Pular para o conteúdo principal

Presidente do Uruguai não foi à missa do papa porque é ateu

José Mujica
José Mujica mandou o seu vice
representar o país no Vaticano
O presidente José Mujica (foto), do Uruguai, não foi hoje a primeira missa do papa Francisco porque é ateu, informou a primeira-dama e senadora Lucía Topolansky. “Temos grande respeito pela liberdade religiosa, mas nós [Mujica e Lucía] não acreditamos [em Deus]”, disse ela em entrevista à radio Vorterix.

Quem representou o país no Vaticano foi o vice-presidente Danilo Astori, que é católico.

“O Uruguai é um país absolutamente laico”, disse Lucía. “A Igreja está separada do Estado desde o século passado, e isso é um diferencial em relação aos demais países da América Latina.”

Carro de Mujica é 
um Fusquinha
Apesar da ausência de Mujica no Vaticano, ele foi lembrado pela imprensa italiana por suas semelhanças de comportamento com o papa Francisco.

Ambos dão prioridade aos pobres e têm horror à ostentação. Mujica anda em seu próprio carro, Fusca azul-celeste; e Francisco, como cardeal em Buenos Aires, costumava usar o transporte coletivo. O presidente uruguaio doa 90% do seu salário; e Francisco pediu que os argentinos não fossem ao Vaticano para torcer por ele no conclave, para doar o dinheiro da viagem aos pobres. Mujica e Francisco gostam de futebol, e ambos são acusados de populistas.

Em dezembro de 2012, Mujica participou de uma missa celebrada pela saúde do então presidente Hugo Chávez, da Venezuela.





Com informação das agências.

Presidente do Uruguai assume que não acredita em Deus
maio de 2012

Comentários

Léo Borges disse…
Já merecia meu respeito antes, agora que descobri que ele é ateu merece mais ainda!
Anônimo disse…
Faz muito sentido! Mujica rulez!
Israel Chaves disse…
A Dilma também é, mas foi adestrada pela bancada evangélica e por isso precisa passar a imagem de santinha seguidora de Jesus, então ela vai lá fazer média usando o nosso dinheiro para a viagem...
José Agustoni disse…
Eu sou ateu e encaro o papa apenas como mais um "governante", alguém que pode influir na vida das pessoas emitindo suas opiniões. Não que eu ache isso certo, pelo contrário, me preocupa o quanto ele pode influir negativamente ao se posicionar contra o aborto (em casos necessários), contra preservativo e anticoncepcionais, contra pesquisas de células tronco, etc.
O papa, assim como qualquer outro governante, muito ajudaria se pouco atrapalhasse.
Diabo disse…
Dilma, ao cumprimentar Francisco, inclinou-se e parecia que ia beijar a mão dele.
Anônimo disse…
O pequeno Uruguai dando exemplo para o Brasil. Enquanto o ateu presidente daquele país LAICO anda de Fusca, despreza ostentação e tem a tolerância de até participar de uma missa, os "homens de Deus" daqui ostenta a posição com mansões, carros caríssimos, jatos, fazendas, templos babilônicos, etc... Espero que a semelhança do Papa com Mujica seja verdadeira e o Francisco mande doar à caridade as torneiras de ouro do Vaticano.
SenhorX disse…
Paulo Lopes, porque voce nao libera a opçao de comentar usando o Facebook?
Manjè kwayan disse…
"Presidente do Uruguai não foi à missa do papa porque é ateu." Pronto. Rápido e rasteiro. Não acredita, não vai. Melhor ficar trabalhando em seu país que ir participar daquele circo. Fez bem o Mujica.
Allan Santana disse…
A diferença entre Dilma e o Mujica, é que a primeira é uma hipócrita de carteirinha, e o último, um senhor sincero, honesto e humilde.
Anônimo disse…
Ela se declara católica e heterossexual (e se sente ofendida com insinuações de homossexualidade).

