Pular para o conteúdo principal

Presidente do Uruguai não foi à missa do papa porque é ateu

José Mujica
José Mujica mandou o seu vice
representar o país no Vaticano
O presidente José Mujica (foto), do Uruguai, não foi hoje a primeira missa do papa Francisco porque é ateu, informou a primeira-dama e senadora Lucía Topolansky. “Temos grande respeito pela liberdade religiosa, mas nós [Mujica e Lucía] não acreditamos [em Deus]”, disse ela em entrevista à radio Vorterix.

Quem representou o país no Vaticano foi o vice-presidente Danilo Astori, que é católico.

“O Uruguai é um país absolutamente laico”, disse Lucía. “A Igreja está separada do Estado desde o século passado, e isso é um diferencial em relação aos demais países da América Latina.”

Carro de Mujica é 
um Fusquinha
Apesar da ausência de Mujica no Vaticano, ele foi lembrado pela imprensa italiana por suas semelhanças de comportamento com o papa Francisco.

Ambos dão prioridade aos pobres e têm horror à ostentação. Mujica anda em seu próprio carro, Fusca azul-celeste; e Francisco, como cardeal em Buenos Aires, costumava usar o transporte coletivo. O presidente uruguaio doa 90% do seu salário; e Francisco pediu que os argentinos não fossem ao Vaticano para torcer por ele no conclave, para doar o dinheiro da viagem aos pobres. Mujica e Francisco gostam de futebol, e ambos são acusados de populistas.

Em dezembro de 2012, Mujica participou de uma missa celebrada pela saúde do então presidente Hugo Chávez, da Venezuela.





Com informação das agências.

Presidente do Uruguai assume que não acredita em Deus
maio de 2012

Comentários

Léo Borges disse…
Já merecia meu respeito antes, agora que descobri que ele é ateu merece mais ainda!
Anônimo disse…
Faz muito sentido! Mujica rulez!
Israel Chaves disse…
A Dilma também é, mas foi adestrada pela bancada evangélica e por isso precisa passar a imagem de santinha seguidora de Jesus, então ela vai lá fazer média usando o nosso dinheiro para a viagem...
José Agustoni disse…
Eu sou ateu e encaro o papa apenas como mais um "governante", alguém que pode influir na vida das pessoas emitindo suas opiniões. Não que eu ache isso certo, pelo contrário, me preocupa o quanto ele pode influir negativamente ao se posicionar contra o aborto (em casos necessários), contra preservativo e anticoncepcionais, contra pesquisas de células tronco, etc.
O papa, assim como qualquer outro governante, muito ajudaria se pouco atrapalhasse.
Diabo disse…
Dilma, ao cumprimentar Francisco, inclinou-se e parecia que ia beijar a mão dele.
Anônimo disse…
O pequeno Uruguai dando exemplo para o Brasil. Enquanto o ateu presidente daquele país LAICO anda de Fusca, despreza ostentação e tem a tolerância de até participar de uma missa, os "homens de Deus" daqui ostenta a posição com mansões, carros caríssimos, jatos, fazendas, templos babilônicos, etc... Espero que a semelhança do Papa com Mujica seja verdadeira e o Francisco mande doar à caridade as torneiras de ouro do Vaticano.
SenhorX disse…
Paulo Lopes, porque voce nao libera a opçao de comentar usando o Facebook?
Manjè kwayan disse…
"Presidente do Uruguai não foi à missa do papa porque é ateu." Pronto. Rápido e rasteiro. Não acredita, não vai. Melhor ficar trabalhando em seu país que ir participar daquele circo. Fez bem o Mujica.
Allan Santana disse…
A diferença entre Dilma e o Mujica, é que a primeira é uma hipócrita de carteirinha, e o último, um senhor sincero, honesto e humilde.
Anônimo disse…
Ela se declara católica e heterossexual (e se sente ofendida com insinuações de homossexualidade).

O que vale são as atitudes, e não os pensamentos.
Anônimo disse…
Isso explica o Uruguai estar avançando tanto na questão de direitos humanos, como a regulamentação do aborto, da maconha, etc.
Paulo Lopes disse…
Vou fazer uma experiência nos próximos dias.
Anônimo disse…
É só darmos uma olhada no índice de crescimento da economia e desenvolvimento do país, que diga-se passagem são ótimos, para concluirmos que quando um presidente quer ele consegue levantar um país inteiro em pouco tempo. Isso se deve ao fato de o então presidente pensar na população e não em dogmas religiosos.Como ateu, ele sabe que nada cai do céu.
Anônimo disse…
sim, israel, por isso nós temos que eleger o Aecim, que apoiado pelo Malafaia e pela assembléia de Deus. Esse sim vai cuidar do nosso brasil laico e não usará grana do governo pra fazer proselitismo religioso. Oh glória!
Anônimo disse…
O Uruguai é uma nação do século 21, são mais avançados do que o Brasil, que em política continua no século passado. Nós precisamos também, eleger um presidente ateu.
Anônimo disse…
por que tucanalhas adoram os comunistas dos outros paises enquanto tem horror aos tupiniquins? Ah, porque os comunistas são problema dos tucanalhas dos outros países, não deles. eles não tem nem aí pro "comunismo" desde que não seja no quintal deles...
Vânia Gomes disse…
É só darmos uma olhada no índice de crescimento da economia e desenvolvimento do país, que diga-se passagem são ótimos, para concluirmos que quando um presidente quer ele consegue levantar um país inteiro em pouco tempo. Isso se deve ao fato de o então presidente pensar na população e não em dogmas religiosos.Como ateu, ele sabe que nada cai do alto a não ser chuva, raio, meteoros e avião.
Anônimo disse…
queria um presidente assim no brasil.
Anônimo disse…
Mujica é o comuna mais lambão que eu já vi em toda minha vida, duvido ate que ele tome banho e troque a samba canção
Anônimo disse…
Dilma foi para o encontro pq representa o maior pais católico do mundo, isto é indiferente da opinião pessoal dela, não se trata de hipocrisia e sim de politica...ps: sou agnostico
Anônimo disse…
Acho q ele devia ter ido pq não é uma cerimonia puramente religiosa, e sim , uma ocasião politica,e principalmente pelo fato do papa ser sulamericano.... afinal, ele é um representante, e a opnião pessoal dele é o que tem menos importancia nisso...ps : sou agnostico
Anônimo disse…
Anônimo19 de março de 2013 21:58

