidade também, ou seja todos fizeram coisas erradas

isso pra mim é hipocrisia e trazer isso a tona é agora é palhaçada demais, deviam ter ficado calados, já que guardaram isso por tanto tempo

e o outro fala mal dos homossexuais e parece ser homossexual, ou seja tem problemas mentais pq ta discursando contra si mesmo

tem que denunciar é todos logo pra fazer um limpa na Igreja e tirar essa gente que não sabe se comporta direito, quando vc fica padre, tem que abandonar definitivamente o sexo, seja de qualquer tipo e se dedicar somente a Deus

outros que acham que Igreja é festa, esse tipo de padre nem devia virar padre...

por isso sou a favor de avaliações psiquiatricas e psicologicas para padres, para saber se eles vão mesmo cumprir com o que prometem, assim evita que pessoas como esses ai se tornem padres
Gaboy disse…
PRECONCEITO CONTRA ELE MESMO QUE É GAY
Anônimo disse…
Muita gente se ilude pensando que a eleição do novo papa será marcada por uma renovação na Igreja Católica. Mas isso é uma ilusão, por pelo menos dois motivos. O primeiro diz respeito à qualidade moral dos cardeais que participarão do conclave. Entre eles, há os que protegeram criminosos sexuais, os que bolinaram antigos sacerdotes, os que defendem a criminalização da homossexualidade e por aí vai. E, como de covil de cascavéis não se tiram ovelhas inocentes, não dá para ser otimista em relação ao substituto de Bento XVI.

Em segundo lugar, há o fato de que os cardeais são bastante conservadores a respeito dos temas controversos da nossa época. Fala-se muito hoje em dia que a igreja está dividida entre a ala conservadora e a ala progressista, mas, quando se está no meio de tanta gente reacionária e intolerante, não é preciso muita coisa para ser considerado progressista. Perto de um Hitler, qualquer estuprador parece um santo.

No seio da igreja, o que se chama de progressista é alguém que defende uma maior participação do laicado nas celebrações litúrgicas, talvez a ordenação das mulheres ou, quem sabe, o fim da obrigatoriedade do celibato. Quanto a questões realmente importantes como a pluralidade religiosa, o uso de métodos contraceptivos, a eutanásia, o casamento homossexual etc., são todos farinha do mesmo saco.

O próximo papa, venha ele da Europa, da América do Sul ou da África, talvez seja pessoalmente mais carismático do que Bento XVI, o que não é muito difícil, mas será tão intolerante em matéria de liberdade intelectual e tão retrógrado em questões morais quanto o foi seu antecessor.

Nós ateus devemos agradecer por isso. Quanto mais em desacordo estiver com os valores da modernidade, mais esse antro de delinquentes e pervertidos sexuais estará perto do fim.
Off topic disse…
Fiquei 2 dias sem conseguir acessar este blogue (o Windows dizia que este site não estava respondendo às solicitações, no entanto, o Google fornecia as páginas em cachê para leitura).

Hoje resolvi reiniciar o meu modem, e após fazê-lo, voltei a acessar o blogue. O estranho é que apenas este blogue não estava respondendo, pois todas as outras páginas que eu costumo visitar estavam funcionando normalmente.
Anônimo disse…
"ahhhhh, depois de 30 anos??? é a mesma coisa que eu ser estuprada e denunciar o criminoso 50 anos depois... não faz sentido algum"

É a mesma coisa daquelas pessoas que depois de velhas resolvem querer incriminar alguém por suposto estupro em relacionamentos pedófilos (eles alegam que seria pra proteger outras pessoas do suposto agressor, no entanto, o cara já está com o pé na cova e normalmente é alguém com boa situação financeira e capaz de pagar gordas indenizações a estas supostas vítimas)

"deve ter algum interesse aí, aposto que não querem ele mais no cargo e agora querem dar show"

Elementar, minha cara!