O que vale são as atitudes, e não os pensamentos.
Anônimo disse…
Isso explica o Uruguai estar avançando tanto na questão de direitos humanos, como a regulamentação do aborto, da maconha, etc.
Paulo Lopes disse…
Vou fazer uma experiência nos próximos dias.
Anônimo disse…
É só darmos uma olhada no índice de crescimento da economia e desenvolvimento do país, que diga-se passagem são ótimos, para concluirmos que quando um presidente quer ele consegue levantar um país inteiro em pouco tempo. Isso se deve ao fato de o então presidente pensar na população e não em dogmas religiosos.Como ateu, ele sabe que nada cai do céu.
Anônimo disse…
sim, israel, por isso nós temos que eleger o Aecim, que apoiado pelo Malafaia e pela assembléia de Deus. Esse sim vai cuidar do nosso brasil laico e não usará grana do governo pra fazer proselitismo religioso. Oh glória!
Anônimo disse…
O Uruguai é uma nação do século 21, são mais avançados do que o Brasil, que em política continua no século passado. Nós precisamos também, eleger um presidente ateu.
Anônimo disse…
por que tucanalhas adoram os comunistas dos outros paises enquanto tem horror aos tupiniquins? Ah, porque os comunistas são problema dos tucanalhas dos outros países, não deles. eles não tem nem aí pro "comunismo" desde que não seja no quintal deles...
Vânia Gomes disse…
É só darmos uma olhada no índice de crescimento da economia e desenvolvimento do país, que diga-se passagem são ótimos, para concluirmos que quando um presidente quer ele consegue levantar um país inteiro em pouco tempo. Isso se deve ao fato de o então presidente pensar na população e não em dogmas religiosos.Como ateu, ele sabe que nada cai do alto a não ser chuva, raio, meteoros e avião.
Anônimo disse…
queria um presidente assim no brasil.
Anônimo disse…
Mujica é o comuna mais lambão que eu já vi em toda minha vida, duvido ate que ele tome banho e troque a samba canção
Anônimo disse…
Dilma foi para o encontro pq representa o maior pais católico do mundo, isto é indiferente da opinião pessoal dela, não se trata de hipocrisia e sim de politica...ps: sou agnostico
Anônimo disse…
Acho q ele devia ter ido pq não é uma cerimonia puramente religiosa, e sim , uma ocasião politica,e principalmente pelo fato do papa ser sulamericano.... afinal, ele é um representante, e a opnião pessoal dele é o que tem menos importancia nisso...ps : sou agnostico
Anônimo disse…
Anônimo19 de março de 2013 21:58

Não fale besteiras FHC disse a Lula que este lugar (a presidencia ) era do Lula
são um bando de FDP farinha do mesmo saco .

Anônimo disse…
Acho que é uma questão politica, e não meramente religiosa... Dilma foi se encontrar com o papa por representar o pais mais catolico do mundo, a opnião pessoal dela é o que temos peso nisso...afinal ela é a representante, e cairia muito mal se nenhum brasileiro fosse la... alem do fato de ser um papa ser sulamericano .... ps: sou agnostico
Anônimo disse…
O Mujica só está sendo coerente - comunista (ou forte simpatizante deste) que não é ateu, é "poser". Mesmo quem não compactua ou gosta do Comunismo e afins, tem de tirar o chapéu para a honestidade e coerência (pelo menos nestes quesitos) do Mujica.

Aqui é que a comunada é frouxa que dá dó... Em todo caso, para quem está gostando dos avanços de lá, eis a oportunidade de ir para lá, que tal?
Anônimo disse…
Eu apenas coloco meu nome abaixo do meu comentário e seleciono anônimo abaixo.
É rápido e estou identificado.
Junior
Anônimo disse…
Pra direita politica elitista maçonica e burguesa pobre bom é pobre morto. Da lhe mujica , os direitista beija a mão do padre e depois vão pra orgias com garotinhas estupra-las.
Anônimo disse…
fernando henrique era ateu, mais ateísmo não define caráter e como bom elitista direitista burguês vendeu e quase privatizou todo o brasil..o brasil esta na mão na merda dos americano e qualquer tentativa de estatizar as coisas por aqui eles mata quem estiver no poder, hugo chavez que o digo, a direita capitalista e burguesa é "demôniaca" e tem um bando de fantoche que apóia essas politica de direita. Um direitista vende até a mãe se for preciso, veja josé serra com os evangélicos ,nem preciso dizer mais nada.
Anônimo disse…
Se trata é de politicagem, não de política. Ela está de olho é nas urnas, isso sim. Essa mulher e o seu partido se vendem até para o diabo em nome do poder, aliás, já se venderam (aos cristãos fundamentalistas).
Anônimo disse…
graças ao ateu FHC que o Brasil saiu das trevas econômicas, com o plano real (criado pelo FHC) e todos os principais planos de governo que serviram de base para o governo do pt apenas dar continuidade e ainda levar todo o crédito

se não fosse pelas bases sólidas criadas pelo FHC, o país já teria falido na última crise internacional
Anônimo disse…
também cai granizo, neve e cinza e lava
Anônimo disse…
mude o povo brasileiro e terá
Anônimo disse…
e o que isso influenciaria na sua vida?
o cara sabe governar, isso é o que importa, e não as roupas de baixo dele
Anônimo disse…
tanto que o fhc deixou tudo mastigado pro governo do pt apenas tocar adiante o que ele já tinha criado
Anônimo disse…
o uruguai fica em marte e não mandou nenhum representante, né?
além disso, qual o interesse (além do religioso e eleitoreiro) da presidente em relações do governo brasileiro com a santa sé?

