Francisco é acusado de ter delatado dois padres à ditadura argentina |
“Quem vive, como Bergoglio, só à base de frango cozido e verduras, só pode ser um cara perigoso”, comentou com ironia um ex-embaixador argentino em Roma, de acordo com o jornal "Estado de S.Paulo". “É um jesuíta até a medula”, acrescentou o ex-embaixador. “Ele fala pouco, ouve o dobro do que fala e pensa o triplo do que ouve.”
A Associação Mães da Praça de Maia acusa Bergoglio de ter delatado dois jovens sacerdotes jesuítas — Francisco Jalics e Orlando Yorio — à repressão da ditadura de 1976-83, que foi a mais sangrenta da América Latina.
O jornalista Horacio Verbistky, estudioso desse período da história argentina, afirmou que Bergoglio, como chefe da Companhia de Jesus, anulou a proteção eclesiástica dos dois sacerdotes, que acabaram sendo sequestrados pelos agentes do regime. Agora que Bergoglio virou papa, essa história certamente vai ser mais bem pesquisada pelos historiadores e jornalistas.
Bergoglio foi nomeado cardeal em 2001 e desde então fez poucas declarações públicas. Uma delas ocorreu em julho de 2010, quando a Argentina discutia uma lei (que acabou sendo aprovada) autorizando os cartórios a aceitarem casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Na época, o cardeal divulgou uma carta afirmando que o projeto de lei do casamento gay era uma iniciativa de “agitação do Pai da Mentira [o diabo] para confundir e enganar os filhos de Deus”. E acrescentou: “Não sejamos ingênuos, [porque] não se trata de uma simples luta política. É pretensão destrutiva do plano de Deus”.
Por aí já dá para se prever que a oposição ferrenha da Igreja Católica ao casamento gay deve continuar. Doutrinariamente, Francisco não diferente de Bento 16. Ambos seguem a tradição da Igreja: são contra a ordenação de mulheres, contra o uso de camisinha, contra o uso de contraceptivos, contra o aborto.
A grande diferença é que Bento 16 é um teólogo, um estudioso da Bíblia e dos dogmas da Igreja, e Francisco é evangelizador — o que certamente foi levado em conta pelos cardeais que o elegeram, porque a fuga de fiéis da Igreja tem sido grande, principalmente nos países europeus. O próprio Bento 16 vinha falando da necessidade de uma nova evangelização para recompor o rebanho.
Bergoglio foi ordenado sacerdote tarde, aos 33 anos, mas aos 36 já era o chefão dos jesuítas na Argentina, o que não é pouca coisa, considerando que essa ordem, por sua combatividade dentro da própria Igreja e disciplina militar, só conseguiu agora ter um dos seus como papa.
Bergoglio com o general Videla: colaboração com a ditadura |
Aos 20 anos, Bergoglio foi submetido a uma operação de extração de um pulmão por causa de uma infecção. Mas a sua saúde aparentemente é boa. Se não fosse assim, não teria sido escolhido para segurar a barra pesadíssima que a Igreja, em crise.
Ele se formou como químico e teve uma namorada até um pouco antes de entrar na Companhia de Jesus. Passou uns tempos dos anos 80 na Alemanha e quando retornou para Argentina foi designado para cargos de pouco importância. Em 1992 ele foi promovido para bispo auxiliar do cardeal Antonio Quarracino, em Buenos Aires. Na avaliação de Quarracino, Bergoglio “é um jesuíta sereno e preciso que tem uma velocidade mental foram do comum”.
Fortunato Mallimacci, especialista em catolicismo, avisa que vai se frustrar quem acreditar que o novo papa vai promover uma grande reforma da Igreja. O que significa, em outras palavras, que a Igreja vai continuar se distanciado dos tempos atuais, em uma decadência que, agora mais do que nunca, parece irreversível.
julho de 2010
Comentários
Protestantes me dão pena, infantis espiritualmente, arcabouço do ateísmo militante.
OBJETIVO DOS JESUITAS
www.cacp.org.br/objetivos-da-ordem-jesuita/
Juramento dos Jesuitas
http://4.bp.blogspot.com/_2tRGCQRNe5U/TUwLbeP49bI/AAAAAAAAA0I/TQE-Ci2pUFw/s1600/Juramento%2Bdos%2BJesuitas.jpg
http://ensinosdoeterno.blogspot.com.br/2009/08/juramento-jesuita.html
http://www.tabernaculonet.com.br/luz.php?facho=t00312
http://www.ianpaisley.org/article.asp?ArtKey=jesuit
Até mais...
É um sinal de que Juízes, Promotores e Policiais devem avançar em direção aos pedófilos e corruptos da Igreja Católica, pois Bergoglio vai facilitar a captura deles.
Arrisco a dizer que teremos o período com maior número de prisões e suicídios de padres, na História.
Méritos de Cristo? Sério!? C tem algum documento assinado por Cristo que comprove o que C disse? C tem algum documento que comprove que Cristo existiu ou existe? C tem algum documento que comprove que Jesus é o próprio 'deus' de acordo com o Evangelho de João?
O mundo? C é mal informado ou megalomaníaco? Amigo, o mundo tem cerca de 7 bilhões de habitantes e apenas 1,4 bilhão é de católicos, talvez menos, e muitos desses se dizem católicos por tradição, mas não praticam.