"se nao foi estupro, então quer dizer que eles quiseram, ou seja os mesmos quebraram a promessa de castidade também, ou seja todos fizeram coisas erradas"

Pela lógica da sua religião, sim. No entanto, você sabe muito sobre a habilidade que tem os seus irmãos religiosos na hora de ignorar fatos e fazer interpretações mirabolantes que os favoreçam, não sabe?

"e o outro fala mal dos homossexuais e parece ser homossexual, ou seja tem problemas mentais pq ta discursando contra si mesmo"

Os religiosos são imbatíveis no quesito hipocrisia, e isso não deveria ser visto como novidade por ninguém que os conheça.

"por isso sou a favor de avaliações psiquiatricas e psicologicas para padres, para saber se eles vão mesmo cumprir com o que prometem, assim evita que pessoas como esses ai se tornem padres"

Eles são humanos como todos os demais. Apenas os fiéis mais ingênuos acreditam na suposta "santidade" de seus líderes e sua instituição, do mesmo modo que acreditam na mitologia (Bíblia, Deus, etc) que eles criaram e continuam incutindo no imaginário de vocês!

Religião é ideologia política, nada mais.
Anônimo disse…
é jesus que cortou seu acesso
Anônimo disse…
Eta Jesus brincalhão!
Diabo disse…
Eu começo a ter uma visão de como será o Conclave.

Ao fechar as portas, os Cardeais começam a dar tapinhas na bunda uns dos outros e aqueles mais gayzinhos se põem a dar risadinhas safadas e a rebolar as buzanfas velhas com o dedo na boca... Alguns resolvem mostrar que estão usando calcinhas... e dá-lhe mais risadinhas safadas...Na maior parte do tempo eles dicutem sobre seus namorados, as diversas formas em que já transaram...Lança-se uma disputa sobre quem já comeu o bofe mais novo...Lá pelas tantas, as bichas dominantes, uma delas de nome Keith, começa a brigar com as outras: - SUA BICHA VELHA, VAGABUNNNNDA...Num canto alguns jogam amarelinha, no outro alguns brincam com bonecas que trouxeram debaixo das saias...Pra manter as aparências, um deles, muito fogoso e com as mãos nas cadeiras providencia a fumaça branca para o povo ver...Entre goles de chá em chícaras de porcelana e conversas sobre machos eles escolhem aquele que os vai guiar, acoitar e acobertar nos anos vindouros.

O Diabo, normalmente, participa dos Conclaves. Mas acho que este ano ele vai faltar por medo de ser "comido" nesse evento.
Anônimo disse…
É esse povo que dita regras morais para a sociedade.
Anônimo disse…
quanta falta de amor desses ateus que se divertem com a derota dos outros vive vigiando as religions e critica todo mundo ho getinha sem graça pode cre nao conheço nem um ateu mais fique imtereçada pois com a usao que deus mim deu nao tem desafio pra nao cair por terra em nome de jesus tanbem o que e de se esperar de gente que nao tem deus coisas boas nao e com essas modernidades de voces que so leva as pessoas pro abismo que getinha sem graça misericordia cei que deus va mim usar pra ganhar ateus pro senhor jesus eu creio assim como creio na existencia de deus.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Onde Deus estava quando houve o massacre nos EUA?

Deixe a sua opinião aí embaixo, no espaço de comentários.

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação

Pastor mirim canta que gay vai para o inferno; fiéis aplaudem

Garoto tem 4 anos Caiu na internet dos Estados Unidos um vídeo onde, durante um culto, um menino de quatro anos canta aos fiéis mais ou menos assim: “Eu sei bem a Bíblia,/Há algo de errado em alguém,/Nenhum gay vai para o céu”. Até mais surpreendente do que a pregação homofóbica do garotinho foi a reação dos fiéis, que aplaudiram de pé, em delírio. Em uma versão mais longa do vídeo, o pai, orgulhoso, disse algo como: “Esse é o meu garoto”. A igreja é a Apostólica do Tabernáculo, do pastor Jeff Sangl, de Greensburg, Indiana. Fanático religioso de amanhã Íntegra do vídeo. Com informação da CBS . Pais não deveriam impor uma religião aos filhos, afirma Dawkins. julho de 2009 Intolerância religiosa no Brasil