ela só está cumprindo a agenda de poder do pt, que está de olho nos votos dos católicos, só isso

o vaticano não tem nada secular que pudesse oferecer ao nosso país, logo, não faria o menor sentido manter relações estatais com a cidade da igreja católica
Anônimo disse…
brasil, ame-o ou deixe-o

lema da ditadura militar
Anônimo disse…
Essa posse do Papa é uma cerimonia medieval. Como chefe de estado é uma coisa como chefe da igreja é outra. Que sejam coerentes nossos representantes. Imagine dona Dilma desagradando nossos cléricos. Infelizmente ela ainda é refem da religião.
Fernando disse…
Pelas poucas informações que tive , e pelo semblante deste homem creio que é de bom coração. Peso á Deus que o ilumine e que a sua bondade (do homem) redundem em glórias ao SENHOR.

Só esqueceram de avisar que o Mujica doa quase todo o salário ao partido dele...
Anônimo disse…
Deixa essa olavete pra lá, nem adianta responder.
Anônimo disse…
Anônimo20 de março de 2013 02:28
Desde que n fique a menos de 1 metro de distancia dele as roupas de baixo n afeta ninguém.

Mas de qualquer forma, vc é o cúmulo do puxa saquismo lambão
Anônimo disse…
aqui não precisaria fazer isso, pois os políticos usam é o dinheiro público pra financiar seus partidos
Nika Pinika disse…
“A Igreja está separada do Estado desde o século passado, e isso é um diferencial em relação aos demais países da América Latina.”

Paft!
Cetico disse…
Anônimo19 de março de 2013 23:47 ==> E Hugo Chavez desenvolveu Venezuela? Problema da America Latinha nao é religioso. Esquerda ou Direita sempre teve ditaduras na America Latina e nenhuma delas trouxe desenvolvimento.
Anônimo disse…
Este site tem unicamente a intenção de difundir a discórdia e o ódio.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Cristianismo é a religião que mais perseguiu o conhecimento científico

Cristãos foram os inventores da queima de livros LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião As epidemias e pandemias durante milhares de anos antes do cristianismo tiveram as mais estapafúrdias explicações dos deuses. Algumas mentes brilhantes da antiguidade, tais como Imhotep (2686-2613 a.C.) e Hipócrates (460-377 a.C.) tentaram passar explicações científicas para as massas de fanáticos religiosos, ignorantes, bestas humanas. Com a chegada ao mundo das feras cristãs, mergulhamos numa era de 2000 anos de trevas e ignorância. Os cristãos foram os inventores da queima de livros e bibliotecas. O cristianismo foi a religião que mais perseguiu o conhecimento científico e os cientistas. O Serapeu foi destruído em 342 d.C. por ordem de um bispo cristão de Alexandria, sob a proteção de Teodósio I.  Morte de Hipatia de Alexandrina em ilustração de um livro do século 19 A grande cientista Hipátia de Alexandria (351/370) foi despida em praça pública e dilacerada viva pelas feras e bestas imundas cristãs. So

Estudante expulsa acusa escola adventista de homofobia

Arianne disse ter pedido outra com chance, mas a escola negou com atualização Arianne Pacheco Rodrigues (foto), 19, está acusando o Instituto Adventista Brasil Central — uma escola interna em Planalmira (GO) — de tê-la expulsada em novembro de 2010 por motivo homofóbico. Marilda Pacheco, a mãe da estudante, está processando a escola com o pedido de indenização de R$ 50 mil por danos morais. A primeira audiência na Justiça ocorreu na semana passada. A jovem contou que a punição foi decidida por uma comissão disciplinar que analisou a troca de cartas entre ela e outra garota, sua namorada na época. Na ata da reunião da comissão consta que a causa da expulsão das duas alunas foi “postura homossexual reincidente”. O pastor  Weslei Zukowski (na foto abaixo), diretor da escola, negou ter havido homofobia e disse que a expulsão ocorreu em consequência de “intimidade sexual” (contato físico), o que, disse, é expressamente proibido pelo regulamento do estabelecimento. Consel

Roger tenta anular 1ª união para se casar com Larissa Sacco

Médico é acusado de ter estuprado pacientes Roger Abdelmassih (foto), 66, médico que está preso sob a acusação de ter estuprado 56 pacientes, solicitou à Justiça autorização  para comparecer ao Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de São Paulo de modo a apresentar pedido de anulação religiosa do seu primeiro casamento. Sônia, a sua segunda mulher, morreu de câncer em agosto de 2008. Antes dessa união de 40 anos, Abdelmassih já tinha sido casado no cartório e no religioso com mulher cujo nome ele nunca menciona. Esse casamento durou pouco. Agora, o médico quer anular o primeiro casamento  para que possa se casar na Igreja Católica com a sua noiva Larissa Maria Sacco (foto abaixo), procuradora afastada do Ministério Público Federal. Médico acusado de estupro vai se casar com procuradora de Justiça 28 de janeiro de 2010 Pelo Tribunal Eclesiástico, é possível anular um casamento, mas a tramitação do processo leva anos. A juíza Kenarik Boujikian Felippe,  da 16ª