Não fale besteiras FHC disse a Lula que este lugar (a presidencia ) era do Lula
são um bando de FDP farinha do mesmo saco .

Anônimo disse…
Acho que é uma questão politica, e não meramente religiosa... Dilma foi se encontrar com o papa por representar o pais mais catolico do mundo, a opnião pessoal dela é o que temos peso nisso...afinal ela é a representante, e cairia muito mal se nenhum brasileiro fosse la... alem do fato de ser um papa ser sulamericano .... ps: sou agnostico
Anônimo disse…
O Mujica só está sendo coerente - comunista (ou forte simpatizante deste) que não é ateu, é "poser". Mesmo quem não compactua ou gosta do Comunismo e afins, tem de tirar o chapéu para a honestidade e coerência (pelo menos nestes quesitos) do Mujica.

Aqui é que a comunada é frouxa que dá dó... Em todo caso, para quem está gostando dos avanços de lá, eis a oportunidade de ir para lá, que tal?
Anônimo disse…
Eu apenas coloco meu nome abaixo do meu comentário e seleciono anônimo abaixo.
É rápido e estou identificado.
Junior
Anônimo disse…
Pra direita politica elitista maçonica e burguesa pobre bom é pobre morto. Da lhe mujica , os direitista beija a mão do padre e depois vão pra orgias com garotinhas estupra-las.
Anônimo disse…
fernando henrique era ateu, mais ateísmo não define caráter e como bom elitista direitista burguês vendeu e quase privatizou todo o brasil..o brasil esta na mão na merda dos americano e qualquer tentativa de estatizar as coisas por aqui eles mata quem estiver no poder, hugo chavez que o digo, a direita capitalista e burguesa é "demôniaca" e tem um bando de fantoche que apóia essas politica de direita. Um direitista vende até a mãe se for preciso, veja josé serra com os evangélicos ,nem preciso dizer mais nada.
Anônimo disse…
Se trata é de politicagem, não de política. Ela está de olho é nas urnas, isso sim. Essa mulher e o seu partido se vendem até para o diabo em nome do poder, aliás, já se venderam (aos cristãos fundamentalistas).
Anônimo disse…
graças ao ateu FHC que o Brasil saiu das trevas econômicas, com o plano real (criado pelo FHC) e todos os principais planos de governo que serviram de base para o governo do pt apenas dar continuidade e ainda levar todo o crédito

se não fosse pelas bases sólidas criadas pelo FHC, o país já teria falido na última crise internacional
Anônimo disse…
também cai granizo, neve e cinza e lava
Anônimo disse…
mude o povo brasileiro e terá
Anônimo disse…
e o que isso influenciaria na sua vida?
o cara sabe governar, isso é o que importa, e não as roupas de baixo dele
Anônimo disse…
tanto que o fhc deixou tudo mastigado pro governo do pt apenas tocar adiante o que ele já tinha criado
Anônimo disse…
o uruguai fica em marte e não mandou nenhum representante, né?
além disso, qual o interesse (além do religioso e eleitoreiro) da presidente em relações do governo brasileiro com a santa sé?

ela só está cumprindo a agenda de poder do pt, que está de olho nos votos dos católicos, só isso

o vaticano não tem nada secular que pudesse oferecer ao nosso país, logo, não faria o menor sentido manter relações estatais com a cidade da igreja católica
Anônimo disse…
brasil, ame-o ou deixe-o

lema da ditadura militar
Anônimo disse…
Essa posse do Papa é uma cerimonia medieval. Como chefe de estado é uma coisa como chefe da igreja é outra. Que sejam coerentes nossos representantes. Imagine dona Dilma desagradando nossos cléricos. Infelizmente ela ainda é refem da religião.
Fernando disse…
Pelas poucas informações que tive , e pelo semblante deste homem creio que é de bom coração. Peso á Deus que o ilumine e que a sua bondade (do homem) redundem em glórias ao SENHOR.

Só esqueceram de avisar que o Mujica doa quase todo o salário ao partido dele...
Anônimo disse…
Deixa essa olavete pra lá, nem adianta responder.
Anônimo disse…
Anônimo20 de março de 2013 02:28
Desde que n fique a menos de 1 metro de distancia dele as roupas de baixo n afeta ninguém.

Mas de qualquer forma, vc é o cúmulo do puxa saquismo lambão
Anônimo disse…
aqui não precisaria fazer isso, pois os políticos usam é o dinheiro público pra financiar seus partidos
Nika Pinika disse…
“A Igreja está separada do Estado desde o século passado, e isso é um diferencial em relação aos demais países da América Latina.”

Paft!
Cetico disse…
Anônimo19 de março de 2013 23:47 ==> E Hugo Chavez desenvolveu Venezuela? Problema da America Latinha nao é religioso. Esquerda ou Direita sempre teve ditaduras na America Latina e nenhuma delas trouxe desenvolvimento.
Anônimo disse…
Este site tem unicamente a intenção de difundir a discórdia e o ódio.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias