Governadora Rosalba não tem apreço pela laicidade do Estado |
A Constituição brasileira impede que as instâncias de governo privilegiem qualquer crença religiosa, mantendo-se distante de todas elas, para garantir a separação entre Estado e religião. Separação, aliás, que existe desde a Constituição de 1891.
A ilegalidade, nesse caso, é exemplar porque a Escola de Governo é um estabelecimento que se dedica ao aperfeiçoamento dos servidores públicos, que ali devem aprender (ou deveriam), entre outras coisas, que todos devem obediência à Constituição, sem exceção quando se trata de observância à laicidade do Estado.
A nova sede será inaugurada no próximo dia 15 com a participação do embaixador do Vaticano no Brasil, dom Giovanni D’Aniello, do arcebispo dom Jaime Vieira Rocha e de outros representantes da Igreja Católica. Se não houver missa, haverá pregação cristã de sobra.
De acordo com uma pesquisa recente, a administração da governadora Rosalba foi reprovada por mais de 80% da população.
Tweet
Com informação de site do governo do Rio Grande do Norte.
Escolas ignoram o Estado laico e adotam nomes religiosos
outubro de 2011
Religião no Estado laico
Comentários
vcs também querem que destruam o cristo redentor? querem que mudem o nome de são paulo e espírito santo?
me poupem, tem coisas mais importantes pra se preocupar
não vejo problema algum em nomear um espaço público com o nome de um homem de Deus, isso só vai trazer bençãos pro lugar, o q é bom
ass, Miriam uma cristã de valores
Sou testemunha de trocas de nomes belíssimos (ou mesmo apenas historicamente simbólicos) de ruas pelos de obscuras personalidades que têm a "sorte" de serem apadrinhadas por algum dos representantes nas câmaras municipais.
Para batizarem bens públicos (inclusive logradouros), os nomes das personalidades deveriam ser submetidos à aprovação popular por referendo, audiências públicas organizadas entre a população interessada (habitantes, frequentadores etc.) ou por outro mecanismo democraticamente controlado.
Os vereadores (e demais autoridades que atualmente têm poder de decisão sobre o nome a ser dado aos bens públicos) nãodeveriam ter essa prerrogativa.
Tanto por distorcer a necessidade de se denominar os bens públicos, como por o fazer de modo inadequado e até mesmo contra os interesses públicos - não somente por eventualmente dar relêvo a alguma irrelevância para a vida comunitária, como também por frequentemente desviar o foco de atenção e o emprenho do seu trabalho das causas verdadeiramente importantes.
é só um nome, pow.
eis, na cara, um abuso ateísta. Tava demorando.
Ruggero
EXÚ CAVEIRA por exemplo.
Cristo redentor, nomes de ruas e estados, são crias de uma época em que o Estado flertava com a icar. Já ta feito e não podemos fazer mais nada.
Agora ante o estado laico isso passa a ser inadimissivel. Esse sujeito só representa a instituição icar e mais nada.
Que ponham o nome dele em igrejas!
ass: Estuprador do espírito santo.
Conheço bem ele e posso garantir que mereceria com maior honradez tal homenagem!
Essa estória me lembra uma tal madre Tereza de Calcutá.
Para os cegos uma heroina de deus, para quem consegue ter uma visão mais apurada, uma arrecadadora de dinheiro, mas muiiiito dindim, enquanto os miseráveis morriam feitos animais fedorentos, servindo de cobaias e propaganda para arrecadar sempre mais.
Hoje ela é considerada uma santa.
olha toninho do diabo é um servo do satanás, o satanas representa o mal logo nao teria pq por o nome dele em qlqr lugar
exu caveira eu tive q perquisar um pouco pq eu nao entendo nada disso olha pelo q eu entendi isso é coisa da umbanda e do candomble, eles são minoria, então nao tem muita logica em homenagiar as entidades da seita ou religião deles
o povo homenagia os santos e pessoas católicas pq nos somos maioria e contribuimos muito pra sociedade brasileira
se vc não sabe, graças a igreja católica é q existem universidade hoje em dia
ass, Miriam católica de valores
Escola de Governo é o nome que se dá ao órgão público que faz parte do sistema de aperfeiçoamento da gestão pública brasileira.
Ainda não domino essa área de conhecimento administrativo, mas sei que é uma instituição destinada a tornar mais eficiente, e portanto democrática, as atividades administrativas do setor público.