Se C num sabe, o papa é considerado o próprio 'deus'. Procure informações a respeito! Portanto, o papa não pode abençoar a si próprio! Acontece nesse caso o mesmo que houve com Jesus, que, na hora da morte, rogou ao pai. Só que, de acordo com o Evangelho de João, Jesus é o próprio 'deus'.
Antes de acusar os outros de alma sebosa, procure antes fazer uma reflexão sobre sua vida! Depois procure pesquisar sobre a Ordem dos Jesuítas, e verá o quanto são perigosos. Leia livros de historiadores como Philip Gardiner (Sociedades Secretas, Madras) e verá que a Ordem Jesuíta está por trás de muitos atos conspiratórios como a criação dos Illuminati, dos Protocolos dos Sábios de Sião, do Mein Kampf (Minha Luta) - livro fundamental do nazismo escrito em parte ou todo por Bernard Staempfle, um padre jesuíta -, da hierarquia dos nazistas, que foi copiada da ICAR através dos jesuítas. Só para citar alguns casos.
Se C num percebeu, esse site é de ateus, gnósticos, humanistas! Paulopes publica os comentários de todos, uma vez que vivemos num país democrático, laico, tolerante. Daí que lutamos para que continue assim! Assim sendo, C e outros até podem comentar também, mas aqui num é lugar de evangelização mesmo. C vai perder seu tempo, viu!
Amigo, só mais uma coisa: aqui somos todos iguais, ou procuramos ser o mais próximo possível de uma igualdade, de modo que não nos identificamos por doutor, professor, psicólogo, delegado, etc. Por quê? O simples fato de alguém se identificar assim sem que tenha sido perguntado é evidência de que quer ser autoridade, melhor que os outros, se impor. Ou seja, a velha falácia do Apelo à Autoridade. Aqui, não! Isso não cola nem rola!
«Há sempre essas "almas sebosas" para criticarem o trabalho de um homem que acabou de ser eleito (pelos méritos de Cristo).»
Se foi pelos (méritos de Cristo) então a escolha foi errada…. Se foi por mérito próprio então a escolha terá sido a mais apropriada.
si fuderu!
hahaha
É mesmo? Não e o que sustenta o também jornalista argentino Carlos Manuel Acuña no livro: “Verbitsky — De la Habana a la Fundación Ford” (“Verbitsky, de Havana à Fundação Ford”). Segundo Acuña, o homem que acusa o papa ajudou a desviar para Cuba os US$ 60 milhões que renderam o sequestro dos irmãos Born (Jorge e Juan). Eles foram capturados em 1975 e libertados só em 1976.
O mais asqueroso é que, também na imprensa brasileira, Verbitsky, um puxa-saco do casal Kirchner (Cristina, como se sabe, adora o jornalismo livre…), está sendo chamado de “respeitado jornalista”, sem mais nenhuma referência.
Não há nenhuma evidência, a não ser boataria sem fundamento, de que o então cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio tenha colaborado com a ditadura. Já a relação de Vesbitsky com os terroristas tem até confissão.
Quanta honestidade desse blog hein.................
Pra que tudo isso? Bastava dizer que ele é argentino...
Agora teremos de aguentar o Maradona, o Messi e o papa
Ueba! Habemus Tango!
O quê? Papa argentino? Isso é pessoal contra os brasileiros! Resultado do conclave: Argentina 1 X 0 Brasil. Dom Odilo amarelou!
Agora temos de aguentar o Maradona, o Messi e o papa! E repeti inúmeras vezes que papa argentino não pode, porque argentino pensa que é Deus. Acúmulo de funções!
Aliás, argentino foi rebaixado: de Deus para papa! E diz que a escolha demorou porque era papa argentino. Tava catimbando! Rarara! E ele escolheu Francisco porque sabia que ia ser o primeiro. Porque não escolheu Diego 1º!
É bom papa argentino, porque vai conversar com Deus de igual para igual! E corre uma fotomontagem na internet com o Maradona segurando um cartaz: "Eu já sabia". E na praça de São Pedro só se via gente recolhendo a bandeira brasileira!
E eu acho que o Espírito Santo sussurrava Odilo, mas, como os veinhos são surdos, entenderam Bergoglio!
Mas tudo bem. A Argentina pode ter um papa, mas nós temos o Inri Cristo e o Edir Macedo.
A ICAR está virando pó, nada melhor que um especialista pra cheirar.
Sérgio
Ele deve ser pior que o tal Turkson aquele de Gana, pelo menos o negão diz na cara o que pensa e não se faz de anjinho que nem este. Eu já presumia que algo bom não poderia sair da desestruturada icar. E ainda tem gente dizendo que ele resume bem o povo latino: carismático e "acolhedor"...tenha misericórdia viu ¬¬
Ruggero
Ruggero
Tanto uma como a outra prega a preservação dos costumes alicerçados nas escrituras sagradas dentre os quais se destacam:
sexo no casamento, casamento entre homem & mulher, visto que esta é a forma natural para gerar criaturas humanas, a caridade,
o perdão, a tolerância, etc..O propósito destas instituições não podem ser confundidos com atitudes isolodas de indivíduos que não contemplam os bons costumes segundo a bíblia(palavra de Deus).Alguns movimentos ativistas(minoria da população) por terem seus interesses contrariados atacam as instituições religiosas com mentiras.Certa vez o mestre Jesus se dirigiu à este tipo de gente afirmando que êles tinham por pai o diabo, porque este é caluniador e pai da mentira.Que Deus nos abençõe e nos dê sabedoria para lidar com estas questões.
E, de ignorantes que defendem este lixo
Postar um comentário