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Bíblia diz que pastor tem de ganhar bem, afirma Malafaia

Malafaia disse  a Gabi  que ama os  gays como  ama os bandidos   Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, afirmou que a “Bíblia diz que pastor deve ganhar muito bem”. Ainda assim, afirmou ao ser entrevistado por Marília Gabriela , faz 25 anos que ele abriu mão do salário da igreja. Falou que seus rendimentos vêm de palestras e da venda de livros e CDS de sua editora, a Central Gospel. O pastor levou a sua declaração do Imposto de Renda ao  programa "De Frente com Gabi", apresentado ontem pelo SBT, para mostrar que seus bens dão o total de R$ 4,5 milhões, em valores atualizados. Afirmou que, por isso, vai processar a revista americana Forbes por ter lhe atribuído uma fortuna de R$ 300 milhões, quantia que o colocaria na terceira posição na lista de pastores mais ricos do Brasil, abaixo apenas de Edir Macedo e Valdemiro Santiago. Malafaia chamou o jornalista que escreveu a reportagem de “safado, sem vergonha, caluniador”, porque, disse, que

Suposto ativista do Anonymous declara guerra a Malafaia

Grupo Anonymous critica o enriquecimento de pastores O braço brasileiro dos ativistas digitais Anonymous (ou alguém que está se passando por eles) declarou guerra ao Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e aos demais pastores que pregam "mentiras" e “a prosperidade usando a Bíblia” para enriquecimento próprio. “Vamos buscar a fé verdadeira e a religião”, promete uma voz feminina gerada por um soft, de acordo com um vídeo de 14,5 minutos. As imagens reproduzem cenas de programas antigos do pastor pedindo aos fiéis, por exemplo, contribuição no valor de um aluguel, inclusive dos desempregados. Em contraposição, o vídeo apresenta o depoimento de alguns pastores que criticam a “teologia da prosperidade”. Resgata uma gravação onde Malafaia chama de “palhaço” um pastor cearense que critica a exploração dos fiéis. Como quase sempre, é difícil confirmar a autenticidade de mensagem dos Anonymous. Neste vídeo, o curioso é que os ativistas estão preocup

Malafaia diz que Feliciano é vítima do PT, gays e ateus

Para pastor Malafaia,  há um  complô  contra seu colega Silas Malafaia (foto) afirmou que são os petistas, gays e ateus que estão movendo uma campanha de descrédito contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP). Em uma nota de alerta aos pastores para que não assinem uma carta pedindo o afastamento de Feliciano da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, Malafaia disse estar em jogo, nesse caso, o interesse dos petistas que querem desviar a atenção da opinião pública para a posse de dois de seus integrantes condenados pelo crime do mensalão em uma das mais importantes comissões da Câmara. Trata-se dos deputados José Genoíno e João Paulo Cunha, que agora fazem parte da Comissão de Constituição e Justiça. “Eles [os petistas] precisavam desviar da sociedade o foco deste fato”, afirmou Malafaia. Outro motivo, segundo ele, é que Feliciano é “um ferrenho opositor dos privilégios” defendidos pelos ativistas gays, além de combater, por exemplo, a legaliza

Com 44% de ateus, Holanda usa igrejas como livrarias e cafés

Livraria Selexyz, em Maastricht Café Olivier, em Utrecht As igrejas e templos da Holanda estão cada vez mais vazios e as ordens religiosas não têm recursos para mantê-los. Por isso esses edifícios estão sendo utilizados por livrarias, cafés, salão de cabeleireiro, pistas de dança, restaurantes, casas de show e por aí vai. De acordo com pesquisa de 2007, a mais recente, os ateus compõem 44% da população holandesa; os católicos, 28%; os protestantes, 19%; os muçulmanos, 5%, e os fiéis das demais religiões, 4%. A maioria da população ainda acredita em alguma crença, mas, como ocorre em outros países, nem todos são assíduos frequentadores de celebrações e cultos religiosos. Algumas adaptações de igrejas têm sido elogiadas, como a de Maastricht, onde hoje funciona a livraria Selexyz (primeira foto acima). A arquitetura realmente impressiona. O Café Olivier (a segunda foto), em Utrecht, também ficou bonito e agradável. Ao fundo, em um mezanino, se destaca o órgão da antiga ig