Cristãos xingam aluna que obteve decisão contra oração

Jessica sofre hostilidades desde meados de 2011 Uma jovem mandou pelo Twitter uma mensagem para Jessica Ahlquist (foto): “Qual é a sensação de ser a pessoa mais odiada do Estado? Você é uma desgraça para a raça humana.”  Outra pessoa escreveu: “Espero que haja muitos banners [de oração] no inferno quando você lá estiver apodrecendo, ateia filha da puta!” Jessica, 16, uma americana de Cranston, cidade de 80 mil habitantes de maioria católica do Estado de Rhode Island, tem recebido esse tipo de mensagem desde meados de 2011, quando recorreu à Justiça para que a escola pública onde estuda retirasse uma oração de um mural bem visível, por onde passam os alunos. Ela é uma ateia determinada e leva a sério a Constituição americana, que estabelece a separação entre o Estado e a religião. Os ataques e ameaças a Jessica aumentaram de tom quando um juiz lhe deu ganho de causa e determinou a retirada da oração. Nos momentos mais tensos, ela teve de ir à escola sob a proteção da

Anglicano apoia união gay e diz que Davi gostava de Jônatas

Dom Lima citou   trechos da Bíblia Dom Ricardo Loriete de Lima (foto), arcebispo da Igreja Anglicana do Brasil, disse que apoia a união entre casais do mesmo sexo e lembrou que textos bíblicos citam que o rei Davi dizia preferir o amor do filho do rei Saul ao amor das mulheres. A data de nascimento de Davi teria sido 1.040 a.C. Ele foi o escolhido por Deus para ser o segundo monarca de Israel, de acordo com os livros sagrados hebraicos. Apaixonado por Jônatas, ele é tido como o único personagem homossexual da Bíblia. Um dos trechos os quais dom Lima se referiu é I Samuel 18:1: “E sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como a sua própria alma”. Outro trecho, em Samuel 20:41: “E, indo-se o moço, levantou-se Davi do lado do sul, e lançou-se sobre o seu rosto em terra, e inclinou-se três vezes; e beijaram-se um ao outro, e choraram juntos, mas Davi chorou muito mais”. Em II Samuel 1:26, fica claro p

Adventista obtém direito de faltar às aulas na sexta e sábado

Quielze já estava faltando e poderia ser reprovada Quielze Apolinario Miranda (foto), 19, obteve do juiz Marcelo Zandavali, da 3ª Vara Federal de Bauru (SP), o direito de faltar às aulas às sextas-feiras à noite e aos sábados. Ela é fiel da Igreja Adventista do Sétimo Dia, religião que prega o recolhimento nesses períodos. A estudante faz o 1º ano do curso de relações internacionais da USC (Universidade Sagrado Coração), que é uma instituição fundada por freiras na década de 50. Quielze corria o risco de ser reprovada porque já não vinha comparecendo às aulas naqueles dias. Ela se prontificou com a direção da universidade em apresentar trabalhos escolares para compensar a sua ausência. A USC, contudo, não aceitou com a alegação de que não existe base legal para isso. Pela decisão do juiz, a base legal está expressa nos artigos 5º e 9º da Constituição Federal e na lei paulista nº 12.142/2005, que asseguram aos cidadãos a liberdade de religião. Zandavali determinou

Na última entrevista, Hitchens falou da relação Igreja-nazismo

Hitchens (direita) concedeu  a última entrevista de  sua vida a Dawkins da  New Statesman Em sua edição deste mês [dezembro de 2011], a revista britânica "New Statesman" traz a última entrevista do jornalista, escritor e crítico literário inglês Christopher Hitchens, morto no dia 15 [de dezembro de 2011] em decorrência de um câncer no esôfago.