Eu gostaria de saber qual é a significativa contribuição que o eminente cardeal deu à Administração Pública brasileira ou, mesmo apenas, ao Estado do Rio Grande do Norte.
Trata-se de uma instituição que serve ao aperfeiçoamento do sistema de administração pública nacional.
(*) Escola de Governo serve para isso.
É exaustivo demais ter que ficar explicando didaticamente a mesma coisa trocentas mil vezes...
Que desânimo!
O povo cada vez mais afasta Deus dos governos e cada vez os governos caem mais e depois rezam nas igrejas,pra que?Se Deus virar as costas para o mundo não estaria certo já que estão virando as costas para Ele?Não se esqueçam que Deus não é invasivo,se o povo não O quer Ele vai respeitar a vontade do povo e depois aguenta todas as desgraças que vierem sózinhos.
Penso que a decisão que uma titular do executivo estadual de um estado nordestino brasileiro tomou ao dar o nome de uma autoridade católica à sua escola de governo (*) levanta a SUSPEITA DE que uma certa predisposição para FAVORECER a ICAR na disputa pela preferência religiosa dos fiéis cristãos residentes naquela região frente ao inegável crescimento das denominações evangélicas - principalmente das classificadas como pentecostais - no seio de sua população mais vulnerável (pobre, sem instrução e desassistida pelo poder público).
Se for esse o caso, a infeliz determinação daquela Governadora é mais grave ainda, já que deixaria de ser uma iniciativa meramente leviana (para não dizer ignorante), caracterizada pela despreocupação com o laicismo (como ocorre quando alguém argumenta que há problemas mais importantes para serem resolvidos), e passaria a ser uma afronta deliberada aos dispositivos legais e éticos que determinam a imparcialidade estatal e protegem a liberdade de pensamento e de crença (inclusive ateísta).
Não seria um mero atraso, mas um verdadeiro retrocesso.
(*) Escolas de Governo não tem por escopo a educação formal de crianças, de jovens ou de adultos. Trata-se de uma instituição pública que serve ao aperfeiçoamento do sistema de administração pública nacional.
Na casa do povo não existe Jeová, xô Jeová, xô Jeová!!!
Pra citar deus e Jeová (que também um deus, o deus cristão, que os cristão prepotentemente o chamam apenas de "Deus" com letra maiúscula, como se só 'existisse' um único deus).
Infelizmente, tem gente que não consegue aprender (ou age de má fé) e insiste em não ver "nada demais" em violações à laicidade do estado.
Tudo no país depende do seu próprio povo, portanto, podemos constatar que o Brasil não tem mais jeito.
Reforçando nosso poonto de vista "Deus está nos detallhes" (Albert Einstein). A diferença entre o avanço e o retrocesso, também.
vou deixar como sugestão pra vc que se preocupa com esse coisa de estado ateu a resposta da inteligentissima jornalista do sbt a Raquel concordo com tudo que ela diz no video
http://www.youtube.com/watch?v=UElcG_eYfWM
e eu já deixei bem claro que conheço a Igreja mais do que vcs que só sabem criticar e por defeito onde não existe
ass, Miriam católica de valores
ass, Miriam católica de valores
seu eu for prefeita e colocar uma cruz na sala da prefeitura vão implicar com migo
cruzes, pessoas catolicas, que mal tudo isso faz pros outros??? nada então nao tem pq fica dando show
ass, Miriam católica de valores
religioes cristas sao as mais populares por isso sempre seus seguidores que tendem a fazer o bem sao sempre lembrados
ass, Miriam católica de valores
Hitler adorava esse tipo de pensamento, o nazismo floresceu assim. Vá estudar o que é Estado laico e aproveite para aprender melhor nosso idioma.
"piadista é vc querido, isso pra mim é inveja da popularidade do catolicismo"
Caso você não saiba, a ICAR está definhando no mundo todo. Mesmo no Brasil ela tem cada vez menos seguidores (perdidos para o ateísmo ou para os Malafais e Valdemiros da vida), menos influência e na Europa, não sabem mais o que fazer com tantos templos fechados.
Sobre a "jornalista" cristã, sugiro que assista a esse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Y_D5I2BL-K4
Então quer dizer que as minorias não tem vez?
Ah sim, um político eleito que precisa da aprovação da maioria para continuar tendo poder, logo, ele nem irá favorecer algo que agrade a maioria apenas por interesse eleitoreiro, né?
Me engana que eu gosto. Só que não.
Em matéria de estratégia sorrateira os cristãos são gênios!
ass, Mario ateu de verdade
Postar um comentário